A indústria de confecções no Brasil é uma das maiores empregadoras de moda formal, e se torna um dos mercados mais promissores e competitivos no cenário mundial.
Entretanto, há que se reconhecer que embora a indústria de confecções venha se atualizanda pelas inovações tecnológicas, ainda é absolutamente dependente de alguns setores que usam, de modo obrigatório, a mão-de-obra. Em especial o trabalho das mulheres, que são requisitadas para o setor de acabamento, empacotamento etc. E, de modo informal, sem nenhuma proteção legal estão as mulheres que trabalham em casa, sub-contratadas por empreitadas ou pagamento por produção de peças.
A moda, como mercado feminino de trabalho, precisa obter um pouco mais de atenção dos legisladores, por envolver as questões de políticas de gênero, e do trabalho domiciliar e de terceirização.
A modernização e adaptação destas leis de algum modo ajudarão a dar mais dignidade ao trabalho destas mulheres. Mas, vale ressaltar, também, que darão mais visibilidade a indústria da confecção no país, tornando-a competitiva no mercado internacional, pois estarão respeitando as normas e tratados internacionais do trabalho e de gênero.
Com esta reflexão entregamos-lhe a edição nº 41 e um abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
"Pedro José Schwengber e Liliane Pappen, respectivamente diretor e secretária-executiva do Instituto Escola do Chimarrão, apresentaram na Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CECE) alguns benefícios da erva-mate e o papel social das rodas de Chimarrão". Conforme Schwengber, "vimos que o Chimarrão, além do aspecto cultural, também tem um papel de socialização muito importante. Além disso, há estudos científicos que comprovam que a erva-mate contém inúmeras substâncias benéficas ao organismo humano, além de propriedades que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento".
Ocorrerá no dia 3 de jullho de 2005, no Clube Armênio, a EXPONOIVA 3ª Edição, com exposição dos principais fornecedores que trabalham no segmento noivas, tais como: buffet, arranjos e acesórios, decoração, foto e vídeo, jóias, adegas, músicos, vestidos de noiva, trajes a rigor, etc. sob o patrocínio e organização do site iNoivos.
De 14 a 30 de junho, vários expositores, e a palestra Contemporanizar, de Olívio Guedes, em 16 de junho de 2005.
Mais informações: www.joslavieroeguedes.com.br.
Foram realizados ótimos negócios em Lisboa e Porto, motivados pela Semana de Petrópolis em Portugal, evento promovido pelo SEBRAE/RJ, e a confecção de calças de capoeira está alcançando ótimos resultados na exportação para Portugal.
A maior feira de negócios em horticultura, floricultura e cultivo protegido, organizada em Holambra / SP, entre os dias 15 a 18 de junho, intitulada como a 11ª Hortitec, receberá a visita de comerciantes de flores do Rio de Janeiro, no dia 15. A missão comercial é realizada pelo SEBRAE/RJ, em parceria com o SENAC / Rio, CADEG (Central de Abastecimento do Estado da Guanabara) e AFLORJ (Assosiação de Produtores de Flores do Estado do Rio de Janeiro).
Moda e negócios reunirão estilistas e empresárias na 6ª Fashion Business, de 15 a 18 de junho, com número recorde de expositores, para o lançamento da edição Primavera-Verão 2006 do Fashion Rio, no MAM - Museu de Arte Moderna, Aterro do Flamengo.
E a 26ª Rio Jóia apresentará as novas coleções das mais importantes indústrias de jóias do país, para um seleto grupo de convidados, entre os dias 15 e 17 de junho, no MAM - Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro).
Eny da Rocha, consagrada pianista, apresentará recital de piano com obras de Bach, Chopin, Villa Lobos, Camargo Guarnieri, Sérgio Vasconcellos Corrêa e Nazareth, no dia 22 de junho, na sede do Clube Alto de Pinheiros, em São Paulo. Os ingressos serão doados para a manutenção da casa de idosos em Cotia, o "Recanto da Vovó", obra que Eny da Rocha, colabora como voluntária e diretora do Clube Soroptimist International de São Paulo.
Até dia 30 de junho, na Estação Vila Madalena do Metrô, em São Paulo, estarão expostas peças vencedoras do V Concurso Tesoura de Ouro, realizado anualmente pela Escola de Moda Sigbol Fashion, trata-se da exposição "Made in Brasil" que apresenta 80 miniaturas que tem como tema a riqueza cultural, folclore, artesanato, natureza (flora, fauna, clima), e ainda, as reproduções de peças criadas por profissionais da moda brasileira. Cibele de Freitas foi a organizadora do concurso e é também diretora da Escola de Moda Sigbol Fashion.
Unte uma forma de anel com margarina light. Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos. Leve para cozinhar em banho-maria em forno pré-aquecido, por 50 minutos.
Deixe amornar e desenforme.
Tempo de Preparo: | 50 minutos |
Rendimento: | 7 porções |
Peso da porção: | 110 g |
Valor calórico por porção: | 121,7 cal. |
% de redução calórica: | 33,31% |