Embelezar


Edição nº 78 - de 15 de Julho de 2008 a 14 de Agosto de 2008

Olá Leitores!

A quem interessa a não regulamentação profissional da mão-de-obra do mercado da beleza?

Entre o período de 1981 até 1986 fizemos parte da campanha que envolvia inúmeras associações, sindicatos e federações de trabalhadores/as na área da beleza, que buscavam a regulamentação profissional.

Passaram-se 22 anos que por "obra do destino" fomos obrigadas a parar com essas buscas coletivas e classistas, pois não mais editávamos uma revista segmentada para o setor, além de outros acontecimentos "alheios a nossa vontade".

Passaram-se 22 anos e ainda nos defrontamos com mensagens e pedidos de apoio para que façamos parte de grupos que lutam pela regulamentação de algumas profissões no mercado de beleza, o qual é rico economicamente, e faz parte de um dos maiores PIBs nacional, graças à mão-de-obra especializada, cuja maioria é composta por mulheres (e, também, por GLBTs).

Atualmente, há cursos em faculdades, enquanto há, simultaneamente, confrontos com outras áreas profissionais regulamentadas, que absorvem algumas especialidades, no campo da estética e do embelezamento.

Consideramos o quão árdua é a tarefa dos/as representantes classistas das profissões (e ofícios) da área do embelezamento na busca da regulamentação oficial, e é para estas lideranças que dedicamos nossa homenagem nesta edição.

Contudo, cremos que é muito importante um estudo por parte de especialistas em sócio-políticas que respondam, primeiramente: "a quem interessa a não-regulamentação da mão-de-obra do mercado de beleza?" Talvez possam ser rompidos alguns óbices com essa resposta.

A quem interessa, todas as pessoas que trabalham no embelezamento de forma profissional já sabem.

Vale refletir e continuar, quem sabe após encontrar a resposta a este quesito, será viável a regulamentação tão desejada!

Com esta expectativa de solução favorável, entregamos a edição nº 78 e aguardamos as informações das lideranças que nos contataram, contem conosco, vamos somar novamente.

Abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

42ª Bijóias /SP, o alicerce do universo das bijuterias e acessórios

A 42ª Bijóias faz a “ponte entre fabricantes, designers e empresários do setor, que vive boa fase no país. A multiplicidade de matérias primas, o design, a qualidade e o processo criativo têm sido fatores propulsores da venda de bijuterias e acessórios no Brasil. Os ventos favoráveis que rondam o mercado levam bons fluídos ao Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, no período de 3 a 5 de agosto (domingo a terça-feira). Na ocasião, acontece a 42ª BIJÓIAS SP, considerado o maior evento da América Latina do setor de bijuterias, folheados, jóias em prata, aço e acessórios.

Promovido pela MASI & ASSOCIADOS com o apoio do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), o evento está na mira de milhares de visitantes que buscam conhecer as novidades e abastecer suas vitrines com lançamentos exclusivos de aproximadamente 170 expositores (entre designers e indústrias do setor) que irão nortear a temporada de moda Primavera & Verão 2008-2009.

É evidente que as bijuterias e acessórios atravessam um momento oportuno para as vendas e investimentos. Só no último ano a BIJÓIAS (em suas sete edições anuais) gerou negócios da ordem de R$ 100 milhões, frente a um mercado que movimenta algo em torno de US$ 220 milhões/ano. Números apontam um crescimento expressivo do setor: foram gerados empregos diretos e indiretos que estimam cerca de 150.000 vagas, além de movimentar 90% dos negócios de micros e pequenas empresas brasileiras.

Não é à toa que lojistas, atacadistas e distribuidores de atitude já se programam para marcar presença no evento, que a cada edição, traz novidades a fim de manter os profissionais do setor em sintonia com as tendências de moda e comportamento de mercado.

Além das coleções que prometem ser o hit da temporada, a 42ª BIJÓIAS SP marcará o lançamento do Portal CONEXÃO BIJÓIAS. Trata-se de uma ferramenta de comunicação virtual que fará a ligação entre os consumidores e o mundo das bijuterias. Através do portal, os interessados terão acesso às novidades mundiais, tendências da moda, além de calendário dos eventos.

Cerca de oito mil compradores são esperados no evento, com a previsão de gerar negócios de aproximadamente R$ 26 milhões. E para facilitar o acesso aos visitantes, a MASI & ASSOCIADOS disponibiliza transporte gratuito do metrô Consolação ao Frei Caneca e vice-versa. Pegar carona nessa ótima fase do universo das bijuterias é questão de atitude!”

