Quando fazemos um levantamento sobre o mercado da beleza, quase sempre nos ocorre as pessoas que trabalham em salões, ou em hotéis, saunas, viagens turísticas em navios etc. Contudo até em hospitais há quem atue junto as pessoas internadas... E, pasme, e no embelezamento de mortos etc. São dezenas de áreas complementares onde há inúmeras especializações profissionais, e, assim se segmenta o mercado da beleza da vida humana...
A grande valia de todos/as os/as profissionais: homens, mulheres, LGBTQI+ - independente de raças, etnias, origens de nascimento, e, em quais locais prestam seus serviços de embelezamento sempre serão pessoas muito estimadas em profissões e mercado valorizados.
Aqui trazemos nosso reconhecimento a todos e a todas profissionais e investidores das áreas e mercado do embelezamento humano.
Também aqui trazemos nosso fraternal abraço às/aos profissionais bombeiros que salvam vidas humanas expondo a própria vida.
Esperamos que aprecie as pesquisas que fizemos para esta edição.
QUE TODAS E TODOS que nos apoiaram até aqui, e, principalmente nestes anos mais confusos, GRATIDÃO ETERNA.
Receba nosso fraterno abraço e a gratidão da Professora Mestra Elisabeth Mariano(*) e equipe
(*) Professora mestra em “Lideranças Direitos Humanos, e, Comunicação Social. Participante em Beijing/China da Conferência Mundial da Mulher”/ONU/1995. Autora com registros em arquivos também na Library Off Congress/EUA, e, em arquivos nacionais e em direitos de marcas registradas. Formada pela ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no 36º Ciclo DE POLÍTICAS ESTRATÉGIAS, em 1994. Dentre outras formações acadêmicas, “Mestrado: Liderança, comunicação social e direitos humanos.”
Pós-graduações em 6 áreas, destaca-se em Política Internacional : Comunicação Social” etc.
ATENÇÃO: Ninguém está autorizado ao uso DAS MARCAS em quaisquer tipos de mídia.
Usos indevidos são crimes de concorrência desleal, e suscetível as penas de todas as leis contra plágio, parasitismo etc. AVISE-NOS E INDIQUE QUEM ABUSA DE NOSSOS DIREITOS AUTORAIS E DE MARCAS. Agradecemos e faremos sua entrevista gratuita por este favor.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Prof.ª Dr.ª Maria Dolores Fortes Alves
Graduação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação);
Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013); e Doutorado sanduíche pela Universidade de Barcelona (2012);
Mestre em Educação (PUCSP, 2008);
Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga - UNISA;
Especialista em Educação em Valores Humanos-Fundação Petrópolis;
Especialista em Distúrbios de Aprendizagem pela Universidade de Buenos Aires- UBA;
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Psicopedagogia, formação de professores, Tecnologia Assistiva, Inclusão e Ecoformação, novos Paradigmas, Pensamento Complexo, Transdisciplinar e Ecossistêmico;
Membro da equipe de formadores da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) pelo Programa de Formação Continuada de Professores (PROFORD) na área de Educação Inclusiva;
Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC- Espanha) ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq), GIAD (Grupo de Investigação e Assessoramento Didático. UB.) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona);
líder do Grupo de Pesquisadora - PAII (Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras da UFAL, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8345567266334868);
Membro titular da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas;
Coordenadora do projeto PIBIC Práticas de Aprendizagem Integradora na Educação Infantil- biênio 2016-2017 vice coordenadora no projeto Práticas de Aprendizagem Integradora e Inovadoras (edital FAPEAL 13/2017);
Autora de mais de 20 artigos e livros entre eles: Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas;
Favorecendo a Inclusão pelos Caminhos do Coração;
De professor a Educador: Caminhos da Psicopedagogia, ressignificar valores e despertar autorias;
O voo da águia: uma autobiografia. Todos pela WAKEDITORA.
E-mail: mdfortes@gmail.com
OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da TV EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..André Silva
Podólogo desde 2003 (18 anos) pelo SENAC
Vários cursos no Sebrae, inclusive o Empretec.
Empresário do setor há 16 anos.
