Recordo-me da minha infância, que por mais simples que fosse tinha uma grande riqueza, que nos fazia viver bem e felizes. Éramos estimulados pelos nossos pais a plantarmos flores e árvores frutíferas, em um pequeno pedaço de terra que circundava a nossa modesta casa. As mudinhas eram transportadas para os vasos (alguns improvisados nos potes e latas descartados das embalagens) e cuidadas com muito zelo para na hora certa serem transplantadas na terra, cumprindo com a missão de cada uma delas, em seu mundo vegetal.
Interessante era presentear as pessoas com as mudinhas em vasos e a reação da felicidade delas, e também levar uma cesta das frutas colhidas fazia a festa da criançada, ou serviam para fazer compotas.
Fazia parte de nosso universo pessoal, o respeito a natureza e a busca de ampliá-la em toda a parte, porque isto nos fazia felizes e tornávamos as pessoas mais felizes.
Afinal, quem não fica extasiado diante das belezas das praças e parques e até das estradas que nos levam a cidades turísticas das Serras Gaúchas, por exemplo? E, a cultura européia ensina a plantar flores em vasos e arranjá-los em todos os cantinhos para que possam embelezar e dar vida e cor a todo o ambiente humano.
Muitas vezes, aqui na megalópole São Paulo pode-se observar algumas pessoas que param embaixo de árvores e ficam a colher as frutinhas de algumas árvores que compõem o cenário de praças e parques. Colhem amoras, pitangas, coquinhos dentre outros. Isto sem relembrar a alegria barulhenta dos periquitos, das maritacas em meio as frutas.
Em meio a tanta poluição dos carros, barulhos diversos, medo de violência, correrias intensas, sem se alimentarem direito ou beberem água tão necessária ao organismo, as pessoas seguem para um estresse continuado...
Como seria tão bom que todas as pessoas pudessem plantar flores em vasos nas suas janelas, ou pequenos jardins em suas calçadas. Como seria ótimo que se multiplicasse em toda a parte, as árvores frutíferas, que pudessem distrair aos passantes ao colherem pequenos frutos ou ao observarem a algazarra da passarinhada.
São iniciativas tão fáceis de fazer, que sequer envolvem custos altos, pois as sementes são fartas diariamente, e que sem plantio, lamentavelmente irão apodrecer nos lixões.
Como seria maravilhoso que toda a criança tivesse em sua referência de vida a alegria de plantar, de colher e de presentear a alegria das flores e dos frutos para as outras pessoas.
Como seriam felizes todas as pessoas adultas que pudessem ensinar, com o seu exemplo pessoal, às crianças e jovens de nosso país como é possível promover a alegria, a paz, a riqueza ambiental e da sociedade por meio das flores e dos frutos plantadas por elas mesmas.
Em meio a tantas campanhas do meio ambiente, que tal começar pela própria casa, família, calçada, rua e seu bairro?
Tente e comprove quanto aumentará a sua felicidade pessoal também!
Com esta mensagem envio para você meu abraço e entrego a edição nº 70, junto com a equipe do EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O “governador de São Paulo, José Serra, anunciou a realização em dezembro deste ano de uma feira de artesanato totalmente nacional. A feira, cujo nome será “Nossas Mãos – Feira do Artesanato Brasileiro”, terá o apoio do Sebrae e contará com a presença de artesãos das 27 unidades da Federação.”
A Feira Brasileira de Artesanato irá funcionar de 13 a 23 de dezembro, durante o período de vendas para o Natal. “Esta é a forma de apoiar o artesão brasileiro e, principalmente, dar condição para a ‘mão brasileira’ concorrer com a ‘mão estrangeira’ no Natal. Ou seja, tem uma invasão de produto importado, por isso, vamos ajudar o artesão brasileiro a vender. É importante lembrar que teremos o apoio do Sebrae Nacional”, disse o secretário Afif Domingos.”
Segundo o governador Serra, “o setor do artesanato no Brasil gera uma renda de cerca de R$ 28 bilhões e emprega mais de 8 milhões de pessoas. “Ao organizar essa feira nós queremos dar um impulso no setor. Será um evento muito importante aqui em São Paulo e eu acho que essa feira irá pegar e a cada ano teremos um evento maior”. O Nossas Mãos acontecerá no Centro de Convenções do Anhembi e funcionará paralelo à megafeira das Casas Bahia, que acontece todo o ano no Parque de Exposições do Anhembi. Segundo Afif, o objetivo é atrair o grande público da megafeira para o Centro de Convenções. A feira será autofinanciável. O governo do Estado irá investir na publicidade e o Sebrae instalará os estandes com os produtores. “Não temos intenção de cobrar ingresso”, disse o secretário.
