A área industrial no segmento de produtos destinados a beleza, assim como a de serviços, é uma das que mais cresce no Brasil. Segundo recentes estatísticas chega a um crescimento médio anual de 10%, com uma montante que supera a 15 bilhões de reais no país. Atualmente, há duas grandes feiras que disputam "palmo a palmo" o interesse de expositores industriais e de visitantes, cujo público é composto por profissionais, prestadores/as de serviços cada vez mais exigentes e atualizados.
Trata-se de uma disputa de mercado entre a Cosmoprof (de 24 a 26 de Setembro) e a Beauty Fair (realizada entre 2 a 5 de Setembro). Ambos os grupos atraem profissionais, oferecendo palestras que orientam desde o atendimento do próprio negócio, até como adquirir linhas de crédito e financiamento para pequenos empresários do setor. Durante a Beauty Fair ocorreu o I Congresso Científico Latino Americano de Estética, na ocasião foi lançado o pioneiro curso de graduação para cabeleireiros/as, promovido pela UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul, em convênio com a Taiff (fabricante de secadores de cabelos, do grupo Ikesaki). E, também, ocorreu o Congresso de Manicures Beauty Fair 2006.
Além disso, foram apresentadas as parcerias internacionais com outras feiras nos EUA, e a oportunidade de 10 marcas americanas para serem apresentadas durante a Beauty Fair. Em contrapartida, a Cosmoprof, que tem parceria com a Cosmoprof Bolonha, irá realizar o Projeto Comprador 2006, que é uma iniciativa da ABIHPEC junto com a APEX, que promovem a 16ª Feira Internacional de Beleza, e estarão trazendo 30 compradores internacionais. Também, neste período, será realizado o Congresso de Estética. (Fonte: Regiane Oliveira / Gazeta Mercantil)
Como se pode observar o mês de Setembro tornou-se um marco das disputas das feiras, entretanto, no mês de outubro (dias 6 a 9), surge a I Feira Tech Beauty trazendo propostas novas com apresentação de atração internacional destinada a todos os profissionais da área de beleza, enquanto realiza o 2º Congresso Científico de Estética. (Fonte: Litera - Relacionamento com a Imprensa)
Diante de tais confirmações de mercado somente temos a parabenizar as pessoas que são profissionais da área do Embelezamento, motivo de tantas disputas, e que têm excelente oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e atualização das novidades que podem oferecer, atrair e manter sua clientela.
Enviamos abraço da Equipe Embelezar e entregamos-lhe a edição nº 56.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O Núcleo Transformar promoverá, em Setembro, a palestra gratuita sobre "Obesidade, o problema que afeta 50 milhões de brasileiros". Fará a plaestra o psicanalista Paulo Vieira, que desenvolve seu trabalho tratando o indivíduo com regressão e análise.
Contato: tel.: (11) 5083-4482.
A "Metropom Feiras e Empreendimentos promete movimentar o setor de beleza com a primeira edição da Feira Tech Beauty.
A feira estreiará com a presença do renomado Stylist LLuisLLongueras, que tem seus institutos de beleza espalhados pelo mundo, entre franquias e lojas próprias, em torno de 14 países. A feira se realizará entre os dias 6 a 9 de outubro, no Centro de Eventos São Luís. O evento é destinado aos/às profissionais de beleza e cabelos: cabeleireiros/as, esteticistas, maquiladores/as, manicuros/as e empresários/as do setor".
Dias 16 e 17 de Setembro, no Espaço do Sol, em Porto Alegre / RS.
Os "Jogos Cooperativos implementam uma maneira de convivência que permite realçar as potencialidades grupais e individuais, propõe que joguemos uns com os outros e não o confronto revendo os processos de aceitação/rejeição, inclusão/aceitação e competição/cooperação".
Aos/às "amigos/as que tenham conhecimento sobre oficineiros/as, fundações e/ou ONG's que trabalham na linha de desenvolvimento de autogestão em criação de produtos artísticos, artesanais, musicais, com fins de inclusão social para jovens e adolescentes, assim como nas técnicas e metodologias de ensino de música, ritmo, expressão sonora etc. enviem para arte_culturaong@yahoo.com.br as suas experiências para participarem do III Fórum Latino-Americano Arte e Cidadania e da I Bienal das Artes na Fronteira da Paz - Livramento/RS e Rivera/Uy, entre 5 a 7 de outubro próximo".
Desde o dia 1º até 4 de Setembro as "bolsas e bijuterias feitas por artesãos do Estado do Rio de Janeiro, a partir de materiais típicos brasileiros, como táboa e piaçava, foram expostas no Salon Prèt-à-Porter, maior salão da moda da Europa, que acontece em Paris. A participação fluminense no evento é organizada pelo SEBRAE/RJ, com o objetivo de prospectar o mercado internacional da moda para as comunidades e grupos de artesanato que integram o projeto "Moda Fusion".
"O conceito do projeto Moda Fusion consiste em combinar a cultura de comunidades e grupos de artesãos do Rio de Janeiro e a técnica dos joalheiros brasileiros com o know-how de estilistas e estudantes franceses de design de jóias" afirmou Sérgio Malta (diretor-superintendente do SEBRAE/RJ), que chefiou a missão do evento, junto com o presidente da FECOMÉRCIO/RJ e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RJ, Orlando Diniz".
(...) O evento "ocorreu em Paris Expo, onde o SEBRAE/RJ teve um estande no pavilhão Mode Ethic, composto por projetos que têm como finalidade o empreendedorismo social e a inlcusão de grupos de baixa renda. Aproximadamente 80% dos produtos expostos pels grupos fluminenses em Paris são acessórios (bolsas, cintos e bijuterias) - o restante foi de roupas femininas. Boa parte do material é confeccionada com ossos de boi, escamas de peixe, táboa, piaçava e bordados de miçangas. Algumas peças como blusas e vestidos, foram customizadas e usam tecidos pintados à mão.
Os produtos serão negociados de acordo com os conceitos de comércio justo, que buscam maior igualdade no comércio internacional e contribuem para o desenvolvimento sustentável, por meio de melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores. Também estiveram na feira produtos do prjeto Arte Indústria, desenvolvido pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) junto a cooperativas e grupos de costureiras".
Com as matérias primas e produtos adquiridos na "Casa das Essências" e conforme sua orientação "passo a passo" você pode fazer e economizar nos cuidados de sua beleza.
Dicas: "o extrato glicólico de centella asiática é indicado no tratamento de celulite, por isso ao aplicar o sabonete no banho acelere a sua ação utilizando uma bucha para massagem. O extrato glicólico de centella asiática possui uma coloração marron, assim ele deixará o produto com a cor natural do extrato."
"Divida o tablete de chocolate em três partes e pique uma delas bem fino. Reserve-a. Pique grosso o restante e derreta em banho-maria. Retire a tigela do banho-maria, adicione o chocolate picado fino e mexa até derreter completamente.
Trabalhando rapidamente, espete as frutas e passe-as no chocolate.
Coloque-as num prato raso para secar, depois arrume em forminhas de papel-alumínio.
Conserve na geladeira, num recipiente fechado, até o momento de servir.
Obs.: o rendimento dessa receita varia conforme o tamanho das frutas utilizadas."