Decididamente em tempos de crise mundial, e em breve comemorando-se a data festiva de 1º de maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, temos muito a festejar em nosso país. Uma das áreas que mais congrega mulheres e movimenta boa parte do PIB brasileiro está no auge do sucesso, e sequer pensa em qualquer restrição para continuar a progredir.
As mulheres têm no artesanato o grande aliado para a complementação de renda, e em alguns casos, a renda principal, além de proporcionar a realização da sua criatividade junto a família, aumentar o seu circulo de amizades entre a clientela, e, obter o prazer e lazer com a sua arte predileta.
Embora todas as áreas de trabalho neste país mereçam e recebem nossa valorização e parabéns por continuarem a promover a progresso de nossa sociedade e a inserção desta junto à economia mundial, mesmo em tempo de crise, o nosso destaque hoje está para a área da arte do artesanato, que permite as mulheres trabalharem e cuidarem das suas tarefas de mães e educadoras.
Enviamos um fraternal abraço e entregamos para você esta edição nº 87 do EMBELEZAR.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Uma recente noticia veiculada informa que a indiana chamada Anandita Dutta Tamuly, com 26 anos de idade, em apenas 2 minutos engoliu 51 pimentas-malaguetas vermelhas (consideradas as mais picantes do mundo - e chamada por 'Naga Jolokia').
Ela sequer lacrimejou ou pestanejou, e ainda, "passou o pó de 25 sementes nos olhos por um minuto!".
Por esta demonstração inédita, ela entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes.
Ao ser entrevistada após a "façanha", Anandita disse: "Estou muito contente com o meu recorde. Eles (a equipe do canal) me parabenizaram pela façanha", contou Anandita. "Como a 'Naga Jolokia' desde a minha infância, e nunca senti ardência em minha boca", acrescentou.
As informações teem como fonte a Agência Reuters, e conforme a agencia local Ians, o fato foi realizado diante de câmaras da TV Inglesa Channel 4, na localidade de Joraht, na região de Assam.
Sob o título: "Não importa seu estilo, há sempre um xadrez para você" pesquisamos o site Oficina da Moda, o qual recomendamos a leitura completa sobre as tendencias da moda - inverno 2009, e que destacamos um parte no seguinte trecho:
"Faça um rápido exercício e tente pensar em alguma estampa que seja tão universal quanto o xadrez. Presente nos guarda-roupas masculino e feminino, no inverno e no verão, no figurino de clássicos e modernos, a estampa é eterna fonte de inspiração para os estilistas.
É imbatível e, claro, está presente nas principais coleções para a temporada de inverno 2009. Aqui e nas passarelas internacionais, apareceu em looks completos ou apenas em detalhes, como nos clássicos cachecóis.
A origem dos tecidos xadrezes vem de antes da era cristã e há vestígios de roupas com o padrão entre 50 e 700 a.C. E no século 3 d.C. já eram encontradas roupas que ficaram conhecidas como tartã (ou escoceses), que significa tecido de lã leve, e identificavam clãs, tendo o mesmo efeito dos brasões de famílias nobres.
Existem mais de três mil tipos catalogados na Scottish Tartans World Register, além de outros clássicos como vichy (pequenos quadrados nas cores preto-e-branco ou coloridos, como as toalhas de mesa), pied-de-poule (que imita a marca da pegada de uma galinha), pied-du-coq (pegada de galo), príncipe-de-gales (riscos irregulares e finos que se cruzam formando xadrez). O número é infinito quando consideradas as reinterpretações e novos padrões lançados a cada coleção." (continua...)
"Rebordando o Bordado é tema de exposição em evento de patchwork". A exposição já esteve na Maison Du Brésil, em Paris, e, agora estará em São Paulo, no Centro de Eventos São Luis, de 14 a 17 de abril, durante a 3ª Brazil Patchwork Show.
"São 51 trabalhos produzidos por cerca de 20 especialistas na arte de desenhar usando linha e agulha. A mostra, criada para apresentar o jeito criativo do brasileiro de fazer bordado deixou Paris no fim de 2008 e será apresentada pela primeira vez no Brasil. As obras medem cerca de 40 X 40 cm, são feitas de tecido, linha e muita criatividade. São trabalhos onde cada tecido selecionado e cada cor de linha escolhida tem um significado. “Escolhemos o tema para mostrar como o bordado pode ser feito de uma forma exclusivamente brasileira.
Para cada obra foi criado um tipo de bordado diferente”, explica Wagner Vivan, responsável pela Exposição Rebordando o Bordado e proprietário do ateliê que leva o seu nome e o de sua parceira, Benigna Rodrigues da Silva.
Entre os trabalhos expostos na 3ª Brazil Patchwork Show, quatro são de autoria da dupla Wagner e Benigna: Bandeira - Teu nome é alegria, Tuiuiú - Não sou a ave do paraíso mas vivo nele, Textura - Fundo do Mar e Textura - Boa Noite. O artista têxtil Wagner Vivan conta que desenvolver um trabalho dessa complexidade leva dias. “O processo de criação é semelhante ao de um artista plástico, pois criamos peças únicas”, destaca Vivan.
