Se observarmos algumas respostas de pessoas entrevistadas referentes porque gostam o ou, o que irão fazer no Carnaval, a resposta quase sempre se repete: para dançar e namorar muito.
Obviamente que a crise econômica afetou a confecção de fantasias, e o recurso foi o improviso, ou a pesquisa para materiais mais baratos, apenas mais alusivos a festa popular carnavalesca, onde se encontram pessoas amigas, familiares e desconhecidas para curtir os ritmos e as novas e antigas músicas, além de muito rebolar, dançar, improvisar, seguir junto às multidões, ou em blocos, e até mesmo fazer parte da coreografia e temas de escolas de samba.
Contudo, a parte, estão as atitudes comportamentais em relação ao verbo namorar, que aparentemente, fica mais simplificado por não haver gastos econômicos, apenas encontrar a receptividade do outro par, também disposto para tal fim.
Mas, a realidade não tem demonstrado tanta normalidade, por tratar-se de um período em que mais ocorre estupros e muitas formas de violência, além da maior propagação e disseminação da AIDS, dentre outras doenças sexualmente transmissíveis, ainda há o risco da gravidez não desejada. Dados estatísticos recentes revelam quanto está cada vez mais precoce a gravidez na adolescência e o número crescente de jovens infectadas, e para surpresa do mundo científico, aumentou também o número de mulheres acima de 50 anos com AIDS.
Para as datas festivas carnavalescas precisa haver muita conscientização para os riscos que podem ocorrer e agravar a vida de uma pessoa, mediante os descuidos e a falta de proteção necessários.
Quanto à oportunidade artística, cultural e econômica ainda é uma festa nacional que atrai divisas, e proporciona um rendimento extra a inúmeras profissões, as quais trabalham no mercado do embelezamento, cuja a maioria predomina encontram-se as mulheres, GLBTs, além do complemento de renda familiar, ou de micro empresas.
Assim sendo, vale se divertir conscientemente buscando o próprio bem pessoal e o das pessoas mais próximas, nesta festa popular nacional, que é o Carnaval.
Aproveitamos também para externar nosso abraço e enviar nossos parabéns as mulheres trabalhadoras em todas as áreas do embelezamento pela passagem do dia 08 de março, que também comemorem muito o Dia Internacional da Mulher.
Elisabeth Mariano e equipe EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“As novidades para o Verão 2010 – e um exclusivo preview para o Inverno do mesmo ano – poderão ser conhecidas no Fórum de Inspirações, que traz uma pesquisa completa sobre moda e design de componentes para couro, calçados e artefatos.
Realizado pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em parceria com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos), o projeto percorre 24 cidades brasileiras promovendo exposições de componentes e de protótipos de calçados e acessórios para o verão 2010.
A ação tem o apoio da Fimec – 33ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Couro e do Calçado e da Transduarte.
O evento tem entrada franca e será realizado no dia 17 de fevereiro, em São Paulo (SP), a partir das 19h, no Centro Fecomércio de Eventos (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, SP).
Mais informações: http://www.assintecal.org.br/forum.”
“A 38ª Gift Fair, que acontecerá de 2 a 5 de março de 2009, será apresentada ao mercado como uma nova feira. O Expo Center Norte, em São Paulo, onde ela se realiza há 15 anos, passou por uma profunda reforma, incluindo uma significativa expansão. O evento será o primeiro a ocupar o pavilhão de exposições com o novo layout, que tem como principal objetivo oferecer um conforto maior aos compradores e expositores. “
Mais informações: http://www.laco.com.br.
“Caldeiras, máquinas para tear, bordar, casear, pregar botões e adesivar fraldas descartáveis, além de serviços e acessórios estão entre as novidades apresentadas pelos expositores.
A SEMANA INTERNACIONAL DA TECNOLOGIA TÊXTIL, realizar-se-á de 10 a 13 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, mostra-se como o local ideal para expositores de todo o Brasil e também de outros países mostrarem a sua marca e novidades.
Formada por quatro importantes eventos: ITMEX AMERICAS (10ª Feira Internacional de Máquinas Têxteis), EXPOLAV (8ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para Empresas de Lavanderia), FEIMACO (5ª Feira Internacional de Máquinas e Componentes para a Indústria de Confecções) e NT&TT SHOW (3ª Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos) -, a SEMANA, organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, reúne cerca de 600 expositores, de 20 países, com a expectativa de receber 28 mil visitantes.” (...)
“O dano à saúde consiste no prejuízo sofrido nas funções orgânicas, físicas ou mentais de um indivíduo, enquanto que são considerados como danos estéticos aqueles em que é causada alguma deformidade na aparência ou aspecto físico da pessoa lesada.
