No dia 13 de maio de 2008 foi aprovado o Decreto Legislativo 563/08 na Câmara dos Deputados que trata da ratificação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, do qual o Brasil é signatário. Foram lutas e conquistas das pessoas deficientes que ali se consagraram em uma afirmação de seus direitos já consagrados me mais de 110 países, mas que agora passam ater no Brasil uma característica d emenda constitucional. (*) Fonte: Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade – Info Ativo DEFNET).
Ou seja, é o reconhecimento da cidadania plena de todas as pessoas com deficiência. O mercado da beleza, um dos maiores no PIB nacional, rico em eventos inclusive, terá que obrigatoriamente adaptar-se em cumprir o acesso às pessoas deficientes (homens e mulheres).
Estas pessoas poderão tornar-se profissionais, modelos, e considerados como consumidores potenciais, em que nas suas diferenças sejam respeitadas, bem acolhidas com ambientes adaptados para a acessibilidade, e com atendimento adequado as diferenças peculiares de cada caso.
Fica a nossa sugestão para a área de embelezamento em geral que se especialize também no atendimento a estes consumidores com direitos e garantias constitucionais e que são cidadãs e cidadãos plenos, construtores de nosso país também.
Um fraternal abraço a toda a militância de direitos humanos, as lideranças dos movimentos pró-deficientes, aos legisladores que aprovara o Decreto Legislativo 563/08, e em especial ao dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade, que é o ícone da divulgação dos direitos das pessoas deficientes.
Com estas considerações e homenagens entregamos para você a edição nº 76, com um fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Ocorrerá “entre os dias 17 a 20 de maio a 13ª edição da Toys, Parties & Christmas Fair South América, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, que é considerada o principal evento profissional de artigos de Natal, festas comemorativas e brinquedos da América do Sul.
A feira reunirá fabricantes, importadores e distribuidores que apresentarão, em um só lugar, tendências e novidades para todos os setores.”
Informações: http://www.grafitefeiras.com.br/.
Em “sua quinta participação consecutiva na Beautyworld Middle East, que acontece de 18 a 20 de maio, no Dubai International Convention and Exhibition Centre, nos Emirados Árabes, a indústria brasileira da beleza apresenta produtos que aliam inovações tecnológicas a práticas sustentáveis. Com um investimento cada vez maior em pesquisa e desenvolvimento, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) estima que 30% do faturamento do setor provém de produtos colocados à venda nos últimos dois anos.
Um dos destaques desta edição do evento será o Brazilian Lifestyle Lounge, uma área especialmente desenvolvida para apresentar alguns dos mais importantes elementos da identidade brasileira como música, gastronomia, café, jóias, moda e artesanato”.
A “Casa Cor, maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, mais uma vez inova e lança a TV Casa Cor, em parceria com a Ymidia Digital Solution, empresa pioneira no serviço de Digital Signage no Brasil. A Ymidia Digital Solution será responsável em produzir conteúdo para as telas que estarão espalhadas pelo Evento, que acontecerá entre os dias 20 de maio a 9 de julho, no Jockey Club de São Paulo.
A programação da TV Casa Cor será composta por informações dos 69 ambientes do evento, desenvolvidos por 88 profissionais, dentre renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas, além de também veicular notícias sobre desfiles de moda, agenda cultural, making off, imagens em homenagem a Oscar Niemeyer e paisagens do Brasil e do mundo.
Intercalado com a programação personalizada da TV Casa Cor, as telas também terão espaço para anúncios publicitários. Além disso, serão instaladas antenas de bluetooth, que enviarão aos celulares dos visitantes as mensagens dos anunciantes. "Foi o casamento perfeito. Aliar tecnologia e inovação em mídia à Casa Cor. Isso reflete diretamente a magnitude do principal evento de arquitetura e decoração da América Latina" diz Carlos Eduardo, diretor da Ymidia Digital Solution.
Para João Doria Jr., presidente da Casa Cor, a parceria com a Ymidia faz parte da estratégia de inovação da empresa. “A partir deste ano, vamos reforçar ao evento Casa Cor os conceitos de qualidade, exclusividade e bom gosto. Por isso, a tecnologia não pode ficar de fora, tanto é que buscamos o melhor parceiro da área em comunicação indoor, para informar e ainda facilitar a visitação do público aos ambientes”, comenta”.
A Feira Internacional da Beleza – COSMÉTICA, organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e representada pelo Show Manager Ricardo Matrone, marcou presença no mais importante evento de fornecedores de soluções e matéria-prima para a indústria cosmética internacional: a In-Cosmetics Europa.