De acordo com Ricardo Guedes, do Sebrae Nacional, a feira terá como objetivo a criação de oportunidades de vendas, de colocação imediata do produto ao consumidor. “O Sebrae Nacional irá mobilizar esses grupos de artesãos no País inteiro, por meio do Programa Sebrae de Artesanato, e trazê-los a São Paulo para aproveitar essa grande oportunidade de comercialização. A idéia é trazer pelo menos um grupo de cada Estado.”
Com data confirmada para os dias 21 a 24 de janeiro acontecerá, em São Paulo, “a 34ª edição do Encontro da Moda Feminina (EMF) – evento de moda confeccionista que reúne marcas de todo o país para geração de negócios nacionais e internacionais. Com o principal objetivo de aproximar expositores de lojistas-compradores, o “evento recebe também países como a Itália, Alemanha, Emirados Árabes, Estados Unidos, México, Uruguai e Chile, entre outros.”
O “Encontro da Moda Feminina impulsiona vendas e novos contatos comerciais, parcerias e oportunidades. Além da geração de negócios diretos, a abertura de novos mercados de atuação é determinante para o conceito do evento”, diz Sarah Vaintraub, que há 17 anos dirige o evento.
Em janeiro, o “EMF recebe a 2ª edição do TOP STYLE, o qual também será realizado pela SV Eventos, o projeto tem o objetivo de lançar novos talentos ao mercado, onde expõe seus looks em espaço diferenciado. Até o momento seis novos talentos já são apontados para lançarem seus produtos.”
Para 2008 também estão sendo planejadas a realização de várias edições do EMF para outros Estados do Brasil, isto sem deixar as duas edições anuais em São Paulo (janeiro e julho).”
Apesar de “apresentar um crescimento médio de 25% ao ano nas exportações, que no primeiro semestre já atingiram US$ 644 milhões, o setor nacional de joalheria ainda enfrenta alguns obstáculos para expandir sua presença no mercado internacional. O tema foi discutido durante o Encontro Nacional do Setor Joalheiro, na sede da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio). O evento foi promovido pela Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (AjoRio), com apoio da Agência de Promoção de Exportações do Governo Federal (Apex Brasil).”
O “Ministério da Saúde em parceria com a BIREME / Organização Panamericana de Saúde / Organização Mundial de Saúde lançaram no dia 24 de outubro dois novos portais para consultas na internet. O deles primeiro abrigará o Programa Telessaúde Brasil e a Biblioteca Virtual em Atenção Primária, acessado em http://www.telessaudebrasil.org.br. O outro abrigará o Portal de Evidências da Biblioteca Virtual em Saúde (http://evidencias.bvsalud.org). O lançamento aconteceu durante a realização do Colóquio Mundial da Colaboração Cochrane - XV Cochrane Colloquium, em São Paulo, considerado o mais importante fórum mundial em evidências científicas em saúde, onde pesquisadores de mais de 70 países discutiram o tema "Saúde baseada em evidências para todos". Os profissionais brasileiros ganham, assim, mas dois portais-referência para pesquisas em saúde no país.”
O avanço de estudos na Medicina Tradicional Chinesa proporcionou um moderno e econômico tratamento: a acupuntura. Segundo a acupunturista Thais Pamplona, a acupuntura é um tratamento progressivo e não causa dor ao paciente apnéico. “Atuando eficazmente no controle de fatores de risco como obesidade, rinite e males do estômago, por exemplo, desinflama a faringe e controla sua musculatura”, explica a acupunturista.
“Inicialmente, o paciente realiza sessões semanais, passando a uma periodicidade quinzenal e depois mensal, pois a acupuntura é um tratamento progressivo. Os resultados têm sido promissores no caso de apnéia de grau moderado e leve. Na maioria dos casos, há ausência total de ronco e retorno do sono profundo”, relata Thais.
A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Dentro da concepção chinesa, as doenças são uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.
É importante frisar a importância do acompanhamento médico nesses casos. “Um exame de polissonografia é útil antes do inicio das sessões de acupuntura. Quanto mais apnéia, mais grave é o caso. Após uma série de 20 à 30 tratamentos pela acupuntura, é bom fazer outra polissonografia para acompanhar a melhora e orientar quantos tratamentos são necessários até a cura total”, ressalta Thais Pamplona (especialista em acupuntura formada pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos e enfermeira graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Clínica Bem Estar / e -mail: hep@uol.com.br)
A edição deste ano da HAIR, BEAUTY E SPA SHOW, que ocorreu desde 9 a 12 de novembro, no “Rio Centro, terá duas atrações assinadas pelo Sebrae/RJ: uma rodada de negócios inédita e um seminário tecnológico. Ambos os eventos são gratuitos, mas as inscrições são limitadas.
