Nesta edição trazemos mais algumas informações para você, e o nosso poema para:
VOCÊ SER FELIZ... SEMPRE MAIS FELIZ... CADA VEZ SER MAIS FELIZ...
A BELEZA DA VIDA ESTÁ TAMBÉM NA ARTE DOS ARTESÃOS DAS ÁREAS SENTIMENTAIS...
É impossível sermos “gente”, se não tivermos sentimentos (bons, maus, ou neutros...).
Viver é sentir a vida, de modo:
Bonito_feio... Alegre_triste... Feliz_infeliz!!!
A arte dos artesãos e das artesãs consiste em unir e reunir detalhes quase imperceptíveis!
Quem somos, o que queremos... o que fizemos e o que faremos... é a dúvida!
Por quais motivos temos tantos sentimentos... por fomos criados sentimentais?
Dai-me paz... Dai-me luz... Dai-me alegrias... faça-me feliz em tudo, e demais...
É o grito na busca da beleza da vida, clamando para o artesão, que nos dê amor para amar, a quem mais queremos, para amar cada vez mais...
Viver é sentir a vida, de modo:
Feio_bonito_... Triste_alegre... Infeliz_feliz!!!
Conforme semeia, irá o bem colher...e a alegria colher... a felicidade irá colher!
Apologia ao “SER E ESTAR FELIZ”.
Poema de autoria de Elisabeth Mariano
FRATERNAL ABRAÇO A TODAS AS PESSOAS QUE ATUAM PROFISSIONALMENTE – EM TODAS AS ÁREAS - DO EMBELEZAMENTO HUMANO.
VOTOS DE SUCESSOS DE ELISABETH MARIANO E EQUIPE EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Heloisa Ana Gonçalves Bispo
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE e pós-graduação em Gestão para Organizações Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP em parceria com o Grupo Libertas. Cursou Magistério, atual Normal Médio, na Escola Estadual de PE Sylvio Rabelo. Experiência em coordenar equipe psicossocial na Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife, Regional Norte, onde gerenciou a implantação dos Núcleos Comunitários Jovem de Proteção e Defesa Civil, em Escola da rede Municipal do Recife, localizadas nas áreas de Morros da RPA2. Prestou trabalho na área de planejamento e supervisão de projetos sociais pelo Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD). Vivência em trabalhos com família, criança e adolescente, como Assistente Social do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI na Prefeitura de Olinda. Atuou como Assistente Social do Programa Pró Jovem Adulto, onde ministrou aulas na disciplina de Cidadania e Direitos Humanos. Uma das Idealizadoras do Projeto "Elas não são Santas?!" (projeto com foco em discussões sobre gênero e raça, através de ensaios fotográficos e produção de textos). Integrante da Manifestação cultural Aruenda da Saudade, compõe o grupo de pessoas que no ano de 2005 foram responsáveis pelo reavivamento do folguedo, popular, tradicional, afrodescendente, existente no município de Pitimbu-PB, há mais de duzentos anos. Membro da Diretoria da Associação Cultural Aruenda da Saudade Pitimbu-PB, formada em 2009, responsável pela elaboração de projetos e ações sociais que visem a preservação, valorização e o fortalecimento da manifestação cultural.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9023278617594227
Prefeitura Municipal de Recife, Secretaria Executiva de Defesa Civil.
Rua Afonso Pena - Santo Amaro - 50050-130 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 3355-4320
Ronise Peres
Sou pedagoga, reflexoterapeuta, terapeuta floral, faço análise da linguagem dos pés e facilitadora do SPA Seja Puro Amor.
Perante a avaliação linear dos dedos dos pés é importante sublinhar que, cada pista de orientação aqui fornecida é um desafio para melhorar aspetos de vida e de relação com os outros.
A descrição do pé não traduz de forma alguma predestinação, mas sim características que devem ser conhecidas e melhoradas perante essa sugestão ou consciência de que está provocando algum tipo de sofrimento ao sujeito.
Não se pode alterar a forma do pé, mas pode-se orientar a vida em um outro sentido rumo à felicidade!
Você sabia que seus pés falam sobre sua personalidade?
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1. https://youtu.be/ot8QaOP72xM
2. https://youtu.be/aF9yMl9gjyA
3. https://youtu.be/Pi8PwhqrJio
4. https://youtu.be/QgQyMJA4A9k
5. https://youtu.be/Lc_SdOeib6c
6. https://youtu.be/PG20H4dtTUs
Se sabe que o artesanato é uma atividade econômica extremamente importante para a economia do Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67% dos municípios no país têm o artesanato presente na economia, além de ser um mercado que movimenta em média R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de brasileiros.
