A data de 3 de novembro comemora o Dia do/a Cabeleireiro/a, que foi motivo para eventos técnicos e sociais, em alguns segmentos, inclusive no SINDIBELEZA.
O reconhecimento a arte de embelezar as pessoas, de forma mágica no uso de técnicas, cores, tintas, modelos, toda uma gama de arte, para manter a clientela se sentindo muito bonita e na moda.
Na data de 20 de novembro comemora o Dia da Esteticista cuja profissão é mais jovem e está mais direcionada a área da saúde, quando auxiliam e colaboram com profissionais da medicina, cirurgia plástica, fisioterapia, nutrição.
O reconhecimento também foi com palestras em escolas, universidades, empresas, e com momentos sociais, ao longo de toda uma semana.
O que há de comum entre ambas as profissões é a falta da regulamentação da profissão, onde muitos projetos de lei disputam as votações, em meio a algumas discordâncias dos que trabalham na mesma tarefa de embelezar as pessoas, proporcionando-lhes mais bem estar e alegria de viver.
Segue aqui o nosso reconhecimento a todas as equipes de cabeleireiros/as e de esteticistas do país, com nossa homenagem pelas datas comemorativas.
Com fraternal abraço trazemos mais noticias para você nesta edição nº 94.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Eles custam caro e mesmo assim somem facilmente das prateleiras das lojas. Os esmaltes de griffe estão fazendo a cabeça e as unhas das mulheres mais modernas. Um vidrinho Chanel Jade, que foi lançado no último mês de outubro, custava 25 dólares e o produto esgotou no primeiro dia de vendas. Aqui no Brasil alguns estilistas também investem nesta tendência. Reinaldo Lourenço lançou, em parceria com a marca Risqué, esmaltes batizados de “Grão de Café” e “Expresso”, com cores que remetem à última coleção do estilista, inspirada nas fazendas cafeeiras do início do século XX.
A novidade agora é a marca de sapatos Arezzo, que resolveu investir também em esmaltes. Neste primeiro lançamento griffe apostou em oito cores: amarelo, verde citrus, rosa, pink, laranja, laranja ácido, royale e o clássico vermelho.
A novidade chega às lojas a partir da segunda quinzena do mês de novembro por R$ 9,90.”
No Centro de Convenções Frei Caneca- São Paulo, de 28ª 29 de janeiro ocorrerá o 38º Encontro da Moda Feminina.
“Com foco exclusivo nos negócios é um evento que aproxima empresários da indústria de confecção de lojistas e compradores de todo o país, impulsiona vendas, novos contatos comerciais, parcerias e oportunidades.
Evento que há 18 anos reúne confecções de diversos estados brasileiros, cada qual com sua característica regional.
Recebendo compradores-lojistas nacionais e internacionais, o Encontro da Moda Feminina atrai um público que procura por qualidade de produto e boas condições de pagamento no fechamento de pedidos.
Gerando negócios além de suas fronteiras o evento que em 1990 apresentou ao mercado 38 confecções, hoje abriga mais de 120 expositores e receber cerca de 10 mil compradores, além de contar com parcerias de agências do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) de todo o Brasil e associações como a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
Com forte relacionamento com o setor da confecção, e o EMF é reconhecido pelo mercado e pelos compradores do Brasil e do exterior por reunir marcas que oferecem produtos de alta qualidade.”
“O diretor do Fórum Couromoda, Airton Manoel Dias, apresentou detalhes do 14º Congresso Brasileiro do Calçado, que acontecerá dia 17 de janeiro de 2010, em São Paulo, na véspera da feira Couromoda.
O evento organizado pela Couromoda com apoio da Ablac terá três palestras e uma mesa debatedora formada pelos lojistas Marconi Matias dos Santos (Itapuã), Carlos Ajita (Casas Ajita) e Mário Zanatta (Gabriela Calçados).
“Pelo segundo ano consecutivo o Congresso será realizado na Sala São Paulo, no Hotel Holiday Inn. Com palestras com foco no varejo e na moda acreditamos repetir o sucesso das edições anteriores. As inscrições para o 14º Congresso são gratuitas e devem ser feitas pelo portal da Couromoda, lembrando que as vagas são limitadas”.
Mais informações: http://www.couromoda.com.
“De 14 a 17 de novembro, a Secretaria de Turismo de Porto Alegre reforçará a promoção turística da capital gaúcha na Feira Internacional de Turismo da América Latina – FIT 2009, que ocorrerá em Buenos Aires, Argentina. A 13ª edição se realizará em La Rural, um dos mais prestigiados espaços de feiras da região compreendida pela capital argentina.
