Recordo-me, que entre os anos de 1981 até 1986, todo empenho que tive, pessoalmente, (e empresarialmente) junto com inúmeras associações, sindicatos e federações de profissionais da área da beleza, culminando em projeto de lei na tentativa da regulamentação profissional deste segmento de trabalhadores e trabalhadoras na área da beleza.
Atualmente, muitos projetos de leis, de várias origens e partidos, buscam, em quase 22 anos depois, o mesmo intento. Ao ler algumas justificativas percebe-se que ainda há critérios e exigências que fogem da realidade cotidiana desses/dessas profissionais, que lamentavelmente, ainda vivem sob um preconceito, por não serem formados em nível universitário, pois a maioria se especializa em nível técnico.
No entanto, o maior valor dessas pessoas que trabalham no segmento da área da beleza está evidenciado na busca da atualização continuada, pois são verdadeiros/as empreendedores/as em sua própria carreira (autônomos/as) ou no próprio negócio (clínicas etc.) e, além disso, geram um alto patamar econômico no PIB brasileiro.
Em nosso país precisamos desenvolver uma cultura de valorização e reconhecimento das profissões técnicas, não apenas as que detêm formação acadêmica. Ao se analisar as condições de remuneração entre profissionais de nível técnico e os de nível acadêmico, são melhores remunerados, os de nível técnico, e ainda, são admitidos mais rapidamente, com mais oferta e procura, e oportunidades de carreira, até mesmo, quando empregados.
Com estas observações e reconhecimento ao grande valor de todas as pessoas que compõem o cenário e o mercado da beleza, entregamos para você esta edição nº 67 com o abraço da equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
A “Câmara analisa o Projeto de Lei 466/07, do deputado Domingos Dutra, que regulamenta as profissões de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure e pedicure. A proposta exige o cumprimento de pelo menos um de três requisitos: estar na atividade há mais de um ano na data de promulgação da lei; ter formação e treinamento profissional específico, ministrado em curso de nível médio; ou diploma de habilitação específica, expedido por instituição de ensino superior.
Pelo texto, o poder público deverá criar condições para qualificar esses profissionais. A proposta autoriza ainda a criação de um conselho federal e de conselhos regionais de cabeleireiros e profissionais de estética e similares e submete os profissionais às normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e da Previdência Social.”
Tramitação - O projeto tramita em conjunto com o PL 6960/06, do ex-deputado Salatiel Carvalho, que trata do mesmo assunto. Os textos serão examinados em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O SESC - Serviço Social do Comércio - Campinas, em parceria com a Faculdade de Educação Física da UNICAMP e o apoio da International Sport and Culture Association - ISCA, realizarão o IV Forum Internacional de Ginástica Geral, nas dependências do SESC Campinas, de 23 a 26 de agosto de 2007. Os principais objetivos, são “o de criar um espaço de informação, capacitação e discussão sobre a Ginástica Geral, divulgar pesquisas e trabalhos realizados na área e abrir possibilidades de disseminação dessa prática no âmbito escolar e comunitário.” O programa “será composto de conferências, mesas temáticas, cursos nacionais e internacionais, sessões de pôsteres e vídeo pôsteres, encontros paralelos, mostras pedagógicas, tenda livre, exposições, vivências e festivais.”
Dentre estes temas e conferências sob o tema "Ginástica Geral: identidades e práticas coletivas" destacam-se:
Conferência: “Identidades e Práticas Coletivas”.
Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do SESC SP)
Arena Galpão Leste
Apresentar ao público congressista e público em geral pesquisas das áreas das Ginásticas em formato painel impresso.
68 trabalhos científicos.
LAYC - Comitê de Jovens da América Latina da ISCA.