A 1ª Rodada de Negócios e Relacionamento do Setor de Cosmético do Estado do Rio de Janeiro será realizada em um estande da entidade. O Sebrae/RJ reservou um espaço especial às empresas de cosméticos que participam de seu projeto de fomento ao setor.
De 9 a 12 de novembro, donos de micro e pequenas empresas tiveram a oportunidade de negociarem entre si e também com grandes agentes do mercado. Uma chance ímpar de fornecer produtos e serviços a novos compradores. A realização da Rodada é do programa Compra Rio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), da Fagga Eventos e do Sebrae/RJ.
Já no dia 12, foi a vez do Seminário Tecnológico para a Indústria de Cosmético. A idéia do encontro é apresentar aos empresários as novidades do mercado. O Sebrae/RJ assina a realização do seminário em parceria com a Rede de Tecnologia a Abihpec.”
No “dia 8 de novembro representantes empresários do setor joalheiro se reuniram no Café Cultural Sacrilégio para um happy hour bem carioca durante o qual foi homenageada a Anglogold Ashanti, cuja contribuição ao setor joalheiro nacional tem sido inegável. O Diretor de Marketing Internacional da Anglogold Ashanti, Thero Setiloaneque, vindo da África do Sul, representou a empresa.
A música ficou por conta do conjunto Gafieira Carioca, que tocou bossa-nova, samba, chorinho e clássicos da MPB para cantar e dançar muito.
O Encontro Nacional do Setor Joalheiro é uma iniciativa da Ajorio e do Senac Rio, patrocinado pelo Sebrae, IBGM, Anglogold Ashanti do Brasil e APEX-Brasil e apoio da Fecomércio-RJ e APL “Jóia Carioca– Rio de Janeiro “.
No dia 26 de novembro, no Auditório A do Pavilhão de Carapina, na Grande Vitória, ocorrerá o 2º Festival da Gastronomia Brasileira Contemporânea.
Realizar-se-á paralelamente a Sabor ES 2007 – Feira da Gastronomia, Hotelaria e Turismo, promovida pela Milanez & Milaneze, empresa associada à UBRAFE, o evento mostrará alguns segredos de especialidades brasileiras regionais para os profissionais capixabas. Coordenado pelo Chef Juarez Campos, o 2º Festival da Gastronomia Brasileira Contemporânea trará o 8º Encontro Capixaba de Bares, Restaurantes e Similares; 5º Fórum Capixaba de Turismo; 4º Encontro de Hotéis, Pousadas e Meios de Hospedagem.
A “Couromoda, maior feira de calçados e acessórios de couro da América Latina, programou duas ações especiais para marcar seus 35 anos de atividades, data que comemora de 14 a 17 de janeiro próximo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A primeira delas é uma grande campanha que visa motivar os expositores da feira, lojistas, representantes comerciais e demais empresas do setor de calçados, couros, acessórios, componentes e matérias-primas para o plantio de 10.000 árvores.
A outra é a criação do Prêmio Couromoda de Boas Práticas Socioambientais no Setor Coureiro-Calçadista, que vai destacar as iniciativas que indústrias de calçados, empresas de varejo e demais organizações ligadas a este segmento vêm desenvolvendo nas áreas social e ambiental.
A Couromoda é a maior feira latino-americana para lançamento de moda e geração de negócios na área de calçados. Figura também entre os quatro mais importantes eventos do mundo neste setor. A cada edição, reúne 1.100 empresas expositoras, ocupa 75 mil m2 de área no Pavilhão Anhembi e atrai mais de 70 mil visitas de lojistas, distribuidores, importadores e empresários, gerando negócios superiores a R$ 5,2 bilhões.”
Mais informações: www.couromoda.com.
A “Sanofi-aventis lançou o livro “Comida que Cuida 2 – O prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes”, dia 9 de novembro, no Museu de Arte Moderna, em São Paulo.
Seguindo a mesma linha adotada no primeiro livro da série, a obra procura estabelecer uma relação mais prazerosa com a alimentação, mesmo diante das limitações que o diabetes impõe na vida das pessoas.
Comida que Cuida 2 – O prazer na mesa e na vida e de quem tem diabetes se vale de uma linguagem acessível e bem humorada para abordar as dificuldades do dia-a-dia de quem tem diabetes, estabelecendo um diálogo franco e aberto tanto com adolescentes, jovens e adultos que convivem há anos com o diabetes, como com aqueles que acabaram de receber o diagnóstico e acreditam que suas vidas perderam a graça e o sabor.