Porto Alegre ocupará um espaço no setor Uruguai-Brasil, no estande reservado à Embratur onde estará ao lado de outras regiões turísticas gaúchas. Coordenada pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, a ação promocional destacará a Capital gaúcha em relação à sua estrutura receptiva, de lazer e como centro de grandes eventos internacionais, segmento do turismo no qual Porto Alegre é a 3ª cidade brasileira que mais recebe realizações deste tipo.
Também será levado para a FIT o roteiro Caminhos Temperados – Charme e Cultura do Sul, que apresenta um conceito de lazer diferenciado no Sul do Brasil em uma viagem por atrativos de Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves, as três principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul e consideradas indutoras do turismo gaúcho, além de Viamão, Canela, Nova Petrópolis, Garibaldi, Caxias do Sul e Cambará do Sul.
A Argentina é o maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, sendo considerado um mercado prioritário para a promoção dos destinos brasileiros pela Embratur. Capital do Estado que faz fronteira com os países do Cone Sul, Porto Alegre é centro geográfico das principais rotas da região e o 3º portão de entrada de turistas estrangeiros que ingressam no Brasil por via terrestre.”
“Depois de Franca e Birigui, o Vale do Sinos teve a oportunidade de conhecer as novidades da 37ª Couromoda. No dia 29 de outubro, a direção da feira reuniu expositores, convidados e autoridades da região no Tao Centro de Eventos, em Novo Hamburgo. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes ao jantar.
Na oportunidade, o fundador e presidente Francisco Santos disse que a Couromoda já é a segunda maior feira de calçados e acessórios do mundo. A conquista da posição decorre do crescimento da própria feira e da crise internacional que ainda afeta os Estados Unidos e a Europa. Com as dificuldades enfrentadas pelos dois mercados, a feira WSA, de Las Vegas, que ocupava a segunda colocação, atrás apenas da MICAM Milano, perdeu centenas de expositores de todo o mundo. Já a Couromoda, em boa parte pelo crescimento do mercado interno, está com sua área totalmente vendida e terá mais de 3.000 marcas na edição de 2010.” (...)
(...) A Couromoda realiza durante todo este segundo semestre uma ação focada junto as 100 maiores organizações do varejo da Europa.”
“Depilação, toxina botulínica, cremes diurnos e noturnos, lipoaspiração, redutores de medidas e próteses de silicone. Seus dias como exclusivas armas femininas na busca da beleza física estão com os dias contados. Mais e mais homens estão deixando de lado antigos preconceitos e engrossando as fileiras de clientes de clínicas de estética, cirurgiões plásticos e dermatologistas em busca de um visual mais apresentável.
Os motivos para isso são variados. É uma cobrança hoje do mercado de trabalho que os homens estejam com uma aparência sempre saudável e chega a ser pré-requisito para contratações em algumas empresas. "Para competir na vida hoje em dia, o homem tem que estar bem", disse Valéria Leal, cirurgiã plástica e dermatologista responsável pela Clínica Cidade Jardim em São Paulo. "Homens sempre foram vaidosos e agora as técnicas de tratamentos estéticos estão ficando mais acessíveis e com maior divulgação."
De certa maneira a vaidade está intimamente ligada ao bem-estar. Você pode estar satisfeito com sua vida profissional, posses e relacionamento afetivo, mas se perde o sono porque sua barriga é aparente demais ou seu traseiro mais se parece com uma TV 29 polegadas, então algo está faltando. Segundo a especialista, ser vaidoso é ter coragem de cuidar de si mesmo. Além disso, uma barreira vencida também foi a do preconceito. "O heterossexual se desinibiu bastante, abandonando a ideia de que só o público gay se preocupa com a estética. Independente da orientação sexual, ele pode se cuidar", disse o cirurgião plástico e nutrologista Mario Warde.
Um dos tratamentos não invasivos que tem visto mais e mais machos de plantão aderirem é a aplicação da toxina botulínica no rosto para eliminação de rugas indesejadas. Acontece que mesmo esse procedimento exige alguns cuidados do paciente. Primeiramente deve ser feito única e exclusivamente por médicos especializados como cirurgiões plásticos e dermatologistas nunca por esteticistas, fisioterapeutas ou enfermeiras, já que exige um conhecimento enorme de anatomia facial. Além disso, a Anvisa só liberou no Brasil três tipos da toxina: a americana Botox, a chinesa Prosigne e a européia Dysport. Aplicar uma toxina não regulamentada ou de procedência duvidosa pode incorrer em danos nos músculos faciais e, embora sua ação acabe em até 6 meses, o transtorno pode ser enorme.
