Segundo estudos de especialistas (*) “os/as assalariados /as sem carteira assinada constituem o segmento que mais cresce, em contrapartida os/as assalariados/as com carteira assinada diminuem entre os/as trabalhadores/as informais. Isto mostra como são imprecisas as fronteiras entre a ilegalidade e a informalidade, na cidade de São Paulo.
Negros, mulheres, trabalhadores não-qualificados, pessoas com mais de 40 anos de idade, crianças e adolescentes são os segmentos majoritários da população ocupada que exercem este tipo de atividade informal.”
Encontram-se neste setor:
"52% das mulheres ocupadas; 53,0 % dos negros ocupados; 75,2% das crianças e adolescentes ocupados; 53,5 % das pessoas acima de 40 anos de idade ocupadas; 64,4% dos analfabetos ocupados; 23,2% dos trabalhadores com 3º grau ocupados.
O ingresso no mercado informal não representa somente a perda de direitos sociais. A renda média dos/as trabalhadores/as informais é quase a metade da renda média dos/as trabalhadores/as regulares."
(*) Conforme esta pesquisa editada em 2000, “Mapa do Trabalho Informal” pela Editora Fundação Perseu Abramo, pode-se verificar que a realidade de oito anos após, não se alterou muito, e, cabe a cada segmento da sociedade fazer um levantamento estatístico próprio, e, um mapeamento do que ocorre no campo do “trabalho informal”, e o quanto isto prejudica os direitos sociais de seus trabalhadores/as, o que também é bastante apropriado para todas as indústrias, comércio e serviços na área do embelezamento.
Com esta sugestão que irá colaborar muito com a Responsabilidade Social da área da beleza, principalmente no que envolva os direitos das minorias, entregamos a edição nº 81 com muitas noticias, e com fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Na capital de São Paulo ocorrerá em 16 de novembro a celebração da data comemorativa em alusão ao DIABETES, a fim de se levar o conhecimento ao maior número possível de pessoas, principalmente para as mais carentes. Esta é uma maneira de ajudá-las a prevenir o aparecimento do Diabetes e/ou descobrí-lo e tratá-lo a tempo, antes que as complicações já estejam instaladas.”
O PGDR se realizará entre os 26 a 28 de novembro de 2008, em Porto Alegre, o II Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.
O objetivo geral do Colóquio consiste em discutir as relações entre agricultura familiar e desenvolvimento sob uma tríplice perspectiva: as dos atores sociais e suas práticas, das políticas públicas e seus alcances e limites e a contribuição que está sendo aportada pela teoria social em uma perspectiva multidisciplinar.
Além de ser a segunda edição de evento semelhante realizado em 2005, o II Colóquio vem de encontro a outras atividades que reclamavam a realização de uma atividade acadêmica de alto nível.
A realização do II Colóquio inscreve-se no marco das atividades da cooperação acadêmica que o PGDR/UFRGS mediante apoio da CAPES mantém com a Universidade de Wageningen, da Holanda.
Acesse a programação em http://www6.ufrgs.br/pgdr/II_coloquio.html.
Leia a íntegra em:
http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3682&Itemid=1.
“Alheio à atual crise financeira mundial, o evento aquece os negócios no comércio de bijuterias e acessórios, gerando negócios da ordem de R$ 10 milhões. O clima que regeu a 4ª BIJÓIAS EXPRESS, edição mais dinâmica do maior evento profissional do setor de bijuterias, acessórios, jóias de prata, aço e folheados, promovida pela MASI & ASSOCIADOS nos dias 7 e 8 de outubro, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo (SP). O evento reuniu coleções exclusivas de 70 dos mais expressivos designers e fabricantes do setor, com um mix de itens bastante sortido, para reposições pontuais e também para garantir um pré-aquecimento das vendas para o final do ano.”
“Além de ponto de encontro de lojistas que buscam a melhor opção de compras, a 4ª BIJÓIAS EXPRESS reafirmou o seu compromisso institucional com o setor, abrindo espaço no evento para o lançamento do livro “Sabrina Jóias”, que narra a trajetória de sucesso da tradicional indústria de jóias folheadas e biojóias de Cesário Lange (SP).