Este evento europeu terá versão brasileira na realização da In-Cosmetics Latin America no Brasil em 2009, que será organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. em 2009, conforme apoio selado pelo presidente da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), João Carlos Basílio, que foi especialmente à Amsterdan/Holanda, enquanto ocorria o evento que reuniu 467 expositores, de 40 países, e recebeu mais de 9.700 profissionais, reafirmando sua reputação de líder, durante os dias 15 a 17 de abril deste ano.
Tudo”pronto para a 20ª edição do Congresso Mundial da Intercoiffure - ICD Rio 2008. O maior evento para cabeleireiros do mundo já realizado no Brasil traz para o Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de maio, hairstylists de mais de 50 países, empresários do setor e a imprensa mundial para os lançamentos de tendências e atualização com os conceitos de beleza e moda para cabelos.
O ICD Rio 2008 é uma realização e promoção conjunta da Hair Brasil – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética; da Intercoiffure Brasil e Intercoiffure Mondial, entidade com sede em Paris, que congrega os top hairstylists de cinco continentes. O ICD Rio 2008 vai reunir 800 profissionais vindos de 52 países para atualização com os novos conceitos para o setor beleza, pois é considerado o principal evento para cabeleireiros do mundo e acontece a cada quatro anos, sempre em diferentes países para apresentação de tendências e para promover a integração entre profissionais dos grandes salões mundiais.
VEENA MUKTI estará no Espaço Integração - Granja Viana – SP, no dia 17 de maio para ministrar o curso Shantala- Massagem Indiana para Bebê.
Destaca-se as palavras do Frédérick Leboyer que dizia:
Shantala é o nome dado para esta técnica de massagem indiana, que utiliza óleo e trabalha todo o corpo do bebê e das crianças até os 07 anos de idade. Promove uma grande integração, desenvolvendo a amorosidade e sensibilidade tanto de quem aplica como também no bebê e na criança. Além de inúmeros benefícios como a melhora do sistema imunológico, desenvolvimento da coordenação motora, diminuição de cólicas, relaxamento e sono mais profundo.
Neste curso você aprenderá de forma prática como aplicar esta linda massagem.
Destinado aos pais, gestantes, parentes próximos, voluntários de creches e qualquer pessoa que queira aplicar massagem em bebês e crianças.
Veena Mukti – Terapeuta corporal com 15 anos de experiência.
Atende e dá cursos de Yoga-Massagem Ayurvédica e Shantala.
Informações: http://www.veenamukti.com.
Os “grandes acontecimentos que marcam a vida de uma mulher devem ser perfeitos. O casamento, seu sonho de menina, deve chegar ao que se imaginava na infância. Nenhum detalhe deve ser esquecido. Mas, há tantas providências a tomar que a ansiedade acaba por contagiar a noiva em seus preparativos.
Pensando em facilitar a realização deste sonho, o empresário Luis Sérgio, que há trinta anos atua no mercado de noivas, apresenta, nos dias 17 e 18 de maio, o Salão da Noiva. O evento acontecerá no Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo, e apresentará diversas opções para a peça marcante deste dia tão especial: o vestido da noiva. “Serão apresentados 150 modelos de vestidos que são considerados jóias pelos organizadores.”
Para proporcionar maior conforto e dar a atenção que as noivas merecem, as clientes são atendidas individualmente por equipes de estilistas e consultoras.”
Mais informações: http://www.salaodanoiva.com.br.
O 3º. Encontro de ONGs e Associações de Pacientes Saúde Brasil acontecerá entre os dias 16 e 17 de maio -das 09h às 18h, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo. Na ocasião reunirá 40 ONGs e associações de pacientes e proporcionará a realização de exames gratuitos, além de curso de capacitação e atualização aos integrantes de ONGs e palestras sobre saúde e qualidade de vida.
Segundo seus idealizadores, Gilnei Rodrigues e Lina Menezes, do Instituto Saúde Brasil, “o encontro é uma maneira prática de perceber que não estamos sozinhos”.
Na ala de exames gratuitos serão distribuídas senhas para a população que poderá contar com uma série de exames, vacinação, palestras e cursos.
Como as vagas são limitadas, os interessados devem preencher ficha de inscrição gratuitamente pelo site http://www.saudebrasilnet.com.br.
Palestras sobre Saúde e Qualidade de Vida, aberta e gratuita para a população em geral.
E todos podem visitar os estandes das ONGs e Associações de Pacientes e conhecer um pouco mais sobre a atuação do terceiro setor na promoção da saúde.
Entre “os dias 24 a 27 de maio será realizada, no ExpoCuritiba, a “Beauty Meeting 2008”, evento que reunirá o setor de beleza de todo País em Curitiba, no Paraná. O evento é promovido pela empresa Diretriz Feiras e Eventos, que está investindo R$ 1 milhão na realização da feira que contará com a participação de 50 empresas nacionais e internacionais do mercado de beleza. Espera-se a participação de 12 mil profissionais da área durante os quatro dias de feira. Segundo o presidente da Diretriz, Carlos Jung, duas mil pessoas irão trabalhar no evento. “Com uma programação especial, contaremos com a participação de profissionais de diversas partes do País e o evento irá atrair pessoas dos três estados do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro”, ressalta.
