Embelezar


Edição nº 98 - de 15 de Março de 2010 a 14 de Abril de 2010

Olá Leitores!

O mundo da moda continua em alta para empregos femininos

Recentemente uma fusão entre a São Paulo Prêt à Porter e a Couro Moda divulgaram o evento que ocorrerá em janeiro de 2011, que transformará São Paulo na capital da moda e de negócios. O fato foi noticiado junto a outro importante evento que a 8ª edição de desfiles do Mega Polo Moda outono/inverno.

O que se percebe é que o mercado se une para facilitar para um maior número de expositores nacionais internacionais, nos setores de confecções, acessórios de moda, e fashion bijoux.

Em São Paulo, o Mega Polo Moda é considerado o maior shopping de atacado de confecções da América Latina, sediado no Brás em São Paulo, conta com 400 lojas de indústrias de confecções e recebe cerca de um milhão e duzentos mil compradores lojistas por ano.

Sem dúvida, a mão-de-obra feminina têm mais chances de trabalho nestas oportunidades, em todas as áreas industriais das confecções, na criação de modelismo, desfiles, e até mesmo para as revendas, que como lojista ou como autônoma em venda direta. Também surgem mais vagas nas áreas de recepção, demonstração, atendimento, tradutor intérprete etc.

Considerando-se os empregos diretos e indiretos, permanentes e temporários é o mercado da moda um mercado profissional promissor para as mulheres.

Parabéns a todas as trabalhadoras e empregadores do mundo da moda que também cumprem a missão de EMBELEZAR.

Receba o fraternal abraço de Elisabeth Mariano e da equipe EMBELEZAR com a edição nº 98.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

5º Salão do Carro e Acessórios de 17 a 21 de abril

“Maior do segmento na América Latina, o evento reúne cerca de cem expositores, entre montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores, prestadores de serviço, representantes e fornecedores ligados ao setor. A organização é da Megacycle e do ex-piloto Emerson Fittipaldi.

"O salão já se consolidou como um dos mais importantes eventos do setor automobilístico, com um público que superou 75 mil pessoas em sua última edição", afirma Fittipaldi. O evento será no Expo Center Norte.”

(Fonte: Destak, http://www.feirasdobrasil.com.br/revista.asp?area=noticias&codigo=16646)

VII Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME

IX Simpósio Internacional de Medicina Antienvelhecimento

VIII Congresso Brasileiro de Medicina Antienvelhecimento

V Congresso Ibero-Americano de Medicina Antienvelhecimento

VIII Convenção Brasileira de Medicina Estética

VII Congresso Pan-Americano de Cirurgia Estética

VI Encontro Internacional de Obesidade e Celulite

IX Fórum de Envelhecimento Cutâneo

XI Jornada Brasileira de Dermatologia Estética

I Encontro Nacional de Ginecologia e Obstetrícia Estética

Programa:

Data/Date:

25 a 27 de março de 2010

Local/Place:

Hotel Intercontinental

Av. Aquarela do Brasil, 75 - São Conrado

Rio de Janeiro - RJ

Mais informações:

Secretaria:

Regency Congressos & Eventos

Travessa Pinto da Rocha, 50 - Laranjeiras

22231-190 - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (55) (21) 2553-6628 / 2551-4012

Fax: (55) (21) 2551-4912

medicinaestetica@regencyeventos.com.br

http://www.regencyeventos.com.br

Comissão Organizadora: Hair Brasil - 9 ª Feira Internacional de Beleza,Cabelos e Estética

Data: 27 a 30 de março de 2010

Local: Pavilhões do Expo Center Norte.

Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo

Perfil do evento: feira de negócios, lançamentos de produtos e serviços para o setor de cabelos, estética e beleza, Congressos e Megashows.