E como sempre a BIJÓIAS tem edições em momentos oportunos para o mercado, em novembro – mais precisamente entre os dias 13 e 15 – será realizada a última edição do evento de 2008 - a 43ª BIJÓIAS SP - para abastecer o lojista para a melhor época comercial do ano.”
"A Feira das Artes reúne ainda expositores de artesanato indígena, livros, fotografias e da economia solidária." Grupo América Contemporânea se apresentou no dia 15 de setembro no Prelúdios da Primavera.
IV Prelúdios da Primavera, que traz a Mostra Sulamericana de Música, organizado pela UFGD e UEMS, através de iniciativa do IDAC (Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura), reserva uma atração especial para hoje (12 de setembro): o grupo América Contemporânea. Formado por 9 integrantes de seis países diferentes, como Bolívia, Venezuela, Chile, Colômbia, Peru e Argentina, a banda traz à cidade um pouco de cada cultura que representa."
*** Leia a íntegra em: ***
http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3663&Itemid=1.
“Com um temário de alta qualidade, que promove a atualização científica e a troca de experiências entre os profissionais da área de estética, o 8º Congresso Internacional de Estética, evento que acontece simultaneamente à Hair Brasil, está focado integralmente no valor do ser humano como patrimônio inatingível.
Sempre coordenado cientificamente pela esteticista e professora Maria de Fátima Lima Pereira, o evento acontecerá nos dias 29 e 30 de março de 2009 integrado à programação da feira Hair Brasil que também já prepara grandes inovações na programação do MegaShow e Workshops, entre outros eventos”.
“Conhecida como um dos principais pólos moveleiros do Brasil e da América Latina, Bento Gonçalves sediará em 2009 a segunda edição da Casa Brasil, evento que promove o design e a inovação das indústrias moveleiras de todo o país. Organizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), que também é responsável pela tradicional Movelsul Brasil, a Casa Brasil foi pensada para preencher uma lacuna no mercado de feiras do país: de móveis de alto padrão, com design inovador. A próxima edição da Casa Brasil acontece entre os dias 4 e 8 de agosto de 2009, nos pavilhões do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Um ano antes do evento, restam apenas cerca de 15% dos espaços para comercialização. Mais de 90 empresas já confirmaram participação.”
“O VI Simpósio de Rejuvenescimento Facial e Videocirurgia, evento que aconteceu entre os dias 9, 10 e 11 de outubro de 2008, no Renaissance São Paulo Hotel, promovido pelo Capítulo de Videoendoscopia da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em parceria com a UNIFESP e Fleury Hospital Dia, foi coordenado pelo Dr. Carlos Casagrande, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Membro da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).
O VI Simpósio de Rejuvenescimento Facial e Videocirurgia (http://www.cirurgiadeface.com.br) teve como objetivo a atualização e o treinamento prático em cirurgia plástica facial e procedimentos ancilares, com foco na videocirurgia, técnica menos invasiva, mais segura e com rápida recuperação.
A programação incluiu palestras, cursos avançados, workshop, cirurgias ao vivo e treinamento para manipulação do instrumental endoscópico. Entre os temas abordados destacaram-se: Utilização clínica das células tronco em cirurgia plástica, Prótese de Mama endoscópica – Técnicas e resultados, Peeling profundo a laser no tratamento de rugas profundas, Botox, Preenchimentos, Ritidoplastia cérvico-facial, Blefaroplastia, entre outros.
Além da presença do renomado cirurgião plástico Ivo Pitanguy, o simpósio contou com um time de palestrantes qualificados e experts no assunto, e reuniu ainda personalidades internacionais como Renato Saltz, presidente da Asaps (American Society of Aesthetic Plastic Surgey), Felmont Eaves, tesoureiro e consultor administrativo e membro do comitê de segurança do paciente da Asaps e Celso Bohórquez, anatomista e presidente do capítulo de estética da Federação Ibero-LatinoAmericana de Cirurgia Plástica.
Durante o evento foram lançadas as publicações: Manual de Videocirurgia, de Carlos Casagrande e Endoscopic Surgery, de Foad Nahai e Renato Saltz.”