São danos que causam um sentimento de desgraça física, um incômodo ou desgosto, não sendo necessário para sua configuração à ocorrência de deformações extremas como um aleijão ou amputação de membros, de modo que para sua caracterização basta algum prejuízo à saúde ou uma transformação física indesejada.
A reparação dessa espécie de dano inclui o pagamento das despesas de tratamento, lucros cessantes e, caso a vítima, em razão do dano suportado, tenha perdido, total ou parcialmente, sua capacidade de trabalho, estará caracterizada situação que enseja a pretensão ao pagamento de pensão, o qual, inclusive, poderá ser exigido de uma só vez.
Além da reparação pelos danos materiais sofridos, o ofensor ainda pode ser condenado a reparar o sofrimento, a humilhação ou o desgosto que impôs à vítima, sendo que tal reparação tem por finalidade amenizar a dor daquele indivíduo que injustamente sofreu lesão ao direito imaterial resguardado pela legislação.
Nesta hipótese, o valor da indenização será definido tendo em vista gravidade do dano, as condições financeiras do ofensor, o grau de culpa e as circunstâncias do ofendido (sexo, idade, profissão).”
“A Câmara Federal está analisando o projeto de lei que limita o uso de açúcar refinado nos cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Cada criança deverá receber somente 10g por refeição ou 20g por dia.
O projeto tramita em caráter conclusivo e de acordo com a proposta, em caso de descumprimento da medida, a escola será punida com a suspensão do repasse dos recursos orçamentários destinados ao programa.
O autor da lei, Deputado Nelson Proença (PPS-RS), ressaltou que o açúcar refinado em excesso é prejudicial à saúde e pode levar à formação de cárie ou causar doenças, como a diabete, a hipertensão arterial, problemas articulares e principalmente a obesidade. O parlamentar justificou a iniciativa citando dados sobre saúde bucal no País. Segundo ele, há 30 anos o Brasil tinha uma oferta cinco vezes maior de serviços odontológicos públicos para o atendimento das necessidades da população brasileira.”A íntegra do projeto pode ser consultada em: - PL-4449/2008”
Para que você possa se sentir muito elegante e admirada enquanto trabalha fizemos uma pesquisa e destacamos este artigo para que você possa brilhar com sua beleza por aí...
Texto integral retirado do site OFICINA DA MODA e intitulado: “Roupa de escritório: No trabalho, o importante é a adequação” onde você encontrará mais dicas e artigos sobre o tema.
São duas as perguntas mais freqüentes sobre roupas de trabalho: como ficar na moda sem ser inadequada e como ficar séria sem ficar careta demais. Os conselhos desta vez são parecidos com os da coluna em que tratamos do guarda-roupa do dia-a-dia. Mas questões mais específicas se colocam na pauta quando falamos de roupa de trabalho. É importante perceber que os ambientes de trabalho, por mais que sejam descontraídos e informais, são lugares que exigem um comportamento específico, voltado para a funcionalidade, não para o oba-oba. Apesar de muitas mudanças ocorridas nas últimas quatro ou cinco décadas, a mulher ainda é vista como objeto de apreciação, mesmo em ambientes considerados mais arejados como o jornalismo ou as artes em geral. Portanto, evite chamar atenção para o seu corpo, a não ser que queira entrar nesse jogo - e a verdade é que muitas mulheres ainda querem.
Os cuidados básicos para uma boa aparência são fundamentais e não exigem muitos recursos. Cabelos limpos e penteados, com um corte bacana, unhas limpas e aparadas, dentes escovados e hálito agradável são detalhes que fazem a diferença. Quem quer pintar o cabelo, já sabe: custa dinheiro e consome bastante tempo - então veja bem se tem condições de mantê-lo cuidado. É sempre melhor o cabelo natural, ainda que branco, do que o tingido e maltratado, ou com as "raízes gritando".
O que se quer de um funcionário ou de um colega de trabalho? Elenquei acima algumas qualidades consideradas fundamentais. Tanto chefes quanto parceiros ou colegas têm que sentir firmeza em você. E suas roupas podem ajudar a passar essa confiança. Não abusar de decotes ou fendas, sutiã aparecendo, comprimentos curtíssimos, calças apertadas ou roupas transparentes é o óbvio. Mas há outras coisas a serem levadas em conta. Quando for comprar saias, por exemplo, experimente sentar para ver onde fica o comprimento. As calças também devem funcionar quando você estiver sentada, têm que ser confortáveis e não abaixar muito atrás, pra você não correr o risco de aparecer o "cofrinho". Evite também as calças muito claras e muito apertadas, que marcam desfavoravelmente o corpo.
