Recentes notícias enfocam casos policiais e judiciais em que se ofertavam para pessoas idosas. “travesseiros que faziam milagres em curas”, as quais em busca de uma melhor qualidade de vida acabaram por ser enganadas. O abuso recente de produtos em forma de suco apresentado como algo que cura e rejuvenesce etc., mas que sequer possuía o registro básico da Anvisa etc. Outros produtos (e serviços) que prometem emagrecer, diminuir a osteoporose, tirar dores reumáticas até firmar músculos, rejuvenescer tecidos e fazer renascer os cabelos, tudo como em um passe de mágica.
Em fim, chegou até se “cometer crimes” em nome da
“promessa da beleza” como no caso de um esteticista que fez
massagem com um pires (de xícara) em uma massagem com drenagem
linfática trazendo danos imensos a cliente. Outros fatos de
queimaduras por aparelhos, produtos etc. A área médica de
cirurgia plástica lidera em número de processos por erros
médicos, quase uma calamidade pública, segundo alguns
professores. Isto sem citar os produtos cosméticos, que
são muitas vezes, fabricados ou armazenados, remanipulados e
alterados em suas fórmulas, trazendo efeitos e danos colaterais,
(casos de queda de cabelo, manchas de pele etc.).
Cabe perguntar: será que regulamentar a profissão, tornar obrigatória que seja no ensino superior, em áreas acadêmicas para esteticistas, massagistas, cabeleireiros etc. isto mudaria o panorama? Se assim fosse, não haveria o quadro preocupante de fabricantes de cosméticos (que envolvem químicos etc.), ou no caso de clinicas e academias esportivas (que envolvem professores de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas, e na área da medicina (com cirurgiões plásticos, dermatologistas etc.) Isto sem relatar os casos que envolvem a área da estética (e outras) da odontologia como é um caso em que uma paciente em torno de 65 anos, foi fazer implantes, os quais não ficaram adequados, e levaram a paciente a novas cirurgias, novos gastos dobrados, consumindo suas economias, e na maior dificuldade paras e alimentar e, dormir, e ate de falar, enquanto busca se “reparar de algo inesperado”, e, no entanto, tudo o que ela queria, era ter o “sorriso bonito que a propaganda apregoava”.
Os abusos de alguns profissionais atualmente, para não dizer “charlatanismo” é algo que precisa ser bem cuidado pelas autoridades de nosso país, pois ultrapassa o direito do consumidor, na busca da prestação de algum serviço, e torna-se algo que traz outras complicações para a nossa saúde pública.
Conscientizar as pessoas que tomem cuidado para não se tornarem “cobaias humanas” orientá-las para que façam duas ou três opiniões antes de tomar a decisão final, buscar saber se é uma propaganda enganosa, e até averiguar a formação profissional da pessoa especialista, enfim tudo isto precisa ser instruído para a população, principalmente pessoas idosas, pois se tornam alvos fáceis, inclusive. É lamentável, os fatos estão aí para comprovar a desqualificação e até que ponto chegaram as fraudes de maus profissionais, que trazem danos irreparáveis as pessoas que buscam se tornar mais belas ou ter mais qualidade de vida, ou até mesmo curar-se. É preciso que se tenham instituições governamentais e ONGs que exijam ser a legislação aplicada com punições exemplares nesses casos abusivos, fugindo do mau corporativismo, e que se defendam as pessoas consumidoras desses serviços, que lamentavelmente, algumas ficam prejudicadas.
No entanto, devemos aqui conclamar as profissionais que são dedicados e cuidadosos com sua clientela, conscientes de suas especializações de forma ética e responsável, que também façam a sua parte ajudando a orientar as pessoas para os cuidados que devem ter as garantias que devem buscar. Oferecer mais dados teóricos e práticos sobre o procedimento, fazer uma boa anamnese, verificar se há possibilidades de complicações colaterais guarde as orientações, cópias de prontuários, autorizações escritas para os procedimentos, explicar o custo-benefício para que a pessoa faça uma escolha consciente, até mesmo do ponto de vista legal, não só técnica ou científica. Mas principalmente que se debatam em eventos classistas que a ganância desenfreada, sem ganhar a confiança e a credibilidade em sua profissão é algo nocivo para si mesmo como profissional da área.
