Embelezar


Edição nº 77 - de 15 de Junho de 2008 a 14 de Julho de 2008

Olá Leitores!

O mercado dos informais na área do embelezamento tem em sua maioria as mulheres trabalhando

As cifras de faturamento de eventos destinados ao mundo da moda, cosmética, estética e todas as que envolvem o mundo da beleza embora apresentem cifras próximas e outras que superam a milhões de dólares etc., com envolvimento de dezena de milhares de visitantes, com envolvimento de centenas de profissionais, conferencistas, expositores, e intercâmbios que até se aproximam a centenas de países defronta-se com um setor gera um incontável empregos informais a cada ano.

Contratadas, terceirizadas, ou “freelancers”, há um verdadeiro contingente de mão de obra temporária, em que se destacam as mulheres, ocupam desde serviços subalternos, limpeza, alimentação, recepção, no atendimento a clientes, e demonstração de produtos, dentre outros.

Faltam dados estatísticos de entidades confiáveis para o levantamento real da contratação (?) da mão-de-obra feminina temporária no país, nos pólos de eventos turísticos, e, principalmente nos de evento de negócios como é o caso de São Paulo.

Um contingente de mulheres atua como coadjuvantes no sucesso de eventos que envolvem milhões de dólares e euros, se somados todos os segmentos de embelezamento, que contratam-nas como mão-de-obra terceirizada e momentânea.

Com esta breve reflexão que revela a importância e a condição das mulheres na área de eventos, entregamos para você esta edição nº 77 com o abraço de Elisabeth Mariano e da equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Sou o número 12?

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos das hepatites B e C, foi lançada, no último mês, em 64 países, a campanha: "Sou o número 12?", uma iniciativa da ONG WHA - World Hepatitis Alliance, representada no Brasil pelo Grupo Otimismo.

Segundo pesquisas, uma em cada 12 pessoas está infectada de forma crônica, desconhecendo que está doente por que a doença não tem sintomas aparentes!

A campanha é importante para alertar sobre a necessidade de se fazer o teste diagnóstico e conseguir maior atenção ao grave problema das hepatites.

Mais informações no site: http://www.hepato.com.

(Fonte: Jornal da Ultrafarma, de 12 a 22 de junho, p. 2)

Novo Hospital do Câncer em São Paulo

O Instituto do Câncer Octávio Frias foi recentemente inaugurado, e está sendo considerado como o maior da América Latina, com 28 andares e 518 leitos, com a gestão da USP - Faculdade de Medicina.

Carqueja e boldo servem para o emagrecimento

Os chá de carqueja e boldo são digestivos, portanto, estimulam enzimas envolvidas no processo digestivo.

Eles são ótimos coadjuvantes na obesidade; embora haja inúmeras causas que provoquem aumento de peso, e que pode não surtir o efeito desejado dos chás.

São mais um dos meios que se pode utilizar no combate à obesidade, que precisa sempre ter suas causas identificadas, para a pessoa ser curada definitivamente, pois, para isto é necessário, muitas vezes, uma equipe multidisciplinar (nutricionistas, endocrinologistas, professores de educação física, psicólogos, psiquiatras, massagistas) e muita força de vontade e persistência.

II Congresso Internacional de Decoração e Design Amide – CIDD 2008

Entre os dias 26, 27 e 28 de junho, acontecerá em Araxá, o II Congresso Internacional de Decoração e Design Amide – CIDD 2008. O evento é  promovido pela Associação Mineira de Decoradores de Nível Superior, e visa  discutir os rumos e as tendências da decoração e do design.

Na programação, palestras com estudiosos e profissionais que falarão sobre as novidades do setor, além de discutirem assuntos relacionados à sustentabilidade e comportamento.

A segunda edição do Congresso Internacional de Decoração e Design Amide – CIDD 2008 comprova a necessidade de atualização dos profissionais em um setor que acompanha o ritmo frenético de tendências e novas tecnologias.

