Neste 2008, o Carnaval chega mais cedo e fevereiro inicia com a festa mais popular do povo brasileiro, que desfilará fantasiado, concorrerá premiações em concursos, ou se divertirá em muitos locais de ponta-a-ponta do nosso país.
Nesta festividade carnavalesca vale ressaltar todo o trabalho intenso, desde estilistas, costureiras, bordadeiras, maquiladoras, cabeleireiras e outras áreas do embelezamento, que reunirá homens e mulheres, criando e alegrando a fantasia de quem quer se divertir.
Nosso reconhecimento aos profissionais (homens e mulheres) que atuam na mágica arte de embelezar e embalar os sonhos de quem se diverte no Carnaval brasileiro.
Entregamos para você a edição nº 72, com votos de um Feliz 2008 e ótimo Carnaval, e um abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.
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“Homens e mulheres têm procurado cada vez mais a blefaroplastia, cirurgia que corrige os excessos de pele da pálpebra superior e da pálpebra inferior, retirando também as bolsas de gordura, que podem aparecer precocemente, por pré-disposição genética ou pelo passar dos anos, com a perda natural de elasticidade da pele. “A blefaroplastia ainda é uma cirurgia mais procurada pelas mulheres, mas, ultimamente, registra-se um crescimento por este tipo de procedimento por parte da ala masculina. Além das ‘gordurinhas’ que reforçam o aspecto envelhecido e cansado da face, popularmente conhecidas como ‘bolsas de gordura’, o tecido das pálpebras, inferiores e superiores, também fica flácido e cai”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro Integrado de Medicina.
O maior objetivo da blefaroplastia é eliminar o excesso de pele e gordura ao redor dos olhos, fruto, em alguns casos, de doenças oculares. O excesso de gordura nos olhos já começa a aparecer a partir dos 30 anos. O grau de intensidade do excesso de gordura ou de pele vai depender, sobretudo, da qualidade do tecido de cada pessoa e de fatores genéticos e características familiares. Há casos mais graves em que a pele da pálpebra superior chega a cair por cima dos cílios, ficando quase à frente da pupila, prejudicando a visão, situação em que o paciente é submetido a uma cirurgia funcional e não de caráter meramente estético.
A blefaroplastia, segundo Penteado, é uma cirurgia simples, mas delicada. Dura, em média, 90 minutos. Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local. Raramente é feita sob anestesia geral. “Para realizá-la adequadamente, o cirurgião mede a quantidade de pele ou gordura a ser retirada e depois realiza a incisão. Deve-se tomar muito cuidado, pois a retirada excessiva de pele ou gordura pode dar um aspecto sem mobilidade ao olho, transformando o olhar do paciente e prejudicando a ação de piscar, gerando o ressecamento ocular”, alerta o médico.
A cirurgia, lembra Penteado, não tem o objetivo de eliminar rugas e ‘pés-de-galinha’. A cirurgia das pálpebras pode até amenizar as rugas na região dos olhos, mas não é este o seu propósito maior.
Ao término da intervenção cirúrgica, a recuperação também é simples. Não há oclusão dos olhos e, geralmente, não existem dores no pós-operatório. “A recomendação é que o paciente afaste-se por apenas uma semana de suas atividades profissionais e sociais. Compressas com água gelada também ajudam a diminuir o inchaço e a roxidão do local, que podem permanecer de 7 a 30 dias após a cirurgia”, alerta o cirurgião. As cicatrizes da blefaroplastia tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização, as cicatrizes são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.
O inchaço das pálpebras varia de paciente para paciente. Existem aqueles que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros irão atingir este resultado após o 8º dia ou mais. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior "inchaço" das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias, que diminuem a intensidade do edema.
“O resultado pleno da cirurgia é obtido entre três e seis meses após a cirurgia, quando há a acomodação dos tecidos e a cicatrização completa. A exposição solar poderá ser liberada após 1 ou 2 meses, observando alguns cuidados, como o uso de óculos escuros e de protetores solares”, afirma Ruben Penteado.”
SERVIÇO:
Centro Integrado de Medicina - http://www.medintegrada.com.br.