Wagner e Benigna trabalham juntos desde 1995 e já organizaram mais de 16 exposições, inclusive em outros eventos organizados pela WR São Paulo. “É sempre muito importante divulgar nossas exposições em feiras como a Brazil Patchwork Show. Nelas o artista tem a oportunidade de apreciar as obras e usar isso como fonte de inspiração para novos trabalhos”, finaliza Vivan.
Organização: WR São Paulo Feiras e Eventos.
Patrocínio: Bernina, Paulínia, ABQP, Marbor, Janome, Online Editora, Patch & afins e Singer.
Apoio: São Paulo Convention Bureau e SPTuris.
Mais informações: http://www.brazilpatchworkshow.com.br.
“Caxias do Sul se prepara para uma das maiores feiras de artesanato já realizadas no município. A expectativa é grande dos organizadores, expositores e principalmente da Prefeitura, principal parceira do evento, que acontecerá nos pavilhões da Festa da Uva, de 17 a 26 de abril.
“Serão dez dias de intenso intercâmbio cultural”, destaca Marcus Romera, diretor de operações da M&K Art Promoções e Eventos, organizadora da Mãos da Terra - Feira Internacional de Artesanato. Segundo ele, um evento deste porte, com multiplicidade de etnias, agrega conhecimento e valor à atividade artesanal de Caxias do Sul e região.
A crise na economia mundial não atingiu o setor. A feira já bateu o seu recorde de expositores e a expectativa agora é superar o recorde de público do evento realizado na cidade de Joinville (SC), em 2008, quando mais de 50 mil pessoas visitaram a feira. Romera confirma mais de 100 artesãos – 20 de outros países - que vão comercializar 10 mil produtos. O Brasil estará representado por onze estados.
A anfitriã, Caxias do Sul, terá um espaço específico na 1ª Mostra do Artesão Caxiense. O objetivo é mostrar a qualidade do artesanato local e, ao mesmo tempo, promover o intercâmbio cultural, técnico e comercial com artesãos de outros estados e países. Romera confirma também a presença do artesanato das cidades serranas de Gramado e Veranópolis. A feira terá ainda espaço para apresentações artísticas e culturais e uma ampla praça de alimentação. Além de comprar o artesanato, o público vai conhecer mais sobre a cultura de países de hábitos exóticos para os padrões brasileiros como a Índia, Turquia, Indonésia, Paquistão, Quênia, Egito, Síria e Palestina. A Itália, berço da colonização da Serra Gaúcha, também estará presente.
Cada expositor traz uma especialidade de artesanato, revelando a pluralidade cultural da feira. A Turquia, por exemplo, apresenta um artesanato à base de cristal; a Índia, o tradicional vestuário em tecidos de seda colorida, além da tapeçaria; a Síria, seus doces; a Tunísia e Peru, a cerâmica. Da África vem belas peças feitas com pedra, chifre de búfalo, madeira e ossos de animais, enquanto o Brasil é destaque pelas pinturas em tecidos, artigos em couro, madeira, corda, cerâmica e a culinária. Além do Brasil, a América Latina está representada pela Argentina, Bolívia, Peru, Equador, México e Cuba."
Marcus Romera – Diretor de Operações da M&K Arte, Promoções e Eventos.
Jornalista Responsável: Alexandre Melo - alexandrejornal@hotmail.com.
Visite o nosso site: http://www.maosdaterra.com.
"Na sua quinta edição, a Feira Mundial de Artesanato tem a sua estréia na capital carioca entre os dias 17 e 26 de abril, no Pavilhão 1 do Riocentro – um espaço privilegiado, com 15.545 metros quadrados, e associado à UBRAFE. Baseada no sucesso que obteve nas edições anteriores, a Art Mundi, organizada pela Diretriz Empreendimentos, empresa também associada à UBRAFE, consolida-se como uma atração turística, que oferece um olhar cultural e, ao mesmo tempo, reúne um público heterogêneo, formado tanto por profissionais de arquitetura, design e moda, como pessoas de bom gosto, interessadas em arte e peças artesanais de design exclusivo.
Assim, a Art Mundi está posicionada, também, como centro de negócios e intercâmbio comercial entre os mais diversos países e regiões brasileiras. De acordo com a Diretriz, a Art Mundi RJ já tem confirmada a presença de artesãos de 20 países, de quatro continentes, além de 9 Estados Brasileiros. Os países que já confirmaram sua presença são: Japão, Indonésia, Tunísia, Índia, Quênia, Rússia, Turquia, Síria, Peru, Uruguai, Paquistão, Guatemala, Senegal, Uganda, Gana, África do Sul, Equador, Argentina, México e Brasil, além de vários estados brasileiros como: Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.
