Ao recordar que pelos idos de 1998, bem no início das edições do Jornal ESPAÇO MULHER, fizemos uma pequena mensagem em destaque ao futebol feminino, com referência ao “técnico Vanderlei” que treinava algumas mulheres, voluntariamente.
Recebemos algumas críticas desfavoráveis, pois se considerava que futebol era um esporte masculino, que até estragava a saúde das mulheres.
Passaram-se quase dez anos, e o futebol feminino honrou o nome do Brasil nas competições internacionais, culminando com a eleição de Marta, a melhor jogadora do mundo.
O que se pode analisar das duas situações é que embora o futebol feminino se destaque mundialmente ainda não há os patrocínios suficientes e necessários. E, que, não obstante a vitória expressiva de Marta, como a melhor do mundo, por enquanto, só a cidade nordestina onde ela nasceu prepara uma grande festa de comemoração desta conquista.
Questionar se ela também encontrará a oportunidade para estrelar comerciais de TV ou de revistas femininas, se será entrevistada como um exemplo de dedicação do esporte, quebrando barreiras de preconceitos e discriminação, e, observar o que sucederá doravante pode revelar o quanto ainda se tem de atraso cultural em torno da participação feminina no futebol.
Marta é um “livro de lição de vida” que até incentivará mulheres (crianças, jovens, adultas e idosas) a buscarem a realização de seus sonhos.
Espero que não demore mais dez anos para que se comprove a importância do futebol feminino e se reconheça efetivamente o pioneirismo e destaque dela no cenário mundial dos esportes, em que dignifica as mulheres brasileiras pelo seu exemplo profissional.
Com os parabéns para a Marta e a sua equipe de jogadoras de futebol feminino, entregamos para você esta edição nº. 84 do Embelezar, com o abraço de Elisabeth Mariano e equipe Embelezar.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Terceiro livro da coleção Comida que Cuida, a proposta, desta vez, transpõe as fronteiras da alimentação. Com tantos fatores a influenciar a saúde do coração, Comida que Cuida 3 - Receitas e histórias para você fazer as pazes com o seu coração, ganhou formato de almanaque, com textos compactos, em tom sempre bem-humorado e positivo, marca da jornalista Cris Ramalho, que também assina o texto dos dois primeiros livros da coleção.
A abordagem alto-astral do conteúdo faz dupla com as ilustrações irreverentes do premiado arquiteto e designer paulista Beto Faria, que dá tratamento original aos principais temas do livro.
À designer Luciana Cury, que idealizou o projeto visual, coube o desafio de dar unidade ao conteúdo segmentado, harmonizando prosa e imagem com a sensibilidade e o olhar atento de sempre, para garantir atratividade e dar seqüência lógica às mensagens.
O livro mantém-se fiel aos objetivos da coleção iniciada em 2006 pela Sanofi-Aventis, que aborda o papel de uma alimentação adequada na recuperação ou na qualidade de vida de pacientes que estão enfrentando uma doença.
Depois de abordar as dificuldades de se alimentar do paciente em tratamento contra o câncer, em Comida que Cuida 1, e de mostrar ao paciente com diabetes que é possível ter uma alimentação saudável e prazerosa, em Comida que Cuida 2, o livro Comida que Cuida 3 sugere caminhos e cuidados para que pacientes que sofreram algum tipo de evento ou de intervenção cardíaca possam retomar uma vida mais normal.
Nas mais de 80 receitas - 59 com baixo nível de colesterol e 26 com baixo nível de sódio - é possível encontrar soluções práticas para o dia-a-dia, além de várias dicas de alimentação, selecionadas por quatro nutricionistas especializados em cardiologia.
A Chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota (São Paulo e Rio de Janeiro), que se junta novamente ao time de colaboradores do livro, selecionou outras 22 receitas para ocasiões especiais, mostrando que é possível, com equilíbrio, se alimentar com prazer e requinte.”
“Uma pesquisa brasileira revelou que é possível afinar a silhueta com uma dieta que contenha altos níveis de açúcar, dependendo do perfil do paciente e da restrição calórica. A hipótese foi confirmada na dissertação de mestrado do pesquisador e nutricionista Fábio Vinícius Pires da Silva, da Universidade de Brasília (UnB), que analisou 41 pessoas entre 18 e 50 anos.
De acordo com Fábio, a pesquisa teve como objetivo ver o efeito do nível de glicose no metabolismo dos indivíduos com excesso de peso.
