“O resultado de nossa participação naquele grande espetáculo em Pequim foi aquém do esperado, mas pudemos nos orgulhar das mulheres que brilharam e deram uma demonstração de garra, força de vontade e patriotismo”, afirmou a deputada Rita Camata na sessão do dia 25 de agosto.
A deputada registrou a participação feminina e as medalhas conquistadas: “foram medalhas inéditas, como o ouro de Maurren Maggi no salto em distância, e do vôlei de quadra feminino; o bronze no taekwondo, com Natália Falavigna, o da judoca Ketleyn Quadros, aqui de Ceilândia, do Planalto Central; e o da dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan, velejadoras da classe 470, que, por sinal, contribuíram para manter a modalidade como a mais premiada em Olimpíadas”. Rita parabenizou, também, as meninas do futebol pela conquista e o atleta capixaba, Fábio Luiz, do vôlei de praia pelo belo desempenho durante toda a competição e pela medalha de prata.
A deputada ressaltou, ainda, sua convicção de que no momento em que o País investir mais em esportes, nossos atletas irão apresentar melhor desempenho. “Acho que cabe aqui uma grande reflexão. Não podemos apenas repassar recursos públicos, é preciso uma política pública não só para formar atletas, mas também para a educação física neste País”, finalizou."
Decididamente, para nós reconhecermos todo o esforço e o resultado conquistados pelas jovens brasileiras é algo muito gratificante, assim como também expressar nossa admiração a Deputada Rita Camata, pela sua espontaneidade como parlamentar fazer esse reconhecimento público no plenário da Câmara Federal.
Com certeza investimentos na área de educação física, e as outras áreas paralelas, que permitem a boa forma das atletas, na qual a maioria das trabalhadoras é mão-de-obra feminina, é algo muito importante para incentivo ao mercado interno e à participação das mulheres em competições esportivas, olímpicas etc.
Vencer os próprios desafios e obstáculos impostos nas competições fazem com que as mulheres embelezem ainda mais o ambiente, os esportes, o mundo... Onde há uma mulher de sucesso tudo fica mais belo e radiante ao espargir de sua alegria e vitórias.
Parabéns as nossas atletas representantes de todas nós brasileiras e ensejamos sinceramente que consigam muitos patrocínios na área e no mercado do embelezamento, porque afinal todas merecem mediante os seus méritos e conquistas.
Enviamos um abraço da Elisabeth Mariano e da equipe EMBELEZAR, e entregamos para você a edição nº 80 com muitas notícias.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Como parte do processo da fotossíntese algumas algas podem produzir óleos combustíveis, podendo produzir 15 vezes mais óleo por hectare do que outras plantas usadas para os biocombustíveis, como o milho e switchgrass. As algas podem crescer em água salgada, doce ou até mesmo em águas contaminadas, no mar ou em lagoas e em terras que não servem para a produção de alimentos”
Leia a íntegra em http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3514&Itemid=1.
A 4ª edição da Beauty Fair – Feira Latino-Americana de Cosméticos e Beleza “superou todas as expectativas de seus organizadores. O evento consolidou-se como o mais importante do segmento de beleza em toda a América Latina.
O número de negócios realizados nos quatro dias de realização cresceu cerca de 40% em relação a 2007 e o número de visitantes chegou a 94 mil. O sucesso foi tão grande que 90% do espaço total da feira já está reservado para 2009.
A Beauty Fair 2008 atraiu cabeleireiros, manicures, esteticistas, maquiadores, comerciantes, lojistas, consultores, empresários e compradores de todas as partes do mundo interessados em fazer negócios na América Latina. Foram 350 expositores, representando cerca de 700 marcas nacionais e internacionais, que apresentaram as novidades em produtos, serviços e as tendências primavera-verão 2008/2009. O setor de farmácia e supermercadistas, também, marcaram presença nesta edição.”
Mais informações: http://www.beautyfair.com.br.
