Embelezar


Edição nº 73 - de 15 de Fevereiro de 2008 a 14 de Março de 2008

Olá Leitores!

Quem são os trabalhadores no mercado da beleza?

O mercado da beleza, que mais influencia no PIB, tamanho é a sua importância, tem no ramo industrial de cosméticos a predominância do capital masculino, enquanto que nas áreas auxiliares em todo o seu percurso de elaboração, na maioria se destaca a mão-de-obra feminina, desde as fábricas até a embalagem, voltando os homens a predominarem na logística e nos transportes.

No entanto, quando se analisa quem faz a aplicação dos produtos cosméticos e aparelhagens para o uso estético, junto a clientela em todas as multiplicidades da prestação de serviços teremos outro perfil de trabalhadores. Neste bloco profissional na maioria predominante encontram-se as mulheres em áreas de manicure, pedicure, esteticistas, as quais em menor número dividirão as tarefas com a maioria de homossexuais, que fazem parte do meio cabeleireiro, em suas múltiplas variações, desde a química, até do corte ao penteado (festa ou show para desfiles).

Isto sem contar toda a gama de vendedoras de produtos porta-a-porta, que sofre várias denominações, mas que na verdade enriquece o mercado da beleza também, por meio de comissionamentos, sem inferir nos pagamentos dos direitos trabalhistas tradicionais aos homens e mulheres, trabalhadores brasileiros. Além disso, toda a atividade de prestação de serviços nos segmentos da beleza vive de comissionamentos, sem garantias trabalhistas, e ainda não auferiu a regulamentação profissional, embora já existam algumas faculdades oferecendo cursos superiores para complementar os estudos técnicos de algumas instituições mistas (SENAC etc.).

Pela passagem do dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, queremos reconhecer toda a importância dessas pessoas, nas múltiplas atividades, que se dedicam corajosamente na tarefa de embelezar, apaixonadas pelo que podem realizar e atender carinhosamente sua clientela, não obstante a plena dedicação na construção do PIB nacional, ainda lutam por direitos básicos em torno da área que trabalham.

Nossos parabéns e admiração pela coragem que têm de assumir uma carreira profissional sem as garantias básicas, e manterem-se tão construtivos e alegres na arte de embelezar e do bem servir.

Recebem o carinhoso abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

MULHER E MEIO AMBIENTE

A “Portaria do Ministério do Meio Ambiente GM/MMA nº 25, de 23 de janeiro de 2008, institui o Comitê Interno de Gênero, de caráter consultivo, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de contribuir para a elaboração de propostas de ações, realizar estudos técnicos sobre o tema e analisar viabilidades técnico-financeiras que subsidiem a inclusão das questões de gênero e políticas públicas para as mulheres, nas áreas de competência do Ministério do Meio Ambiente (DOU de 24/1/08, MMA, pág. 82).

(Fonte: De Olho em Brasília 338)

GREENPACE ANUNCIA: COM RÓTULO DE TRANSGÊNICO

O “Greenpeace anunciou, em 14 de janeiro, uma vitória: começaram a chegar às prateleiras dos supermercados brasileiros os primeiros produtos rotulados como transgênicos, desde que a lei de rotulagem entrou em vigor em 2004. O óleo Soya, da Bunge, um dos mais vendidos do mercado brasileiro, é o primeiro a ostentar o símbolo de produto geneticamente modificado (uma letra T no meio de um triângulo amarelo) no país. A embalagem também traz o aviso: “Produto produzido a partir de soja transgênica”. A rotulagem nacional do óleo Soya só aconteceu graças à denúncia que o Greenpeace fez em outubro de 2005, comprovando que a soja usada pelas empresas Bunge e Cargill (fabricante do óleo Liza) era geneticamente modificada.”

Mais informações: com Jorge Cordeiro. Site: www.greenpeace.org.br.

(Fonte: Informes ABONG – Nº 414)

HAIR BRAZIL 2008 - FEIRA INTENACIONAL DE BELEZA, CABELOS E ESTÉTICA

29 de março até 1º de abril de 2008, no Expo Center Norte- São Paulo

Estão abertas as inscrições para o 7º Campeonato Hair Brasil.

Cabeleireiros de todo o Brasil interessados em mostrar sua criatividade e talento podem inscrever-se na 7ª edição do Campeonato Hair Brasil, evento oficial da feira que acontecerá no dia 30 de março, das 13 às 15 horas, no palco do Megashow.