INFORMAÇÕES E ENTREVISTAS: Excelência em Comunicação – Márcia Wirth. E-mail: wirthmarcia@uol.com.br.
“O Encontro da Moda Feminina (EMF), conhecido evento de fashion business, realizado por Sarah Vaintraub, da SV Eventos, receberá a 2ª edição do Top Style, projeto que conta com a curadoria do stylist Rodrigo Cezário para o lançamento de novos talentos no mercado. Ao todo seis estilistas mineiros foram escolhidos para expor seus criativos looks: Cídio Randolfo, Fernando Silva, Hudson Freitas, Lívia Limp, Maria Ardicila Starling Sobreira e Bárbara Dias Lage.
O 34º Encontro da Moda Feminina acontecerá de 21 a 24 de janeiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A expectativa é de que se receberá cerca de 9 mil visitantes e que gerará aproximadamente R$ 9 milhões em vendas durante os quatro dias de evento. O objetivo do EMF é antecipar as novidades para o Outono Inverno 2008 e aproximar expositores de lojistas-compradores, criando ambiente ideal para o fechamento de bons negócios.”
“A Couromoda - Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro - realiza entre os dias 14 e 17 de janeiro a 35ª edição em São Paulo. O evento marca a abertura da temporada de negócios do setor de calçados, acessórios e confecções e é a primeira feira do ano do calendário internacional.
Para o presidente da Couromoda, Francisco Santos, ser o primeiro evento do ano é importante para o planejamento das fábricas para os próximos meses. A compra após o ciclo do Natal é importante por causa da estação (outono-inverno). No primeiro semestre as vendas são mais difíceis.
Entre fabricantes e marcas, o maior evento do segmento na América Latina e o quarto maior do mundo, contará com mais de 1.100 empresas, reunindo 3 mil marcas e atraindo compradores de mais de 60 países. A expectativa é receber a visita de mais de 70 mil lojistas.
Em 2008, o foco da feira continua sendo o mercado interno. Vamos manter a produção para o Brasil. As empresas estão apostando cada vez mais em designer e trabalhando com produtos de maior valor agregado, como forma de conquistar novos nichos do mercado.”
“A passarela chegou pela primeira vez ao Fashion Business, evento que abre a temporada de negócios da moda no Brasil, de 8 a 11 de janeiro, na Marina da Glória. Para apresentar a coleção outono-inverno 2008, a maior bolsa de negócios da moda das Américas inaugura, nesta 11ª edição, sua passarela, antes uma exclusividade do Fashion Rio.”
“No dia 10 de janeiro, o Senai-Moda fez o Pré - lançamento do Caderno Perfil - Inspirações Verão 2008/2009, que circulará em março. Desenvolvido por pesquisadores de moda e designers do Senai de 12 estados do Brasil, coordenados pelo Senai Moda Rio de Janeiro, o Caderno Perfil é mais novo conceito de informação de tendências e olhar sobre os fatos que acontecem ao redor do mundo e influenciam a moda. O objetivo é facilitar o desenvolvimento dos produtos competitivos com o DNA de moda Brasil. Também no dia 10 de janeiro, às 14 horas, técnicos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)Design de Moda – Formas de Proteção.
falarão sobreNo dia 11 de janeiro, foi a vez dos representantes do WGSN, um dos mais conceituados observatórios globais de moda e comportamento, apresentarem a Direção de Tendências Primavera/Verão 2009. Logo em seguida, os técnicos do INPI explicarão aos donos de grifes “Como proteger sua marca no exterior”.
O Fashion Business é uma promoção do Sistema Firjan, idealizado e realizado pela Dupla Assessoria e Escala Eventos, e patrocinado pelo Senai-Moda, Senai-RJ, Sebrae-RJ, Oi Paggo, BNDES e INPI. Conta ainda com apoio da ABIT e da APEXBrasil.”
Uma coletiva de imprensa para cerca de cem jornalistas deu início na segunda-feira (07/01) ao Fashion Rio Outono/Inverno 2008, e ao Fashion Business - a versão negócios da semana de moda carioca. O desafio era equilibrar o interesse na coletiva entre moda e finanças, mas a balança acabou pendendo para o lado financeiro, seja pela composição da mesa, que incluía executivos e representantes de patrocinadores, seja pelos R$ 350 milhões que serão movimentados no evento.