(Fonte: Lilás Comunicação IN Guia de Feiras do Brasil - 4/7/2008)

17ª ABUP Show 2008 em São Paulo

Nos dias 13 a 17 de agosto, “acontecerá a 17º ABUP Show, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A feira é uma seleção sobre as novidades e tendências em acessórios para decoração, utensílios de cozinha e mesa, de fabricantes nacionais e importados.

O evento ocupará quatro andares do Centro de Convenções Frei Caneca, totalizando cerca de 12 mil m2 de área de exposição. Este ano, a novidade é o aumento de 20% de área de exposição e do número de expositores. Exclusivo para profissionais e lojistas, o evento vai reunir 98 expositores de vários estados do País, da Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (ABUP).

Nesta edição, o Abup vai destinar uma parte da verba de organização do evento para o Projeto Mata Atlântica vai à Escola, da associação SOS Mata Atlântica. Entre os participantes estão nomes consagrados como Tramontina, a novidade da feira, M.Cassab, Riva, Comercial Noblesse, St James, Ca’Doro, Cristallerie Strauss, Vista Alegre, entre outros.”

Mais informações: http://www.abup.com.br.

(Fonte: Revista dos Eventos - in Guia de Feiras no Brasil - 4/7/2008)

37ª House & Gift Fair 2008

Dirigida “aos profissionais do setor, a maior feira de artigos para casa da América Latina contará com seis salões especializados que apresentarão as grandes novidades em eletro, decoração, mesa posta, têxtil, móveis e presentes.

Dividida em seis salões especializados, a expectativa é que a House & Gift Fair viva este ano, sua edição mais próspera. Serão 900 expositores nacionais e internacionais e expectativa de público superior a 50 mil compradores de toda a América do Sul. Trata-se de uma grande oportunidade para fazer negócio e ficar informado das principais tendências em design, decoração e tecnologia de produtos voltados para casa, escritório, hotéis, bares e restaurantes e até hospitais.

A novidade deste ano fica por conta de um espaço onde o visitante terá contato com de artigos de decoração em estilo japonês. A feira também oferecerá aos visitantes atividades paralelas como um dia inteiro destinado ao encontro de clientes e promoção de negócios, ciclo de palestras gratuitas, o Prêmio House & Gift de Design e uma mostra das peças vencedoras.

A 37ª House & Gift Fair será dividida em seis salões especializados em artigos para o lar:

Mais informações: http://www.grafitefeiras.com.br.

(Fonte: Grafite Feiras in Guia de Feiras do Brasil)

II Congresso Vegetariano Brasileiro no Campus do UNI-BH

A Sociedade Vegetariana Brasileira realizará o II Congresso Vegetariano Brasileiro no Campus do UNI-BH. Entre os dias 25 a 28 de setembro de 2008.

O evento tem como objetivo um “grande momento de confraternização, união, consciência e responsabilidade, que apresentará conferências, oficinas e seminários, alem da fundamentação ética, científica, filosófica e religiosa do vegetarianismo, com demonstrações culinárias, feira de produtos sem ingredientes de origem animal (produtos alimentícios, de higiene e limpeza, roupas, calçados, acessórios, cosméticos, ração vegetariana, produtos biogênicos etc.); Desafio vegetariano - premiação e certificação de pratos apresentados por restaurantes conveniados; exibição permanente de vídeos, exposição de trabalhos científicos; Moda ética e ecológica - exposição de looks desenvolvidos pelo projeto Eco-moda da UDESC.

Público-alvo: Vegetarianos, veganos, naturistas, crudivoristas, higienistas, estudiosos e simpatizantes de todas as dietas que excluem carnes e derivados de animais. Defensores dos animais e ambientalistas. Acadêmicos das áreas de nutrição, medicina, gastronomia, zootecnia, medicina veterinária, filosofia (Ética) e direito com especialização em gestão ambiental entre outros. Profissionais e estudantes da área de Naturologia e Naturopatia.

Terapeutas e adeptos da alimentação saudável. Esotéricos e espiritualistas, essênios, adventistas, budistas, hinduístas, taoístas, praticantes de ioga etc. Interessados em geral.”

(Fonte: http://www.svb.org.br/2congressovegetarianobrasileiro/index.php)

35º Encontro da Moda Feminina

O 35ª Encontro da Moda Feminina (EMF) ocorreu entre os dias 1º a 4 de julho de 2008 e recebeu cerca de 11 mil compradores no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O evento recebeu expositores de todo o país, além de compradores nacionais e internacionais e fatura em quatro dias, o equivalente a três meses de produção, garantem os lojistas.

