Garantir o direito para as mulheres terem a sua saúde reequilibrada e a reconstrução de partes do corpo quando vítimas de violência ou por doença cancerígena é algo instituído legalmente na esfera municipal, estadual e federal.
A seguir destacamos algumas dessas leis, que são de interesse público e ajudarão muito as mulheres a se sentirem bem melhor corrigindo as lesões quando vitimadas em seu corpo. A pesquisa somente está relacionada com o governo federal, e com o município de São Paulo, e Estado de São Paulo (os demais municípios e Estados faltam informações).
No Município de São Paulo: Lei nº 13.466 (04/12/2002)
dispõe sobre a realização de cirurgia
plástica pelos hospitais da rede pública municipal (e
pronto-atendimentos, pronto-socorros e unidades básicas)
determina que ao receber mulheres vítimas de violência,
deverão informá-las, no atendimento, acerca da
possibilidade de acesso gratuito á cirurgia plástica
reparadora e às providências necessárias para a sua
realização, nos casos de lesões e seqüelas de
agressão comprovada. Alem disso, esta mesma lei prevê para
as mulheres vítimas de violência atendimento
psicológico e assistência social no pré e
pós-operatório.
(o projeto de lei foi do vereador e médico Gilberto Natalini e a lei foi promulgada pela prefeita Marta Suplicy). (Fonte: www.cremesp.org.br).
No Estado de São Paulo: Decreto nº 51371 (14/12/2006) regulamentou a lei nº 10.940 (25/01/2001),que dispõe sobre a obrigatoriedade de informação e divulgação da possibilidade de acesso gratuito à cirurgia plástica reparadora, pelos hospitais e centros de saúde da rede pública estadual, quando atenderem mulheres vítimas de violência, que tenham resultado em e lesões ou seqüelas, e oferece também serviços psicológicos e de assistência social, incluindo o de medicamentos, para o pré e pós-operatório, das mulheres vítimas de violência e que tenham como diagnóstico a cirurgia plástica reparadora.
Este decreto foi assinado pelo governador Cláudio Lembo, em 14/12/2006. (Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br).
Em Brasília / Governo Federal: Tramita um projeto de lei federal nº 6569 (de 2006) de autoria do deputado federal Carlos Nader, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cirurgia plástica para a correção de lesões em mulheres vítimas de violência, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Esse projeto de lei aguarda votação para a propositura. (Fonte: www.camara.gov.br).
Quanto ao câncer de mama também há leis que garantem a cirurgia plástica reparadora gratuita. Tal como a Lei Federal nº 10.223 (15/05/2001) a qual alterou a Lei 9656 (03/06/1998), que estabelece a obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mamas por planos e seguros privados de assistência à saúde, nos casos de mutilação decorrente do tratamento do câncer. (Lei promulgada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso - 15/05/2001). (Fonte: www.senado.gov.br).
Ressaltamos também que há várias leis que protegem as pessoas portadoras de câncer ou de outras doenças graves, oferecendo amparo municipal, estadual e federal. Para maiores informações consulte: http://www.americamama.org.br/direitos.php.
Trazemos estas informações úteis e necessárias para que os profissionais de cirurgia plástica, fisioterapia, psicologia, assistentes sociais, advogadas, voluntárias de entidades, dentre outras profisisões possam ajudar as mulheres no EMBELEZAR de suas vidas. mesmo quando, infelizmente, possam ter sido vítimas de violências ou por sofrimento inesperado de uma doença grave, saibam que sempre há recursos gratuitos para retomar a alegria de viver e reconstruir também os seus sonhos.
Com um abraço da equipe EMBELEZAR, receba edição nº 62.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O evento que apresentará as "novidades de 200 empresas em fitoterápicos, suplementos alimentares, produtos para a saúde é também o termômetro de um setor em constante crescimento".
Ocorrerá entre os dias 3 e 6 de Maio de 2007, no Pavilhão do Ibirapuera, com apoio de várias entidades do setor, o maior evento do mercado nacional de "alimentação saudável e produtos naturais".
A Associação Brasileira das Insdústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) com o apoio da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) levaram nove indústrias cosméticas do Brasil para a exposição de seus produtos na 12ª COSMOBELLEZA, em Barcelona, de 10 a 12 de Março.
A Bio Brazil Fair é "considerada o principal evento de produtos orgânicos do país, e que ocorrerá entre os dias 3 a 6 de Maio, no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo. O SEBRAE Nacional reservou 246 m2, em sua área de exposição, o SEBRAE/SP apresentará 13 pequenas empresas do setor de produtos orgânicos".
Ocorrerá de 1º a 4 de Setembro, no ExpoCenter Norte, em São Paulo, que já está com 85% dos espaços dos estandes comercializados e terá um pavilhão exclusivo, voltado somente para as negociações.
Centro da Cultura Judaica inaugura novo projeto: "Destaques da Literatura", com o intuito de promover um debate entre convidados, platéia e autor do livro em destaque.
A obra "Por que sou gorda, mamãe?", da autora Cíntia Moscovith é o primeiro lançamento. A "escritora, em quatro anos, engordou 22 quilos, o livro investiga as possíveis causas da obesidade e conseqüente melancolia". "Por que sou gorda, mamãe?" equilibra "tragédia e humor, juntando pólos opostos mas complementares. A dieta enfrentada pela narradora e a memória são os dois eixos narrativos da obra na qual a história da família surge em fragmentos. À medida que a personagem perde peso a memória também emagrece ou vice-versa. É um livro sobre o judaísmo, mas, também, sobre a cosntrução da identidade em múltiplos aspectos".
A autora Cíntia Moscovith (é professora efetiva de Literatura Hebraica do Departamento de Letras Orientais, da FFLCH -USP) estará participando do debate com a médica Alessandra Ravkosky (endocrinologista-chefe do Hospital das Clínicas) e Berta Waldman (USP) abordando temas como: regimes, bulimia, estética etc., no dia 20 de março às 20h30.
"Destaques da Literatura" tem entrada franca, no Centro da Cultura Judaica.
Informações: www.culturajudaica.org.br.
As "alças de silicone da Telamipo (sim! aquelas dos sutiãs) tornam-se tiaras supertransadas.
Assim você enfeita os cabelos a um baixo custo, de forma criativa e lucrativa ao vender para as suas amigas.
"O primeiro passo em qualquer tratamento com a Frutoterapia é estabelecer se a pessoa apresenta forte ou baixa sensibilidade a alguma fruta, com observação cuidadosa sobre as que fazem bem ou mal, e sobre as que produzem alergia ou não. Com base nesse resultado se definem as frutas e porções a utilizar". (*2, p. 6)
Consumo equilibrado, o que deve ser observado:
Lave e corte em fatias bem pequenas o brócolis, a cebola e o pepino. Cooque esses e os demais ingredientes no processador e processe até ter o suco.
Coloque os pêssegos em uma panela de pressão, sem que um fique sobre o outro. Em seguida, coloque o açúcar, o vinho e o mel. Leve ao fogo para ferver, tampe e espere 4 minutos depois de apagar a pressão.
Aguarde sair a pressão, esfriar e servir, como doce em calda.
Rendimento: 10 porções.
Grau de dificuldade: fácil.
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos.
(*) Receita de autoria do professor e chef Ronaldo Rossi.