(Fonte: http://www.hairbrasil.com)

The Beauty 2010 - 29 a 31 de maio de 2010

Centro de Exposições da FIERGS

Av. Assis Brasil, 8787 - Centro - Porto Alegre - RS

(Fonte: http://www.thebeauty.com.br/)

Cirurgias plásticas reparadoras em hospitais públicos alcançam a marca de 80% em relação às intervenções estéticas

“No Brasil, de 100 casos de pessoas que recorrem à cirurgia plástica pelo SUS, 80% delas são cirurgias reparadoras e apenas 20% estéticas. Nos consultórios privados, a realidade é outra, 73% das cirurgias são com finalidade estética e 23% são cirurgias reparadoras.

Ao falarmos em cirurgia plástica, imediatamente nos vêm à mente exemplos de intervenções ligadas apenas à beleza do paciente, ou seja, cirurgias estéticas, como lipoaspiração, lifting facial, aumento de mamas, entre outros. Mas, a função dessa especialidade é muito mais ampla e capaz de beneficiar milhares de pessoas.

O cirurgião plástico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional São Paulo, Carlos Alberto Komatsu, explica que a cirurgia plástica envolve desde um fio de cabelo até os dedos do pé. “Felizmente, hoje é possível reconstruirmos os ossos da face de uma pessoa que lesou o maxilar devido a um tiro de revólver, por exemplo”, diz o cirurgião.

As mãos de um cirurgião plástico não se prestam apenas para lidar com a beleza. As técnicas avançadas desses profissionais são capazes de trazer novas expectativas aos que sofreram com queimaduras, venceram o câncer, sofreram tentativa de homicídio ou suicídio, acidentes automobilísticos, entre outros.

A pesquisa encomendada pela SBCP, divulgada em 2009, mostra um levantamento realizado entre setembro a dezembro de 2008 e indica que 73% das cirurgias realizadas no Brasil são com finalidade estética e 23% são cirurgias reparadoras.

Vale ressaltar que esses dados não se baseiam nessa pesquisa, já que nem todos os médicos entrevistados atendem também no setor público. Foi levado em consideração a experiência diária dos médicos, que além dos consultórios particulares, possuem jornada de trabalho pelo SUS – Sistema Único de Saúde, em que as cirurgias reparadoras realizadas chegam à marca de 80%.

“Nos consultórios privados, os cirurgiões atendem mais casos de pacientes que procuram as cirurgias estéticas. Já nos hospitais públicos, o atendimento praticamente gira em torno das cirurgias reparadoras”, afirma o presidente da entidade.

Ainda de acordo com a SBCP-SP, há uma grande porcentagem dos cirurgiões membros da Sociedade que realizam algum trabalho social nos hospitais públicos para beneficiar os menos favorecidos. O único agravante é que a fila para a realização de cirurgias reparadoras é muito grande e a média de operações por dia é ainda é muito baixa.

Cirurgia reparadora x estética

De acordo com presidente, as cirurgias reparadoras devolvem ao paciente algo que ele perdeu. É uma tentativa de restabelecer o aspecto normal ao órgão afetado.

Já nas cirurgias estéticas, a intervenção é realizada com a intenção de melhorar aparência de um órgão do paciente, como por exemplo, no caso do implante de silicone para o aumento das mamas. “Enquanto uma cirurgia de implante de silicone nas mamas demora em média uma hora, a cirurgia de reconstrução de mama varia de 3 a 4 horas”, afirma Komatsu.

No Brasil, a residência em Cirurgia Plástica compreende 2 anos de Cirurgia Geral seguidos de 3 anos de Cirurgia Plástica Reconstrutiva. Somados aos 6 anos de medicina, um cirurgião plastico estuda no mínimo 11 anos para se tornar membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, após realização de provas para obter titulo de especialista e exercer legalmente suas atividades.

Congênitos

Há o grupo das doenças congênitas, ou seja, pessoas que já nasceram com algum defeito. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as crianças realizam mais cirurgias reparadoras do que os adultos.

Um exemplo das anomalias mais comuns em crianças são os lábios leporinos (má formação entre o nariz e a boca, que varia de uma pequena fenda até mesmo a separação total do lábio superior). Nesses casos a cirurgia reconstrutora pode ser realizada até mesmo no primeiro dia de vida.