"Da estamparia digital às fibras naturais, os compradores que estão passando pelos corredores do 35º Encontro da Moda Feminina, têm sido contemplados com muitas novidades. Entre os destaques, a presença de peças trabalhadas artesanalmente com pinturas à mão, rococós, tricô e crochê."

As "estampas vêm com tudo no Verão 2009 e como principal aliada, elas contam com a tecnologia. Esta é a proposta da Kissaman, que traz para esta edição uma novidade: a estamparia digital. Tanto as fibras naturais quanto as sintéticas podem ser trabalhadas com o recurso. O desenho é desenvolvido por computador e a imagem é fixada na peça de acordo com a fibra. Nas naturais, o processo é feito a partir da estampa por calandra via termo-transferência e a fibra sintética pela forma rotativa. As estampas variam entre micro e macro. Muito colorido e tecidos como a viscose, algodão e o famoso Rayon marcam os modelos de verão da Kissaman."

A "tradicional malharia Stela Maris, de Jacutinga, é especialista em tricô e participa há 10 anos do EMF, creditando o sucesso de vendas durante todos estes anos à oportunidade de participar da feira. Para esta edição, a Stela Maris apostou em peças com mix de tecido e tricô e todas com acabamento artesanal. Bicos feitos à mão em crochê dão o tom de delicadeza aos modelos que seguem o estilo romântico. A novidade é a cor Azul Bic que se mistura a tons de vermelho cereja, compondo as peças clássicas. Já o estilo étnico, parte de tons terrosos, seguindo influências de origem africana."

A "confecção goiana Sol e Energia está participando pela primeira vez do EMF e acredita nos bons resultados do evento. Para o Verão 2009, a marca desenvolveu peças com listras, estampas florais, para a linha de batas, biquínis e bolsas. O mix de cores varia entre o preto e o lilás e tons leves. A Sol e Energia fabrica cerca de 30 mil peças por mês e já exporta para Europa, Ásia e EUA. “A visibilidade da moda praia fora do país é muito grande. Nossos clientes se orgulham de ter biquínis fabricados no Brasil”, afirma Tatiana Fogaça, representante da marca."

"Bermudas, macaquinhos, fibras naturais camisetes de cambraia. Tudo em 100% algodão. A Terra Mística está no mercado há seis anos e trabalha com fibras naturais apostando em despojamento e conforto absoluto em suas peças. “Apesar da dificuldade do algodão no mercado, nossas peças estão em alta neste evento. O comprador vê a qualidade e a leveza. O coração das peças é a fibra natural” comenta Ricardo Cunha."

Miss Rio Grande do Sul é destaque no Encontro da Moda

A "Dark Dragon se apresentou pela primeira vez no evento e aproveita o momento para anunciar sua entrada em São Paulo. A marca teve uma convidada especial que trouxe brilho e simpatia ao evento: A Miss Rio Grande do Sul, Bruna Gabriele Felisberto que por algumas horas vestiu os modelos da marca e mostrou aos lojistas e expositores a nova coleção. Maria José Mascarello, consultora da marca explica que os modelos são confeccionados pensando na beleza não só da peça como também de como se sente a mulher quando veste “Queremos que a mulher vista a roupa e que se sinta feliz. O vestido é um complemento à sua beleza” afirma a consultora. A Dark Dragon traz de tendência o clássico de tecido reluzente, porém com foco nas pessoas que vestem."

A expectativa dos empresários paranaenses é fidelizar clientes e abrir novos mercados para suas marcas.

A "marca IIN Streetwear, de Ponta Grossa, há 23 anos no mercado, participa do Encontro da Moda Feminina há 20 anos, evento que colaborou para a consolidação da empresa. Segundo a empresária Icléia Maria Saliba Cunha, os negócios fechados durante o evento representam trabalho para toda a estação. “Normalmente as demandas das edições de verão, que são realizadas em julho, se estendem até meados de dezembro”, conta.

Mais informações em: http://www.encontrodamoda.com.br.

(Fonte: Conteúdo gerado por Maquinário Assessoria e Verso Comunicação -Editoração/Arte - Ricardo PC - SV Eventos)

Curso de unhas aplicáveis e esculpidas na Fing’rs do Brasil

A Fing’rs do Brasil, empresa líder no mercado mundial e nacional de unhas, está com inscrições abertas para os cursos básicos de unhas aplicáveis de porcelana e de silicone.

