Recentemente, a feira que apresentou as inovações em roupas, acessórios, equipamentos e técnicas durante a 17ª Convenção Fitness Brasil Internacional demonstrou todo o potencial econômico deste mercado destinado a saúde e bem-estar.
Desde calçados esportivos, confecções as mais variadas, equipamentos e acessórios para ginástica, natação, pilates, e os suprimentos nutricionais.
As técnicas que vão se aperfeiçoando incluem o interesse de vários profissionais, que, muitas vezes, atuam multidisciplinarmente, em um único fisioterapêuta, educadores físicos e quiropraxistas etc., e, também, contam com novidades em som e vídeo.
Embelezar por meio da conquista da saúde integral e bem-estar movimenta o mercado econômico e tem um número expressivo de trabalhadoras mulheres, além de serem também a maioria das empreendedoras de clínicas e academias.
Parabenizamos as iniciativas e especialistas na área da preservação da saúde e do bem-estar.
Receba esta edição n° 63 e o abraço da equipe Embelezar.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Na edição anterior veiculamos a informação sobre leis que garantem a cirurgia plástica reparadora gratuita nos casos de câncer de mama. Tal como a Lei Federal nº 10.223 (15/05/2001) a qual alterou a Lei 9656 (03/06/1998), que estabelece a obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mamas por planos e seguros privados de assistência à saúde, nos casos de mutilação decorrente do tratamento do câncer. (Lei promulgada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso - 15/05/2001). (Fonte: www.senado.gov.br).
A seguir, tivemos a oportunidade de dialogar com o dr. Maurício Castello Domingues (médico do Depto. de Cirurgia Reparadora do Hospital do Câncer de São Paulo) e entrevistá-lo sobre a especialização dele em reconstrução de mamas, acreditamos que você apreciará muito estes conhecimentos:
EMBELEZAR: Quais as novas técnicas de reconstrução de mamas? Há algum material utilizado? (ex: próteses, ou se só é possível com enxerto?)
Dr. MAURICIO: As recontruções de mama podem ser parciais ou totais dependendo do tipo de cirurgia realizadas pelo mastologista. As técnicas de reconstrução podem ou não utilizar próteses definitivas ou temporárias, e há casos em que não podemos, ou não queremos usar próteses, e, sim, retalhos do próprio corpo, ou da região abdominal, ou da região dorsal.
EMBELEZAR: Em que momento essa reconstrução ocorre, na hora da cirurgia, ou quanto tempo depois? Como recupera, há riscos, quais?
Dr. MAURICIO: As cirurgias de reconstrução da mama podem ser realizadas no mesmo ato da mastectomia, ou num período mínimo posterior à mastectomia (prazo de seis meses), isso, quando a paciente não realiza quimioterapia, ou radioterapia, caso contrário, então, a paciente deverá aguardar no mínimo um ano para realizar a cirurgia. Os riscos dessas cirurgias são os mesmos de qualquer cirurgia realizada sob anestesia geral. No local da cirurgia podem ocorrer feridas e outras complicações relacionadas a radioterapia e uso de próteses, porém de modo geral, essas complicações não chegam a 5%, e podem ser solucionadas.
EMBELEZAR: Quando a mulher engorda ou emagrece demais, após a reconstrução da mama, o que pode suceder, precisará de nova cirurgia? A reconstrução de mamas pode ser feita em qualquer idade da mulher, ex: na adolescência, ou só para idosas? Em grávidas também? Nesse caso, tendo feito anteriormente, poderá engravidar depois e amamentar normalmente?
Dr. MAURICIO: Quando as mulheres engordam ou emagreçem muito a simetria com a mama oposta fica prejudicada, e, muitas vezes, precisamos realizar mais uma, ou duas cirurgias a fim de se obter um melhor resultado. Infelizmente, há casos de doença da mama em pacientes adolescentes, e, já tivemos que operar uma jovem de 15 anos. As mamas quando reconstruidas na sua totalidade não permitem a amamentação, pois, a mulher retira todo o tecido glandular da mama; já nas cirurgias parciais, muitas vezes, a mulher pode amamentar, porém, de acordo com alguns tipos de câncer a mulher é obrigada a usar um anti-hormonio, evitando que a doença volte, e aí , nesse caso, ela não poderá engravidar. Não há idade máxima para realizar a reconstrução, basta que a paciente tenha condições clínicas de suportar a cirurgia que pode durar de uma hora a cinco horas dependendo de cada caso.
EMBELEZAR: Há alguns critérios, objeções e impedimentos, cuidados especiais durante e após a reconstrução? O câncer pode reincidir nessa área?
Dr. MAURICIO: Não há uma contra indicação absoluta para a reconstrução da mama, porém o médico deve avaliar cada caso para determinar qual será a melhor técnica de reconstrução a ser utilizada.Um fator negativo em qualquer cirurgia plástica é o tabagismo, que pode trazer sérias complicações quanto a cicatrização da pele. A recidiva local do câncer da mama não depende da reconstrução, e, sim, do tipo e da extensão do tumor inicial (portanto, da precocidade do diagnóstico e do tratamento).
EMBELEZAR: Há alguma informação estatística atualizada sobre o número de mulheres com câncer, e quantas fizeram a reconstrução?