Curso 1: Rodas Ginásticas – nível iniciante
Noções básicas de habilidades específicas e procedimentos metodológicos das rodas ginásticas. Com Sigrun Leisner (IRV - Alemanha).Curso 2: Rope Skipping – saltos com cordas
Procedimentos metodológicos para ensino de manobras básicas com diferentes tipos de cordas. Com Ana Sato (Representante FISAC/IRSF – Brasil).Curso 3: Ginástica de Grande Área – experiência da Dinamarca
Elementos fundamentais para criação e desenvolvimento de coreografias de grande área. Com Jacob Kramer (DGI – Dinamarca)Curso 4: Pilates
Introdução à prática do Pilates no solo. Com Fidel Martinez (DTB – Alemanha)Curso 5: Ginástica Acrobática – nível iniciante
Procedimentos metodológicos para a aprendizagem de posturas básicas da Ginástica Acrobática. Com Andréi Parmezan e Letícia Castiglia (Akrobatus – Brasil)Curso 6: Proposta pedagógica para Ginástica Geral
Princípios da metodologia utilizada pelo Grupo Ginástico Unicamp.Curso 7: Construção de materiais alternativos
Propostas de materiais alternativos voltados para criação de coreografias de Ginástica Geral. Com Cláudia Bertolini (GPGG FEF/UNICAMP – Brasil)Curso 8: Maquiagem para espetáculos
Noções básicas de maquiagem artística para apresentações de Ginástica Geral. Com Edivaldo Zanotti (Cia. Paulista de Artes)."Ginástica Geral: experiências e reflexões" – Editora Phorte, com Elizabeth Paoliello (org.)
"Fundamentos básicos da ginástica acrobática competitiva" – Editora Autores Associados, com Jorge Perez Gallardo e Lúcio Henrique Rezende Azevedo.
"GÍMNICA - Biblioteca Virtual de Ginástica" - responsável Eliana de Toledo - parceria com o site http://www.ginasticas.com.
“Ginástica Geral: manifestações de grande área”
Miroslav Zitko (CASPV – República Tcheca)A mostra pedagógica é um formato de apresentação de trabalho e um espaço privilegiado de discussão sobre os processos pedagógicos desenvolvidos no âmbito da ginástica. A apresentação do trabalho com a participação do próprio grupo permite visibilidade do processo educativo, potencializando o debate em torno dos princípios teórico-metodológicos que o sustentam.
Seminário Saúde e Atividade Física (ISCA Health Programme) para gestores públicos e privados.
Curso 9: Rodas Ginásticas – nível iniciante
Noções básicas de habilidades específicas e procedimentos metodológicos das rodas ginásticas. Com Sigrun Leisner (IRV - Alemanha)Curso 10: Tumbling – acrobacias de solo
Procedimentos metodológicos para a prática de acrobacias de solo. Com Miroslav Zitko (CASPV – República Tcheca)Curso 11: Ginástica de Grande Área – experiência da Dinamarca
Elementos fundamentais para criação e desenvolvimento de coreografias de grande área. Com Jacob Kramer (DGI – Dinamarca)Curso 12: Pilates
Introdução à prática do Pilates no solo. Com Fidel Martinez (DTB – Alemanha)Curso 13: Ginástica Acrobática – nível intermediário
Aprofundamento em habilidades de Ginástica Acrobática. Pré-requisito: domínio de fundamentos básicos.Com Andréi Parmezan e Letícia Castiglia (Akróbatus – Brasil)Curso 14: Maquiagem para espetáculos
Noções básicas de maquiagem artística para apresentações de Ginástica Geral. Com Edivaldo Zanotti (Cia. Paulista de Artes)Curso 15: Ginástica Multifuncional
Apresentação de conceitos, valores e elementos práticos ligados à metodologia desenvolvida nas unidades do SESC SP que contempla os aspectos teóricos da ginástica, musculação e do treinamento funcional, propondo ao aluno a aquisição de capacidades físicas e habilidades motoras dando autonomia, independência e eficiência na realização das atividades normais da vida. Com Marcos Roberto Martins (GDFE / SESC-SP – Brasil)
Curso 16: Ginástica Geral – propostas para escola
Procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da Ginástica Geral na escola. Com Cláudia Bertolini (GPGG FEF/UNICAMP – Brasil)A mostra pedagógica é um formato de apresentação de trabalho e um espaço privilegiado de discussão sobre os processos pedagógicos desenvolvidos no âmbito da ginástica. A apresentação do trabalho, com a participação do próprio grupo, permite uma visibilidade do processo educativo, potencializando o debate em torno dos princípios teórico-metodológicos que o sustentam.03 trabalhos científicos.