“É uma ótima oportunidade para quem trabalha na área de beleza, pois aprenderão técnicas utilizadas internacionalmente e assim poderão conseguir um melhor rendimento financeiro”, afirma Ana Luiza Lopes, consultora técnica da Fing’rs do Brasil.

Informações e inscrições Instituto Fing’rshttp://www.fingrs.com.br.

(Fonte: Eryka Motta -Assessoria de imprensa – Fing’rs do Brasil IN Comunique-se - Rio de Janeiro/RJ – 27.06.08)

Apenas 3% dos jovens mantém uma dieta saudável

Um universo de 1584 jovens, entre as idades de 12 a 19 anos, participaram de um estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP, que demonstrou somente três em cada cem deles mantém uma dieta considerada saudável, em que incluem frutas, verduras leites e derivados. Segundo a pesquisa o que mais causa doenças às crianças e aos adolescentes é a má alimentação, sendo que alguns apresentam colesterol elevado, comparado ao dos adultos. Foi lançada uma campanha nas escolas públicas nas escolas estaduais com o objetivo de orientar pais e alunos sobre a importância de uma dieta balanceada.

(Fonte: Destak 06.05.08 - p. 2)

Calçados infravermelhos para a saude e conforto dos pés

Picadilly lançou sapatos com tecnologia que alivia o cansaço e inchaço das pernas

A Picadilly informa que a “nova tecnologia chamada de Infravermelho Longo irá proporcionar maior conforto, principalmente, às gestantes, e evitará o aparecimento de varizes, inflamações e até mesmo osteoporose por causa de uma fibra de platina, alumínio e titânio colocada na palmilha. Com preços que variam entre R$ 67 até R$ 124, dependendo do modelo, os novos calçados ativam a circulação das pernas à medida que a mulher anda e esquenta a palmilha onde está tal fibra. Além disso, a manta de Infravermelho Longo vem envolvida com algodão antibacteriano que evita odores nos pés. Por enquanto são oito modelos na linha Woman.”

Mais informações: http://www.picadilly.com.br.

(Fonte: Revista dos Vegetarianos – Vida em Harmonia, Ano 2, nº 18 / p. 10)

O Especial “Mulher 80” virou DVD

Em 1979, algumas das principais cantoras brasileiras se reuniram para o especial “Mulher 80”, da Globo, que contava com entrevistas e números musicais.

Apresentado pela atriz Regina Duarte, que na época fazia sucesso com a série “Malu Mulher”, o programa contava com a presença das já veteranas Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia e Rita Lee, e das mais novatas da época: Joanna e Maria Lima. Quarteto em CY, Simone, Fafá de Belém, Zezé Mota completavam o grupo.

Cada uma fala um pouco de sua trajetória até se tornar famosa, com ênfase nas dificuldades que enfrentou por ser mulher.

Com grandes momentos, o destaque especial fica por conta de Elis Regina, que, três anos antes de sua morte, apresentava a canção “O Bêbado e o Equilibrista”. Em seu depoimento, ela se emocionava ao falar sobre a sua relação com sua filha Maria Rita, que era apenas um bebê na época.

(Fonte: Metrô News, 08.05.08, p.16)

LIVRO: A beleza impossível – Mulher, mídia e consumo

A quem interessa vender uma beleza inalcançável? De que maneira a mídia manipula nossa consciência em nome dos interesses do mercado? Quais são as conseqüências para as adolescentes de hoje? Onde entram as “diferentes” – gordinhas, velhas, negras – nesse sistema? A obra da psicóloga Rachel Moreno responde a essas e outras perguntas de maneira vigorosa e crítica, apontando caminhos para que possamos nos defender dessas armadilhas.

O massacre é diário e multimidiático. Mas, em vez de espalhar sangue, mexe com a auto-estima e a racionalidade: minuto a minuto, a mídia incute nas mulheres um ideal de beleza inatingível, artificial, mercantilizado. Cada vez mais, meninas e mulheres se submetem a tratamentos diversos para emagrecer, afinar a cintura, alisar os cabelos, perder pneuzinhos. As que não se encaixam no padrão de beleza atual sentem-se excluídas e humilhadas.

A autora e psicóloga Rachel Moreno faz uma análise antropológica, histórica e política desse comportamento e procura alertar as mulheres – e também maridos, pais, educadores – sobre os riscos dessa “ditadura da beleza”.

Até as mulheres mais bem informadas sucumbem aos apelos da Vênus jovem, magra, alta, loira, de olhos azuis e cabelos lisos, e fazem de tudo para alcançar esse objetivo, gastando rios de dinheiro em cremes, xampus, complexos emagrecedores, escovas progressivas e tudo mais que prometa mudar a aparência. Algumas até se deixam levar e comprometem a própria saúde fazendo regimes desumanos e se submetendo a cirurgias que muitas vezes geram resultados nefastos.