Sócio da Central Feet Podologia
Gestor e supervisor técnico da empresa
Conhecimento em várias áreas da Podologia com ênfase no uso da laserterapia. Um recurso altamente moderno no tratamento de fungos nas unhas.
Nossa empresa é a clínica oficial da Seleção Brasileira de Rugby / CBRU
Larga experiência em atendimento a idosos, crianças e atletas tanto profissionais de alta performance e não profissionais.
Atendimento em Home Care.
Em função da nossa experiência e credibilidade fazemos parte da pesquisa de lançamento de produtos com a nanotecnologia (prata coloidal) para tratamento de fungos.
Fazemos palestras em empresas voltadas à conscientização da saúde dos pés.
Treinamentos em centros de estética focado na capacitação das profissionais pedicures no que se refere a identificar possíveis patologias e postura profissional.
Trabalhos sociais: atendemos pessoas carentes, sem custo.
Atendemos seguindo todos os protocolos de segurança contra o COVID 19.
Obs.: avaliação 4,9 no Google
Endereço: Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 524 - Vila Olímpia
E-mail: contato.cfp@centralfeet.com.br
Facebook: @centralfeetpodologia
Instagram: @centralfeet
Site: https://www.centralfeet.com.br/
Whatsapp: (11) 94006-5985
Tel.: (11) 3045-7277 | 3852-2228
OBS.: Respeitamos a Liberdade de Expressão de todas as pessoas. As opiniões aqui expressas NÃO refletem as da RÁDIO EMBELEZAR, sendo estas de total responsabilidade das pessoas aqui entrevistadas..07 de Maio - Dia Nacional de Prevenção da Alergia
03/05/2011
O controle da exposição aos aeroalérgenos, como ácaros da poeira, fungos, baratas, pelos dos animais domésticos e pólens, é eficaz no controle das doenças alérgicas fazendo parte de uma associação de medidas para tratamento dos pacientes com Rinite e Asma.
Independente do tratamento medicamentoso, a higiene ambiental na residência de um alérgico deve ser cuidadosa e mantida por toda a vida.
Confira algumas medidas:
Esses cuidados visam diminuir a quantidade dos principais alérgenos respiratórios que podem ser responsáveis pelo desencadeamento das crises de alergia, devem ser orientados pelo seu especialista e individualizados para cada paciente.
AUTORA: Dra. Denise Barcelos Borges Barros - Alergia e Imunologia - CRM 117640
O salão deve ser bem iluminado, arejado, limpo e o mobiliário conservado; o estabelecimento deve possuir Alvará Sanitário.
MANICURE E PEDICURE:
Doenças graves como hepatite e aids podem ser adquiridas em pequenos ferimentos causados por instrumentos contaminados ou mal esterilizados.
Depilação:
As ceras depilatórias não podem ser reaproveitadas, devido à possibilidade de transmissão de doenças.
Cuidados com os cabelos:
Os produtos utilizados deverão ser registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e estar dentro do prazo de validade. O profissional deve prestar todas as informações solicitadas pelos clientes.
Maquiagem:
Compartilhar cosméticos pode ser um risco para a saúde (por exemplo: herpes, conjuntivite), por isso é recomendado levar ao salão os produtos a serem utilizados nos olhos e nos lábios.
A escolha criteriosa de um salão de beleza é necessária, pois muitas doenças de pele, cabelos e unhas podem ser adquiridas se as condições de higiene não forem observadas.
Fique de olho!
Observe se a esterilização está sendo feita. Isso é importante para evitar a transmissão de doenças. A falha mais frequente em salões de beleza é a falta de esterilização dos instrumentos.
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Dica elaborada em agosto de 2.011.
Fonte:
Secretaria da Saúde do Estado de Goiás. Salão de beleza: aparência saudável sem prejudicar a sua saúde. (Folder impresso)
Volk do Brasil - agosto 24, 2020
Você sabe quais são os principais riscos ocupacionais em salão de beleza? Diversos fatores podem contribuir para que os profissionais tenham sua saúde e sua integridade física afetadas, como os movimentos repetitivos, o barulho dos equipamentos utilizados, o contato com produtos químicos, muito tempo em pé e demais.
Por esse motivo, é necessário entender que os donos dos estabelecimentos precisam conhecer as normas de segurança e oferecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a função exercida, protegendo toda a equipe.
