Quando se observa um acontecimento mundial conforme as Olimpíadas atualmente, nas reportagens destacam-se os aspectos da criação dos uniformes que estão sendo usados pelos jovens, homens e mulheres desportistas, que defendem suas modalidades na conquista de medalhas e para elevar o nome de sua pátria. São estudos de tecidos, padronagem, desenhos, cores, modelos, que sejam confortáveis e valorizem o visual dos/das atletas.
Quando se fazem estudos estatísticos sobre o impacto econômico no mundo da estética e da cosmética, com recentes informações cujas fontes são idôneas, a exemplo disto, da ABIHPEC, chega-se a cifra de 280 bilhões de dólares ano; estando o Brasil considerado como terceiro lugar mundial nesse mercado.
Aumentam também as chances de contratação de profissionais cada vez mais especializados, além da mão-de-obra auxiliar, gerando muitos empregos, tanto nas indústrias, quando na área tecnológica e principalmente na criatividade artística.
Buscam-se meios de atrair ao consumo do público masculino, além das mulheres, e crianças e jovens. Os homens encontram-se muitas vezes discutindo aspectos da moda, em cores, tipos de gravata, ocasiões e até mesmo citando cortes de cabelos, além de outros cosméticos e de higiene pessoal.
A moda atinge até mesmo a decoração do lar, com vários estilos, personalizando ambientes, tanto no lar como nas empresas, escritórios, escolas.
Enfim, é o EMBELEZAMENTO a serviço da vaidade? Ou a vaidade a serviço do EMBELEZAMENTO? Todavia é sem dúvida alguma, que a vaidade e o EMBELEZAMENTO são necessários para o PIB Mundial e Nacional.
Neste mês que antecipa a beleza da primavera, em que as flores farão o colorido da vaidosa Natureza entregamos para você esta edição n° 79 com um fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe do EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Cirurgias de lipoaspiração e lipoescultura estão suspensas desde o dia 6/8/08 em clínicas e hospitais do Estado do Espírito Santo. A decisão da Secretaria Estadual da Saúde, vale por tempo indeterminado e foi tomada para evitar novos problemas relacionados à infecção por micobacteria. Um caso foi confirmado em julho e outros 12 estão sendo investigados. Os microrganismos estariam nos aparelhos usados para intervenções.
O “consumo freqüente de chá ajuda a saúde mental dos idosos, preserva a memória e reduz os riscos de declínio da capacidade cognitiva, sugere um estudo realizado na Universidade de Cingapura.
A pesquisa observou 2,5 mil idosos com idade acima dos 55 anos durante dois anos para avaliar as mudanças na capacidade cognitiva dos participantes como a atenção, memória e habilidade visuo-espacial.
O estudo considerou a quantidade de chá verde e preto que os participantes ingeriam e a freqüência.
Segundo os resultados, publicados na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, 35% dos participantes que não bebiam chá demonstraram uma queda média de dois pontos no número de pontos atingido nos testes de memória, o que indica declínio cognitivo.
No entanto, cerca de 65% dos participantes que bebiam pelo menos duas xícaras de chá diariamente mantiveram os mesmos resultados nos testes cognitivos dois anos depois do início da pesquisa.
Os cientistas sugerem que a descoberta pode auxiliar na redução no risco de demência entre os idosos, já que o declínio cognitivo pode progredir para o mal de Alzheimer.
"O potencial efeito do consumo de chá contra o declínio cognitivo em idade avançada tem uma importância grande, já que a população está envelhecendo rapidamente e há grande incidência de demência vascular e de Alzheimer", diz o estudo.
O estudo ressalta que o efeito preventivo do chá não está relacionado a apenas uma substância, mas “ao efeito sinérgico de vários de seus componentes químicos”.
Entre as substâncias que poderiam influenciar a capacidade cognitiva, os pesquisadores destacam o polifenol - uma classe de substâncias químicas conhecidas por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares - e a teanina, um aminoácido conhecido pelo seu efeito relaxante.
De acordo com a pesquisa, apesar de a cafeína também estar presente nas folhas dos chás preto e verde, os cientistas não observaram nenhuma relação entre o consumo de café e uma melhora no desempenho cognitivo.
Por isso, o estudo afirma que é "menos provável" que a cafeína presente no chá tenha algum efeito na prevenção da perda de memória observada no estudo.”
“A primeira coleção Rainha Autêntico AmazonLife é completa por 3 modelos de bolsas de couro vegetal Treetap®, tecido à base de látex natural extraído por índios e seringueiros da Amazônia. Trata-se de fruto da parceria entra marca esportiva Rainha e a AmazonLife, empresa dedicada ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. Com a logomarca da tocha, as bolsas têm design que valoriza o material utilizado e foi fabricada nas cores amarela, verde-oliva e marrom escuro. Os produtos são comercializados na loja AmazonLife, no Bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro desde setembro de 2007.”
Em “Fortaleza, adolescentes em situação de vulnerabilidade ganham uma oportunidade para desenvolver suas habilidades e quem sabe um dia tornar-se um profissional da moda. Entrando em contato com tesouras, máquinas de costurar e outros instrumentos que fazem parte do mundo da moda, eles começam a descobrir uma nova perspectiva profissional.
