Embelezar


Edição nº 60 - de 15 de Janeiro de 2007 a 14 de Fevereiro de 2007

Olá Leitores!

Obesidade - epidemia e causadora de muitos danos à saúde

Estatísticas atualizadas vêm apontando a Obesidade como um sinal de alerta para a população brasileira, desde crianças até pessoas idosas. A longevidade, além de se beneficiar com as novas medicações que estimulam a uma vida sexual tardia, também expõe e aumenta, de modo alarmante, o índice de AIDS junto a população acima de 50 anos. Agora, também, a longevidade com obesidade passa a ser um dos mais preocupantes problemas para as programações políticas da área da saúde no Brasil. Isto porque aumentam novos quadros de doenças reumáticas, de desgastes ósseos, de problemas cardio-vasculares-respiratórios, dentre tantos outros que acabam sendo efeitos colaterais diretos ou indiretos e causados pela morbidez da obesidade aliada ao aumento da longevidade populacional brasileira.

Portanto, aumentaram, também, as oportunidades profissionais para especialistas desde áreas médicas, cirúrgicas e preventivas, nutricionais, de enfermagem, medicamentosas, fisioterapêuticas até aos cuidadores(as) de pessoas idosas ou com necessidades especiais, que incluem-se, aqui, as pessoas obesas, igualmente.

Embelezar, também, é manter-se saudável, física e emocionalmente, visar uma melhor qualidade de vida e bem estar, mesmo em condições diferenciadas, quer na obesidade ou na idade senil.

Com esta reflexão deixamos, aqui, um alerta para os cuidados preventivos e uma sinalização para novas oportunidades de mercado profissional multidisciplinar na área da saúde e beleza das pessoas obesas e longevas, que também merecem atenção especial.

Receba esta edição nº 60 com o abraço da equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

HOBBYART Brasil 2007, em São Paulo

HOBBYART Brasil 2007 será realizada entre os dias 28 a 31 de Março, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo. O local também oferece acesso aos deficientes físicos.

O evento contará com a exposição de 600 marcas, já confirmadas.

(Fonte: Feiras do Brasil)

32º Encontro da Moda Feminina, em São Paulo

Estará aberta a visitação ao público no dia 25 de Janeiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o "32º Encontro da Moda Feminina, que estará lançando as tendências da Moda Outono / Inverno 2007, com as peculiaridades de cada Estado participante". O apoio do evento conta com as entidades ABITABRAVESTSINDPROMSINDVESTSEBRAE.

(Fonte: Maquinário Assessoria de Comunicação, in Guia de Feiras do Brasil)

Convites para festas e o traje correto

Vestir-se adequadamente, conforme a ocasião em que se é convidada para uma festa, poderá se tornar um dilema se o convite especificar o tipo de traje, seguem aqui algumas dicas que colaborarão para a sua elegância.

"Esporte: podem ser usados conjuntos de blusa e saia, calça com corte reto ou pantalona.

Passeio: cabe usar vestidos, tailleurs, com sapatos tipo escarpin de salto médio e bolsa pequena.

Recepção: o que muda em relação ao traje passeio é o tipo de tecido com o qual é confeccionado, que são mais nobres, tais como: tafetá, veludo, jersey, organza e brocados.

Black-Tie: os vestidos são mais sofisticados, não precisam ser longos, mas podem ser bordados com pedrarias e lamé, vale usar pantalonas em tecidos nobres.

Gala: o vestido é longo, com banhe abaixo do tornozelo. Vale até ter uma pequena cauda, conforme o grau de formalidade da ocasião. É considerado errado usar conjunto de saia e blusa para noite de gala, por mais longo e bordado que seja o traje".

(Fonte: p. 17, Encarte Guia de Moda, Revista Mara, Ano 1, nº 1, Editora Alto Astral - São Paulo)

Terapia Alternativa e os Florais no Equilíbrio Energético

Atualmente, está bastante propagada, além da Aromaterapia, os Florais Brasileiros, que destacam a importância das flores no restabelecimento do equilíbrio energético do corpo humano, além de decorar um ambiente ou expressar sentimentos em várias fases da psiquê humana.