Outro tratamento para eliminação de gordura localizada na região abdominal em homens é o medicamente francês Abdoliance. No Brasil, ele é encontrado apenas em farmácias de manipulação e produzido mediante receita médica. Só pode ser usado por homens já que necessita de testosterona para agir. Em forma de creme, deve ser aplicado duas vezes ao dia na região do abdômen por um período de três a seis meses para uma ação eficaz, isso se o paciente seguir o tratamento à risca.
O Brasil é o segundo país com maior número absoluto de academias segundo relatório 2009 da IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association). O mesmo report mostra que apesar desta marca, apenas 2,2% da população brasileira freqüenta esses locais. Para se ter uma idéia, na Argentina esse índice é de 3,2%, nos EUA 16%, na Espanha 16,59%, na Inglaterra 11,86% e até países com invernos rigorosos como Noruega (11,91%) e Finlândia (10,50%), estão à nossa frente. Obviamente que o número representa alunos de academias e não contempla atividades em parques, praias, escolas e locais abertos.
Ao mesmo tempo, somos o vice-campeão em quantidade de cirurgias estéticas no planeta, perdendo apenas para os Estados Unidos. A pergunta que fica é: será que somos um país onde as pessoas preferem passar por uma invasão cirúrgica a suar seus quilos extras na esteira? Queremos soluções instantâneas sem esforço?
A médica Valéria acredita que se isso acontece muito graças a médicos que aceitam lipoaspirar um paciente que está 15 ou 20 quilos acima do peso ideal e complementa: "Um médico, antes de qualquer coisa, tem de estimular uma vida saudável. A lipoaspiração vai ajudar, mas não é definitiva. No pós-operatorio, que dura em torno de 30 dias, a pessoa não pode praticar exercícios. Se ela come compulsivamente é muito provável que engorde de novo apenas neste mês de repouso".
O Dr. Warde também vai na mesma linha de pensamento: "eu trabalho com contorno corporal. Se você tem uma boa regra alimentar, se faz uma prática esportiva então nós, cirurgiões, estaremos no terceiro vértice deste triângulo para contemplar todo um resultado. Cabe a mim e meus colegas orientar os prós e contras de uma cirurgia, e principalmente ouvir o que o paciente deseja e apresentar a melhor solução. Quantas vezes eu não operei paciente porque o caso dele era para um psicólogo ou psiquiatra, mesmo porque o mote desta pessoa era um pedido de socorro?".
Em poucas palavras, ao se procurar um médico especializado em estética, é necessário ter claramente na cabeça o seu objetivo e não acreditar em nenhum momento em soluções fáceis. De acordo com a Dra. Valéria, se alguém que procura uma lipoaspiração não tiver uma vida saudável, ela vai voltar e voltar mais vezes e praticamente se tornar sócio do cirurgião. Acontece que em alguns casos, a cirurgia pode servir de ponto de partida para uma vida saudável. O Dr. Warde teve pacientes que passaram pelo procedimento e depois disso começaram a controlar alimentação e praticar atividade física. Só que partiu do médico entender a real necessidade daquele indivíduo e verificar se ele tinha uma estrutura psicológica para tal ação. A Dra Leal concorda: "se você não tem um paciente preparado para a cirurgia, não faça. Perca-o agora e ganhe-o de volta depois. Mande-o para um endócrino de confiança, indique um personal trainer, agende consultas de acompanhamento e trace metas com ele".
Ao lado da lipoaspiração, a colocação de próteses de silicone também vem encantando o público masculino, mas existem indicações precisas para isso e, ao contrário das mamárias em mulheres, não deveria ser feita à baciada. Muitos esportistas estão procurando o procedimento para corrigir eventuais distorções corporais que a musculação não está atingindo. Se a pessoa, apesar da suadeira na academia, não consegue fortalecer a panturrilha, o peitoral ou glúteos, o silicone vem a calhar. "É um complemento do contorno corporal", disse Warde.