Parabenizamos as pessoas que são muito dedicadas e zelosas pelo que fazem, e, que tratam sua clientela com muito carinho e respeito, como seres humanos que são, e, estas pessoas quando felizes com os bons resultados, retornarão sempre, farão propaganda para suas relações de amizade e atrairão muito sucesso para a sua carreira profissional na área da beleza e da saúde.
Entregamos para você esta edição n°. 69 com o fraternal abraço da equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Segundo o “gerente de marketing da Probiótica, Marcelo Bella, o objetivo do evento é fomentar os benefícios da suplementação alimentar aos profissionais da área de saúde, demonstrando através de casos reais e com comprovação científica a diferença entre verdades e mitos ligados ao assunto.
Para falar sobre a importância da nutrição esportiva, cases de sucesso, suplementos alimentares, e ainda, como adquirir um alto rendimento nos treinamentos foram convidados os especialistas no assunto: Prof. e Dr. Rodolfo Antero de Noronha Peres, nutricionista esportivo; Dr. Turíbio Leite de Barros, fisiologista do São Paulo Futebol Clube e considerado pela FIFA como um dos 30 maiores especialistas do mundo; Dra. Silvia Elena Mantovani, especialista em fisiologia e nutricionista da Probiótica; Prof. Fernando Marques, um os mais requisitados personal trainers de São Paulo, atua há 20 anos no campo do fisiculturismo e musculação; Prof. e Dr. Wandemberg M. Barbosa, cirurgião plástico e oncologista; e o Dr. Henry Okigamy, especialista em farmácia hospitalar e consultor da Science PharmaService.
A Probiotica Laboratórios é líder no mercado de suplementos alimentares na América Latina e está há 20 anos consolidando sua marca junto a atletas e esportistas em geral, como lutadores, praticantes de musculação e de fitness, corredores e nadadores.”
Estão abertas as inscrições para o 1º Workshop de Nutrição Probiótica 2007, a realizar-se no dia 13 de novembro, no Centro de Convenções Pompéia, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas, pelo e-mail: nutricao@probiotica.com.br. Saiba mais em http://www.communicabrasil.com.br.
Informações para a Imprensa - Probiótica Communica Brasil - Andréa Funk (andrea@communicabrasil.com.br) e Lívia Ascava (livia@communicabrasil.com.br).Conhecido “como pólo ditador de moda, o Rio de Janeiro se rendeu aos lançamentos de bijuterias, folheados, jóias em prata e acessórios para o Verão 2008 durante a 17ª. Bijóias Rio, evento promovido pela MASI & ASSOCIADOS, que aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Convenções do Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana, transformando o espaço num verdadeiro show room da temporada e que comprovou que o setor em ebulição aquece mercado de bijuterias e acessórios durante o evento, gerando negócios da ordem de R$3,5 milhões.
Um seleto grupo de designers e fabricantes apresentou, em primeira mão, as coleções para os dias mais quentes do ano, multiplicando as oportunidades de negócios para os 1,5 mil lojistas e atacadistas que compareceram ao evento.”(...).
E para “acompanhar o dinamismo do mercado, ávido por novidades, já está programada a data da próxima edição do maior evento profissional do setor na América Latina. Trata-se da 40ª. BIJÓIAS SP, que será realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, entre os dias 19 e 21 novembro.”
O II Simpósio em Arteterapia da Universidade São Marcos acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro, no Auditório da Unidade Santa Paulina, em São Paulo.
O “objetivo do Simpósio é debater sobre os processos de simbolização dentro do viés psicanalítico frente à produção plástica dos sujeitos em acompanhamento arteterapêutico. Os símbolos e os processos de simbolização são fundamentais à atuação do arteterapeuta sendo esta uma das principais formas de abordagem dos trabalhos plásticos realizados no setting arteterapêutico. O símbolo oferece, igualmente, uma rica possibilidade de compreensão do mundo interno dos sujeitos por possibilitarem, em função de suas características polissêmicas, múltiplas aproximações. No período da tarde serão apresentados trabalhos em Arteterapia, organizados em mesas e coordenados por professores do Curso, a fim de possibilitar uma interface de discussão entre as diferentes formas de abordagem psicológica implicadas na Arteterapia - seja ela proveniente da Gestalt Terapia, da Psicanálise, da Psicologia Analítica, entre outros - a fim de contribuir à atualização dos profissionais e discussão dentro das diferentes possibilidades de atuação do Arteterapeuta.”
