FPLCEM


Edição nº 114 - de 15 de Novembro de 2011 a 14 de Dezembro de 2011

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Alterações nas atividades profissionais pela evolução da profissão

Observar o quanto há de alterações na maioria das profissões atualmente, o quanto é dinâmica a adaptação do contexto de suas atividades mediante a interação com outras, ou porque o mercado evoluiu para atender a demanda de consumidores, ou por novas mudanças na lei, enfim são inúmeros os motivos.

Também é interessante verificar os “choques de interesses” entre algumas áreas mais técnicas, até sagradas pelo tempo, junto a outras profissões regulamentadas com ensino superior regulamentado, diante dos noivos cursos superiores tecnológicos e as especializações de pós graduação e mestrado.

Bem assim como ocorrem a criação de associações, federações, sindicatos etc. que se diferem e se debatem em pequenos detalhes, quando todos deveriam destacarem-se por oferecer melhor serviços a os seu público profissional, no lugar das discussões estéreis.

Isto sem contar o que varia por investigações avançadas de outros segmentos, que fazem comprovações técnicas ou científicas, ou até mesmo oriundas de investigações de órgão setoriais governamentais etc. Ou, até mesmo pela abertura de novos horizontes, tal qual o Brasil proporciona atualmente, que são mega eventos internacionais, com variedades de situações nunca vivenciadas, e que requerem mais atualização e adaptação etc.

Em todas as novas oportunidades, contudo, há a exigência para o conhecimento e utilização básica (pelo menos) de no mínimo dois idiomas estrangeiros, o que sem dúvida as entidades profissionais, em geral, ainda não estão oferecendo para seus afiliados, como atualização e adaptação para as novas oportunidades que se abrem.

Com esta observação e sugestão que fazemos, deixamos aqui o nosso fraternal abraço, com as notícias pesquisadas para esta edição, Elisabeth Mariano e equi