Mais informações Verso Comunicaçãohttp://www.versocomunicacao.com.br.

(Fonte: Valéria Quick - Verso Comunicação)

A importância da brincadeira

“Quem convive com crianças, sabe. Os pequenos transformam embalagens e até tampa de panela em brinquedo. Nas etapas de desenvolvimento, o bebê brinca sozinho manipulando objetos, e, quando cresce, interage com os amigos, compartilha e integra um grupo. Nesse processo de evolução, a criançada engatinha, escala lugares perigosos e se expressa por meio das brincadeiras. Mas tanta curiosidade e disposição também expõem as crianças em situações de risco, caso estejam em um ambiente inseguro.

Esse será o assunto foi abordado na palestra gratuita do Hospital e Maternidade São Camilo Santana em 25 de março. Com o tema ”O ambiente saudável e o lazer da criança e do adolescente”, a palestra foi ministrada pela psicóloga Glauce Favilla dos Santos e pela arquiteta Tathiana Jorge, ambas do São Camilo”.

(Fonte: Comunique-se – São Paulo em 25.03.08)

13ª Craft Design, em agosto, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo

Depois de firmar-se como uma feira lançadora de tendências da decoração e do design, que abre espaço para o debate entre profissionais da área e que apóia entidades com projetos importantes socialmente justos e ecologicamente corretos, a Craft Design, feira organizada por Daniela Cecchini e Elaine Landulfo dá mais alguns passos para colaborar com a evolução desse mercado.

1º. Prêmio Craft Design - Idealizado pelas organizadoras da feira, o prêmio é coordenado pelo designer Lars Diederichsen, diretor do Instituto Meio. No dia 13 (data de abertura), será conhecido o Melhor Objeto de Decoração que receberá como premiação R$10 mil.

Haverá ainda Destaque para o melhor projeto em Ação Social e em Ecologia.

Objeto 10! - Exposição dos 10 produtos finalistas que concorreram ao prêmio Craft Design. Tem por objetivo dar visibilidade aos melhores designers.

Setor Eco-Social - A partir da 13ª edição da Craft Design as ONG´s e empresas que têm como proposta principal a comercialização de produtos com preocupação ambiental e social ficarão reunidas no Setor Eco-Social.

Esta setorização visa apresentar em um só lugar as propostas do Terceiro Setor, facilitando a compreensão dos trabalhos envolvidos e o intercâmbio das linguagens apresentadas.

Nessa área estarão presentes produtos: com baixo impacto ambiental e que promovam a inclusão social de comunidades; que tenham parte de sua venda destinada a projetos sociais ou ambientais; ou que aumentem a consciência do consumidor sobre temas como consumo consciente, desenvolvimento sustentável, reciclagem, entre outros.

No Setor Eco-Social, entre os expositores as “Quebradeiras de Coco do Tocantins” que estão sendo apoiadas pela Craft Design.

CRAFT DESIGN APÓIA: “Quebradeiras de Coco do Tocantins”

Esse projeto da feira que cede espaço a um trabalho de amplo cunho social e ambiental, dessa vez apresenta as “Quebradeiras de Coco do Tocantins”.

A partir do babaçu elas tiram sua subsistência, além de aproveitarem o fruto, agora as quebradeiras utilizam a palma e o coco, transformando-os em objetos de decoração e acessórios de moda sob a coordenação da conceituada designer Heloísa Crocco.

São cerca de 120 artesãs dos municípios de Aguiarnópolis, Araguatins, Nazaré, Luzinópolis, Tocantinópolis e São Bento, que ficam a 700 km de Palmas (capital do Tocantins) e estão reunidas no Projeto de Artesanato da Amazônia Legal Tocantinense (Artenorte) sob responsabilidade do Sebrae Tocantins.”

Informações e inscrições: http://www.craftdesign.com.br.