Ponto alto da feira por revelar novos talentos, o Campeonato Hair Brasil costuma reunir profissionais de todas as regiões do país, todos em busca de uma oportunidade para mostrar inovação e criatividade nos trabalhos.

Nesta 7ª edição, o campeonato está dividido em três categorias e o júri será formado por profissionais experientes e renomados no mundo da beleza. Confira as categorias:

O primeiro colocado receberá troféu e premiação, os demais vencedores vão receber troféus. Vale lembrar que a Hair Brasil acontece entre os dias 29 de março a 1 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, e além desse 7º Campeonato, a feira oferece vários outros eventos simultâneos como: megashow, workshops, congressos e lançamentos de produtos, serviços e equipamentos para o mercado da beleza.

Informações: http://www.hairbrasil.com.

(Fonte: assessoria de imprensa/ informes@hairbrasil.com)

HOBBYART BRASIL 2008

26 a 29 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo

A “Hobbyart, em sua 16ª edição, apresenta uma feira dirigida exclusivamente para negócios, atendendo assim às solicitações e necessidades do mercado, que desde já, pode contar com uma feira de negócios, que somente a Hobbyart tem condições de oferecer. Portanto, o acesso será aberto para revendedores, atacadistas, distribuidores, representantes comerciais, entre outros profissionais compradores dos fornecedores de materiais artísticos e para produção de artesanato.

Acresce ainda grupos de visitantes internacionais, vindos de países da América Latina, dos Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Israel, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, entre outros.

A Hobbyart Brasil 2008 reunirá importantes empresas expositoras do setor, compondo um total de mais de 500 marcas presentes neste grande encontro do mercado.

 No presente, dezenas de empresas, que integram o vasto universo de expositores desta edição, acompanham e aplaudem o conceito que a HOBBYART BRASIL 2008 abraçou como Feira Profissional de Negócios.

Tudo isto consagra novamente a Hobbyart Brasil como evento de calendário internacional, de grande importância para o mercado, que marcará presença na Semana Internacional de Hobby Criativo, Artes e Artesanato.” Mais informações sobre formas de visitação podem ser obtidas no telefone (11) 5687-8522.

(Fonte: Site Oficial de 28/1/2008 – in Guia de Feiras no Brasil)

II BRAZIL PAtCHWORK SHOW 2008

08 a 11 de abril de 2008, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo

A “WR São Paulo vai realizar a II Brazil Patchwork Show, feira especializada nas técnicas artesanais do patchwork e do quilt, que utilizam retalhos de tecidos para a criação das mais belas peças para decoração, moda, entre outras aplicações.

A WR São Paulo é responsável pela organização da consagrada feira Mega Artesanal que, em julho deste ano, recebeu mais de 106.000 visitantes e pela Brazil Scrapbooking Show, feira especializada na arte de decorar álbuns.

Seguindo o padrão dos demais eventos de sucesso da WR São Paulo, a II Brazil Patchwork Show mais uma vez vai reunir fabricantes de produtos para a arte, revistas especializadas, lojistas e ateliês, totalizando mais de cinqüenta expositores em uma área de 3.000 m2.

Cursos básicos e avançados com renomados professores nacionais e internacionais são uma das principais atrações do evento.

Informações: www.brazilpatchworkshow.com.br.

(Fonte: Site Oficial - 29/1/2008 – in Guia de Feiras no Brasil)

40º FRANCAL de 1 a 4 de julho de 2008, em São Paulo

A “40ª edição da Francal – Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes, que será realizada de 1 a 4 de julho de 2008 é considerada a melhor feira de negócios da América Latina, neste segmento.

 O estande da Francal na Couromoda é uma tradição de muitos anos. Além da realização de negócios, é um ponto de encontro do setor. Passam por lá personalidades internacionais, empresários, lojistas, importadores, políticos, mídia especializada e outros formadores de opinião. Todo o staff da Francal – diretoria, gerências de comunicação, negócios internacionais e outras - permanece no estande em período integral para receber estes convidados”.

(Fonte: Primeira Página 26/1/2008 – in Guia de Feiras no Brasil)

COUROMODA 2008 – 77 MIL VISITAS DE 75 PAISES E SEIS BILHÕES EM NEGÓCIOS, NOS 35 ANOS DE FEIRA NO BRASIL

Mais “de 77 mil visitas profissionais que representaram 75 países (crescimento de 10% em relação à edição passada) e R$ 6 bilhões de negócios gerados (11% mais que em 2007) são alguns dos resultados que confirmam a Couromoda (encerrada dia 17 de janeiro, em São Paulo), como a maior feira de calçados e acessórios de moda das Américas.