O público-alvo da feira são os empresários e profissionais do setor da beleza, que contarão com workshops de cabelos, megashows, congresso de estética, congresso de gestão de salões e clínicas e congresso de manicures. Entre os palestrantes, estão profissionais de destaque no Brasil e exterior, como Obdúlio Sanches, Ivaldo Lima, Paulo Freitas, Ricardo Maia, Ruy Bittencourt, Lincoln Tramontini, entre outros.
Serão realizados seis megashows, três congressos técnicos e 10 workshops que os 12 mil profissionais visitantes poderão participar nos quatro dias de evento. Uma completa estrutura está sendo montada para recebê-los. Ao todo, duas mil pessoas irão trabalhar para o conforto e a comodidade dos visitantes, que poderão também conferir as últimas tendências e lançamentos das 60 empresas nacionais e internacionais com estandes na feira.” Mais informações em http://www.beautymeeting.com.br.
“Apesar de ainda não ser de total conhecimento público, muitas empresas de cosméticos estão sendo processadas e condenadas em ações de indenização por danos morais e estéticos. Tem aumentado o número de ações propostas contra as empresas que atuam na área de cosméticos, principalmente, as que atuam no segmento de tinturas, xampus e condicionadores.
Um dos casos mais recentes condenou uma importante empresa nacional a indenizar uma consumidora em quase R$ 100 mil, após a verificação pela perícia técnica de que a composição apresentada ao consumidor final, e exposta na embalagem do produto, continha uma concentração de amônia muito maior do que a desejada ou a recomendada pelos farmacêuticos responsáveis.
Quando as concentrações dos produtos estão superestimadas ou em valores que não correspondem às composições expostas em seus rótulos, e tendo o consumidor, ainda, sofrido danos reais pela utilização desse produto, como queda de cabelos, irritação cutânea e feridas no couro cabeludo, não resta qualquer dúvida de que a empresa é responsável pelos danos estéticos e morais que causar ao seu consumidor. Portanto, deverá ressarci-lo financeiramente.
Se o consumidor se encontrar em uma situação como essa, a primeira medida a ser tomada é a realização de um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima. Será também de bastante valia a comunicação do ocorrido à empresa fabricante do produto – pode ser feita por e-mail (com cópia ao seu próprio endereço eletrônico e com aviso de recebimento ao destinatário), carta registrada, ou ainda, através de protocolo formal junto ao SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa.
Outro passo bastante relevante para a futura ação de indenização é consultar um dermatologista de sua confiança que possa, além de avaliar os danos ocorridos pela utilização do produto, emitir uma pequena declaração ou parecer especificando quais os componentes do produto utilizado e que provavelmente ocasionaram os danos.
Entretanto, todas essas providências devem ser tomadas da forma mais rápida possível, para que se possam aferir quais componentes havia no produto utilizado e suas conseqüências. Depois dessas medidas para a preservação da prova, o consumidor que se sentiu lesado deve procurar um profissional que atue na área para que avalie as condições da ação de indenização a ser proposta.
Como muitas vezes a tendência é o dano apresentar melhoras, mesmo que modestas, é preciso que se faça o exame pericial o quanto antes, logo após a constatação da lesão, para que se apure as conseqüências imediatas do uso do produto. Isso se faz através de uma ação de produção antecipada de prova.
Como as demandas judiciais demoram bastante tempo para chegar na instrução, a prova antecipada serve para que se garanta que o dano não esteja amenizado quando da propositura da ação. Para se ter sucesso em uma ação como essa, as provas são fundamentais. Ou seja, de nada adiantará tomar essas providências se, no afã de minimizar os danos causados, a consumidora cortar seus cabelos ou utilizar outros produtos.
Se o efeito do produto precisar de tratamento urgente, é essencial que a pessoa lesada mantenha provas suficientes para comprovar o ocorrido. Fotos também são boas provas. O importante é o consumidor estar ciente desse direito.
Nosso Judiciário está atento a essa nova demanda judicial, muitas vezes fruto de uma gestão administrativa duvidosa por parte de empresários, cujo dever é zelar pela qualidade dos produtos de sua empresa, ou ainda, pela pirataria de produtos nacionais ofertados ao consumidor final. As empresas, evidentemente, têm obrigação legal de oferecer produtos que não farão mal à saúde e à integridade física do consumidor.”
(*) E.mails: sylvia@smma.adv.br e paulo@smma.adv.br.