Quer conhecer quais são esses riscos e como evitá-los? Então, continue a sua leitura!
1. MÁ POSTURA
A postura da maioria dos profissionais do salão de beleza é inadequada, além de exigir movimentos repetitivos e esforços físicos, o que pode gerar lesão nas mãos e dores nas costas, na coluna, nos ombros e nas pernas, além de demais enfermidades que afetam nervos e músculos, como a tendinite.
Para resolver esse problema, algumas ações devem ser implementadas, como observar a ergonomia, fazer pausas para descanso, realizar alongamentos, manter os itens organizados, adotar um suporte para ajudar com o secador, posicionar os clientes de maneira correta para desenvolver a atividade etc.
2. COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS
Esse é um dos principais riscos encontrados nos salões de beleza, principalmente pelo fato de os funcionários manusearem frequentemente produtos químicos, como formol, tintura de cabelo, amoníaco, peróxido de hidrogênio, tolueno, ácido acético etc.
O contato direto com essas substâncias, bem como a inalação da fumaça gerada por algumas delas, pode levar a sérios problemas respiratórios, por exemplo, lesões, alergias, descamação na pele ou até mesmo câncer. Por esse motivo, diversas vezes, a utilização desses produtos por cabeleireiros se tornou objeto de vários debates. No entanto, vários locais continuam usando esses componentes perigosos.
Para evitar problemas e nocividade à saúde dos profissionais, é necessário que os colaboradores utilizem máscaras, luvas e aventais, além de manter o ambiente sempre bem ventilado e sempre consultar a quantidade de químicos encontrados em cada produto para tomar os devidos cuidados.
3. ALERGIAS
As alergias, mais conhecidas como dermatites de contato, também ocorrem devido ao contato diário com produtos químicos e podem surgir logo após um único uso do composto ou pela utilização excessiva.
Entre suas principais consequências, estão a descamação da pele, coceiras, entre outros incômodos que, em casos mais sérios, impedem que o profissional exerça suas atividades. Nesse caso, os EPIs mais recomendados são as luvas, o óculos de proteção e o avental.
4. EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO
Outra exposição comum no salão de beleza é a exposição à radiação emitida por alguns aparelhos muito usados nesse tipo de estabelecimento, como o laser empregado em certos tratamentos, as câmaras de bronzeamento, os esterilizadores, as estufas, a radiação infravermelha dos secadores de cabelo etc.
A exposição a esse agente pode gerar lesões nos olhos, danos à pele, queimaduras, alterações no sistema imunológico e demais ferimentos, por isso, o mais indicado é que os profissionais estejam cientes e treinados sobre os riscos provocados pelos equipamentos e sobre a importância de manuseá-los da forma adequada e com todo o cuidado e a atenção possíveis.
Além disso, itens, como máscara, óculos de segurança, avental e luva, devem ser usados como uma maneira preventiva de mitigar os perigos e danos.
5. EXPOSIÇÃO AO RUÍDO
Os ruídos também fazem parte dos salões de beleza, já que, dentro do ambiente, podem ser encontrados os sons de secadores, ar-condicionado, massageadores, aparelhos da podóloga, máquina de cortar cabelo, telefones, televisão, conversas de clientes etc. Isso pode gerar a perda da audição, que pode provocar alguns sintomas, como elevação da pressão sanguínea, ansiedade, aumento do ritmo cardíaco, irritabilidade e demais.
Por isso, é importante fazer a utilização do protetor auricular, limitar a exposição ao barulho em até 8 horas por dia, buscar a obtenção de equipamentos que emitam uma quantidade menor de decibéis e demais ações eficazes.
6. RISCOS BIOLÓGICOS
Os riscos biológicos podem acometer qualquer profissional que trabalhe no salão de beleza, como cabeleireiro, manicure, podólogo, depilador, massagista e outros integrantes da equipe que possam ter contato físico com fluidos e sangue de pessoas portadoras de alguma enfermidade ou infecções de pele.
Por exemplo, no momento de fazer as unhas das mãos e pés das clientes, alguns instrumentos são usados e, caso não sejam higienizados e esterilizados da forma mais adequada, podem transmitir doenças sérias, como a hepatite B e C, alergias, fungos e micoses.