No Brasil, médicos cirurgiões plásticos voluntários realizam um trabalho transformador na vida de crianças que nasceram com esse tipo de fissura. A ONG Operação Sorriso com apoio de respeitadas empresas, como a Abbott Brasil, uma das maiores indústrias farmacêuticas brasileiras e parceria institucional com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, visam investir no treinamento de residentes e profissionais para a melhoria do atendimento e tratamentos dessas crianças.

Outro exemplo do avanço nessa área são os casos de crianças que nasceram sem orelhas. O médico retira pedaços da própria costela do paciente para modelar a cartilagem do órgão. A cirurgia é feita em etapas e considerada relativamente simples.

Adquiridos

O grupo é caracterizado por adquirir algum defeito, resultado de queimaduras, traumas e problemas oncológicos em geral.

Durante alguns anos, o presidente da regional São Paulo dedicou-se a um projeto beneficente no Hospital Pérola Byington que incluía cirurgias reconstrutoras para mulheres que fizeram tratamento de câncer. “Reconstruímos até mesmos os mamilos, um trabalho parecido com uma dobradura, um origami. Dobramos o tecido até que forme o bico”, afirma.

De acordo com o cirurgião, após essa etapa, vêm a parte da coloração dos mamilos. Hoje, o trabalho do cirurgião plástico inclui até mesmo a tatuagem médica, utilizada para obter a tonalidade normal dos mamilos reconstruídos, implante de pigmentos nas pálpebras e sobrancelhas.

Vale lembrar que as próteses de silicone utilizadas para reconstituir as mamas são diferentes das próteses utilizadas para cirurgias estéticas. Elas possuem consistência diferente e preços mais elevados.

A cirurgia plástica reparadora abrange também pacientes que adquiriram algum tipo de queimadura. É possível encontrar até mesmo pessoas com queimaduras de primeiro grau devido à insolação severa.

“Embora seja uma especialidade multidisciplinar, o tratamento de queimados consta como um dos capítulos nos serviços de ensino na residência de cirurgia plástica, pois, futuramente será esse médico quem programará os curativos, os desbridamentos (procedimentos importantes na retirada de tecidos necrosados e infectado), enxertos, retalhos e correções de sequelas a curto ou longo prazo”, explica o cirurgião plástico, Luiz Carlos Garbossa, membro da diretoria da SBCP-SP e queimadólogo, atua no Hospital Regional de Sorocaba.

Microcirurgia

A microcirurgia utiliza microlentes de aumento e agulhas muito menores que as convencionais e se tornou uma técnica revolucionaria na área de cirurgias plásticas. Possibilita que cirurgiões plásticos reimplantem membros amputados ou que sofreram graves lacerações, transplantes de tecidos do corpo e recuperação de movimentos em casos de paralisia.

Um caso que teve grande repercussão na década de 90 foi do piloto brasileiro, Nelson Piquet, que sofreu uma grave lesão em um dos pés durante uma corrida na Formula Indy.

“Nesse tipo de cirurgia, unimos vasos com cerca de 2 milímetros de espessura, um a um. Em um acidente como do Piquet, os médicos precisaram retirar músculos e pele das costas para unir aos vasos do pé a fim de evitar necrose”. Explica o presidente da Sociedade.

A microcirurgia é uma subespecialização da cirurgia plástica e necessita de pelo menos um ano a mais de estudos para que o médico possa exercer essa função.

Cuidados básicos para realização de uma cirurgia plástica

A primeira providência para quem quer realizar uma cirurgia plástica é escolher um cirurgião que seja cadastrado na SBCP-SP. Para conferir se o médico escolhido para realizar a cirurgia é um membro da sociedade, visite o site http://www.sbcp-sp.org.br.

Quando uma cirurgia plástica é realizada em um hospital com equipamentos de anestesia atualizados, monitores multiparamétricos, que servem para verificação permanente de pressão, freqüência cardíaca, respiração, saturação de oxigênio e de CO2 e traçado eletrocardiográfico, ou seja, monitoração do coração, são raros os casos de infecção.