Em outubro deste ano, o Ministério da Economia e a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) assinaram um acordo com o objetivo de tornar o artesanato brasileiro conhecido por todo o mundo e realizar ações para atrair parceiros internacionais na participação de feiras de artesanato brasileiras.
O acordo estabelece que a prospecção de possíveis compradores será coordenado pelo escritório da Agência em Bruxelas, na Bélgica. Segundo o Ministério da Economia, os países da Europa são importantes compradores de produtos do artesanato brasileiro, sobretudo artigos de decoração e têxteis.
Ainda dentro do acordo, a iniciativa Trilha do Artesão Brasileiro foi anunciada. A iniciativa oferecerá capacitação gratuita para incentivar artesões e empreendedores a se desenvolverem tecnologicamente e aumentarem seu faturamento. Como exemplo do que pode oferecer a iniciativa, na última quarta-feira (17/11), o Ministério da Economia anunciou uma parceria com a Amazon Brasil que capacitará micro e pequenos empreendedores (MPE’s), micro empreendedores individuais (MEI’s) e artesãos por meio de cursos online gratuitos, para que os mesmos possam migrar para a plataforma virtual e iniciarem suas vendas pelo site da loja, possibilitando a venda dos artesanatos brasileiros para todo o mundo.
Fonte: Ministério da Economia
Por Lia Francini Suzin
O mercado da moda: o gigante do e-commerce
06/01/2022 - janeiro 6, 2022
O mercado da moda é um dos maiores do mundo, gerando US$ 525 bilhões de faturamento anual, segundo os dados apresentados pela consultoria italiana Finaria.it. Além disso, o Brasil ocupa a nona posição entre os dez maiores mercados globais.
Há pouco tempo, a ideia de comprar roupas sem ver, tocar ou experimentar podia ser improvável e pouco apelativa para os consumidores, mas conforme a tecnologia foi se adequando ao dia-a-dia das pessoas e com as restrições e lockdowns da pandemia, o e-commerce de moda se tornou um dos maiores mercados digitais do mundo.
O processo para chegar à internet iniciou aos poucos, com plataformas como a italiana Yoox, a global Farfetc.h e a londrina Net-a-Porter, que ofereciam, em sua maioria, peças de luxo com desconto (usualmente de coleções antigas). Aqui no Brasil, os calçados foram o carro chefe de uma das pioneiras, a Dafiti. Atualmente, são milhares de lojas digitais do setor; em território nacional, somam mais de 1,5 milhões de varejistas, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Somente no primeiro trimestre de 2021, o setor de vestuário, no Brasil, obteve faturamento de R$ 134 milhões no comércio eletrônico, de acordo com a Nuvemshop, atingindo 1,57 bilhão de acessos entre Março de 2020 e Março de 2021, segundo relatório da Conversion publicado no primeiro semestre de 2021.
A Melhor Envio também fez levantamentos do mercado, apresentando que o setor de moda foi o maior em números de produtos vendidos, totalizando 1,8 milhão de itens vendidos entre os meses de janeiro e novembro de 2020, quase o dobro da segunda categoria – jóias e relógios. A pesquisa levou em conta as mais de 9 milhões de transações feitas na plataforma.
Destaques do mercado e novos hábitos de consumo:
Segundo a pesquisa da Statista feita em 2021, a Lojas Renner está em primeiro lugar entre as maiores lojas de vestuário do Brasil, apresentando R$9 bilhões em vendas. A C&A fica em segundo lugar, com R$5 bilhões, seguida por Alpargatas com R$3 bilhões, enquanto Lojas Marisa e Beira Rio, ficaram em quarto lugar, empatadas com R$2 bilhões cada uma.
Já no Prêmio iBest 2021, a Dafiti foi uma das escolhidas pelos consumidores para fazer parte do ranking dos melhores marketplaces do ano. Outros players da moda, como a Amaro entrou na lista da categoria “Experiência de Compra” com seu Guide Shopping, enquanto a C&A e Renner foram um dos destaques na categoria “Inovação em E-commerce”.