Criadora do Fashion Rio, coube à jornalista Eloyza Simões, da Dupla Assessoria, dar a palavra de quem é do meio: “Números em moda devem ser analisados qualitativamente. Você pode crescer 100% e crescer errado, e pode crescer 2% de forma exata”. O formato da coletiva, com duas rodadas de perguntas pré-estabelecidas lidas pela atriz Fernanda Torres, também cansou os jornalistas. Por fim, a imprensa pôde fazer três perguntas.” (...)
A boneca “parece normal”, no entanto mediante uma observação mais atenta são notados os “traços típicos de bebês com Síndrome de Down”. Esta boneca é a primeira a ser lançada no mundo e se chama “Baby Down” é um lançamento do mercado espanhol, para as “celebrações do Dia de Reis”. A “boneca possui as versões “menino e menina”. Quanto aos sintomas mais visíveis da condição da Sindrome de Down, observa-se na boneca: “os olhos, orelhas, nariz e a boca. A língua fica para fora e os pés e as mãos são menores do que o normal. No pulso uma pulseira de recém-nascido com o logotipo da Associação Espanhola de Síndrome de Down.”
Do ponto de vista educacional é promover o “convívio da crianças com bebês que sejam diferentes e que poderá ser uma importante ferramenta na área da educação infantil. Segundo a “Carmen Villar, diretora da empresa espanhola Super-Juguete, que fabrica e distribui o brinquedo”, informou que a “produção de 3 mil unidades já estavam esgotadas, e cada boneca custa R$ 65,00 dos quais R$ 8,00 vão para a Associação Espanhola de Síndrome de Down, que apoia a campanha.”
“A Associação Espanhola de Síndrome de Down (A.E.S.D.) defendeu o projeto, lembrando que os brinquedos representam heróis que nem sempre se correspondem com a realidade. Nem todas as crianças são como a Barbie ou tem a força ou a velocidade de super-heróis em miniatura. Na sociedade temos diferenças que nem sempre se projetam no mundo infantil por medo ou vergonha", por isso essa boneca ajuda a promover o respeito, disse Isidoro Candel, pedagogo da A.E.S.D.”
A Boneca “Baby Down” traz consigo um “folheto de instruções que explica aos menores as características da Síndrome e indica como brincar com outras crianças que possuem estes síntomas.” Inclusive também ensina, por exemplo, a “importância de distinguir cheiros, sabores, tatos e sons, contando que o maior desenvolvimento dos sentidos é um dos traços típicos dos bebês afetados pela Trissomia 21 (Síndrome de Down). Segundo informações, a “boneca não faz nada de especial. Sua diferença é o aspecto. Nota-se, principalmente, os dedinhos separados e a língua para fora.” Conforme, “Pedro Cubells, inventor do brinquedo.”Foi pensada para que as crianças passem a ver com naturalidade este tipo de problema”.
“Para além das fronteiras do mundo da moda, consagrado pelo glamour dos desfiles e seus estilistas, grifes e modelos, Alexandre Bergamo amplia seus estudos em "A experiência do status", com o intuito de compreender a experiência social que está por trás da moda e que faz parte do nosso dia-a-dia. Neste lançamento da Editora Unesp, a moda é vista a partir das relações entre indivíduos e grupos sociais, como uma possibilidade de mediação ou mesmo de inserção de tais indivíduos e grupos no jogo social.
O autor discute tais interações, conflitos, jogos e ilusões que conformam o campo da moda e se atém à experiência do status promovida pelas roupas. Além de reafirmar que as distinções sociais são feitas pelo uso das roupas, elas podem significar, dependendo do contexto, “elegância” – discurso emitido por consultores de moda e difundido pela mídia – ou “atitude” – que perpassa o consumo por parte das camadas populares.
Bergamo faz uma análise visual das vitrines, diferenciando as lojas de shoppings centers, que têm a classe média como público-alvo, das voltadas para o consumo das elites e ainda das lojas populares. Também estuda as propagandas de moda atuais e antigas, depoimentos, entrevistas, noticiário da moda, seja em jornais como revistas especializadas, figurino de novelas e guias de etiqueta e estilo, entre outras fontes.