(Fonte: Diferencial de Comunicação 21/5/2008 in GUI DA FEIRAS NO BRASIL)

Grupo Couromoda realiza o 20º Intercoiffure World Congress

O Grupo Couromoda que faz as feiras – Couromoda, Hair Brasil, Hospitalar e OdontoBrasil, realizou de 18 a 20 de maio o 20º Congresso Mundial da Intercoiffure (ICD Rio 2008) - principal evento de hairstylists do mundo.

Este evento promoveu o mercado brasileiro da beleza, reunindo na cidade do Rio de Janeiro, cerca 800 profissionais, de 52 países, para três dias de atualização com as grandes tendências do mundo beauty. Realizado a cada quatro anos, sempre em diferentes países, o Congresso apresenta tendências de moda para cabelos, além de promover a integração entre profissionais dos grandes salões mundiais.

(Fonte: Couromoda)

LIVRO: “A BELEZA IMPOSSÍVEL – Mulher, mídia e consumo” de autoria de RACHEL MORENO

“A Editora Ágora e a Livraria Martins Fontes, em São Paulo, promoveram no dia 11 de junho, a noite de autógrafos do livro A beleza impossível – Mulher, mídia e consumo, da psicóloga Rachel Moreno. Destinada a mulheres, maridos, pais e educadores, a obra alerta para os malefícios da imposição social de um padrão de beleza e ensina a reconhecer os limites dessa ditadura.

No livro, a autora trata, ainda, da possibilidade real de o excesso de vaidade se tornar um problema de saúde pública, dada a interferência da mídia, da publicidade e dos interesses do mercado na formação das crianças e adolescentes. “O ideal de beleza cria um desejo de perfeição, introjetado e imperativo. Ansiedade, inadequação e baixa auto-estima são os primeiros efeitos colaterais desse mecanismo. Os mais complexos podem ser a bulimia e a anorexia”, afirma Rachel, lembrando que mesmo as mulheres adultas podem ter sua estabilidade emocional afetada.

As brasileiras, segundo pesquisa internacional feita por uma multinacional da área de cosméticos, estão entre as que têm a auto-estima mais baixa – muito provavelmente em conseqüência do modelo de beleza eurocêntrico e inalcançável para a realidade nacional. De acordo com o levantamento, elas se submeteriam a todo tipo de intervenção estética para se sentir belas.

Esses dados, segunda a autora, podem ser comprovados cotidianamente. Só em 2003, as brasileiras gastaram R$ 17 bilhões na compra de produtos cosméticos e de perfumaria. O Brasil também apresenta o maior índice de mulheres que declaram ter feito cirurgia plástica. Outros estudos revelam ainda que a população feminina no Brasil, comparativamente, é a que mais se submete a sacrifícios pela “beleza”. Isso inclui dietas, malhação, remédios, cosméticos e toda a parafernália oferecida para alcançar o inalcançável.

“A mulher brasileira busca se aproximar da silhueta típica das européias (mais longelíneas) ou das americanas (de seios mais fartos)”. Isso mostra o quão maléfica é a influência da mídia. “As mulheres estão bastante desconfortáveis consigo mesmas. Desconfortáveis e provavelmente com sentimento de culpa. Uma geração com baixa auto-estima. A quem serve isso?”, questiona Rachel.

A resposta, segundo ela, é simples: “A verdade é que isso vende. Vende, vende, vende toda a parafernália de produtos, profissionais e serviços que não entregam o que prometem – como, aliás, ocorre com qualquer produto anunciado na mídia que, mais do que qualquer característica, ação ou desempenho, nos promete felicidade, modernidade ou sucesso”, explica a psicóloga.

Com depoimentos, reprodução de casos e dados históricos e culturais sobre moda e beleza, o livro reúne argumentos valiosos para combater o massacre diário e midiático. Rachel propõe uma mudança de consciência que beneficiará enormemente as futuras gerações, com mulheres mais autoconfiantes e jovens menos vulneráveis.