Para passar seriedade, confiabilidade e respeito, blazeres, paletós, casacos e camisas são desejáveis. Tailleurs e ternos também. Aproveite para explorar os coletes, que estão na moda.
Bom, até aqui o guarda-roupa está sério. Sério demais. E hoje em dia não é só seriedade o que se deseja no trabalho. Aquela que não estiver informada, que não sabe o que se passa no mundo, pode dar muito fora. Agressividade para defender uma idéia ou ousadia para propor um projeto inovador também são qualidades apreciadas. Se quiser expressar essas idéias, um terninho preto não vai dar conta.
Para passar arrojo e ousadia, invista em peças assimétricas ou de corte moderno, que acompanhem as últimas tendências. Vestidos clean, de corte geométrico, tecidos com texturas diferenciadas ou golas e decotes inovadores também transmitem a idéia de modernidade. Cores como azuis, roxos escuros, beringela, bordôs, variedades de cinza, gelo e marfim também operam nesta freqüência. Bolsas poderosas e sapatos de saltos grossos, também transmitem essa sensação.
Criatividade para solucionar problemas de última hora, sensibilidade para perceber as necessidades de um cliente ou delicadeza ao intermediar um impasse entre subordinados também são requisitos exigidos à nova mulher que trabalha. Dureza, só, não resolve todos os problemas. E ainda bem que os anos 60 já passaram e que, em vez de queimar sutiãs, podemos comprar os mais lindos e cheios de rendas (sem mostrá-los no trabalho, só relembrando).
Nós adoramos ser mulher! Portanto, vestidos florais, saltos altos, brincos, broches e colares, meia-calça transparente, cor da pele e fumê, paletós acinturados e laços também podem compor o guarda-roupa da mulher que trabalha. Cores quentes como vermelho, rosa e violeta, assim como estampas alegres e coloridas também podem freqüentar os ambientes mais sérios, desde que não atrapalhem e não impeçam nenhuma tarefa. Se sabe que vai almoçar com um cliente, vale vestir um vestido mais alegre, botar salto alto e meia fina. Nada de vaporoso e sexy, mas delicado e feminino.
Se quiser mostrar sensibilidade, acrescente ao seu guarda-roupa vestidos e lenços estampados, sapatos de salto alto, blusas e camisas com mangas amplas, bufantes e românticas, saias rodadas, brincos, broches e xales.
E agora chega de papo, que estamos aqui pra trabalhar. Concentração, motivação e compromisso são nossos objetivos como profissionais. Então, se por acaso se sentir alguma vez inadequada na maneira que está vestida, concentre-se no trabalho e faça o melhor que você pode - no fundo, é o que realmente faz a diferença.”
Proteínas, gorduras e carboidratos são necessários ao organismo, por isso, ao ingerir esses alimentos, equilibre o prato, adicionando legumes, verdura e frutas.
Arroz branco, glúten, sorvetes, refrigerantes, café, cigarro, álcool, queijos fortes e amarelos, produtos químicos, óleos, banhas, gorduras animais, açúcar, farinha de trigo branca, margarinas, sal de cozinha, alimentos em conserva ou processados.
Sal marinho, queijo branco, coalhada, açúcar mascavo, mel, melado de cana, vinagre de arroz, vinagre de maçã, azeite de oliva “extra virgem”, pão integral, pão de centeio, gérmen de trigo, feijão azuki, grão-de-bico, lentilha, ervilha e soja.
Use pouco sal, temperos naturais e diminua o açúcar. Evite substâncias que colaborem para o apetite, como pimentas, mostarda e vinagre comum.
Dê preferência ao azeite extra virgem e óleo de linhaça, canola e girassol.
ATENÇÃO: Durante a dieta, olhe para si mesma e calmamente e comece a tirar de letra qualquer esforço para perder aqueles quilos a mais que atrapalham a sua silhueta.
ABACATEIRO: Diurético, cálculos renais, rins, bexiga.
ABUTUA: Cálculos renais, cólicas uterinas, fígado.
AGONIADA: Inflamação do útero, ovários e menstruações difíceis.
ALFAFA: Baixa o colesterol, osteoporose, raquitismo, relaxantes.
AMOR DO CAMPO: Inflamação do útero, ovários e menstruações difíceis.
ARNICA: Estimulante, circulatório, tônico capilar e inalação.
ARRUDA: Baixa o colesterol, osteoporose, raquitismo, relaxantes.
BAN CHÁ: Desintoxicante, digestivo, colesterol e emagrecedor.
BARBATIMÃO: Gastrites, úlceras. Ext: cicatrizante, lavagem íntima.