Realizada no Anhembi, com participação de 1.100 empresas expositoras, a Couromoda 2008 registrou uma visitação muito qualificada. Compradores representando aproximadamente 34 mil razões sociais marcaram presença na feira, vindos de todo o Brasil e de países como Venezuela, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Chile, Estados Unidos, países da América Central e Europa.”.

COUROMODA 2009

A próxima edição da Couromoda já tem data marcada: será de 12 a 15 de janeiro de 2009, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo.

(Fonte: MKT MIX - 26/1/2008 – in Guia de Feiras no Brasil)

34º ENCONTRO DA MODA FEMININA CHEGA AO FINAL COM BALANÇO POSITIVO

A “edição outono-inverno 2008 do Encontro da Moda Feminina apresentou um balanço positivo pois, em quatro dias de feira, dez mil e quatrocentos compradores do Brasil e exterior passaram pelo evento em São Paulo. A movimentação resultou na geração de R$ 11 milhões em negócios. Para alguns expositores, as vendas superaram as expectativas, para outros, a participação no evento foi ótimo pelos excelentes contatos que poderão se transformar em negócios futuramente. O evento ocorreu entre os dias 21 a 24 de janeiro de 2008 Centro de Exposições Frei Caneca.”

Mais informações: www.encontrodamoda.com.br.

(Fonte: Maquinário Assessoria - Editoração/Arte - Ricardo PC - SV Eventos)

MAGRID TESKE GANHA PRÊMIO DE “MULHER MAIS INFLUENTE DO BRASIL”

Magrid Teske, “fundadora do Herbarium Laboratório Botânico, é a vencedora da categoria Indústria e Varejo, ela foi escolhida em 2007, categoria “Industria e Varejo” como uma das “Mulheres mais influentes do Brasil”, tendo concorrido ao prêmio com Luiza Helena Trajano, das lojas Magazine Luiza, e Angela Hirata, das Alpargatas.

O prêmio buscou mulheres que são destaque e referência nos setores em que atuam e que podem influenciar, positivamente toda a sociedade.”

(Fonte: Comunique-se – Curitiba/PR - de 05/12/2007)

VERA FISCHER: 'MINHA VIDA É UM LIVRO ABERTO'

Vera Fischer conta sua história até os 14 anos na sua autobiografia ‘Vera, A Pequena Moisi’, enquanto fazia o lançamento de seu livro em dezembro de 2007, e ela já estava preparando a segunda parte, em que descreverá as melhores e piores fases de sua vida.

"Vou escrever sobre a época em que fui miss, sobre o tempo da pornochanchada, trabalho, filhos e sobre os dias atuais. Deve ser lançado no meio do ano que vem", adianta. O novo livro vai começar de onde o ‘Pequena Moisi’ parou, aos 14 anos. Cada década, ano e fatos marcantes serão passados a limpo por Vera.

Uma das melhores décadas que Vera Fischer vai mostrar em seu novo livro será a de 60. "Os anos 60 foram muito especiais porque saí da adolescência para ficar mais madura. Foram alegres e divertidos", avalia. Foi nessa época em que Vera ganhou o concurso de Miss Brasil, em 1969, quando, aos 17 anos, teve que falsificar a carteira de identidade para se inscrever na competição.

A fase de 70 foi realmente frutífera. Casada com Perry Salles desde 1972, Vera conheceu a fama na pornochanchada. Nessa época, ela também estreou como atriz de TV, com a novela ‘Espelho Mágico’. Na vida pessoa, a década se encerrou com o nascimento de Rafaela, em 1979.

Os anos 80 e 90 foram a época em que Vera ocupava as manchetes com brigas com o ex-marido Felipe Camargo, agressões à empregada, fotógrafas e internações em clínicas de recuperação. "Quiseram me derrubar, mas tenho os dois pés plantados no chão". Por isso, ela não teme viver em público suas alegrias e tristezas. "As pessoas têm medo do aval público, do julgamento que as pessoas podem fazer delas. Nunca tive medo, sempre mostrei a dor e a alegria", assegura a atriz.