O “clima tropical influenciou os seis novos profissionais que estão expondo suas sugestões de decoração para casamento, igreja e salão, bodas de ouro e prata e festas temáticas, de hoje, 11 a 14 de setembro na Exposição e Feira, Festas e Eventos, que foi realizada no Centro de Eventos, dentro da Expoflora 2008.
Os tons fortes prevalecem na maioria dos ambientes e as flores vermelhas, amarelas e laranjas aquecem e anunciam a chegada da primavera. Os decoradores também optaram por ambientes mais descontraídos, despojados e com um toque de rusticidade.
Destacaram- se em:
Mais informações: http://www.expoflora.com.br.
A HairBeauty 2008 se destaca por receber profissionais e especialistas do mercado de cabelo, estética e cosmética, e por promover diversas atrações de interesse do público profissional visitante.
O 1º Campeonato Nacional de Salões de Beleza será a novidade neste ano, promovido pelo Sinbel-RJ e promete reunir os principais nomes do setor. Outras atrações vão chamar a atenção dos visitantes, como os Workshops do Senac Rio e o YOU Professional Show, realizado pela Revista YOU Brasil.
O 2° Simpósio Científico Internacional de Estética e Cosmiatria, além da 2ª Jornada Internacional de Manicures. O Fórum de Negócios e os Seminários Tecnológicos para a Indústria de Cosméticos, organizados pelo Sebrae-RJ serão os destaques para os profissionais de estética.
Em sua nona edição, o Congresso Mato-grossense de Beleza (ProBeleza 2008) já é considerado um dos quatro maiores congressos da indústria da beleza no Brasil, e voltado para os profissionais da beleza.
O ProBeleza 2008 tem sua programação dividida entre apresentações ao vivo no palco do evento e a feira comercial de produtos e serviços. Neste ano, foram colocados à venda 85 estandes, dos quais 80 já foram comercializados.
Mais informações pelo site www.probelezacuiaba.com.br.
Em um “casarão neoclássico de 1910, com 5 mil m2 de área construída e fachada tombada pela municipalidade em 2001, desde 26 de agosto até 5 de outubro, ocorre a mostra Casa Cor 2008 Rio de Janeiro.
Em “sua 18º edição carioca, a mostra sugere áreas privativas um tanto compactas (entre 60 m2 e 90 m2), porém com interiores trabalhados a partir de soluções que sugerem amplitude, efeito obtido pela integração dos ambientes e, em alguns casos, pela utilização de divisórias de vidro.” (...)
O casarão é o “palacete da Rua Pinheiro Machado, no bairro Laranjeiras, que abrigou o externato do Colégio Sacré-Coeur de Jesus entre 1935 e 1969, ano da desativação da unidade. O pé direito alto, as salas com paredes arredondadas, os detalhes nas janelas, o frontão triangular e a frisaria horizontal sobreviveram ao tempo, mas o conjunto não saiu ileso diante das transformações impostas pelo uso. A Irmandade Sacré-Coeur acrescentou dois andares à edificação (atualmente ocupados pelos 16 lofts da Casa Cor)” (...).
A mostra permanece até 05 de outubro, aberta de terça-feira a domingo, inclusive durante os feriados, das 12 às 22 horas. Ingressos: R$ 25,00, às terças e quartas-feiras; R$ 30,00, de quinta-feira a domingo (preços para adultos). Endereço: Rua Pinheiro Machado, 22, Laranjeiras.
A FENAC continua sendo uma “feira de negócios onde a principal estrela é o calçado e, o que é melhor, a preços muito atrativos. Esta é a fórmula de sucesso que novamente foi na área de 19 mil metros quadrados onde foram oferecidos calçados femininos, masculinos e infantis, além de uma grande variedade de artigos como bolsas, carteiras e cintos, confecções e uma multifeira com dezenas de expositores que comercializaram desde bijuterias até automóveis zero quilômetro.’
A FENAC apresentou uma ‘variada programação de lazer, onde o destaque foram os talentos locais da região, bancas de alimentação, restaurante e Museu do Calçado, entre outros atrativos”.