Dois meninos e dezoito meninas entre 16 e 19 anos, ligados a projetos sociais da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), da Prefeitura de Fortaleza, participam do projeto Estilo Solidário, um curso de Estilismo e Moda criado pela Funci e pelo Centro Técnico Federal do Ceará (Cefet), por meio do programa Escola de Fábrica do Ministério da Educação (MEC).
"Esse é um projeto que une a arte e a educação. Por meio do estilismo, procuramos difundir valores para a vida desses adolescentes, como o consumo sustentável e a gestão solidária dos empreendimentos", afirma a coordenadora do Estilo Solidário, a assistente social Caroline Bueno.
O curso possui quatro módulos. O primeiro foi constituído por aulas teóricas e oficinas de leitura. No segundo módulo, iniciado na semana passada, os alunos estão tendo os primeiros contatos com lições de corte, costura e modelagem. "Nesse módulo prático, percebemos um maior interesse dos alunos, mais vontade de aprender e uma maior identificação com o processo da moda", ressalta Caroline.
As aulas seguem até dezembro deste ano, quando está previsto o lançamento da primeira coleção da grife do Estilo Solidário, a grife Hélade. O nome homenageia a estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Hélade Nogueira, que morreu há dez anos, antes de terminar o curso. A monografia de Hélade abordava o ideal de beleza na contemporaneidade e era orientada pela professora da UFC Glória Diógenes, presidente da Funci e idealizadora do projeto Estilo Solidário.
O espaço disponível para os alunos é formado por ateliê de criação, laboratório de informática, ateliê de modelagem, biblioteca, auditório com recursos multimídia e salas de aula. "Conseguimos um financiamento para uma primeira coleção. Depois, vamos procurar parcerias com empresas para poder dar continuidade ao projeto", explica Caroline.
A intenção é formar grupos associativos ou cooperativos de jovens, garantindo acesso ao microcrédito e dando continuidade à produção e a comercialização. Ao terminar o curso, os alunos receberão um certificado do Cefet. "Esse curso pode abrir as portas para uma nova perspectiva profissional na vida desses jovens", afirma a coordenadora do projeto.
As matérias sobre Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.”
O programa irá visitar 500 organizações de varejo, totalizando mais de 3 mil pontos de venda em todo o país.
Para levar as novidades da Couromoda – principal feira de calçados, acessórios e artigos esportivos da América Latina – para lojistas de todas as partes do Brasil, a direção da feira criou há quatro anos o Programa Couromoda Visita o Brasil.
A quarta edição do Programa começa em agosto, onde dirigentes e representantes da Couromoda, junto com representantes comerciais da indústria, visitarão lojas em 22 Estados brasileiros divulgando as novidades da feira de janeiro de 2009.
Jeferson Santos, diretor-geral da Couromoda, explica que o Programa de visitas vai estender-se por três meses, quando serão visitadas cerca de 500 organizações de varejo, totalizando mais de 3 mil pontos de venda. “Mais uma vez, a Couromoda sai a campo e vai até o lojista, seja ele pequeno ou grande, para trocar informações com o varejo e apresentar as novidades da 36ª Couromoda, que acontecerá em São Paulo, de 12 a 15 de janeiro. Estas visitas funcionam como uma rica pesquisa de mercado, gerando dados que serão utilizadas como ferramenta para desenvolver negócios em toda a cadeia calçadista e também durante a feira”, ressalta Santos”.
Mais informações: http://www.couromoda.com.
A “36ª edição da COUROMODA – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro acontecerá de 12 a 15 de janeiro de 2009, no Parque Anhembi, em São Paulo, apresentando as novas coleções de moda de 1.200 empresas produtoras de todos os tipos de calçados, tênis, bolsas, artigos de viagem e esportivos, confecções e acessórios de moda. Maior feira setorial da América Latina, a Couromoda ocupará 80 mil m2 de área, abrindo a temporada de negócios no setor de calçados, acessórios e confecções e atraindo as atenções de lojistas e distribuidores de todo o Brasil, além de importadores de mais de 70 países.”
Mais informações: http://www.couromoda.com.
O “Sindicado das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) apresenta a edição 2009 do Prêmio Salão Design Casa Brasil. Considerado uma das vitrines do design mobiliário do país por profissionais, estudantes e empresários do setor, o concurso tem como objetivo incentivar criatividade, empreendedorismo, inovação tecnológica do segmento e valorizar os talentos do design nacional e internacional.
Estudantes, profissionais e indústrias podem concorrer ao prêmio nas categorias: acessórios domésticos; eletro-eletrônicos domésticos; iluminação; móveis – produtos já industrializados/comercializados; móveis – novos projetos e Móveis Componíveis (módulos que se compõem para formar um produto). As inscrições estão abertas até dia 24 de outubro de 2008. Ao todo, serão distribuídos R$ 100 mil em prêmios.
Os vencedores serão conhecidos em agosto de 2009 e terão seus projetos expostos durante a Casa Brasil – feira de negócios em móveis, iluminação, complementos e decoração de alto padrão, de 4 a 8 de agosto de 2009, em Bento Gonçalves.”
Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.salaodesign.com.br/.
A “Cosmética 2008, uma das mais importantes feiras do setor de cosmética, estética, perfumaria e beleza da América Latina, organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, será realizada de 27 a 30 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento conta com a participação de 200 expositores – sendo 60 internacionais - distribuídos em uma área de 30 mil m². A feira está em sua décima oitava edição.
Com expectativa de 60 mil visitantes, incluindo 8 mil de países estrangeiros, a feira é direcionada para um público com poder de decisão em negócios, formado por industriais e fabricantes de cosméticos, maquiagem, perfume, embalagens, matéria-prima, equipamentos, acessórios e mobiliários; importadores; distribuidores; atacadistas; supermercadistas; compradores internacionais; perfumistas e lojistas; empresas e entidades de cursos profissionalizantes; representantes de franquias; e profissionais do setor de beleza, como cabeleireiros, esteticistas, manicures, massagistas, podólogos, maquiadores e terapeutas capilares e dermatofuncionais.
O evento apresenta, nesta edição, uma nova parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC, firmada em fevereiro deste ano. O acordo prevê, a princípio, um apoio institucional da entidade à feira pelos próximos 10 anos, com o objetivo de desenvolver e estimular ações que colaborem para o progresso da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no país, além do investimento de US$ 1 milhão por parte da organizadora na promoção da Reunião das Autoridades Sanitárias das Américas - Rasa, ao longo das próximas cinco edições, que acontecem no Brasil a partir deste ano.
Outra novidade é a realização, a partir de 2009, da versão latino-americana da In-Cosmetics Europa, o mais importante evento mundial de fornecedores de soluções e inovações tecno-científicas, embalagens, matéria-prima e ingredientes para a indústria cosmética internacional.”
Mais informações: http://www.cosmeticaexpo.com.br.
O “objetivo do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética é formar profissionais competentes, éticos e empreendedores para executar técnicas e procedimentos estéticos e cosméticos - individualmente ou no contexto de equipes multidisciplinares – visando à promoção da saúde integral e do bem-estar dos clientes. O curso foi concebido com vistas à formação de profissionais aptos para planejar e implantar estruturas de atendimento, fluxos de trabalho e procedimentos de biossegurança, gerir processos, pessoas, finanças e relacionamento com clientes em diferentes contextos do segmento de estética e cosmética.”
Duração: 3 anos.
Vestibular / Prova: Informações: processoseletivo@sp.senac.br.
Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro-SP.
Informações: http://www.sp.senac.br/.
Dias: 29 e 30 de novembro de 2008.
Com divulgação de novos métodos, técnicas em Acupuntura, Auriculoterapia, Fitoterapia, Quiropuntura, Florais, Aromaterapia, Cinesiologia, Quiroprática, Radiestesia e outras Terapias Naturais.
Promoção e organização: CEATA Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas.
Informações e inscrições: http://www.ceata.com.br.
Dias 23 e 24 de agosto de 2008 Rio de Janeiro/RJ.
Mais informações no SINARJ – Sindicato dos Astrólogos do Estado do Rio de Janeiro: http://www.sinarj.com.br.
“Para uma pele revitalizada, consuma zinco, manganês, cobre, e vitaminas C e E, que são encontrados em:
Gelatina; mingau de aveia com leite desnatado, cravo e canela; 2 kiwis; 1 copo de suco frescor (1 erva-doce média, ¼ de beterraba com as folhas e 2 maçãs médias com casca).
Autora: chef culinarista Ellen Vitorino.
Deixe o feijão de molho por no mínimo 6 horas e, em seguida, cozinhe-o na panela de pressão até que fique macio.
Descasque a berinjela, tirando fatias bem grossas das laterias e corte as fatias ao meio no sentido do comprimento.
Refogue o alho até começar a dourar e junte a cebola e a berinjela.
Mexa bem e adicione a salsicha e a carne vegetal.
Misture bem e adicione ao feijão.
Tempere com sal e deixe ferver mexendo para não grudar no fundo.
Adicione o tofu no final.
Para o molho, bata no liquidificador 2 colheres de sopa de cebola, 1 xícara de caldo de feijoada já pronta, 1 colher de sopa de molho de pimenta, suco de 1 limão, e ½ maço das folhas de coentro.
Sirva com farofa de legumes, arroz, couve ao alho e óleo e fatias de laranja.
Rendimento: 6 porções.
Autora: chef culinarista Ellen Vitorino.
Em uma tigela grande, usando as pontas dos dedos e sem amassar, misture o açúcar, a margarina, a castanha ralada, a farinha de trigo e a baunilha até formar uma farofa. Reserve.
Em outra tigela, misture a polpa de cupuaçu com o açúcar restante.
Em uma fôrma untada com margarina, espalhe a metade da farofa de castanha e, em seguida, a polpa de cupuaçu.
Cubra com o restante da farofa. Pressione levemente e leve ao forno quente.
Asse até dourar por 25 minutos.
Rendimento: 12 porções.