Relacionamentos Impossíveis. Impossíveis porque improváveis? Desastrosos, incompletos, intangíveis, passionais demais? Ou idealização desenfreada de tudo, que nos faz desejar relacionamentos impossíveis? Somos a "pessoa certa", sempre encontrando a "pessoa errada"?... (ministrante Cornelia Benesch)
O Bnei Baruch – grupo sem fins lucrativos que difunde a sabedoria da Kabbalah para acelerar a espiritualização da humanidade – vem ao encontro de todos aqueles que procuram e querem compreender qual é nosso verdadeiro propósito de estar aqui, oferecendo orientação prática e um método confiável para compreender os fenômenos do mundo. (com Estudantes do Bnei Baruch em São Paulo).
Uma prática intensiva da linguagem sensorial. A oficina tem como objetivo proporcionar aos participantes a vivência de experiências necessárias ao trabalho em teatro, TV, cinema e publicidade, bem como às atividades onde o processo criativo e contato consigo e com o outro sejam essenciais. (com Dan Rosseto, ator, diretor, preparador de elenco e apresentador, formado pelo Studio Fátima Toledo).
Boca de Ouro, sendo um autêntico rei do jogo do bicho, brasileiríssimo e suburbano, é, ao mesmo tempo, o felino dourado imemorial que nos habita a todos, o leão de Judá onipotente que cada um alimenta nas testas de sua fantasia profunda, todo músculo e toda força, além da morte, além do risco, além da solidão e do abandono. (com o Grupo de Teatro TransVer)
O Magma, representante da International School of Structural Integration - ISSI -, oferecerá seu próximo treinamento em Integração Estrutural, em parceria com a Universidade IMES, de São Caetano do Sul, (de 1 de agosto a 27 de novembro de 2008, com a instrutora e diretora da escola, Nilce Silveira).
Qual o seu grande desafio? O Jogo do Herói é uma “máquina de insights”. Baseado na Jornada do Herói, de Joseph Campbell, utiliza como suporte um jogo de tabuleiro. Através de uma dinâmica lúdica que equilibra introspecção profunda com participação e contribuição em grupo, possibilita uma investigação focada em determinada questão que o participante considere como um grande desafio de sua vida no presente momento.
O Magma, representante da International School of Structural Integration - ISSI, oferecerá nos dias 6, 7, 13 e 14 de junho o Curso de Introdução à Integração Estrutural e Manipulação Miofascial, com carga horária de 20 horas, em parceria com a Universidade IMES, em São Caetano do Sul - SP. A Manipulação Miofascial tem por objetivo liberar o tecido conjuntivo, a fáscia. Inspirado nos ensinamentos da Dra. Ida P. Rolf, o curso aborda as pesquisas de vários autores nos últimos anos. As manobras são embasadas nas recentes descobertas sobre as propriedades da fáscia. A Manipulação Miofascial proporciona diminuição de restrições miofasciais, organização de formas e contornos, reabilitação biomecânica.
Informações com Maria Eugênia Ortiz e Felipe Ferreira Tadiello, integradores estruturais e professores da ISSI, ou http://www.theissi.org.
Sobre a autora - Carmen S. G. Aranha é professora associada da Divisão Técnico-científica de Educação e Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1993. Atuou no Ensino Fundamental e no Ensino Médio como professora de Artes Plásticas e História da Arte. Foi docente da Fundação Armando Álvares Penteado entre 1982 e 1993, na cadeira de Metodologia do Ensino para Professores de Arte.
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: http://www.editoraunesp.com.br.
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos - 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco:
Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!
Indicação: para combater o cansaço e o desânimo.
Ferva a água e depois junte as folhas de alecrim e as flores de camomila. Apaque o fogo e deixe amornar por quinze minutos. Coe.
Ponha na água da banheira ou espalhe no corpo ao final do banho com uma esponja vegetal, massagendo-se suavemente.
Lave as batatas e cozinhe em água fervente até que fiquem macias, mas sem se desmanchar. Escorra e deixe esfriar ligeiramente.
Corte uma tampa na parte superior. Retire uma parte da polpa, formando uma cavidade.
Misture a ricota esfarelada com o requeijão e o leite até formar uma pasta. Adicione os cubos de mussarela, a polpa de batata retirada, sal e a salsa.
Distribua o recheio na cavidade das batatas e polvilhe o queijo parmesão.
Aqueça o forno em temperatura alta e asse por 20 minutos.
Sirva cada batata com uma fatia de pastrami.
Rendimento: 4 porções.
Tempo de preparo: 30 min.
Calorias: 398 cal. por unidade.
Retire as sementes e corte a maçã em pedaços pequenos (coma casca).
Misture com o iogurte, o corn flake, o adoçante e as nozes picadas.