Curso 17: Rodas Ginásticas – nível intermediário
Aprofundamento em habilidades específicas das rodas ginásticas. Pré-requisito: domínio de fundamentos básicos. Com Sigrun Leisner (IRV – Alemanha)Curso 18: Ginástica Artística e Mini-trampolim
Procedimentos metodologicos para o ensino de acrobacias básicas de solo e mini-trampolim. Com Carlos Henrique Silvestre (Brasil)Curso 19: Ginástica de Grande Área – experiência da Dinamarca
Elementos fundamentais para criação e desenvolvimento de coreografias de grande área. Com Jacob Kramer (DGI – Dinamarca)Curso 20: Pilates
Introdução à prática do Pilates no solo. Com Fidel Martinez (DTB – Alemanha)Curso 21: Tecido Acrobático
Procedimentos metodológicos para iniciação ao tecido acrobático. Com Marinice Vieira (Grupo Mosaicon – Brasil)Curso 22: Construção de materiais alternativos
Propostas de materiais alternativos voltados para criação de coreografias de Ginástica Geral. Com Cláudia Bertolini (GPGG FEF/UNICAMP – Brasil)Curso 23: Expressão Cênica
Técnicas básicas para desenvolvimento de expressão corporal em Ginástica Geral. Com Gonzalo Pérez Carrasco (Teatro Corpus – Brasil)Curso 24: Ginástica Multifuncional
Apresentação de conceitos, valores e elementos práticos ligados à metodologia desenvolvida nas unidades do SESC SP que contempla os aspectos teóricos da ginástica, musculação e do treinamento funcional, propondo ao aluno a aquisição de capacidades físicas e habilidades motoras dando autonomia, independência e eficiência na realização das atividades normais da vida. Com Marcos Roberto Martins (GDFE / SESC-SP – Brasil)
"Ginástica Geral: ginástica para todos?"
Herbert Hartmann (ISCA – Alemanha); Nádia Campeão (Secretária de Esportes do Município de São Paulo, gestão 2001-2004 – Brasil); Mediação: Maria Luiza Souza Dias (GDFE / SESC-SP – Brasil)Objetiva mostrar a diversidade de Ginástica Geral em diferentes temas, instituições, perfis de participantes e aparelhos. Participantes: Escolas, clubes, associações e ONGs.
Informações e inscrições: http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias.
Com 59 miniaturas de bonecas, com roupas desenvolvidas por estudantes da Escola de Moda Sigbol Fashion ocorreu a exposição “Zuzu é sempre Zuzu”. A partir de pesquisas realizadas em jornais e revistas, que mostram a obra e o estilo de Zuleika Angel Jones (Zuzu Angel), que é considerada a pioneira da moda brasileira, cujo estilo foi influenciado pela cultura e cores da Bahia, onde morou até 1947. O evento ocorreu no Boavista Shopping até o dia 31 de julho.
Pelo fato de que os sapatos são itens caros para compor seu estilo de moda, é importante que eles também sejam confortáveis e que tenham característica para ser usado de forma mais versátil. As cores que mais combinam com qualquer tipo de vestuário são: o “preto, marrom, bege ou cru, que são elegantes e nunca saem de moda.
Sapatos brancos são difíceis de combinar, não devem ser usados com meias escuras ou cor da pele, prefira usá-los com acessórios da mesma cor ou com roupas em que predomine a cor branca. Os sapatos coloridos, vinho ou cinza podem ser usados com preto ou quando seu tom combina com a do roupa. Os de cores vibrantes, cítricos ou vermelho são para quem quer provocar constraste e dependem da moda.”
Tingimento: “É feita uma aplicação com henna especial. Recomendada para pessoas que possuem cicatrizes, falhas ou possuem pêlos brancos. Quando bem feita, o resultado fica natural.”
Tatuagem: “Essa técnica definitiva tinge a pele no tom que você desejar, parecida com a tatuagem de pele. É preciso retocar, pois desbota com o passar do tempo.”
Implante: “Sobrancelas ralas, finas ou com falhas põem ser corrigidas com um implante. Os pêlos mais finos são retirados da nuca e colocados na sobrancelha, que recebe uma anestesia local. Com agulhas especiais, são feitas micro-perfurações onde serão implantados os pequenos fios.”
Bata os ingredientes no liquidificador durante 3 minutos e beba pela manhã.
Cozinhe o arroz em 4 xícaras de água até ficar “al dente” e escorra. Em uma vasilha, coloque o funghi seco, o molho de soja, o salsão e tempere com sal e gergelim. Acrescente o arros e o requeijão e misture delicadamente com um garfo. Sirva sobre folhas de acelga.
Calorias por porção: 78 gBata no liquidificador por 3 minutos o suco de laranja, o adoçante, o amido de milho, os ovos, e a essência de baunilha. Despeje em uma panela e cozinhe em fogo brando. Quando desgrudar do fundo, desligue. Acrescente a gelatina preparada e as casacas de laranja. Arrume em taças, leve para gelar por 30 minutos e decore com grão de pimenta-da-jamaica.
Calorias por porção: 53 cal.