OS TOP 5 ESTADOS BRASILEIROS QUE MAIS GASTAM COM ROUPAS
Tendências para 2022:
1) Moda Sustentável
A indústria da moda é a segunda maior poluente do mundo, atrás apenas da indústria petroquímica, sendo responsável por 20% da produção de esgoto mundial e 10% do carbono emitido na atmosfera, segundo artigo da Valor Investe. O consumidor está cada vez mais atento a esses dados e cada vez mais consciente na hora de comprar, aumentando a preferência por brechós e marcas sustentáveis.
Ainda de acordo com o artigo, o fast fashion faturou US$ 21 bilhões globalmente em 2008, em comparação ao mercado de segunda-mão, que faturou US$ 9 bilhões. Conforme maior conscientização por parte dos consumidores, a diferença de faturamento entre os segmentos foi diminuindo: em 2020, o fast fashion faturou US$ 35 bilhões, enquanto o mercado de segunda-mão cresceu 2,6 vezes, alcançando US$ 24 bilhões. A expectativa é que em 2028, a categoria de segunda-mão supere a de fast fashion, faturando US$ 64 bilhões, valor 1,45% superior ao segundo.
Durante a pandemia, os consumidores se tornaram ainda mais exigentes em como gastar seu dinheiro, não somente levando em conta a questão ambiental, mas também preços mais acessíveis, pensamento esse que aparenta continuar nos próximos anos. Além disso, a digitalização do comércio também se expandiu para a categoria de segunda-mão, apresentando curadoria de peças qualificada e experiência equivalente aos players da categoria de novos. Aqui no Brasil, a plataforma Enjoei e Repassa são dois dos maiores exemplos de brechós online nacionais.
2) Varejo digital e marketplaces
Outro fator que contribuiu para a aderência ao digital foi a quantidade de usuários nas redes sociais. A Valor Investe aponta que o Brasil é o terceiro maior país em número de usuários, que passam, em média, 3 horas e 38 minutos diariamente nas redes – sendo que 41% dos brasileiros revelaram já ter realizado alguma compra influenciado por criadores de conteúdo digitais, fato que levou o país a se tornar a nação mais impactada e influenciada por digital influencers, ficando até a frente da China, com 38% dos entrevistados.
Em decorrência, as empresas e varejistas vêm investindo no comércio eletrônico. Segundo as previsões do estudo “Comunicação e acompanhamento fazem a diferença na experiência de compra do cliente”, 65% das empresas mudarão para o comércio eletrônico até o final de 2021.
Para os micros e pequenos empresários que querem investir no e-commerce, mas ainda não possuem capital para realizar os processos, há os marketplaces, que abrem espaços para lojistas de todos os tamanhos disponibilizarem seus produtos e usufruir dos serviços de pagamento e logística dessas grandes redes de lojas online.
Em 2020, os marketplaces cresceram aproximadamente 81%, enquanto outras empresas do e-commerce, cresceram 40%, segundo a Retail Touchpoint. Além disso, esses sites representam 78% do faturamento online no Brasil.
Desafios do e-commerce:
Embora o comércio eletrônico venha ganhando consumidores diariamente e o segmento de moda tenha se adaptado ao ambiente digital, é na área da logística que surgem os gargalos e a insatisfação dos clientes.
Quando se trata do segmento de vestuário e calçados, a experiência física acaba se sobressaindo devido a facilidade de experimentar, trocar e devolver, o que no e-commerce acaba sendo uma dor de cabeça, tanto para os consumidores, quanto para os lojistas que ainda não realizam, ou realizam de maneira ineficiente, a logística reversa.
Essa modalidade se torna ainda mais essencial e qualificada quando feita com um parceiro logístico terceirizado. Neste caso, a empresa invés de incomodar o consumidor para levar o produto a uma agência dos Correios e enfrentar todas as burocracias, usufrui de uma operação que consiste em recolher a mercadoria a ser trocada ou devolvida na própria casa do cliente, passar para empresa em questão – e, em caso de troca, devolver o produto correto.
Outra modalidade que valoriza a experiência do consumidor é a operação ominichannel, que consiste, de forma simplificada, na compra em qualquer plataforma digital disponível e retirada na loja física, ou ainda comprar presencialmente, mas receber em casa.
Pensando nisso, a Uello, startup de logística e uma das Top 10 Autotechs, de acordo com o ranking da 100 Open Startups de 2021, oferece o serviço de reversa e ominichannel que melhor se adequa a operação de médios e grandes players do e-commerce. Especializada em last mile, possui o objetivo de oferecer a melhor experiência aos clientes finais, através de operações de ship from store e same day, além de tracking em tempo real e serviço de mensageria por SMS e WhatsApp.