Atentas às armadilhas consumistas, as mulheres serão cada vez menos escravizadas pela cobrança estética e mais dedicadas às questões realmente relevantes à sociedade. “É preciso garantir, para além das condições de saúde e bem-estar de todos, a beleza da diversidade e a diversidade da beleza”, conclui.

A autora

Rachel Moreno é formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Fez especialização em Sexualidade Humana e Dinâmica do Movimento Expressivo no Instituto Sedes Sapientiae, além de ter estudado terapia corporal com J. A. Gaiarsa. Rachel tem pós-graduação em Meio Ambiente pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Trabalha com pesquisa sobre a mulher e atua no movimento feminista, no qual busca inspiração e fontes de (in)formação e ação.”

Título: A beleza impossível – Mulher, mídia e consumo

Autora: Rachel Moreno

Editora: Ágora

Site: http://www.editoraagora.com.br.

(Fonte: Ana Paula Alencar /Summus – in Comunique-se São Paulo -06/06/08)

LIVRO: Terapia do Chocolate

Autoria: Cathy Lamb

Editora: ARX

“Uma divertida e deliciosa história de coragem, amor e amizade conduzida pela paixão da personagem pelo chocolate.”

Receitas

Legumes grelhados

Ingredientes:

Modo de preparo:

Cozinhe, em água fervente, a cebola por cinco minutos e a batata por aproximadamente 8 minutos. Pincele a beringela, a abobrinha, o shitake, a cebola e a batata com o azeite, temperando-os, em seguida, com o sal.

Coloque-os para grelhar, virando sempre para ficarem macios e com as marcas da grelha.

Arrume no prato as beringelas, as abobrilhas, os shitakes, as batatinhas e, por fim, as cebolinhas.

Regue com o shoyu.

Rendimento: 2 porções.

Tempo de preparo: 20 min.

Calorias: 142 cal. (por porção).

(Fonte: Revista Dieta Já - nº 30, Ano 4, Editora Símbolo, p. 14)

Nas festas juninas receitas que agradam, para alimentar o folguedo do "arraiá"...

Torta caipira

Ingredientes:

Massa:

Recheio:

Modo de preparo:

Massa:

Esprema as mandiocas cozidas, junte o leite quente e a margarina e misture bem até obter um purê cremoso.

Em uma travessa , coloque a metade da massa, recheie com a carne seca e cubra com o restante do purê. Salpique farinha de rosca e leve ao forno para gratinar.

Recheio:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho.

Junte a carne seca desfiada, e os tomates e a pimenta e refogue bem, pingando água de vez em quando.

Cozinhe até que fique um molho grosso e saboroso.

Junte o cheiro-verde e reserve.

(Fonte: Revista Tortas, Bolos & Cia. - nº 1, Ano 1, Editora Escala, São Paulo, p. 33)

Bolo de amendoim

Ingredientes:

Massa:

Cobertura:

Modo de preparo:

Massa:

Aqueça o forno a 180º C (forno médio alto). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira retangular média.

Coloque na batedeira a manteiga e o açúcar, e bata até obter um creme claro. Continue a bater, junte as gemas e as raspas de limão. Sempre batendo, adicione as farinhas de trigo e de rosca, o fermento, o amendoim e o suco de limão.Reserve.

Em outra tigela, bata as claras em neve. Com delicadeza incorpore as claras à massa.

Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por, aproximadamente, 40 minutos ou até que, enfiando uma palito, ele saia limpo.

Cobertura:

Em uma tigelinha, misture bem o açúcar, o limão e a água.

Junte o amendoim moído e espalhe a cobertura sobre o bolo ainda morno.

Para servir, corte o bolo em quadrados.

(Fonte: Revista Tortas, Bolos & Cia. - nº 1, Ano 1, Editora Escala, São Paulo, p. 64)