A divulgação foi feita por Prestige Assessoria de Comunicação e Marketing, da jornalista Aline Marques e Chris Santos.
“O Conselho da Mulher Empreendedora – CME, da Associação Comercial de Minas – ACMinas organizou a sua 8ª Reunião Plenária, em 06 de outubro para ouvir a palestra da Dra Lucina Machado Soares (Dermatologista, graduada em medicina pela UFMG,) que abordou o tema a Beleza com Saúde, buscando uma vida mais saudável e mais feliz, para a abertura da plenária “Beleza com Saúde – Viva mais bela, mais saudável e mais feliz!”, também participaram a Presidente e Vice Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora – CME / Acminas.”
A Faculdade Montessori em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Cultural Saúde & Harmonia promove um evento gratuito com várias palestras durante o I Encontro de Terapias Holísticas de Primavera, que contou com a presença de muitos expositores, terapeutas e palestrantes renomados, além de ter oferecido atendimentos gratuitos e a preços simbólicos.
“A banana é uma fruta originária da Ásia Meridional, de onde foi transplantada para a África e a América Central e do Sul. Sempre foi considerada por todas as civilizações que a conheceram como uma fruta deliciosa, nutritiva e medicinal. É uma fruta diurética e laxativa.
Entre todas as frutas nenhuma possui qualidades superiores às da banana. Nenhuma é tão apreciada pelo homem e principalmente pelas crianças.
Mas a banana é e sempre foi uma fruta para todas as idades, para todas as mesas e para todas as classes sociais, devido aos seus fáceis recursos naturais e sócio-econômicos.
Crianças e idosos, doentes e enfermos, pobres e ricos, todos têm acesso à banana, podendo dela se alimentar. Por isso, é considerada a fruta das frutas.
Crua, assada, frita e cozida, a banana é a mais popular e barata das frutas. Preparada sob a forma de caldos ou compotas, a banana é deliciosa.
Como suco, pode-se juntar a dezenas de frutas e vegetais, incrementando o sabor sem perder seus poderes nutritivos.
Industrializada e transformada em farinha, gera um alimento especial muito nutritivo, que é utilizado no preparo de saborosos mingaus. E as crianças adoram.
A banana é uma das frutas mais comercializadas do mundo, sendo que os Estados Unidos da América são o seu principal mercado consumidor, e a América Central e do Sul os seus principais produtores.
Ela é cultivada em climas quentes e úmidos, preferindo as planícies próximas ao mar e resguardadas dos ventos.
Uso medicinal
A banana, quando está madura, contém uma substância oleosa que suaviza as membranas e mucosas irritadas do nosso organismo nos casos de colite e enfermidades do reto.
Essa fruta tem um fermento digestivo pouco conhecido, mas de alto valor medicinal e que atua em determinadas enfermidades intestinais. É também muito recomendável contra as enfermidades renais, nefrite, hidropisia, gota, obesidade, infecções do fígado, cálculos biliares, tuberculose etc.
Contra a prisão de ventre, comem-se algumas bananas de manhã, em jejum.
A banana ligeiramente assada, exalando seu aroma, come-se quente para combater pneumonias. Contra as diarréias, toma-se o caldo do cozimento da banana-maçã verde. Também contra as diarréias e disenterias, utiliza-se a farinha de banana verde, como alimento, que se obtém submetendo à pressão a fruta descascada, cortada em pedaços e posta para secar. A dieta de bananas maduras também tem bons resultados em casos de prisão de ventre. Seus efeitos, na maior parte das vezes, duram algum tempo depois que a ingestão da fruta cessou.
A banana ainda é indicada nos casos da mais rigorosa prescrição de higiene alimentar dos organismos depauperados de velhos e crianças.”
Tabela de Calorias | ||
Banana nanica | 1 unidade | 80 cal. |
Banana-maçã | 1 unidade | 80 cal. |
Banana-prata | 1 unidade | 62 cal. |
Não use frutas cristalizadas pois contêm alto teor de açúcar. As frutas desidratadas ou secas sem açúcar, são excelentes substitutas.