O dia 30 de Janeiro foi proclamado pela ONU como o dia da não-violência em homenagem a Mohandas Karamchand Gandhi, dito Mahatma, que significa "grande alma".
Sem dúvida, algumas Profissões Liberais são tão próximas a sua clientela ou pacientes, e, conseguem movimentar dezenas, centenas de pessoas que se mobilizam em seus escritórios ou consultórios para atendimento a sua prestação de serviços.
Tal oportunidade é de grande valia parra conscientizar determinados temas que promovam a paz, e a cultura da não violência, dentre outras chamadas para campanhas sociais, ou que estimulem para a participação cidadã na sociedade.
Fica a nossa sugestão para que divulguem o dia 30 de janeiro, na promoção da PAZ, e, que haja menos violência, desde as relações sociais até as governamentais.
Receba nosso votos de um ano de 2012 pleno de realizações e alegrias, com a seleção de noticias que preparamos para você nesta edição, com abraço de Elisabeth Mariano e da equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Postado em 15/12/2011 por Equipe Marta
“A senadora Marta Suplicy (PT-SP) quer saber o que as pessoas pensam sobre a atividade do Cuidador de Idoso. Ela lançou nesta semana uma página no site do Senado abordando questões como a integração da profissão em ações de políticas públicas; o nível de escolaridade adequado; as competências necessárias; os direitos trabalhistas e a responsabilidade criminal em caso de maus tratos ao idoso. Basta preencher o formulário no endereço: http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/cuidador_idoso.asp.
Marta é relatora do Projeto de Lei do Senado (PLS 284/2011), de autoria do senador Waldemir Moka, que busca conferir amparo jurídico àqueles que já exercem a profissão e assegurar um prestação de serviço qualificado e seguro ao idoso.
O empenho da senadora em relação a esse projeto está ligado a um fato preocupante. Em 2030, o universo de idosos será praticamente o mesmo de jovens. Serão quase 30 milhões de pessoas acima de 65 anos, segundo o IBGE.
“É importante que o projeto não se distancie da realidade e reflita as dificuldades que os profissionais estão enfrentando. Daí a importância de dialogar com a sociedade para definir o melhor desenho do texto”, observou Marta. Dados da Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (ACI-MG) indicam que o número desses profissionais em todo o Brasil somam 200 mil.
A consulta popular faz parte da estratégia da senadora em obter subsídios para elaborar o parecer sobre o projeto, englobando sugestões e propostas dos diversos segmentos da população envolvidos com o tema. Em outubro, a parlamentar realizou uma audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que contou com a participação de representantes do governo federal e de entidades não governamentais.”
“Na coluna Conversa com a Presidenta, publicada nesta terça-feira (10), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o consumo de crack é um problema complexo e grave, mas o país tem condições de enfrentar a ameaça representada pelas drogas. Ao encarregado administrativo de Barreiras (BA) Jucival Silva, ela lembrou que o governo federal lançou, em dezembro, o plano Crack, é possível vencer, para aumentar as alternativas de tratamento para usuários, as ações de prevenção e o enfrentamento do tráfico, com investimentos de R$ 4 bilhões.
Segundo a presidenta, estados e municípios terão verbas para instalar 2.462 leitos em enfermarias especializadas dos hospitais do SUS. Além disso, serão criados 308 Consultórios de Rua próximos dos locais de maior concentração de usuários de crack e 175 Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas vão funcionar 24 horas por dia com capacidade para o tratamento de 400 pessoas por dia, cada um. O plano prevê ainda a capacitação de 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares para a prevenção do uso de drogas em 42 mil escolas públicas.
“Tudo isso será feito até 2014. Temos consciência de que o consumo de crack e outras drogas é um problema complexo e grave. Mas um país que consegue crescer reduzindo a desigualdade social, que levou mais de 40 milhões de pessoas para a classe média e está se tornando exemplo para outras nações, tem todas as condições de reduzir ao mínimo possível a ameaça representada pelas drogas.”
A presidenta Dilma também explicou à estudante Josiene Maria da Silva, de Volta Redonda (RJ), que as mudanças feitas pelo governo no Fies tornaram o programa mais acessível para quem pretende cursar o ensino superior em uma universidade particular. Segundo ela, a taxa de juros do Programa de Financiamento Estudantil caiu de 9% para 3,4% ao ano e quem tem renda de até um salário mínimo e meio não precisa mais de fiador. A expectativa é que, em 2012, 200 mil estudantes sejam beneficiados pelo Fies.
“O financiamento pode ser solicitado em qualquer época do ano e o pagamento começará a ser feito um ano e meio depois da formatura do aluno. O prazo para quitar o empréstimo é de até três vezes o período de financiamento do curso. Desde 2010, cerca de 220 mil estudantes tiveram a oportunidade de financiar seus estudos pelo Fies”, disse.