Contabilizei | Atualizado em 30/12/21 | 11 minutos de leitura
Após a pandemia, o mundo será diferente. Muitos aprendizados estão sendo oportunizados e já há várias discussões sobre o que precisa mudar e, ao contrário, o que tem que ser intensificado, valorizado. O cuidado com nossa saúde nunca teve tanta evidência. E, por isso, uma das reflexões de muito destaque durante o período de distanciamento social tem sido o diferencial que o modelo de sistema de saúde adotado pelos países pode significar no enfrentamento à COVID-19.
Aqui você pode conferir nosso texto que fala sobre como a pandemia afeta a abertura da sua empresa, além de todos os demais impactos do plano do governo nas empresas e na economia brasileira.
Volk do Brasil - agosto 24, 2020
Você sabe quais são os principais riscos ocupacionais em salão de beleza? Diversos fatores podem contribuir para que os profissionais tenham sua saúde e sua integridade física afetadas, como os movimentos repetitivos, o barulho dos equipamentos utilizados, o contato com produtos químicos, muito tempo em pé e demais.
Por esse motivo, é necessário entender que os donos dos estabelecimentos precisam conhecer as normas de segurança e oferecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a função exercida, protegendo toda a equipe.
Quer conhecer quais são esses riscos e como evitá-los? Então, continue a sua leitura!
1. Má postura
A postura da maioria dos profissionais do salão de beleza é inadequada, além de exigir movimentos repetitivos e esforços físicos, o que pode gerar lesão nas mãos e dores nas costas, na coluna, nos ombros e nas pernas, além de demais enfermidades que afetam nervos e músculos, como a tendinite.
Para resolver esse problema, algumas ações devem ser implementadas, como observar a ergonomia, fazer pausas para descanso, realizar alongamentos, manter os itens organizados, adotar um suporte para ajudar com o secador, posicionar os clientes de maneira correta para desenvolver a atividade etc.
2. Complicações respiratórias
Esse é um dos principais riscos encontrados nos salões de beleza, principalmente pelo fato de os funcionários manusearem frequentemente produtos químicos, como formol, tintura de cabelo, amoníaco, peróxido de hidrogênio, tolueno, ácido acético etc.
O contato direto com essas substâncias, bem como a inalação da fumaça gerada por algumas delas, pode levar a sérios problemas respiratórios, por exemplo, lesões, alergias, descamação na pele ou até mesmo câncer. Por esse motivo, diversas vezes, a utilização desses produtos por cabeleireiros se tornou objeto de vários debates. No entanto, vários locais continuam usando esses componentes perigosos.
Para evitar problemas e nocividade à saúde dos profissionais, é necessário que os colaboradores utilizem máscaras, luvas e aventais, além de manter o ambiente sempre bem ventilado e sempre consultar a quantidade de químicos encontrados em cada produto para tomar os devidos cuidados.
3. Alergias
As alergias, mais conhecidas como dermatites de contato, também ocorrem devido ao contato diário com produtos químicos e podem surgir logo após um único uso do composto ou pela utilização excessiva.
Entre suas principais consequências, estão a descamação da pele, coceiras, entre outros incômodos que, em casos mais sérios, impedem que o profissional exerça suas atividades. Nesse caso, os EPIs mais recomendados são as luvas, o óculos de proteção e o avental.
4. Exposição à radiação
Outra exposição comum no salão de beleza é a exposição à radiação emitida por alguns aparelhos muito usados nesse tipo de estabelecimento, como o laser empregado em certos tratamentos, as câmaras de bronzeamento, os esterilizadores, as estufas, a radiação infravermelha dos secadores de cabelo etc.
A exposição a esse agente pode gerar lesões nos olhos, danos à pele, queimaduras, alterações no sistema imunológico e demais ferimentos, por isso, o mais indicado é que os profissionais estejam cientes e treinados sobre os riscos provocados pelos equipamentos e sobre a importância de manuseá-los da forma adequada e com todo o cuidado e a atenção possíveis.
Além disso, itens, como máscara, óculos de segurança, avental e luva, devem ser usados como uma maneira preventiva de mitigar os perigos e danos.