O Verão 2008-2009 chega com a promessa de gerar excelentes negócios, embalado pela Bossa Nova.
“Cinqüenta anos depois de presenciar o surgimento de um dos movimentos musicais mais expressivos do Brasil – a “Bossa Nova” –, a praia de Copacabana se renderá ao lançamento de “novas bossas” em bijuterias, acessórios, jóias de prata, aço e folheados” lançados durante a 19ª Bijóias Rio.
“Embaladas pelo clima da “Bossa Nova” – que traduziu um jeito novo de se expressar e de criar – as coleções da 19ª BIJÓIAS RIO enalteceu a marcante combinação de branco e preto, acompanhada pela forte energia do amarelo solar. Os acessórios vêm com força total e prometem um brilho extra nesta temporada ensolarada. Colares em cascata, braceletes imensos, brincos e anéis grandes serão as vedetes da estação.”
Especialistas de diversas áreas do conhecimento se reúnem em São Paulo para apresentar e debater dados novos sobre o aumento da expectativa de vida das pessoas no Brasil e no mundo.
Foram abordados temas tais como: a “delicada questão acerca do legado que vamos deixar para as próximas gerações”. E, da “relação entre longevidade, saúde, felicidade e dinheiro mundo afora”. Outro tema foi o “que envolve jovens e idosos brasileiros – quem depende de quem?”
Atualmente, “segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 10% da população brasileira já ultrapassou os 60 anos. Só na cidade de São Paulo há 1,1 milhão de idosos. Em 2050, o Brasil contará com 64 milhões de sexagenários, dado que representará aproximadamente 24% da população.”
Partindo da previsão de um “faturamento em torno de 45 milhões de reais para os próximos três meses, um ótimo volume de vendas de tecidos negociados pelas 20 empresas que participaram da mostra de tecidos TexBrasil Décor” a ForMóbile “recebeu cerca de 55 mil visitantes, e a mostra de tecidos TexBrasil Décor que acontecia simultaneamente à ForMóbile atraiu visitantes interessados em fazer negócios e conhecer as últimas tendências em cores e texturas de tecidos para decoração e móveis estofados.”
A vinda de uma delegação internacional foi “organizada pela ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, com o objetivo de aumentar a participação das empresas brasileiras no comércio internacional, que entre janeiro e junho de 2008 exportaram cerca de 30 mil toneladas de tecidos, o que representa aproximadamente 10% das exportações brasileiras de produtos têxteis e confeccionados.”
Outra “novidade anunciada pelo TexBrasil Décor é a parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para lançamento de uma Cartilha de Costurabilidade. Essa cartilha vai sinalizar qual a forma correta de costura para cada tipo de tecido utilizado na decoração e em móveis estofados, pois cada tecido guarda uma peculiaridade.” (...)
O “Comitê trabalha de modo a aproximar produtores e mercado da indústria moveleira, criando oportunidades para que pequenos e médios empresários de cada região tenham acesso às informações sobre os principais lançamentos e tendências.
O TexBrasil Décor também organiza feiras e encontros de negócios que proporcionam maior visibilidade aos produtos brasileiros.”
No “interior nordestino, são poucas as opções de trabalho e renda para a população. Agricultura de subsistência, serviço público municipal, aposentadoria e programas de transferência de renda do governo federal são os principais itens que garantem o viver em municípios como Nova Russas, localizado na região norte do Ceará.
Quando os homens migram em busca de novas oportunidades, as mulheres procuram complementar a renda com atividades artesanais, como o crochê.
No entanto, o fruto do trabalho dessas mulheres era explorado pelos atravessadores, que revendiam as peças por preços altos e ficavam com quase todo o lucro. Foi daí que nasceu a idéia de unir as artesãs em uma associação que fortalecesse as relações de comércio e solidariedade. Há 23 anos, a Associação de Crocheteiras Nova Russenses (Ascron) cumpre este papel.”