Da mesma forma, podem transmitir essas infecções caso as melhores práticas não sejam implementadas. Sendo assim, a higiene é o primeiro aspecto a ser considerado na prestação de serviços.
Para evitar qualquer tipo de contágio, é imprescindível o uso de EPIs, como luvas e máscaras, além de tomar alguns cuidados, como manter as mãos bem lavadas, não reutilizar os objetos, optando, sempre que possível, pelos descartáveis e utilizar a autoclave para fazer a esterilização.
7. RISCOS DE ACIDENTES
Os acidentes são algo imprevisível, já que podem acontecer a qualquer hora e com qualquer pessoa. Por exemplo, existem problemas que podem surgir dentro do ambiente de trabalho, como no deslocamento de casa para o salão de beleza.
Entre as principais causas desses acidentes, estão: escadas, pisos escorregadios, fios desencapados, tapetes e outros objetos que podem gerar acidentes bastante graves. Nesse tipo de situação, mais que o uso do EPI, é necessário prezar pela organização do local, cuidar da manutenção de todas as instalações, colocar placas de aviso caso o chão esteja molhado, retirar os itens escorregadios etc.
Conseguiu entender quais são os principais riscos ocupacionais em salão de beleza? Identificar esses casos e buscar as principais estratégias para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores é fundamental, seja por meio do fornecimento de EPI, seja tomando os cuidados necessários, entre outros.
São problemas sérios, que devem ser evitados, já que, além de provocarem danos ou até mesmo a morte de um funcionário, também comprometem a reputação do estabelecimento. Por isso, ao adquirir os equipamentos de proteção individual adequados aos serviços prestados, é preciso contar com um fornecedor qualificado e que tenha credibilidade no mercado, já que é primordial contar com itens de qualidade e que realmente proporcionem a segurança de todos os membros da equipe.
Gostou de conhecer os principais riscos ocupacionais em salão de beleza? Quer saber mais sobre os EPIs existentes? Então, acesse agora mesmo a nossa página e conheça as características e funções de alguns itens!
O Dia Internacional do Bombeiro observa-se anualmente 4 de maio. A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação de e-mails pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.
Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Em Portugal celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional a 11 de novembro.
Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros. Uma das formas de agradecer aos heroicos bombeiros e de celebrar esta data é usar uma fita azul e vermelha, já que o símbolo do Dia Internacional do Bombeiro é uma fita azul e vermelha de 5 centímetros de comprimento por 1 centímetro de largura, onde o vermelho representa o fogo e o azul a água, sendo que as duas cores são conhecidas mundialmente como representações de serviços de emergência.
Em sinal de respeito e de tributo aos bombeiros falecidos, soam-se alarmes de incêndio por 30 segundos, ao meio-dia do primeiro domingo de maio, seguindo-se um minuto de silêncio.
Nesta data a prevenção de incêndios está também em destaque, com a realização de atividades em escolas e comunidades.
https://www.youtube.com/watch?v=dRdb_p-K-U8
Dom, 03/12/2017 - 9h48 | Do Portal do Governo
ACIONAR CORPO DE BOMBEIROS - 193
O que é
O telefone 193 é o número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.
Como acionar
Ao ligar para o 193, tenha sempre em mãos dados que possam ser transmitidos ao atendente para agilizar o atendimento, como o endereço do local, características específicas do evento e condições das vítimas.
Conforme as informações passadas na ligação telefônica, os bombeiros identificam o tipo de ocorrência, a gravidade do caso, a real necessidade de deslocamento de equipes e o tipo de socorro mais adequado.
As linhas do telefone de emergência não devem ficar ocupadas com situações que não necessitam de atenção imediata.
Quando NÃO ligar para o 193:
Atenção! Casos clínicos, tais como: problemas cardíacos e respiratórios, trabalhos de parto, crises hipertensivas, acidente vascular cerebral, crises convulsivas, transferência de doentes graves, são atendidos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que deve ser acionado pelo telefone de emergência 192.
Prazo
O registro da denúncia é imediato.
O que diz a lei
O uso indevido do telefone de emergência para passar trote configura crime.