5. Exposição ao ruído
Os ruídos também fazem parte dos salões de beleza, já que, dentro do ambiente, podem ser encontrados os sons de secadores, ar-condicionado, massageadores, aparelhos da podóloga, máquina de cortar cabelo, telefones, televisão, conversas de clientes etc. Isso pode gerar a perda da audição, que pode provocar alguns sintomas, como elevação da pressão sanguínea, ansiedade, aumento do ritmo cardíaco, irritabilidade e demais.
Por isso, é importante fazer a utilização do protetor auricular, limitar a exposição ao barulho em até 8 horas por dia, buscar a obtenção de equipamentos que emitam uma quantidade menor de decibéis e demais ações eficazes.
6. Riscos biológicos
Os riscos biológicos podem acometer qualquer profissional que trabalhe no salão de beleza, como cabeleireiro, manicure, podólogo, depilador, massagista e outros integrantes da equipe que possam ter contato físico com fluidos e sangue de pessoas portadoras de alguma enfermidade ou infecções de pele.
Por exemplo, no momento de fazer as unhas das mãos e pés das clientes, alguns instrumentos são usados e, caso não sejam higienizados e esterilizados da forma mais adequada, podem transmitir doenças sérias, como a hepatite B e C, alergias, fungos e micoses.
Da mesma forma, podem transmitir essas infecções caso as melhores práticas não sejam implementadas. Sendo assim, a higiene é o primeiro aspecto a ser considerado na prestação de serviços.
Para evitar qualquer tipo de contágio, é imprescindível o uso de EPIs, como luvas e máscaras, além de tomar alguns cuidados, como manter as mãos bem lavadas, não reutilizar os objetos, optando, sempre que possível, pelos descartáveis e utilizar a autoclave para fazer a esterilização.
7. Riscos de acidentes
Os acidentes são algo imprevisível, já que podem acontecer a qualquer hora e com qualquer pessoa. Por exemplo, existem problemas que podem surgir dentro do ambiente de trabalho, como no deslocamento de casa para o salão de beleza.
Entre as principais causas desses acidentes, estão: escadas, pisos escorregadios, fios desencapados, tapetes e outros objetos que podem gerar acidentes bastante graves. Nesse tipo de situação, mais que o uso do EPI, é necessário prezar pela organização do local, cuidar da manutenção de todas as instalações, colocar placas de aviso caso o chão esteja molhado, retirar os itens escorregadios etc.
Conseguiu entender quais são os principais riscos ocupacionais em salão de beleza? Identificar esses casos e buscar as principais estratégias para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores é fundamental, seja por meio do fornecimento de EPI, seja tomando os cuidados necessários, entre outros.
São problemas sérios, que devem ser evitados, já que, além de provocarem danos ou até mesmo a morte de um funcionário, também comprometem a reputação do estabelecimento. Por isso, ao adquirir os equipamentos de proteção individual adequados aos serviços prestados, é preciso contar com um fornecedor qualificado e que tenha credibilidade no mercado, já que é primordial contar com itens de qualidade e que realmente proporcionem a segurança de todos os membros da equipe.
Gostou de conhecer os principais riscos ocupacionais em salão de beleza? Quer saber mais sobre os EPIs existentes? Então, acesse agora mesmo a nossa página e conheça as características e funções de alguns itens!
Movimentos repetitivos podem prejudicar os profissionais que atuam na área
Para que as clientes tenham o melhor resultado, os profissionais de beleza, muitas vezes, colocam em risco a própria saúde. São horas de pé e movimentos repetitivos que podem, com certeza, prejudicar por exemplo, o cabeleireiro. Por isso, o foco principal é cuidar dos braços, ombros e mãos, partes do corpo que podem ser as mais afetadas.
Normalmente, os problemas mais normais entre os profissionais de beleza são: tendinite e bursite. Inflamações recorrentes devido aos movimentos repetitivos com escovas e ferramentas como secador, modelador de cachos, dentre outras. Abaixo separamos algumas dicas que podem ajudar a prevenir alguns problemas relacionados ou se cuidar caso já esteja com algum sintoma.
Alongamento
O alongamento é fundamental e deve ser feito pelo menos duas vezes por dia. Que tal ao acordar e antes de dormir ou até mesmo no meio do expediente. Vale alongar muito bem os braços e também as pernas.
Descanso
É fundamental ter momentos de descanso enquanto trabalha. Vale tirar alguns minutinhos para fazer um lanche ou até mesmo sentar por cinco minutos para relaxar.
Dores
Está com dores constantes na coluna, ombros ou mãos, a melhor opção é procurar um ortopedista que poderá fazer uma avaliação completa dos sintomas e de como tratá-los.