Além disso, é necessário que haja um ressuscitador e desfibrilador para casos de emergência, como uma parada cardiorespiratória. Toda essa infra-estrutura não basta se nesse ambiente não houver um anestesista competente, zeloso e que permaneça ao lado do paciente durante a cirurgia, qualquer que seja a anestesia (geral, peridural ou sedação).”

(Fonte: Assessora de imprensa Vanessa Fusco - Word Brasil - Comunicação Empresarial)

A rotura do aneurisma se associa com mortalidade ao redor de 80%, alerta presidente da SBACV-RS

“Os aneurismas podem ser definidos como uma dilatação localizada e permanente da parede arterial maior do que 50% do seu diâmetro normal. Os aneurismas da aorta abdominal são mais freqüentes em homens numa proporção de 4:1. Estas lesões ocorrem em aproximadamente 50 casos por 1000 habitantes. A causa não está bem definida, mas um ponto comum é a degeneração das fibras da parede arterial que ocorre com a idade. Esta é a razão porque a maioria aparece depois dos 60 anos.

O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular RS (SBACV-), o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Adamastor Humberto Pereira alerta para a falta de sintomas. “O aneurisma da aorta abdominal não provoca sintomas na maioria das vezes, o paciente pode sentir uma pulsação anormal no abdômen e ao tocar perceber uma massa pulsátil, porém quando já existe a presença de dor abdominal de início agudo e de forte intensidade é possível que o aneurisma esteja em processo de rotura”, explica.

Para informar a sociedade sobre essa e outras doenças graves, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular – Regional Rio Grande do Sul (A SBACV-RS) está lançando a campanha “Mantenha-se em Circulação”, que terá duração de um ano e irá desenvolver palestras, peças gráficas, materiais informativos, notas e outras ações para divulgar formas de prevenção de doenças como varizes, doença arterial periférica e trombose.”

(Fonte: assessora de imprensa – Juliana Insider2, por e-mail em 11/03/10)

Mulher morre após cirurgia plástica em Goiás

“Uma mulher de 35 anos morreu na madrugada de sexta-feira (5), após passar por uma cirurgia plástica na Clínica Matermaria de Anápolis, em Goiás. Lana Elisa Gomes chegou a ser transferida para um hospital, mas não resistiu.

Um dos filhos da vítima disse que a mãe morava na Espanha com o marido. Ela veio visitar os dois filhos que vivem em Brasília, com parentes, e decidiu fazer essa cirurgia. Segundo o adolescente, a mulher recebeu boas indicações de pessoas que tinham operado no estabelecimento.

De acordo com a família, os médicos da clínica explicaram que a mulher estava bem após o término da cirurgia, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Os parentes dizem que ainda não sabem se o médico responsável pela cirurgia cometeu um erro. Eles pretendem aguardar os laudos do Instituto Médico Legal (IML) que vão determinar a causa da morte da mulher para decidir quais medidas serão tomadas.

A direção da clínica informou, nesta sexta-feira, que não vai se pronunciar sobre o fato até a divulgação dos laudos que devem determinar a causa da morte da vítima. A direção garante que o estabelecimento está com a documentação em dia e tem infraestrutura para realizar esse tipo de procedimento”.

(Fonte: http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=17565, de 08/03/10)

Receitas

Compare as sementes de abóbora e de girassol

Campeã

Girassol: amiga do esqueleto

Campeã

Abóbora: diminui a pressão

As quantidades comparadas referem-se a 100 gramas de cada uma delas, o equivalente a 1 xícara de chá bem cheia.

As sementes de abóbora têm muita fibra e funcionam bem contra a prisão de ventre, ótima para os olhos e para a pele. Já a de girassol protege das doenças cardiovasculares e ajudam a manter os ossos fortes

por Regina Pereira

1. Qual engorda mais?

A de girassol acumula mais calorias do que a semente de abóbora. Então, já viu.

2. Uma força ao intestino

Por ter muito mais fibras, a semente de abóbora funciona bem contra a prisão de ventre, mas só se você beber bons goles de água.