"Existe hoje uma grande divergência, na ciência, em saber se o índice glicêmico é benéfico ou não para a saúde. Nosso intuito era exatamente ver isso, se uma dieta a partir de alto ou baixo índice glicêmico trariam ou não benefícios para um paciente" explica.
Os voluntários foram divididos em três grupos, de acordo com a presença ou não de alterações na glicose do sangue e de insulina. Em cada um dos grupos, foi aplicada uma dieta diferenciada, definida a partir do perfil analisado de cada um dos voluntários, acompanhados por um período de quatro meses.
"Todos os indivíduos fizeram uma dieta de baixo e alto índice glicêmico. Todos perderam peso. Cada indivíduo teve uma restrição calórica, ou seja, energética, que acabou fazendo com que perdessem peso e melhorassem seu metabolismo. Alguns apresentaram melhorias em relação ao colesterol e à glicose" ressalta Fábio.
Para o nutricionista, o que diferencia os alimentos de baixo e alto índice glicêmico é sua natureza, ou seja, ao ingerir um alimento é observado quanto tempo se leva para aumentar a quantidade de açúcar no sangue. Os alimentos refinados, na maioria dos casos não possui fibras e esses apresentam um alto índice glicêmico, enquanto os alimentos integrais têm baixo índices.
"Sabemos que as pessoas buscam um equilíbrio entre alimentação e corpo. Para isso é necessário um acompanhamento médico" pondera o pesquisador.”
A 38ª Gift Fair, que acontecerá de 2 a 5 de março de 2009, será apresentada ao mercado como uma nova feira. (...)
“Com uma visitação estimada em torno de 70 mil profissionais e mais de 700 expositores, a Gift Fair contará com os setores de objetos para o lar (houseware), mesa posta (tableware) e utensílios de copa e de cozinha (kitchenware), além do D.A.D. – objetos de decoração e design e da Complements – artesanato, variedades, complementos de decoração e artigos de uso pessoal.
Vale ressaltar que, para comemorar o Ano da França no Brasil, a Embaixada da França (Missão Econômica de São Paulo), trará para a Gift Fair as empresas francesas Group Seb do Brasil, com as marcas Arno e Panex e a Arc Internationale do Brasil, com a marca Luminarc, que estará pela primeira vez na feira e promete vários lançamentos.” (...)
“Lançado com sucesso na edição passada, o projeto do “Espaço Novos Talentos”, oferecido por um preço subsidiado a artesãos e designers que estão ingressando no setor e têm criatividade e empreendedorismo, superou as expectativas e foi ampliado.
Além de ocupar uma área na Complements, ele estará também no D.A.D., com o nome “Espaço Novos Designers”. É importante salientar que sem este respaldo, esses pequenos expositores não teriam condições de se apresentar ao mercado e ao mesmo tempo usufruir os benefícios que uma feira desse porte oferece. Os organizadores querem, com esta atitude, oferecer uma ferramenta para que eles se fortaleçam e cresçam cada vez mais.”
Mais informações: http://www.laco.com.br.
Dias 29 e 30 de março, no EXPO CENTER NORTE, em São Paulo.
“Grande referência no setor de beleza, o Congresso de Estética tem por objetivo proporcionar atualização científica, troca de experiências entre os profissionais e apresentar novas técnicas na área da estética.” (...)
“Entre as novidades do evento que estão no programa preliminar destacam-se as palestras sobre “Despertar da sensualidade e de seus sonhos; Drenagem Linfática; Procedimentos estéticos com técnicas faciais de Spa Ayurveda & Shirodara; acne; Nutrientes e compostos bioativos na modulação do envelhecimento cutâneo, entre outros”.
de 10/01/2009 a 13/01/2009
Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo / SP
de 10/01/2009 a 14/01/2009
Parque Anhembi – São Paulo / SP
12/01/09 - 15/01 /09
(Promotor: Couromoda Feiras Comerciais / Associado UBRAFE)
Pavilhão de Exposições do Anhembi
12/01/09 - 15/01/09
Centro de Convenções Frei Caneca
(Promotor: Couromoda Feiras Comerciais / Associado UBRAFE)
18/01 - 23/01 - Bienal do Ibirapuera
“Visando oferecer gratuitamente os conhecimentos sobre: disciplina na alimentação, controle do estresse, prática de atividades físicas e orientação em questões de saúde, a Fundação RAJA reuniu voluntários/as nas diversas especialidades que ofereceram gratuitamente atendimentos terapêuticos à população, tais como: Shiatsu, Reiki, Reflexologia Podal, Massagens Anti-Stress, Tai Chi Chuan, Ginástica Localizada, Capoeira e palestras sobre: Iridologia, Radiestesia, Raja Yoga e Qi Gong, Abordagens Terapêuticas para a autocura, e no transcorrer do dia haverá diversas apresentações de Dança do Ventre.