A fase atual de Vera Fischer é de plena produtividade. Ela escreve, pinta, estuda peças de teatro para encenar e tem um longo contrato com a Globo. "Encontrei serenidade na minha vida, mais equilíbrio. Os outros anos foram turbulentos", analisa. Os filhos Gabriel e Rafaela estão sempre ao lado. Em 2005, depois de longa batalha, Vera conseguiu o direito de livre visitação ao filho, que teve a guarda permanente concedida ao ex-marido, Felipe Camargo. "Meus filhos são duas obras-primas que fiz", baba. E promete babar mais ainda quando vierem os netos. A velhice ela garante que não será problema. "Estou sabendo envelhecer bem. Fiz 56 anos, já tenho uma idéia do que vem pela frente. Não tenho encucação com plástica, se tiver que fazer, vou fazer. Mas por enquanto convivo bem com minhas rugas. Faço ginástica, passo cremes. Não tenho medo de envelhecer", assegura.”

(Fonte: parte da entrevista concedida a Fabio Dobbs in http://odia.terra.com.br/cultura/htm/vera_fischer_minha_vida_e_um_livro_aberto__139394.asp, 12/2007)

FUMAR AUMENTA O RISCO DO SURGIMENTO DA CATARATA E DA DEGENERAÇÃO MACULAR

O “tabagismo é apontado, hoje, como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, estando por isso inserido na Classificação Internacional de Doenças (CID10) da Organização Mundial de Saúde, OMS. Os fumantes correm um risco muito maior de adoecer por câncer e outras doenças crônicas do que os não-fumantes.

Principal causa isolada evitável do câncer de pulmão, o tabagismo é também fator de risco para câncer de laringe, pâncreas, fígado, bexiga, rim, leucemia mielóide e, associado ao consumo de álcool, de câncer da cavidade oral e do esôfago. “Em comparação com quem não fuma, os fumantes apresentam um risco duas vezes maior de catarata e de duas a três vezes maior de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade. Os maços de cigarro deviam estampar também estas advertências”, afirma o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor-clínico do Instituto de Moléstias Oculares, IMO.”

 “Catarata - Por acometer cerca de 75% das pessoas com idade acima de 70 anos, a catarata é, hoje, uma das principais causas de cegueira reversível no mundo, afetando diretamente a qualidade de vida dos idosos. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Oculares, 350 mil pessoas são operadas todos os anos em decorrência da doença, no Brasil.

Em seu estágio inicial, a catarata causa uma perda discreta da qualidade visual, alterando a visão das cores, que se apresentam mais desbotadas. Outro sintoma comum é a diminuição da acuidade visual noturna, às vezes com certo ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como a luz dos faróis de automóveis. À medida em que a catarata avança, a visão vai ficando progressivamente mais turva e embaçada, prejudicando as atividades mais comuns tais como a leitura, o caminhar ou até assistir TV. “Nos casos extremos, a queixa óbvia é a perda da visão útil. Não são raros os casos de pacientes mais idosos que sofrem quedas e fraturas sérias devido à visão prejudicada pela catarata”, informa o oftalmologista Juan Carlos Sanchez Caballero, que também integra o corpo clínico do IMO.

Como não existe tratamento clínico para a catarata, a única maneira de impedir o avanço da doença e a perda da visão é a cirurgia de remoção do cristalino opaco dos olhos e a colocação de uma lente intra-ocular artificial. “A cegueira causada pela catarata pode ser reversível nos casos em que não há outras doenças oculares associadas, como a degeneração macular, a retinopatia diabética ou o glaucoma”, diz o Dr. Juan Caballero.”

“Degeneração macular Embaçamento da visão central... Dificuldade para ler, escrever, costurar e para realizar outras atividades que exijam visão em detalhe. Esmaecimento das cores, percepção de uma área escura ou vazia no centro da visão e alteração do tamanho dos objetos...Os sintomas descritos acima podem indicar a presença de degeneração macular. “A mácula é uma pequena área localizada na parte posterior do olho que nos permite enxergar detalhes finos com clareza. A degeneração macular é uma lesão neste local, que afeta tanto a visão para longe quanto a visão para perto, podendo dificultar e até mesmo impedir a realização de algumas atividades”, explica o oftalmologista Virgilio Centurion.

Na maioria dos casos, a degeneração macular apresenta-se na terceira idade, por isso a doença é freqüentemente chamada de Degeneração Macular Relacionada à Idade, (DMRI). “A DMRI é, hoje, a principal causa de cegueira legal no mundo, em faixas etárias superiores a 50 anos. Na medida em que aumenta a expectativa de vida das pessoas, aumenta também a incidência da doença”, afirma Centurion.