“Uma das dificuldades é quando o paciente descobre que tem diabetes. Receber a notícia deprime, porque o preconceito contra a doença é grande, e a pessoa acha que a vida acabou, que nunca mais vai poder fazer nada, nem comer nada. E isso é uma inverdade; hoje a medicina defende que o diabético pode comer de tudo, desde que com equilíbrio. O segredo está na distribuição de alimentos, na dieta com moderação, na monitoração da glicemia.” (Dra. Denise Reis Franco, endocrinologista de São Paulo).
O livro trata também, sempre de forma acolhedora, as preocupações de pais que têm filhos com diabetes e a de adultos que querem levar uma vida saudável, continuando a desfrutar plenamente o convívio familiar e social. A obra dá ainda dicas de como se alimentar fora de casa, ou em ocasiões especiais, sem transgredir as regras básicas de alimentação que as pessoas com diabetes precisam seguir.
“Pequenas mudanças no prato e nos hábitos, grandes efeitos na qualidade de vida, na imagem, no pique”.
Comida que cuida 2 – O prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes reúne cerca de 70 receitas, inclusive sobremesas, selecionadas por Paula Cristina Augusto da Costa, nutricionista do Centro de Diabetes da Universidade Federal de São Paulo, e consultora técnica da publicação. Entre os destaques está um cardápio de festa especialmente elaborado pela chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota de São Paulo, e uma lista de mais de 300 alimentos e pratos preparados com a indicação dos respectivos carboidratos por porção, fundamental para quem precisa controlar diariamente seus níveis de glicemia.
“Aqui começa a primeira e fundamental lição para portadores de diabetes de todas as idades: VOCÊ VAI REDESCOBRIR O REAL PRAZER DE COMER. Sentir o gosto de cada alimento, perceber melhor os temperos, a delicadeza dos perfumes, como as frutas podem ser doces.”
“Você descobriu que tem diabetes. Então vai aprender a se alimentar de forma saudável, fazer exercícios, cuidar de verdade da sua saúde e evitar colesterol alto, problemas cardíacos, obesidade... A descoberta do diabetes acaba sendo positiva.” Frase que o dr. Levimar Rocha Araújo, endocrinologista de Belo Horizonte que tem diabetes, gosta de dizer para seus pacientes.
Comida que cuida 2 – O prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes é mais uma iniciativa institucional da sanofi-aventis, com foco na saúde. O livro esta disponibilizado gratuitamente para hospitais e instituições que ofereçam serviços de apoio ao paciente com diabetes. O objetivo é que as próprias instituições assegurem a distribuição mais adequada dos exemplares ao público-alvo.
A empresa não fará distribuição de livros diretamente aos pacientes, mas, para permitir o acesso de seu conteúdo a um número maior de pessoas, Comida que Cuida 2 – O prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes está publicado na íntegra em seu site corporativo, www.sanofi-aventis.com.br, a partir de 12 de novembro. No mesmo dia, as instituições poderão encaminhar seus pedidos em formulário próprio, que será disponibilizado no site da empresa, logo após o lançamento oficial.
Para facilitar os acessos, o conteúdo do livro também poderá ser baixado de mais dois outros sites da empresa: o www.atmosferafeminina.com.br e www.diabetesnoscuidamos.com.br. Porém os pedidos de livros poderão ser feitos apenas no site corporativo.”
Limpe bem as bananas cozidas com a casca, cortando a ponta e o cabinho. Moa a carne e as bananas com a casca. Junte os temperos já moídos. Caso a massa fique muito mole, esprema em um pano para tirar o excesso de água. Coloque a massa para secar em fogo brando, em estufa ou ao sol. Após, processar com fôrma própria de fazer hambúrguer, embale em plásticos próprios e coloque no congelador.
Rendimento: 20 hambúrgueres de 50 gramas
Coloque o açúcar numa panela, leve ao fogo para caramelar. Acrescente a água e deixe ferver até formar uma calda grossa.
Coloque a banana e deixe ferver mais 10 minutos. Reserve.
Bata o creme de leite junto com o açúcar confeiteiro por 3 minutos. Junte o leite condensado e a glicose de milho, batendo 5 minutos. Leve ao frezzer por 3 horas. Depois bata o sorvete na batedeira até formar um creme. Adicione a banana caramelada, misturando bem com o auxílio de uma colher. Coloque a mistura em uma vasilha plástica e leve ao freezer, deixando-a lá até formar uma consistência cremosa. Servir.