Recentemente, foi realizada a Feira Internacional de Artesanato / FEIARTE - 2007
(de 4 a 13 de maio - PUC/RS), a qual reuniu uma mostra de arte e
criatividade de 30 países. Considerado o maior evento mundial de
artesanato, a FEIARTE atrai negócios, mas, principalmente,
promove o intercâmbio da diversidade e cultural ds povos. As
semelhantes características e as formas divergentes de tornar
útil e embelezar os ambientes, vestuários e
acessórios, são técnicas que colorem o lado bonito
da vida, enquanto é hobby, lazer ou, uma
integração de grupos sociais, familiares, e,
automaticamente, um investimento econômico, que tem peso e valor
considerado em alta nos mercados internacionais, também.
Participaram da FEIARTE 2007 associações, micro-empresários/as, órgãos públicos e ativados de fomento à produção artesanal, além de delegações de países, artesões individuais, segundo fontes do SEBRAE.
Do ponto de vista sociológico é de alta relevância o incentivo do aprendizado e dos negócios artesanais familiares, principalmente, as de baixa e de média renda. Além, de ser uma complementação financeira, alguns casos até a principal fonte de renda, é também é primordialmente, a condição de mães estarem junto de seus filhos e filhas, com a comunidade dos vizinhos/as, nas áreas das escolas, igrejas, clubes etc., atraindo assim, uma melhor oportunidade de vida, integração socio-cultural e econômica destes, na sociedade. Há a necessidade dos incentivos que fomentem o artesanato, quer seja em financiamento de máquinas, matérias-primas, pequenos capitais, alojamentos, logística, administração solidária, marketing para as exposições e vendas, além do intercâmbio nacional e internacional.
Parabenizamos a todas as mulheres, que conseguem no recinto de seus lares e comunidades estimularem a arte e a criatividade, mantendo-se reunidas com seus filhos e suas filhas, orientando-os inclusive para uma renda complementar por meio do artesanto, e da criatividade artística.
Parabenizamos às/aos instrutoras/es que por meio do artesanato propiciam estas oportunidades econômicas às famílias de baixa renda. Isto é EMBELEZAR o artístico, social e cultural, com políticas de desenvolvimento familiar e comunitário, isto é estimular a integração cultural dos países ao participar das Feiras internacionais, também.
Receba esta edição n° 64 com um abraço da equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
"Conforme Ligia Amorim, diretora geral da Nielsen Business Media do Brasil, a FCE Cosmetique representa a base de lançamentos da indústria cosmética, sendo o momento oportuno para as empresas demonstrarem suas novidades e também a evolução de seus produtos.
A última edição da FCE Cosmetique e da FCE Pharma - feira realizada paralelamente ao evento, reuniram juntas cerca de 550 estandes de grandes, médias e pequenas empresas expositoras, que receberam mais de 21 mil profissionais do Brasil e exterior. Desse total de visitantes, 66% buscavam novos produtos, 47% foram atrás de novos fornecedores, 23% queriam desenvolver novas parcerias, 46% utilizaram a feira para atualizar-se no setor e 38% apresentaram interesse direcionado em matéria prima e ingredientes para linha de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal.
A Expoflora para 2007, escolheu o tema "Flores, Essência e Sonhos". Este evento é "considerado a maior vitrine para a produção dos campos de Holambra, uma ex-colônia holandesa localizada a 140 km de São Paulo (40 km de Campinas) e que conquistou sua elevação a município graças à independência econômica garantida por mais de 200 produtores responsáveis. A cidade é responsável, hoje, por cerca de 40% do comércio nacional de flores e plantas ornamentais e por 80% das exportações brasileiras." Informações: telefone (19) 3817-2228, ou pelo e-mail contato@expoflora.com.br.
"Nos contatos com grandes clientes e na venda direta para o público visitante, eventos refletiram a maturidade dos segmentos de produtos orgânicos e naturais e a crescente preocupação dos consumidores com a alimentação saudável.
Com uma visitação de 19.150 pessoas, entre profissionais e público em geral, fde 1º a 6 de maio, ocorreu a 3ª edição das feiras Bio Brazil Fair – Feira Internacional de Agricultura Orgânica e Agroecologia e Natural Tech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
Grande parte dos 200 expositores que participaram do evento realizaram negócios ou fizeram contato comercial com lojistas, restaurantes, hotéis e grandes redes de supermercados. “Tão importante quanto a geração de negócios é o papel que as feiras têm na difusão e democratização dos conceitos da alimentação orgânica e natural”, acredita Lúcia Cristina de Buone, gerente de Negócios da Francal Feiras. As feiras foram abertas ao público, com entrada gratuita.
“A Bio Brazil Fair foi uma vitrine do alto grau de desenvolvimento do mercado de orgânicos, apresentando uma grande variedade de produtos processados”, conta Lúcia. Durante os quatro dias da feira, os visitantes puderam comprar diretamente dos fabricantes e produtores itens como café solúvel, leite em caixinha, achocolatados, iogurtes, cereais matinais e até roupas e cosméticos orgânicos."
Naturais - "Na feira destinada aos naturais, saúde, e alimentação saudável, a Natural Tech, também apresentou ampla variedade de conceitos, práticas e produtos, refletindo a preocupação cada vez maior das pessoas em aumentar sua qualidade de vida e preservar o meio-ambiente.
Os expositores apresentaram desde cosméticos naturais - cuja produção evita danos à natureza - e alimentos funcionais, suplementos alimentares, literatura especializada, chás, velas aromáticas, e travesseiros com ervas até um revolucionário sistema baseado na medicina chinesa e que promete acabar com o problema do ronco, entre muitos itens.
Na Natural Tech, as oportunidades de negócios foram grandes."
"Manipular até a massa soltar das. Depois de feita a massa, sovar bem até ficar firme e lisa.
Deixar de molho por 2 horas em bacia de plástico, com água até cobrir. Depois de encher a bacia com água e com as mãos em concha ir lavando e movimentando a massa dentro d'água. Pressionar levemente em todos os sentidos. A água fica esbranquiçada é o amido saindo. Em torno da massa lisa vai se formar uma substância enrugada, - é o gluten, que se prepara.
Trocar a água e continuar a lavar em nova água. Trocar quantas vezes for necessário até não soltar mais amido e a massa esponjosa estiver limpa de amido. Quando a água sair limpa, cortar a massa ao meio e lavar em água corrente - dar forma arredondada com o auxílio das mãos. Em panela de pressão colocar água, louro, alho, cebola, sal, molho de soja, assim que ferver este líquido, colocar as 2 partes da carne de gluten e cozinhar por 20 minutos. Deixar esfriar e cortar em bifes ou como quiser".
Coloque no fogo a água, as gemas, o leite em pó e deixe levantar a fervura. Bata no liquidificador com a manteiga e a gordura vegetal por 3 minutos. Coloque na geladeira por 24 hs e utlize em pratos salgados.
Amoleça a gelatina na água fria, junte a água fervente e mexa.
Acrescente os ingredientes restantes e leve ao congelador por uns 10 minutos. Bata em batedeira até que tome consistência de creme chantili.
"Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje numa forma de buraco no meio, untada e enfarinhada. Leve ao forno moderado pré-aquecido por cerca de 40 minutos. Deixe amornar e desenforme.
Dica: utilize o copo de iogurte para medir os demais ingredientes."