A degeneração macular atinge 30 milhões de pessoas em todo o planeta. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no Brasil, cerca de 10% da população entre 65 e 74 anos e 25% acima de 75 sofrem com a degeneração macular. “Pessoas de pele clara e olhos azuis ou verdes; exposição excessiva à luz solar; tabagismo; uma dieta rica em gorduras são fatores relacionados à maior incidência de degeneração macular relacionada à idade”, informa o diretor do IMO. Mais de 80% dos casos de DMRI são de modalidade atrófica ou seca, tipo que evolui lentamente para a perda parcial da visão. Os casos restantes são da modalidade exsudativa ou úmida, que, embora totalize uma porcentagem menor de incidência, representa um perigo muito maior para a visão.”

Mais informações e entrevistas: wirthmarcia@uol.com.br.

(Fonte: IMO – Instituto de Moléstias Oculares Site: www.imo.com.br, E-mail: imo@imo.com.br in Comunique-se -São Paulo, Brasil)

Livro: Os segredos da Alimentação Saudável - Tudo o que você pensa sobre comida está errado

Autor: Barry Glassner.

Editora Larousse.

Baseado em entrevistas com chefs, nutricionistas, jornalistas, psicólogos e proprietários da indústria alimentícia, este livro propõe uma revisão de conceitos - e preconceitos - sobre a alimentação.

Lançamento Saraiva.

Livro: Você mais jovem - Descubra como sentir-se e parecer 15 anos mais jovem

Autor: Dr. Eric R. Braverman.

Editora Larousse.

O que você faria se pudesse ter alguns anos a menos?

Na batalha constante em nos manter jovem e em forma, lançamos mão de todos os truques rápidos disponíveis no mercado, que, muitas vezes, incluem tratamentos supostamente milagrosos e produtos caros.

Mas, não é preciso cirurgias ou, até mesmo, passar fome para aparentar e sentir-se alguns anos mais jovem, pois o segredo de viver uma vida mais longa e vibrante está neste livro.

Lançamento Saraiva.

RECEITAS

SUKIYAKI

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela pequena, coloque a água e o Hondashi(*), e leve ao fogo alto para aquecer. Ao levantar fervura, junte o açúcar, o shôyu e o mirin, e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire do fogo e reserve.
  2. Aqueça uma frigideira grande e funda em fogo alto. Unte com o pedaço de banha, acrescente a carne e deixe por cerca de 2 minutos, ou até que mude de cor.
  3. Junte toda a carne em um canto da frigideira e arrume de forma harmoniosa a cebolinha, o shiitake, o shimeji, o moyashi, o hôrensô, a acelga, o tofu, e o Ito-konyaku, sem misturá-los.
  4. Regue com molho e cozinhe com apnela tampada por 5 minutos, ou até que as folhas estejam murchas.
  5. Retire do fogo e sirva imediatamente.

Dica:

A carne para sukiyaki é encontrada facilmente em casas que vendem produtos típicos japoneses.

Rendimento: 6 porções.

Tempo de preparo: 20 minutos.

(*) HONDASHI - marca registrada AJINOMOTO

(Fonte: Livreto COZINHANDO COM HONDASHI, Culinária Japonesa - volume 2 - Desenvolvimento: Cozinha Experimental Ajinomoto, www.ajinomoto.com.br)

Peitos de frango aromáticos

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Bata os filés de peito com o batedor de carne para afinar um pouco. tempere com sal, limão e metade do óleo.
  2. Com o restante do óleo, unte uma frigideira grande ou uma grelha sobre o fogão. Frite os filés até ficarem dourados.
  3. À parte, misture todas as ervas picadas e jogue sobre os peitos, ainda na frigideira.
  4. Frite por mais 2 minutos, virando algumas vezes. Retire do fogo e sirva.

Rendimento: 6 porções.

(Fonte: Caderno de Culinária -  Doçura, p. 64)

Pêssegos com chocolate

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Numa panela pequena, misture todos os ingredientes, menos o pêssego e a hortelã. Cozinhe, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando, para não formar película.
  2. Corte os pêssegos em fatias. Distribua o creme em taças. Coloque as fatias por cima, sobrepondo umas às outras.
  3. Decore com a hortelã.

Sirva gelado.

Rendimento: 6 porções.

(Fonte: Caderno de Culinária -  Doçura, p. 94)