"Entre os dias 1 e 3 de maio o Centro de Cultura e Eventos da UFG receberá o 1º Congresso de Samba de Goiás. Serão apresentadas mostras coreográficas de samba que contarão com a participação de dançarinos de renome nacional.
Além das apresentações serão ministradas 50 oficinas para a comunidade em geral ensinando técnicas do samba brasileiro tanto para leigos e como para alunos de dança, incentivando o amor a este ritmo brasileiro.
O congresso conta com a participação da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG, que apresentará a Banda Pequi e palestra com o tema Samba Música.
Professores da Faculdade de Educação Física, que iniciará em 2010 o primeiro curso de Licenciatura em Dança do Centro-Oeste, também participarão do evento, assim como o Fórum Goiano de Dança. A Quasar Cia de Dança se apresentará no domingo, com uma coreografia de contemporâneo/samba.
Para mais informações e programação do congresso acesse http://www.cooperdancas.com.br.
"A Hair Brasil 2009 registrou nos três primeiros dias de feira um total de 67.000 visitas profissionais, o que correspondeu às expectativas de organizadores e expositores. “Observou-se também uma maior qualificação dos visitantes, com a presença de grandes salões de todo o País e visitantes com poder de decisão e compra”, comenta Jeferson Santos, diretor geral do evento."
Em um pirex, coloque a farinha de trigo, o tempero, a manteiga e a gordura vegetal hidrogenada. Faça uma farofa e vá, aos poucos, adicionando as gemas. Se necessário, adicione a água gelada para dar o ponto.
Faça um refogado com a manteiga, o azeite, o tempero, os camarões, o palmito, os tomates com cubos e as azeitonas picadas. Reserve.
Em uma panela, coloque o leite, a farinha de trigo e o tempero, os camarões, o palmito, os tomates em cubos e as azeitonas picadas. Reserve.
Em uma forma para tortas, abra metade de massa e fure com um garfo. Adicione o molho branco já frio e o refogado de camarões. Cubra com o restante da massa e leve ao forno médio (180º) por cerca de 30 minutos ou até durar a superfície.
Numa tigela, misture com as mãos a gema, a manteiga, o açúcar e o sal. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo. Amasse bem até liga. Com esta massa, cubra as laterais e o fundo de uma forma redonda, espalhando com os dedos (deixe numa espessura e aproximadamente 0,5 cm).
Leve ao fogo o leite, o amido dissolvido, o açúcar e as gemas peneiradas. Misture até abrir fervura. Deixe mais alguns no minuto no fogo até adquirir o ponto certo, que é obtido quando o creme aderir à colher de pau. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, bata um pouco na batedeira ou com um foué, para que ele volte a ter consistência cremosa. Despeje o creme sobre a massa jogue as passas ao rum e, por cima, distribua as finas das maçãs.
Misture todos os ingredientes até formar uma farofa e cubra a torta. Leve ao forno médio, pré-aquecido, à 180ºC, por aproximadamente 40 minutos, ou até que a massa esteja dourada. Decore com chantili e fatias de maça.
Observação: caso a massa não dê liga, adicione mais 1 ou 2 gemas.
Colocar os ingredientes no liquidificador bater, tomar antes dos exercícios, ou antes do trabalho,no café da manhã.
Em cada copo de 250 ml teremos um total de aproximadamente 600 calorias, dependendo da quantidade de mel de abelha que for colocado no suco. Todo produto energético apresenta alto teor de calorias e este é um dos motivos de atuar com efeito energético em nosso organismo.
O suco de laranja é rico em vitamina C, conhecido e potente antioxidante alem de aumentar a imunidade e energia celular. O guaraná é um conhecido energizante e antioxidante, o açaí é um alimento extremamente rico em calorias e nutrientes que serve de complemento nutricional alem de ser muito saboroso. A farinha de arroz como a beterraba, tem alto teor glicêmico e fornecem energia disponibilizada com grande rapidez evitando a fadiga física. A farinha de soja é uma excelente fonte protéica disponibilizando aminoácidos essenciais ao organismo e evitando a cetose. E a levedura fornece todos os aminoácidos essenciais, ácidos nucléicos alem do complexo B.
Colocar os ingredientes no liquidificador bater e coar. Acrescentar gelo picado e beber.
Em cada copo de 250 ml teremos aproximadamente 210 calorias dependendo da quantidade de açúcar que for colocada.
O maracujá apresenta uma ação relaxante e é utilizado como ansiolítico a “passiflora” vem sendo utilizada como tranqüilizante natural. A geléia-real é muito conhecida por suas propriedades de ação imunológica, aumentando a reação orgânica e a disposição de quem a utiliza, é conhecido desde a civilização egípcia. O pólen é um potente antioxidante e energizante. O anis é uma erva originada do oriente cujas sementes são amplamente utilizadas, com efeito calmante e relaxante, estimulante geral e antiespasmódico. A levedura, através das vitaminas do complexo B, tem uma importante ação no sistema nervoso central.