Embelezar


Edição nº 57 - de 15 de Outubro de 2006 a 14 de Novembro de 2006

Olá Leitores!

As micro e pequenas empresas do setor cosmético

O Estado do Rio de Janeiro fortalece as micro e pequenas empresas de cosméticos no mercado de exportação, e conforme últimas pesquisas no Estado do Rio houve um crescimento acima de 365% neste mercado industrial.

Deste modo, o SEBRAE/RJ, em parceria com a FIRJAN, o SIPATERJ e a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) realizaram, em 29 de Setembro, um evento, em que firmaram o "Projeto de Desenvolvimento Setorial dos Cosméticos". O Rio de Janeiro com "suas industrias cosméticas representou 8,3% do total brasileiro exportado do setor, do qual lidera pela produção da linha capilar, neste nicho representa 76,71% das exportações cosméticas do Estado, e a seguir os de higiene bucal (com 50,33% do total exportado), para os países: Argentina, Chile, Venezuela, Uruguai, França, dentre outros, representando, assim, 86% das exportações de cosméticos, conforme informações do CIN - Centro Internacional de Negócios (que apresentou este estudo entre 2000 a 2005)".

O EMBELEZAR, nesta edição, quer parabenizar as instituições e departamentos governamentais que incentivam o mercado da micro e pequena indústria do setor de cosméticos brasileiros, pois está na hora de prestigiarmos o consumo interno e de oferecermos ao mercado externo a produtividade de todas as classes profissionais envolvidas no contexto da industrialização cosmética e na utilização desta pelos(pelas) profissionais da área do embelezamento.

Com esta reflexão, entregamos-lhe a edição nº 57, com um abraço da equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Moda: Jeans sai do tradicional e se torna obra de arte

Cada vez mais a criatividade inova e embeleza as roupas confeccionadas em jeans. Assim, as calças, saias, shorts, coletes, jaquetas e camisas saem do modelo tradicional e se tornam verdadeiras obras de arte, elevado a condição de vestuário nobre até para algumas ocasiões festivas e sociais.

Para isto são usados todos os tipos de desenhos, em flores, bandeiras, estrelas, barras, botões, bolsos que são transformados em peça única pelas mãos de bordadeiras.

São utilizados nas mais variadas cores, vidrilhos, canutilhos, miçangas, lantejoulas, com bordados em pontos variados e apliques de fita e de tecido, além de serem acrescidos pingentes, taxinhas e correntes douradas e prateadas.

Todo este frenesi criativo movimento o setor de acessórios, promove rendimentos extras ao mercado de moda feminina e transforma o jeans em peças que vestem elegantemente, desde o visual fashion que domina as ruas até para brilhar no estilo chic para compromissos sociais, tudo com muita beleza e versatilidade.

(Fonte: Faça Arte Especial - Jeans, nº 1 - Lucano Editores Associados)

Dica - "Dieta das Cores"

Conforme alguns "especialistas, o tom dos alimentos é dado pelos nutrientes que os compõem e cada uma dessas substâncias tem um papel específico na saúde e no funcionamento do organismo".

Continuo a informação sobre esta dieta enfatizando que: "quanto mais colorida é uma refeição mais nutrientes se está ingerindo".

Considera como as cores dos alimentos podem contribuir para manter a saúde, com os seguintes exemplos: "os vermelhos são ricos em licopeno, que previne o câncer de mama e o de próstata. Os verdes ajudam a regular o funcionamento do organismo. Os alaranjados têm retinol (pró-vitamina A) e aumentam a resistência da pele, além de combater os radicais livres".

(Fonte: Dietas Poderosas, Energia Especial, Editora Alto Astral, Ano 8, nº 33, p. 8 - Dieta das Cores)

No cardápio antiidade: o que são os hormônios naturais e os fitoquímicos?

Cardápios saudáveis com alimentos que ajudam a retardar o processo de envelhecimento, tanto na prevenção, quanto no combate, fazem parte da dieta antiidade, que podem ser úteis nos casos de osteoporose, doenças cardíacas ou problemas vasculares. Para uma melhor compreensão destacamos o conceito de hormônios naturaisfitoquímicos.

Os hormônios naturais "são chamados de fitoestrógenos, grupo que faz parte dos fitoquímicos. Estudos científicos revelaram que os fitoestrógenos podem reduzir o câncer de mama e amenizar vários sintomas da menopausa, como ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ressecamento da vagina. Esses "hormônios naturais" são, geralmente, encontrados na soja e em seus derivados, como tofu, leite e proteína de soja. Estes se encontram em lojas de produtos naturais, numa grande variedade de alimento produzidos com soja, incluindo manteiga, hamburgueres, pertences para feijoadas vegetais".

Os fitoquímicos "são substâncias encontradas em frutas e vegetais, e que têm propriedades antioxidantes (isto é, que combatem os radicais livres). E o que são radicais livres? São substâncias nocivas à saúe, produzidas pela "quebra" do oxigênio em nosso organismo. Os fitoquímicos diminuem o dano causado pelos radicais livres. Eles contém flavonóides, que ajudam a prevenir a degeneração da córnea (parte do olho), as infecções e a perda da elasticidade da pele, além de estimular a circulação sangüínea. Pesquisas científicas mostraram que os flavonóides atuam, também, na redução das inflamações das juntas e fortalecem as pequenas veias da pele, mantendo-a com aparência saudável. Além disso, essas substâncias podem prevenir os problemas cardiovasculares, porque estimulam a produção de colágeno e elastina na parede das artérias.

São encontrados os flavonóides em vários alimentos, tais como: alho, brócolis, cebola, ervas em geral, frutas cítricas, maçã, manga, morango, pera, romã, sementes em geral, tomate, uva".

(Fonte: Essencial "Programa Natural de Rejuvenescimento, Editora Nova Cultural, nº 14 - Dieta Antiidade, p. 16 a p. 18")

Receitas

Barrinha de cereais sabor café

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture o café instantâneo com o chocolate dietético picado. Derreta esta mistura em banho-maria e depois mexa até esfriar. Numa vasilha coloque a granola e os grãos de café picados. Misture tudo com o chocolate derretido e despeje em uma forma (20 cm x 25 cm) untada com óleo de canola e leve para gelar por 10 minutos.

Depois, retire e corte em pedaços de mais ou menos 4 cm. Leve à geladeira, novamente, agora, por meia hora.

Depois, retire e deixe terminar de secar em torno de 2 horas antes de consumir.

Rendimento: 25 porções.

Calorias: 84 por porção.

(Fonte: Dietas Populares - Coleções Novo Mundo Dietas, Ano 1, nº 2, p. 94)

Gelatina ao creme

Ingredientes:

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata a gelatina com água morna. Depois, adicione a água fria, o iogurte, o leite e o adoçante. Bata até virar um creme liso. Depois, corte as gelatinas, que estavam reservadas em cubos, misture-as, separe-as em quatro taças e jogue o creme por cima.

Rendimento: 16 porções.

Calorias: 35 por porção.

(Fonte: Dietas Populares - Coleções Novo Mundo Dietas, Ano 1, nº 2, p. 93)