Já o ProUni, acrescentou a presidenta, abriu as portas da universidade para jovens da escola pública que não tinham condições de pagar uma faculdade particular. No primeiro semestre de 2012, serão ofertadas mais de 195 mil bolsas integrais e parciais. As inscrições começam no próximo dia 14 e vão até o dia 19. As instituições, os cursos e as condições para concorrer à bolsa são informados no portal do MEC (http://www.mec.gov.br).
Ao operador de micro Luís Cláudio Amancio Scoralick, de Belford Roxo (RJ), a presidenta Dilma esclareceu que o SUS distribui fitas para medir a glicose no sangue por meio de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para ter acesso às fitas e aos programas de monitoramento da doença, é necessário procurar a secretaria municipal de saúde.
“Além das fitas para medir a glicemia, tecnicamente chamadas de tiras reagentes, o SUS fornece gratuitamente as lancetas, seringas e agulhas que são utilizadas pelos pacientes que fazem o automonitoramento. Medicamentos também podem ser obtidos gratuitamente na rede básica de saúde e pelo programa Saúde Não Tem Preço/Farmácia Popular”, explicou.
Segundo a presidenta, nas UBSs e nas farmácias credenciadas, os diabéticos podem obter quatro tipos de medicamentos orais e injetáveis indicados para o controle e tratamento da doença. Nas mais de 20 mil farmácias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular, basta apresentar CPF, documento com foto e receita médica para retirar os remédios. A estimativa é de que o país tenha oito milhões de pessoas com diabetes e, dessas, cerca de 2,6 milhões recebem acompanhamento e tratamento da doença pelo SUS.”
Blog do Planalto Data: 10/01/2012
Linhas de Produtos e/ou Serviços: produtos, equipamentos odontológicos e afins, reciclagem e atualização científica. Com cerca de 300 expositores será aberto(a) ao público, das 10h às 20h.
Local: Expo Center Norte Cidade: São Paulo - SP
E-Mail: comercial.decofe@apcdcentral.com.br
Website: http://www.ciosp.com.br - http://www.mdic.gov.br/
“O presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL e da União Mundial das Profissões Liberais - UMPL, Francisco Antonio Feijó foi reconduzido ao cargo de Juiz da Câmara Superior do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo – TIT, para o biênio 2012-2013. A cerimônia aconteceu no dia 13 de janeiro de 2012, na sede da Entidade.
Para Francisco Antonio Feijó “é uma honra continuar representando a classe contábil do Estado de São Paulo no Tribunal ". A indicação do seu nome tem sido feita ao longos dos anos pelas Entidades Congraçadas da Contabilidade Paulista, com o respaldo de outras entidades representativas da sociedade civil.”
Para Francisco Antonio Feijó, o avanço tecnológico facilita o relacionamento entre as entidades e possibilita maior união entre os profissionais.
“O presidente da União Mundial das Profissões Liberais (UMPL), Francisco Antonio Feijó, destacou a importância do diálogo e troca de experiências entre as entidades que representam os profissionais liberais em todo o mundo, durante reunião com Carlos Carnicer, vice-presidente da entidade e presidente da Unión Profesional (UP). O encontro ocorreu na sede da UP, entidade que representa os profissionais liberais espanhóis, em Madri, no último dia 14 de dezembro.
Na ocasião, Feijó, que também preside a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), esteve acompanhado do ex-presidente da UMPL, Luís Eduardo Gautério Gallo.A necessidade do intercâmbio mundial, tema discutido durante a reunião, foi uma das questões levantadas durante o Encontro Euromediterrâneo, realizado em Marselha, França, no mês de abril.”O homem, em qualquer posição que ocupe, sempre tem que estar acompanhado por pessoas de conhecimento; quanto maiores forem essas relações, maior transcendência terá o vínculo entre essas pessoas na busca pelo bem comum”, afirmou Francisco Antonio Feijó, destacando como o acesso às novas tecnologias favorece a união dos profissionais em todo o mundo, em prol do respeito e proteção aos direitos fundamentais, principal função social desempenhada pelas organizações profissionais.
“O mundo precisa dos profissionais liberais porque as máquinas vão substituir os homens e os que desenham essas máquinas são homens intelectuais”, completou o presidente da UMPL. Durante a reunião, os representantes da UMPL consideraram positiva a declaração do presidente francês Nicolas Sarkozy sobre a contribuição dos profissionais liberais na recuperação da economia mundial, como um incremento à confiança entre os países.
O discurso de Sarkozy foi feito durante o Encontro de Profissionais Liberais da França, no dia 12 de dezembro, em Paris, na qual esteve presente o presidente Feijó.
Segundo Carnicer, deve-se fomentar a independência das organizações profissionais dos países de forma a promover integração num sistema adequadamente regulado, que aporte confiança na cidadania e nas Administrações Públicas.”
O evento será realizado entre os dias 18 a 20 de Janeiro de 2012, na Cidade de Porto – Portugal
The 1st World Congress on Debates & Consensus in Bone, Muscle & Joint Diseases (BMJD)
O evento será realizado entre os dias 19 a 22 de Fevereiro de 2012, em Barcelona- Espanha.