Os grandes fabricantes de cosmecêuticos no mundo como Neutrogena, Vichy e Laroche estão investindo em pesquisas e produtos voltados exclusivamente para o universo masculino, uma vez que a pele do homem é mais espessa, tem mais glândulas sebáceas e por si, já é mais oleosa. Ou seja, de agora em diante só não se cuida quem não quer. Parafraseando o personagem Oscar Goldman do antigo seriado Ciborgue - o Homem de Seis Milhões de Dólares: você pode ser tornar um homem muito melhor do que é, mais forte, mais rápido e hoje em dia, mais bonito.”
Clínica Cidade Jardim - Tel 11 3032-8330 - http://www.clinicacidadejardim.com.br
Clínica Mario Warde - Tel. 11 3031-3636
(*) autor: Claudio R S Pucci Especial para Terra
“Nova Iguaçu - A comerciante Nathália Anne de Souza Nogueira, 22 anos, morreu terça-feira durante uma cirurgia de lipoaspiração em Nova Iguaçu. A operação foi realizada na Clínica Korpus, na Galeria Veplan, no Centro. O local não tinha licença para realizar o procedimento e foi interditado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu e por policiais da Delegacia de Homicídio da Baixada, que investigam a morte.”
“Falaram que ela estava trocando de roupa para ir embora e do nada médicos passaram correndo com ela na maca”, relatou o marido da vítima, Alex Serva, 35 anos. Como a clínica não tinha os equipamentos necessários para ressuscitação, Nathália foi levada para o Hospital Prontomed, mas morreu no caminho. Segundo Alex, a ela pesava 53 kg: “Não tinha necessidade da cirurgia”. Nathália pagou R$ 3 mil pela plástica e a esperava, ansiosamente, desde outubro. “Ela estava contando os dias”, lembra Alex.
A Secretaria de Saúde informou que o local não tinha licença sanitária nem alvará de funcionamento. A esterilização dos instrumentos cirúrgicos era feita na cozinha.
“A estética da clínica ocultava sua falta de estrutura”, avaliou o delegado titular da Delegacia de Homicídios da Baixada, Ricardo Barboza.
Ele informou que o médico Rafael Nogueira, que operou a vítima, é cirurgião geral e não apresentou certificado de cirurgião plástico. A qualificação é obrigatória para fazer lipos.
Ele poderá ser indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar, e por exercício ilegal da profissão caso fique provado que ele não é habilitado para esse tipo de cirurgia.”
Dificuldade: Fácil
Misture os ovinhos, o milho, a ervilha, o tomate, o sal e o orégano. Coloque em um refratário untado e cubra com os queijos ralados. Leve ao forno só para derreter o queijo.
Sirva na hora, acompanhado de batata palha e pão!
Dica: misture uma lata de sardinha amassada ou atum. Fica ótimo!
Dificuldade: Médio
Arroz: Misture o arroz, a água, o leite de coco e sal. Leve ao fogo. Cozinhe com a panela semi-tampada.
Molho: Em outra panela, aqueça o molho de tomate e as ervilhas. Tempere com a pimenta, o orégano, o sal e a margarina. Deixe a panela semi-tampada até descongelar a ervilha.
Camarão: Enquanto isso, lave o camarão descongelado. Escorra bem e tempere com sal e vinagre. Quando o molho estiver pronto, adicione o camarão. Não deixe ferver mais de dois minutos. Adicione o requeijão e espere dissolver. Verifique se o prato está bom de tempero. Acrescente o tempero verde fora do fogo.
Em um prato, acomode o arroz, cubra com o molho quente. Polvilhe a batata palha na hora de servir.
Pode ser congelado.
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 10
Misture 1 ovo, o açúcar, a farinha de trigo e a nata. Amasse bem até formar uma bola. Espalhe a massa em uma fôrma de fundo removível e reserve.
Bata no liquidificador o leite condensado, a ricota, 3 ovos, o leite e a manteiga. Coloque esse recheio sobre a massa delicadamente. Leve ao forno pré-aquecido por 40min. Retire do forno e espalhe a geléia de sua preferência.
Dificuldade: Fácil
Corte cada biscoitão ao meio, no sentido da largura. Em seguida, passe doce de leite e feche cada metade novamente e reserve.
Leve ao fogo o pudim de chocolate dissolvido no leite e mexa até engrossar.
Em um prato transparente, acomode a metade do pudim, os biscoitos e mais pudim. Decore com chocolate granulado e deixe gelar de um dia para o outro, antes de servir.
Dificuldade: Fácil
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar bem cremoso. Sirva imediatamente!
Dificuldade: Fácil
Muito simples: misture todos os ingredientes em uma garrafa e deixe envelhecer por, no mínimo, 15 dias. Pronto!