Segundo a “presidente da entidade, Francisca Maria Marcelino Lopes, a idéia de unir as crocheteiras em uma entidade surgiu em 1983, quando a região passava por um grave período de seca, que já durava cinco anos. "Um grupo de seis lideranças que residiam em comunidades diferentes do município tomou a iniciativa de propor uma organização comunitária. A Ascron nasceu a partir da conscientização das crocheteiras de que estavam sendo exploradas no seu trabalho e estavam enriquecendo os atravessadores", conta.
Para colocar a idéia em prática, a presidente explica que ficou combinado que cada uma dessas lideranças iria conversar com as mulheres de sua comunidade, estimulando-as à participação nessa iniciativa. Ao mesmo tempo buscaram-se meios juntos à Diocese, para estimular a produção de crochê, já que essa era a principal atividade das mulheres.
A Ascron foi criada oficialmente em 1985. Sua principal meta é manter um trabalho de organização das mulheres crocheteiras do município de Nova Russas, por meio do apoio à produção e à comercialização de crochê, além do acompanhamento das artesãs mediante oficinas com temas referentes a gênero, saúde, educação, cadeia produtiva do artesanato, gestão, agricultura familiar e geração de renda.”
O “trabalho da entidade recebeu, inclusive, reconhecimento: "Recebemos o primeiro lugar em empreendimentos exitosos liderados por mulheres da Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e Caribe (Repem). Também fomos agraciadas com o destaque de melhores do ano 2007 em Nova Russas, pela Associação dos Moradores do Alto de São Francisco" – Francisca disse orgulhosamente.
As matérias sobre Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.
“A pele, parte visível do corpo do ser humano, é de extrema sensibilidade. O emocional e o estado de humor da pessoa influenciam em quase 100% suas conseqüências. Para tirar as dúvidas e dar dicas sobre o tratamento com a pele, a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, da clínica que leva seu nome e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, cita exemplos de doenças que causam irritabilidade a derme e os cuidados para evitar estes maus.
O stress e as alterações emocionais agravam ou até mesmo desencadeiam algumas dermatoses. Uma das conseqüências que isto causa é a acne, as famosas espinhas que atingem principalmente adolescentes na fase dos 14 e 15 anos. Mas não é apenas esta faixa etária que é afetada por este mal. Pessoas com alto índice de stress ou depressão também são atingidos.
Segundo Dra. Valéria Marcondes “os fatores emocionais muitas vezes agravam a acne. Mas, o ato de se escoriar provoca grandes feridas e cicatrizes na pele que são produzidas por uma reação psicológica alterada ou até mesmo conforme o grau de um desequilíbrio neurótico. Em um grande número de doenças cutâneas existe uma inter-relação entre os sentimentos, stress, conflitos e estados emocionais e os sinais ou progressão da doença”.
Dentre as principais doenças causadas pelo emocional dos pacientes estão: a Alopecia Areata, que provoca queda de cabelo em áreas como couro cabeludo, sobrancelhas, cílios, barba e até mesmo em todo o corpo; Acne Escorida, que acontece quando há um impulso compulsivo de espremer cravos e espinhas, o que deixa manchas, marcas e cicatrizes que podem se tornar definitivas; Suor em excesso, que é o aumento da sudorese axilar e palmo-plantar. Muitas vezes é acompanhada de odor desagradável e que também se agrava em situações de stress, impossibilitando, em alguns casos, uma vida pública ou profissional satisfatória.”
– Receita produzida e preparada por Sidney Maluf
Ferva o açúcar cristal, a água filtrada e o corante vermelho até obter uma calda em ponto de quebrar. Retire do fogo, mergulhe as maçãs que já devem estar com o palito e puxe rapidamente, coloque em assadeira untada para esfriarem.
Rendimento: 6 porções.
Aqueça a água filtrada e dissolva o leite condensado. Deixe esfriar e acrescente a essência de anis dissolvida no álcool fino. Se ocorrer turvação, acrescente mais álcool aos poucos, até desaparecer.