Consideram os pesquisadores a eficácia  nos florais brasileiros porque são usadas "plantas nativas, próprias do nosso clima tropical".

São inúmeros os cursos e livros editados que aprofundam os conhecimentos e formam especialistas que recomendam os "florais brasileiros ou florais básicos", os quais são "subdivididos em um grupo de 99 essências, que por sua vez, sãoconhecidas em três níveis: as flores de ervas, as flores de jardins e as flores especiais".

Sobre este tema pesquisamos, na coleção: "Ervas Medicinais & Terapias Alternativas - ESPECIAL", dentre outras importantes informações, as que aqui transcrevemos intitulada: "ROSAS - ampliam as energias do coração".

ROSAS - ampliam as energias do coração

As "primeiras rosas cultivadas surgiram há mais de 5 mil anos e foram levadas para a Europa durante o Império Romano, onde eram muito usadas na decoração.

Primorosa e radiante, a Rosa é a principal mensageira do amor, tanto que uma única rosa significa amor perpétuo; duas de qualquer cor, desde que juntas, indicam um compromisso ou matrimônio. Rosas vermelhas querem dizer palavras repletas de verdade. Entretanto, as rosas vermelho-escuro implicam beleza inconsciente. Rosas Brancas significam amor espiritual e pureza. A rosa amarela, alegria. Rosa coral implica em desejo, laranja implica em fascínio. As rosas claras denotam graça, gentileza e admiração, mas o rosa-escuro diz apenas obrigado.

Rosa vermelha e amarela misturadas desejam parabéns! E, para terminar, as rosas de colorido pálido significam amizade. Rosa amarela e laranja implicam em pensamento apaixonados. Rosas vermelhas e brancas significam unidade. Sua essência floral pertence ao terceiro nível e desperta em nós o amor incondicional, enquanto sua aura proporciona amplitude para as energias do coração, ao mesmo tempo em que amplia sua capacidade de cura". (p. 45)

(Fonte: Revista Florais Brasileiros, Ervas Medicinais & Terapias Alternativas ESPECIAL, Editora Escala, Editora Responsável: Jeanne Margareth, São Paulo / SP)

Dicas rápidas e leves para alimentar-se saudavelmente neste Verão

Moqueca Amigos do Peso

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Leve ao fogo, por uns dois minutos, os 2 tomates, a cebola, o alho, o cheiro-verde e o sal.

Acrescente o peixe e a essência de coco. Cozinhe e sirva.

(Fonte: p. 16, Dietas Poderosas, Ano 8, nº 33, Editora Alto Astral, São Paulo)

Musse de uva

Ingredientes:

Calda:

Modo de Preparo:

"Na batedeira, bata as claras em neve com o açúcar, até obter picos firmes. Aqueça o suco de uva em fogo baixo até ficar morno. Polvilhe a gelatina sobre o suco e bata bem até dissolvê-la. Deixe esfriar um pouco e junte as claras. Misture delicadamente. Acrescente o creme de leite e misture. Transfira para uma tigela e leve à geladeira por uma hora ou até começar a ficar firme. retire da geladeira e mexa com uma espátula para a musse ficar com uma textura homogênea. Leve para gelar por quatro horas".

Calda:

"Numa panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Deixe esfriar e sirva com a musse".

"Obs.: você pode substituir o suco de uva por outro de sua preferência".

Rendimento: 8 porções.

Tempo de preparo: 20 minutos.

Calorias: 301 por porção.

(Fonte: p. 11, Encarte Ana Maria - receitas testadas e aprovadas - da Revista Ana Maria, nº 488, de 17/02/2006. Ed. 246, Editora Abril, São Paulo)

Suco de hortelã com pimenta

Ingredientes:

Modo de Preparo:

"Ferva todos os ingredientes em uma panela. Coe e beba em seguida".

(Fonte: p. 12, Revista "O Poder dos Sucos", nº 3, Editora Escala, São Paulo)

Suco de hortelã com limão (e pimenta)

Ingredientes:

Modo de Preparo:

"Lave e corte os limões. Em seguida, coloque todos os ingredientes na centrífuga com um copa de água. Coe e beba em seguida".

(Fonte: p. 13, Revista "O Poder dos Sucos", nº 3, Editora Escala, São Paulo)