Dr. MAURICIO: O câncer de mama hoje é o tumor mais freqüente nas mulheres no mundo, atingindo mais de 4 milhões de mulheres, e, no Brasil é lider em mortalidade entre elas. A cirurgia plástica hoje faz parte do tratamento multidisciplinar do câncer de mama.
EMBELEZAR: Quais as recomendações para evitar o Câncer de Mama?
Dr. MAURICIO: O câncer de mama está relacionado aos fatores genéticos e ambientais, tais como, consumo de álcool e tabaco, excesso de consumo de alimentos gordurosos, terapia de reposição hormonal sem acompanhamento médico adequado, falta de atividade física. Portanto, um melhor hábito de vida e uma avaliação médica preventiva são as melhores formas de se evitar este tipo de câncer.
EMBELEZAR: Finalmente, há uma relação entre a cirurgia reparadora e a de estética que o sr. costuma realizar?
Dr. MAURICIO: A consideração final que eu gostaria de salientar é que, a mulher paciente com câncer de mama, se diagnosticada e tratada precocemente, é curada. E, nós temos muitos casos de pacientes que realizaram a reconstrução da mama, depois fizeram cirurgias plásticas estéticas com o maior sucesso.
Dr. Maurício Castello Domingues
Cirugião
plástico, desde 1997. Membro titular e especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia
Plástica, e, médico do Depto. de Cirurgia Reparadora do
Hospital do Câncer de São Paulo,
desde 1998. Tendo realizado mais de duas mil cirurgias reparadoras e
estéticas de mama neste período de 9 anos.
Maiores informações sobre este e outros temas:
Endoplastica: http://www.endoplastica.com.br / endoplastica@endoplastica.com.br.
Fone: (11) 3846-2071.
Conforme notícia recente (Fonte: Reuters /in Gente
& TV-02/02/07) o "brasileiro Lucas Gil, foi
eleito o segundo colocado no concurso Mister Mundo 2007,
em concurso realizado em Sanya, na China. Ele participou do evento
após vencer o Mister
Brasil Mundo, em janeiro, representando o Pará.
Lucas Gil tem 21 anos, é nutricionista e nasceu em
Votuporanga, no interior de São Paulo. Ele perdeu o Mister
Mundo para o espanhol Juan
García Postigo, 25 anos, que é
modelo, ator e apresentador de TV.
O chinês Lejun
Tony Jiang ficou em terceiro lugar, seguido pelos
representantes da Costa Rica, em quarto, e do Chile, em quinto."
A "Casa Brasil 2007 será a grande feira de negócios para produtos de alto padrão em arquitetura e decoração, tendo o design como importante ferramenta de vendas. O evento ocorrerá entre os dias 21 a 25 de agosto em Bento Gonçalves/RS, esta é mais uma realização de sucesso do Sindicato das Indústrias do Mobiliário - Sindmóveis, entidade também responsável pela já consagrada Movelsul.
Na ocasião ocorrerá a primeira edição do Prêmio Latino-Americano de Design do Habitat, cujo objetivo é o de incentivar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio do design, trata-se de uma oportunidade única para os expositores divulgarem seus projetos exclusivos. O prazo final para o envio dos projetos será no dia 20 de abril de 2007 e o regulamento completo e a ficha de inscrição podem ser obtidos no site oficial do concurso http://www.salaodesign.com.br.
As indústrias que forem expositoras do Salão da Casa Brasil, além de exibirem seus produtos, usufruirão de ampla divulgação mediante o lançamento do concurso na América Latina, garantindo mídia para a empresa e o produto, além de concorrer a R$ 10 mil em prêmios".
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte e enfarinhe uma forma de pizza e despeja a massa. Reserve.
Tempere a mussarela, os tomates e a cebola com sal, orégano e azeite. A rúcula será colocada na massa depois de assada.
Distribua o recheio sobre a torta e leve ao forno médio por 40 minutos. Depois de assada, tire do forno e coloque a rúcula devidamente higienizada sobre a massa assada.
Rendimento: 27 porçõesPrepare o leite condensado diet (veja receita abaixo). ferva o leite e deixe esfriar até a temperatura de 40º C. Misture o iogurte natural desnatado e mexa muito bem. Deixe descansar por 6 horas. Dissolva a gelatina diet de morango em ½ xícara de chá de água filtrada. Bata no liquidificador o leite desnatado, com o iogurte, a gelatina diet de morango, os morangos, o leite condensado diet e a ricota peneirada. Leve para gelar.
Tempo de preparo: 40 minutosBata no liquidificador o leite em pó desnatado, o adoçante granular e o leite desnatado.
Dissolva a gelatina incolor na água filtrada fria e deixe por 1 minuto. Leve ao fogo em banho-maria. Não deixe aquecer a gelatina. Acrescente no liquidificador e bata mais um pouco.
Coloque em um recipiente e leve à geladeira por aproximadamente 30 minutos. Retire a espuma que se forma e utilize conforme a receita.
Rendimento / Equivalência: 1 lata de leite condensado convencional corresponde a 1 ½ xícara de chá de leite condensado diet.
OBS.: Esta receita é ideal para as receitas que não vão ao fogo.
Tempo de preparo: 10 minutos