Ferramentas de trabalho
Tenha muito cuidado ao escolher as ferramentas que você utilizará no dia a dia (escovas, secador, pranchas e modeladores). O peso e tamanho do cabo são pontos que os profissionais devem ficar atentos.
Ao comprar o secador, ferramenta que o cabeleireiro mais usa no dia a dia do salão, é preciso ficar muito atento, pois além de fazer diferença no resultado final da cliente, o peso dele pode sobrecarregar as articulações da mão e do braço e isso, pode afetar a disposição para conseguir fazer aquela escova ficar perfeita. Vale frisar que quanto mais leve, mais fácil a manipulação.
Coluna
Atenção as dores que surgem na coluna ou lombar. É importante tentar manter a postura o máximo possível, seja sentado ou em pé.
31 de julho de 2020
Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872
Pterígio, também conhecido por “carne nos olhos” ou “carne crescida”, nada mais é do que uma membrana que avança sobre a córnea, ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila.
Geralmente o pterígio pode progredir de forma lenta e parar de evoluir temporariamente, mas também voltar a se desenvolver a qualquer momento. Em casos mais avançados do problema, é possível que continue crescendo até atingir o eixo visual e afetar a visão.
Em casos de graus mais baixos, ele não causa a perda da visão. Agora, se a membrana avançar sobre a córnea, ela pode distorcer sua curvatura, afetando a acuidade visual e levando cicatrizes e/ou deformidades na córnea. Ou seja, o pterígio pode crescer até cobrir parcialmente a pupila, prejudicando o fluxo da luz para dentro do olho. É uma doença ocular benigna, não infecciosa, indolor e só é percebido por deixar os vasos sanguíneos do olho visíveis e saltados.
O diagnóstico do pterígio é feito a partir do exame clínico. Portanto, ir ao oftalmologista regulamente é muito importante para auxiliar na eficácia do tratamento.
CAUSAS DO PTERÍGIO
O pterígio é capaz afetar um ou ambos os olhos e é uma resposta orgânica do olho a um processo de irritação ocular crônica, que pode ser causada por exposição excessiva ao sol, vento, poeira e produtos químicos.
Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento, como ter olhos claros, bem como se expor frequentemente a elementos como a areia, fumaça, poeira e pólen.
SINTOMAS DO PTERÍGIO
Existem vários sintomas, mas além do incômodo estético, é comum causar irritação/inflamação ocular, desconforto físico com sensação de corpo estranho, coceira, ardência, queimação ou “areia” nos olhos e hiperemia (vermelhidão).
TRATAMENTO DO PTERÍGIO
O tratamento é realizado pelo oftalmologista e vai depender do tamanho do crescimento e da evolução do pterígio.
Após a consulta e a realização de exames solicitados, o médico especialista poderá indicar a melhor forma para o tratamento. Geralmente em casos pequenos de pterígio, que apresentam sinais leves, o tratamento pode ser feito com medicamentos. Já em casos mais avançados, quando a lesão já está comprometendo a visão e causando desconforto, o mais indicado é a cirurgia.
DE QUE FORMA É POSSÍVEL SE PREVENIR?
Vimos anteriormente que a exposição ao sol pode afetar e ser um dos causadores de pterígio. Por isso, é importante proteger nossos olhos desses raios UV usando óculos escuros com proteção adequada, independente se esteja ensolarado ou nublado.
Além disso, outro fator importante que contribui para a prevenção é a hidratação/lubrificação ocular, principalmente em ambientes com o uso de ar condicionado, clima seco ou vento diretamente nos olhos. Nesses casos, o uso regular de lágrimas artificiais (colírios lubrificantes) pode ajudar.
Contudo, sempre que apresentar qualquer problema/alteração ocular, é imprescindível se consultar com o oftalmologista antes de se automedicar. Somente o especialista, mediante a consulta e exames, poderá avaliar o grau e o tratamento correto para casos de pterígio, de modo a evitar a progressão da doença ou consequências mais graves.
O corpo clínico do Médicos de Olhos S.A possui oftalmologistas especialistas nesta área, além de equipamentos modernos, com nível de precisão no diagnóstico para indicação do melhor tratamento aos pacientes.
As informações deste artigo foram esclarecedoras? Caso tenham ficado alguma dúvida ou você esteja com algum incômodo nos olhos, entre em contato conosco.