BÉTULA: Gota, colesterol, triglicérides, ácido úrico, dores.
BOLDO DO CHILE: Hepato protetor, fígado, pâncreas, vesícula.
CACTUS: Cardiotônicos, contra palpitações, síndromes cardíacas.
CAJUEIRO: Diabetes, colesterol, triglicérides, depurativo.
CANA DO BREJO: Diurético, antiinflamatório, cistite, próstata.
CANELA: Estimulante, gripes, resfriados, febres.
CAPIM CIDRÃO e ERVA CIDREIRA: Trata insônia, agonia, palpitações.
CAPIM ROSÁRIO: Depurativo das vias urinárias.
CARAPIÁ: Afrodisíaco, irregularidade do fluxo menstrual.
QUEJA DOCE: Hepato protetora, digestiva, diurética, emagrecedora.
CARQUEJA AMARGA: Depurativa, emagrecedora, colesterol, diabetes.
CASCARA SAGRADA: Laxativo, emagrecedora, trata a biles e baço.
CASCA D’ANTA-ABÓBORA: Trata de anemia, fraqueza digestiva, vômitos.
CASCA DE LARANJA: Relaxante, digestiva, aromática.
CASTANHA DA ÍNDIA: Má circulação, flebite, hemorróidas e varizes.
CATINGA DE MULATA: Artrite, artrose, gota. Ext: psoríase, piolhos.
CATINGUEIRA: Depurativa, afrodisíaca. Ext: Eczema, impingem, erisipela.
CATUABA: Energético, falto de memória, afrodisíaco.
CENTELHA ASIÁTICA: Celulite, gordura localizada, circulatória, câimbras.
CHÁ PRETO: Estimulante, digestivo, tônico.
CHAPÉU DE COURO: Depurativo, colesterol, diabetes, gota, ácido úrico.
CHAPÉU DE NAPOLEÃO-AGUAI: Semente energética.
CIPÓ CRUZ CAINCA: Reumatismo, diabetes, ácido úrico, inchaço.
CIPÓ CRUZEIRO: Reumatismo, artrose, artrite, coluna, tendinite.
CIPÓ PRATA: Areias e cálculos de rins e bexiga, dores.
COMPOSTO EMAGRECEDOR: Combinações de onze espécies medicinais, sendo desintoxicante,depurativo, diurético, laxante brando.
COMPOSTO ENERGÉTICO: Combinação de espécies tônicas e estimulantes.
CURUMÃ: Fígado, vias urinárias, icterícia, bronquite.
DAMIANA: Incontinência urinária, impotência, tônica e estimulante.
DENTE DE LEÃO: Depurativo, desintoxicante, laxante brando.
ERVA BALEEIRA: Reumatismo, artrite, artrose, dores musculares.
ERVA DE BICHO: Tratamento de hemorróidas e úlceras, uso ext/int.
ERVA SÃO JOÃO: (Mentrasto) Antidepressivo, males da menopausa, dores musculares.
ESPINHEIRA SANTA: Gastrite, úlcera, calmante das paredes estomacais.
EUCALIPTO: Desinfetante das vias respiratórias e balsâmicas.
FENO GREGO: Diabetes, digestivo, laxante brando.
FUCUS VESICULOSUS: Disfunções da tireóide, vesícula, obesidade.
GENCIANA: Fraqueza orgânica, anemia, tônica estimulante de apetite.
GENGIBRE: Asma, bronquite, rouquidão, colesterol.
GINGKO BILOBA: Atua nos radicais livres. Oxigenação cerebral.
GRAVIOLA: Diabetes, colesterol, emagrecimento.
GUARANÁ: Estimulante físico e mental.
HAMAMELIS: Favorece a circulação, varizes, trombose, hemorróidas.
HIPÉRICO: Antidepressivo.
HORTELÃ: Espasmos, náuseas, azia, relaxante, dispepsia nervosa.
IPÊ ROXO / PAU D’ARCO: Arteriosclerose, fortifica o sangue, úlceras.
JAMBOLÃO: Eficaz no tratamento de diabetes.
JASMIM FOLHAS: Digestivo, alcoolismo, cardiotônico, circulatório.
JASMIM FLOR: Relaxante, digestivo, insônia.
JARRINHA: Nevralgia, dores musculares e ar tríticas, estimulante.
JOÃO DA COSTA: Calores da menopausa, trata o útero e ovários.
LOSNA: Falta de apetite, diabetes, fígado, pâncreas, bílis.
LÓTUS: Emoliente catarral, antitossígeno, renite, laringite.