Uma linha especial de crédito no valor de R$ 16.4 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) vai beneficiar 24 cooperativas que vivem da reciclagem de materiais. A destinação do recurso foi autorizada hoje pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na sede do BNDES no Rio de Janeiro e vai atender 1.500 cooperados em 10 estados. "O governo tem o compromisso, até o final do mandato, de construir o processo de reconhecimento da categoria, pela lição de cidadania e permanente luta pela conquista de direitos.
Aconteceu na “Fundação Casa de Rui Barbosa, nos dias 4 e 5 de outubro, o 2° Seminário "Políticas Públicas: diálogos e tendências". Trata-se de um encontro de especialistas e estudiosos da área de políticas culturais cujo objetivo é divulgar trabalhos e promover debates no campo das questões políticas, da diversidade, dos direitos e da economia da cultura. A entrada é franca.”
Com nova denominação, a Cosmetic Cosmética 2007 – 17º Feira Internacional da Beleza, promovida pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, empresa associada à UBRAFE, ocorreu de 28 de setembro a 1 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Representando um setor que faturou R$ 17,3 bilhões no ano passado, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a Cosmetic Cosmética celebra o Brasil como 3º maior mercado mundial de cosméticos. Além disso, a indústria de beleza é um dos setores da economia que mais emprega mão-de-obra feminina no Brasil. São cerca de 3 milhões de vagas de trabalho para profissionais de beleza de país.
A “Prefeitura Municipal organizou a VI Semana Municipal de Yoga, entre os dias 16 e 22 de setembro. Carlos Neder compareceu à abertura da Semana, na condição de autor da Lei. A Semana garante atividades gratuitas de yoga à população. O encerramento da Semana foi no dia 22 de setembro, no Salão Verde da Universidade Livre do Meio-Ambiente, no Parque Ibirapuera, com aula aberta e palestra da Monja Coen.”
“Isabelle Dinoire, a primeira mulher no mundo a receber um transplante parcial de rosto, já "quase" pode dar um beijo, segundo Noelle Châtelet, autora de um livro sobre o caso. A publicação, intitulada "Le baiser d´Isabelle" ("O beijo de Isabelle", em tradução livre), chegará às livrarias em breve.”
Por exemplo: se uma pessoa pesa 65 kg e tem 1,60 m de altura possui um IMC de 25,39 e apesar de estar acima do peso, não pode ser considerada obesa.
Categoria | IMC |
Desnutrição | abaixo de 14,5 |
Abaixo do peso | até 20 |
Peso normal | 20 até 24,9 |
Sobrepeso | 25 até 29,9 |
Obeso | 30 até 39,9 |
Obeso mórbido | 40 ou mais |
Bata todos os ingredientes no liquidificador (se você come muito, tome este suco antes das refeições. Ele diminuirá o apetite).
bata no liquidificador e tome duas vezes ao dia.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e não coe. Tome a vitamina logo cedo, para aumentar o pique e manter o estresse bem longe.
Calorias por porção: 60Doure o pinhãozinho e a amêndoa na manteiga. Reserve, lave o peixe e regue com o suco de limão. Refogue a cebola em rodelas no azeite até dourar. Frite no óleo o peixe, temperando com sal, cominho e pimenta. Arrume numa travessa refratária os filés de peixe, cubra com cebola, pinhãozinho e amêndoas. Leve ao forno por alguns minutos apenas para aquecer. Sirva com arroz.
Bata as claras em neve firme. Com a batedeira em funcionamento, vá acrescentando, uma a uma, as colheres de açúcar. Por último adicione as raspas de casca de limão ou essência de baunilha. Forre uma assadeira com papel pardo. Pingue os suspirinhos com o auxílio de duas colheres de café. Se tiver mais prática, use o bico pitanga de confeitar. Leve ao forno regulado na temperatura mínima (110ºC). Se seu forno não tiver termostato e for muito forte, deixe a porta entreaberta, colocando duas caixas de fósforos vazias, nas laterais. Os suspiros devem ser assados em forno bem lento, para que sequem e dourem. Uso: festinhas infantis
Rendimento: 100 unidades