"A experiência do status" mostra que a moda não é apenas a renovação de roupas, mas também a renovação dos traços distintivos entre os indivíduos, das relações estabelecidas, dos juízos de valor e da visão que temos sobre nós mesmos. Assim, há experiências individuais em jogo envolvidas tanto com a moda como com a sociedade, que tem seus mecanismos para regular, aprovar ou reprovar nossas ações.
Sobre o autor – Alexandre Bergamo é formado em Ciências Sociais pela Unicamp e pós-graduado pela USP, na área de Sociologia da Cultura. É professor e coordenador do curso de Ciências Sociais da Unesp, campus de Marília, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma instituição.”
Título: A experiência do status – Roupa e moda na trama social.
Autor: Alexandre Bergamo.
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
Autor: Psiquiatra Augusto Cury - Editora Sextante.
O ”cotidiano das mulheres modernas que sofrem caladas as conseqüências das exigências do mundo atual, onde ocorre a frustração e doenças em torno do que se exige em torno da aparência. A "Ditadura da Beleza" ensina a viver a própria história e assumir a singularidade da própria existência fora dos limites do que se exige como padrão.”
A “música é uma linguagem. As suas palavras – os sons – se articulam através de atores os mais diversos. Diferentemente da linguagem verbal – na qual o único protagonista capaz de articular palavras é o homem, – a música é falada por um universo maior de seres.
O homem fala música. Os animais falam música. Os átomos falam música. A natureza fala música. Os astros falam música. O universo, através dos sons, coloca toda a existência em harmonia com uma linguagem única. As formas refletem musicalidade – como também cores. Tudo se Express, de forma não-verbal, de modo a produzir em outros seres algum ritmo, alguma melodia, alguma harmonia.
A música é fundamental em nossas vidas. Nas mais variadas ocasiões – nas cantigas de berço, nas brincadeiras de roda, nos bailes, no trabalho, nos cultos e cerimônias religiosas, no casamento e na morte, - a presença do discurso musical provoca efeitos no homem integral: corpo, emoção, vontade, intelecto, relacionamentos.
A relação entre a música e o bem estar do homem é relatada através da história. O coração da mãe grávida é ouvido pelo feto como primeira noção de que a vida é ouvida pelo feto como primeira noção de que a vida tem ritmo.
Formalmente, a música é constituída de três elementos fundamentais: o ritmo, a melodia e a harmonia.
Cada elemento, por sua vez, agrega outras características básicas:
Quando a mãe grávida massageia carinhosamente a sua própria barriga, seus batimentos cardíacos acompanham a emoção do gesto. O sangue produz um escoamento cuja sonoridade é reconhecida pelo feto: é a sua primeira canção de ninar!
E já na velhice, aquela mesma criança, agora velha, talvez desprovida de parte de sua capacidade auditiva e de lucidez, reconhecerá o mesmo gesto de ternura que lhe fará um filho, um neto, ao lhe alisar a testa e cantarolar um verso.
Curiosamente, a capacidade de responder à música não é diminuída por qualquer deficiência, doença ou trauma sofrido pelo ser humano.
A música se estabelece como um elo de saúde para o homem, em qualquer estado que ele se encontre.
Igualmente, a sensibilidade despertada pela beleza dos sons não requer educação formal, erudição ou riqueza: qualquer pessoa pode usufruir do bem estar que a música produz.” (...continua)
Junte o açúcar com o creme de leite e bata até engrossar bastante. Retire da batedeira e vá batendo suavemente, acrescentando o chocolate. Leve este creme à geladeira e só cubra o rocambole com ele bem gelado. Depois de coberto, leve o doce à geladeira até ficar firme e gelado. “Pode decorá-lo com raspas de chocolate, fios de ovos e cerejas ao marasquino.”(p.12)
Misture todos os ingredientes; ponha-os na bandeja do congelador e gele; de hora em hora, duas ou três vezes, bata bem o sorvete par que não fique empedrado.
Depois é só servir e se deliciar.
Você poderá utilizar outras frutas, incluindo as polpas em pedacinhos. (p.5)
(quantidade da receita para um copo de Pink Soda)