LOURO: Amenorréia, nevralgia, cólicas estomacais e menstruais.
LÚPULO: Antidepressivo, calmante, insônia crônica.
MARACUJÁ: Calmante, sedativo, insônia, alcoolismo.
MARAPUAMA: Tônico nervino, afrodisíaco, impotência sexual
MELISSA - ERVA CIDREIRA: Cardiotônica, calmante, gastrite crônica.
MENTRUZ MASTRUÇO: Fortalecedor pulmonar, gastrite, cicatrizante.
MENTA: Digestivo, espasmo, cálculos biliares.
MIL HOMENS: Afecções das vias urinárias, prostatite, diurético.
MULUNGU: Sedativo, insônia crônica, alcoolismo, asma.
NOZ DE COLA: Debilidade física, mental e sexual, estimulante.
NOGUEIRA: Trata útero, inflamação dos ovários.
NOZ MOSCADA: Estomacal, cólicas, arrotos, soluços, hipertensão.
NÓ DE CACHORRO: Estimulante geral e afrodisíaco.
PARA TUDO: Reconstituinte digestivo, evacuações sanguinolentas.
PARIPAROBA: Fígado, vesícula, baço, gastralgia e azia.
PARREIRA BRAVA: Males do fígado e digestão, reumatismo, cólicas.
PAU D’ALHO: Ext: abscessos, úlceras, hemorróidas, ferimentos.
PAU FERRO: Diabetes, diminuindo o volume de urina e sede.
PAU PEREIRA: Digestão difícil, estomacal, prisão de ventre.
PEDRA UME CAÁ – INSULINA VEGETAL: Eficaz no diabetes.
PEROBA: Trata epilepsia, histeria, asma, coqueluche.
PFAFFIA PANIC – GING SENG: Energético, colesterol, diabetes.
PIMENTA DE MACACO: Digestiva, afrodisíaco.
PITANGA: Febre, ácido úrico, diabetes, colesterol.
PIXURI: Usado nas paralisias e derrames. Ext: Picada de insetos.
PULMONÁRIA: Trata pneumonia, tuberculose, efizema pulmonar.
PULSATILA: Corrige o fluxo menstrual e cólicas.
QUEBRA PEDRAS: Cálculos renais, dores lombares, próstata, cistite.
QUIXABA: Cistos de ovários, inflamações de útero, corrimento.
ROSA BRANCA: Inflamações uterinas, rins. Ext: Banhos.
ROSA RUBRA: Ext: Trata mucosas, olhos, úlceras.
SACO SACA - ARARUAMA: Ovário, útero. Ext: corrimento.
SAIÃO: Feridas, úlceras, frieiras, queimaduras, calos.
SALVIA: Tônico mental, digestivo eficaz, males da menopausa.
SASSAFRÁS: Depurativo, dores artríticas, inchações.
SENE FOLHAS - FOLÍCULOS: Laxativo, regulador intestinal, obesidade.
STEVIA: 300 vezes mais doce que o açúcar, para diabéticos.
SUCUPIRA SEMENTES: Reumatismo agudo, osteoporose, laringe.
TANCHAGEM: Gargarejos, gengivites, purifica o sangue.
TILIA: Antidepressivo, espasmódico, calmante.
TIRIRICA: Diurética, depurativa, diabetes.
TOMILHO: Tônico estomacal, desinfetante das vias respiratórias.
URTIGA: Menstruação irregular. Ext: irritações e corrimentos.
URUCUM: Anemia, cardiotônica, colesterol. Ext: bronzeador natural.
UVA URSI - URSINA: Areia de rins e bexiga, ácido úrico, próstata.
VALERIANA: Calmante, insônia crônica, stress, labirintite.
Em uma panela de fundo largo, aqueça o azeite e frite os cubinhos de berinjela até ficarem macios. Junte o aliche, o Fondor, a azeitona e o orégano e retire do fogo. Sirva sobre os Biscoitos.
Rendimento: 45 porções.
Tempo de preparo: 20 min.
Misture a manteiga com o açúcar e o coco ralado. Despeje essa mistura numa forma refrataria redonda, própria para microondas de 25 cm de diâmetro. Leve ao microondas para derreter a manteiga, em potência alta por 2 minutos. Depois, coloque na forma as rodelas de abacaxi e as cerejas. Prepare a mistura do bolo, conforme as instruções da embalagem e substituindo metade do liquido pela calda de abacaxi (que foi reservada). Despeje a massa na forma, sobre as frutas, e leve ao microondas para assar em potência alta por 15 minutos. Deixe descansar por 5 minutos, dentro do microondas. Desenforme e sirva morno com chantilly batido (opcional).