3. Blindagem no coração

A semente de girassol tem mais gordura monoinsaturada. Um nutriente cada dia mais famoso por afastar males cardiovasculares.

4. A melhor para os olhos

Cheia de vitamina A, a semente de abóbora previne doenças como a degeneração macular. Vale um lembrete: mulheres precisam de 700 microgramas diariamente e homens, de 900.

5. Para abaixar a pressão

Aposte na semente de abóbora. Ela está cheia de potássio, um mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial. Homens e mulheres precisam de 2 mil miligramas por dia.

6. Pele bonita

A semente de abóbora faz a sua parte graças à vitamina E, nutriente que combate o envelhecimento. A dose diária recomendada é de 15 miligramas para homens e mulheres.

7. Ossos fortes

Quem garante é a semente de girassol, rica em magnésio. O mineral ajuda na formação do esqueleto e combate a osteoporose. Homens e mulheres precisam de 420 miligramas.

Agosto 2005

(Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0263/nutricao/conteudo_87855.shtml, acesso em 13/03/10)

Sopa de sementes de girassol com cenouras

Ingredientes:

Modo de preparo:

Coloque as cenouras, a cebola, o nabo, o alho e a água numa panela grande. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Tempere com tomilho, sal e pimenta a gosto e deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Devolva à panela e aqueça bem a sopa.

Coloque a sopa nos pratos, adicione molho de pimenta a gosto e sirva guarnecendo com as amêndoas tostadas.

(Fonte: http://www.ocaixote.com.br/caixote06/5culinaria_girassois.html#sopa, acesso em 13/03/10)

Farofa de sementes

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Triture, no processador ou liquidificador, aos poucos as sementes de girassol, a linhaça, as nozes, as castanhas e as amêndoas.

Acrescente as sementes de gergelim, o farelo de arroz e os flocos de quinoa. Misture bem, formando uma farofa.

Conserve em geladeira em vidro escuro para evitar oxidação.

Usar de 1 a 2 colheres de sopa ao dia no suco, na fruta, na salada ou sobre a comida.

* Receita elaborada pela nutricionista Maribel Melos

(Fonte: http://www.vponline.com.br/blog/?p=19, acesso em 14/03/10)

Pasta de queijo e semente de girassol

Ingredientes:

Modo de preparo:

Amasse a ricota com o iogurte e o curry até fomar uma pasta. Tempere com sal e adicione a hortelã e as sementes de girassol. Sirva com as fatias de pão.

Receita indicada por: Cozinha Light
Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Café da manhã/lanches/festas
Subcategorias: Pastas & Patês
Rendimento: 20 porções
Calorias: 28,00 kcal
(Fonte: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-pasta-de-queijo-e-semente-de-girassol.html?codigo=1993, acesso em 13/03/10)

Receitas feitas com a semente de abóbora

Biscoitos

Ingredientes:

Modo de preparo:

Selecionar sementes de abóbora, lavar em água corrente e secar ao natural. Depois, torrefar as sementes por 20 minutos em fogo brando (em panela) ou no forno (em assadeira) até dourar. Deixar esfriar, triturar (em liquidificador), peneirar e reservar. Bater o ovo com a margarina até formar um creme. Acrescentar a farinha de semente de abóbora e os demais ingredientes. Misturar até obter uma massa homogênea. Moldar os biscoitos e colocá-los em assadeira previamente untada. Assar por 15-20 minutos a 120 ºC. Servir. Observação: 1 quilo de massa rende 150 unidades.

(Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/50/artigo56388-1.asp, acesso em 13/03/10)

Pé de moleque com semente de abóbora

Ingredientes:

Modo de preparo:

Lave em água corrente as sementes da abóbora até desprender toda a fibra do vegetal. Leve ao forno para torrar até ficar crocante. Caramelize o açúcar, acrescente o chocolate e a água, cozinhe um pouco. Acrescente as sementes e deixe ferver uns 10 minutos. Despeje este caramelo numa assadeira untada. Deixe esfriar e corte em pedaços pequenos.

(Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/50/artigo56388-1.asp, acesso em 13/03/10)