Este evento se repetirá sempre aos primeiros sábados de cada mês, e as pessoas participantes devem levar um quilo de alimentos para doação a população carente.
A Fundação Raja possui atendimento para os tratamentos terapêuticos com estas e outras técnicas.”
Saiba mais sobre o Centro Raja em http://www.centroraja.org.br.
A autora é Sílvia Bonini que conseguiu emagrecer 102 kg em quatro anos com terapia e força de vontade.
“Acredite, Sílvia realizou a proeza de passar dos 167Kg para os atuais 65Kg, em quatro anos, basicamente com força de vontade e terapia.
Hoje, aliás, com a auto-estima lá no alto, fez questão de registrar sua história de luta e sucesso no recém-lançado livro Mulhersegura.com - 102 quilos a menos sem redutores de apetite e sem cirurgias (Artgraf Gráfica e Editora).”
“Use o bulbo. A suas propriedades atuam:
diaforético, diurético, expectorante, estimulante, estomáquico, anti-séptico, anti-helmínitico, carminativo, pressão arterial alta, tuberculose, feridas infectadas, edemas, resfriados, vermes intestinais.
Também é usado o suco preparado fresco servindo para distúrbios intestinais; já o suco natural é (considerado que serve) para fazer cessar o crescimento de células cancerosas.
O óleo de alho, suco de cebola fresca e água no uso interno (10gotas) de 4 em 4 horas), serve para as infecções respiratórias.
A mistura de óleo no nariz entupido e coriza, descongestiona. Dente de alho entre os dentes e a língua é bom para os resfriados.” (p. 63/64)
“Use a raiz e semente que possuem propriedades tais como: desobstruente, diurética, estimulantes, carminativa; atuam sobre o fígado, rins, distúrbios da bexiga, edema, cálculos, flatulência, soluço, disenterias, tosses crônicas, icterícia, obstrução das vísceras; para expelir vermes das vísceras, e, para aumentar o fluxo menstrual e aliviar a dor da micção; ou ainda: faça um cataplasma de raspa de cenoura para úlceras, abscessos, carbúnculos, feridas escrofuláceas e cancerosas e feridas graves, ou suco fresco como excelente purificador do fígado, ou chá de flores (e de toda a erva) (para edema, ou chá de sementes para aliviar a cólica e aumentar o fluxo urinário.” (p. 67/ p. 68).
Doure a cebola e a farinha na margarina. Junte, aos poucos, o leite mexendo sempre até engrossar. Acrescente o iogurte, o sal, a noz moscada, a hortelã e misture. Reserve.
Misture todos os ingredientes e reserve. Cozinhe o conchiglioni em água fervente por 8 minutos. Escorra. Recheie com a mistura reservada. Num refratário retangular (médio) espalhe um pouco do molho de iogurte quente. Coloque o conchiglioni recheado um ao lado do outro e cubra com o molho restante. Polvilhe com o queijo parmesão. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (médio) preaquecido, por 15 minutos. Retire o papel e deixe por mais 5 minutos. Sirva a seguir.
Categoria: Grãos e Massas
Cozinha: Brasileira
Temperatura: Quente
Dificuldade: Fácil
Rendimento: De 4 a 6 porções
Cortesia Cozinha Experimental da Adria
Telefone: 0800 7021120 falecom@adria.com.br.
Leve ao fogo os 3 primeiros ingredientes, mexendo sempre até engrossar. Acrescente o coco, a ameixa e misture. Reserve. Cozinhe o caneloni Adria por 8 minutos. Escorra e recheie com o doce de leite. Forre o fundo de uma forma retangular (pequena) com o molho quente. Coloque o canelone um ao lado do outro. Cubra com o molho restante. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (médio) préaquecido, por 15 minutos. Retire o papel e sirva quente.
Categoria: Grãos e Massas
Cozinha: Brasileira
Temperatura: Quente
Dificuldade: Fácil
Rendimento: De 4 a 6 porções
Cortesia Cozinha Experimental da Adria
Telefone: 0800 7021120 falecom@adria.com.br.