Pesquisa internacional promovida por uma multinacional da área de cosméticos mostrou que as brasileiras estão entre as que têm a auto-estima mais baixa – muito provavelmente em conseqüência do modelo de beleza eurocêntrico e inalcançável para a realidade nacional. De acordo com o levantamento, elas se submeteriam a todo tipo de intervenção estética para se sentir belas.

Rachel Moreno é formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Fez especialização em Sexualidade Humana e Dinâmica do Movimento Expressivo no Instituto Sedes Sapientiae, além de ter estudado terapia corporal com J. A. Gaiarsa. Rachel tem pós-graduação em Meio Ambiente pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Trabalha com pesquisa sobre a mulher e atua no movimento feminista, no qual busca inspiração e fontes de (in)formação e ação.

Livro: A beleza impossível – Mulher, mídia e consumo

Autora: Rachel Moreno

Editora: Editora Ágora

Site: http://www.editoraagora.com.br.

(Fonte: assessoria de imprensa)

Receitas

Caldo verde português

Ingredientes:

Modo de preparo:

Lave a couve sob água corrente, retire os talos e seque-as com toalha de papel. Pique-a em tiras finas e arrume em uma peneira. Coloque em uma panela 2 litros de água e leve ao fogo por 15 minutos ou até ferver. Retire do fogo e despeje sobre a couve. Reserve.

Lave as batatas, descasque-as e pique em pedaços pequenos. Reserve.Descasque a cebola, lave-a e corte em 4 gomos. Reserve. Descasque o alho e pique-o em lâminas. Reserve.Coloque em uma panela 1 litro de água e os chouriços. Leve ao fogo por 8 minutos ou até a água ferver. Retire do fogo, escorra a água e corte os chouriços em rodelas finas. Reserve.

Coloque em uma outra panela as batatas, a cebola, o alho, metade do azeite de oliva, 1 e 1/2 litro de água e 1 colher de sopa de sal. Leve ao fogo e cozinhe por 45 minutos ou até as batatas ficarem macias. Retire do fogo, espere amornar por 10 minutos e transfira para o copo do liquidificador.

Bata por 1 minuto ou até obter um creme homogêneo e despeje de volta na panela. Acrescente o restante do azeite de oliva. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos ou até começar a engrossar. Misture a couve, o chouriço.Acerte o sal e retire do fogo. Sirva em seguida.

Rendimento: 16 porções de 185g.

Tempo de preparo: 1h 30min.

Calorias: 250 cal. por porção.

(Fonte: http://www.pratofeito.com.br/modules/recipe.php?recid=861)

Bolo Delícia de Amendoim

Ingredientes:

Modo de preparo:

Massa:

Bata as claras em neve. Junte as gemas, uma a uma, acrescente aos poucos o açúcar e o leite. Peneire a farinha, junte o fermento e misture à massa. Por último adicione o amendoim. Despeje a massa em uma fôrma redonda de 26cm de diâmetro untada. Asse em forno quente por aproximadamente 25 minutos.

Recheio:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e espere esfriar. Depois corte o bolo em 2 ou 3 camadas e recheie.

Montagem:

Bata a manteiga com as gemas e o açúcar até ficar um creme claro. Acrescente o amendoim, a baunilha e por último o creme de leite.

Corte o bolo em 3 camadas e, se quiser, regue a massa com alguma bebida de sua preferência (rum fica ótimo). Na camada de baixo, espalhe metade do recheio de creme de leite e na de cima, o recheio de leite condensado. Cubra todo o bolo com o restante do recheio de creme de leite. Enfeite com amendoim salpicado.

Rendimento: 15 porções.

(Fonte: http://www.moo.pt/receitas/receita/doces/bolo_delicia_de_amendoim/9q7uJwbtWRnvyYnl/, Receita enviada por: Jorge Estrela)

Bebida quente de laranja

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passe a gema por uma peneira e coloque-a em uma panela.

Acrescente o suco de laranja, o açúcar, o licor de laranja e a maisena dissolvida em um pouco de suco de laranja e leve ao fogo.

Cozinhe, sem parar de mexer, por 15 minutos, ou até encorpar um pouco.

Junte o creme de leite e, assim que levantar fervura, retire do fogo.

Despeje em copos próprios para bebidas quentes.

Se preferir, decore com raspas de laranjas.

(Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Livro_de_receitas/Bebida_quente_de_laranja)