FPLCEM


Edição nº 12 - de 15 de Maio de 2003 a 14 de Junho de 2003

Olá Leitores!

É com muita alegria que trazemos esta edição carregada de boas notícias sobre a participação de Profissionais Liberais atuantes na sociedade, liderando e participando de políticas sociais, públicas, lançando livros e cursos para atuarem junto à realidade brasileira, que urge na aquisição de novos atores e agentes sociais. Estamos felizes, principalmente, porque recebemos o apoio político da Confederação Nacional das Profissões Liberais para o desenvolvimento do Projeto ESPAÇO MULHER, o que muito nos honrou e temos buscado corresponder valorizando e promovendo esta valiosa classe profissional. Na pessoa do Presidente Dr. Luís Eduardo Gautério Gallo enviamos um abraço para todas/os as/os profissionais liberais e, principalmente, às/aos participantes das diretorias e lideranças dos Sindicatos e Federações afiliadas à CNPL, pela data nacional , em 27 de maio, comemorativa ao Dia do/a Profissional Liberal.

Esperamos que você aprecie estas notícias e envie-nos a sua, assim estaremos demonstrando a importância do/a Profissional Liberal junto à sociedade brasileira.

Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

CAFÉ DA MANHÃ COM O HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA JOANA / PRÓ-MATRE

Realizando mais de mil partos por mês, o Hospital e Maternidade Santa Joana figura hoje como referencia em áreas como a reprodução humana e a medicina fetal. O crescimento notável do Hospital e Maternidade Santa Joana e a recente aquisição da Pró-Matre Paulista, possivelmente a mais prestigiosa Maternidade Paulistana, mostram a visão empreendedora de seus fundadores e dirigentes.

Por ocasião do próximo encontro setorial da ABMS, Associação Brasileira de Marketing em Saúde, a entidade estará homenageando o Santa Joana pela excelência de sua estratégia de crescimento. Na oportunidade o Dr. Antonio Rahme Amaro, um dos fundadores e diretor da instituição, fará uma apresentação sobre a atualidade e o futuro do Santa Joana e dos projetos para a Pró-Matre Paulista.

Data - 30 de maio de 2003

Horário - Início 08:30 horas

Local - Crowne Plaza - Rua Frei Caneca, 1360 - Cerqueira César - São Paulo

(Fonte: ABMS News)

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

O Médico e Vereador Carlos Neder é o autor do PL 457/2002 - Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

O Projeto estabelece critérios para a implantação e a operacionalização do PACS no município, obedecendo às normas e às diretrizes previstas pelo SUS.

O projeto acaba de receber parecer favorável da Comissão de Finanças e está em condições de ser incluso na pauta de votação do Plenário. O evento de luta pela aprovação imediata ocorreu no dia 12 de maio na Câmara Municipal de São Paulo.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

CRIANÇA E ADOLESCENTE

O mandato Carlos Neder promoveu a reunião do Grupo de Trabalho da Conferência Municipal da Criança e Adolescente, realizada no dia 14/05, às 18:30 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal . Esteve em discussão, a realização da V Conferência Municipal da Criança e do Adolescente e a III Conferência Lúdica.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

MESA REDONDA: PARALISIA CEREBRAL E TRAUMAS CRÂNIO-ENCEFÁLICOS

O Médico e Vereador Gilberto Natalini, que também é Presidente da Comissão de Saúde, Trabalho e Promoção Social dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Saúde, Promoção social e Trabalho, promoveu o evento: Mesa redonda - "Causas, Conseqüências e Repercussões Sociais da Paralisia Cerebral e Traumas Crânio-Encefálicos". Foram conferencistas: Prof. Dr. Santino Nunes Lacanna, Mestrando em Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina - EPM/UNIFESP; Profa Dra. Maria Matilde de Mello Sposito, Profa Dra. pela Escola Paulista de Medicina - EPM/UNIFESP, Médica Fisiatra da Divisão de Medicina de Reabilitação da Universidade de São Paulo - USP (ICHC-DMR/USP); Prof. Dr. Danilo Maziero, Superintendente do Lar Escola São Francisco; Etiana Brandão Monteiro, Mãe de portador de paralisia cerebral. O evento ocorreu no dia: 05 de maio de 2003 no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE PRODUÇÃO MAIS LIMPA - SÃO PAULO

O Médico e Vereador Gilberto Natalini (PSDB/SP) - idealizador da Conferência e autor do Projeto de Resolução nº 5 de 2003 que dispõe sobre a realização anual da Conferência sobre Produção Mais Limpa, no Município de São Paulo objetiva corrigir os problemas com a qualidade de vida da população e com a saúde dos trabalhadores. Para o vereador Gilberto Natalini "cada real investido nas fábricas objetivando a melhoria do meio ambiente e da saúde do trabalhador tem reflexos sensíveis e diretos no Sistema de Saúde da Cidade. Para nós, 'Produção Mais Limpa' - deixa de ser uma preocupação com o futuro para ser parte da nossa realidade atual".

No ano passado 350 pessoas - entre técnicos na área ambiental, empresários e autoridades governamentais, representantes de Organizações Não Governamentais e estudantes -, estiveram reunidos na FIESP para trocar experiências nos diversos campos do gerenciamento ambiental dentro das fábricas paulistanas. Na oportunidade foi lançada a "Carta de São Paulo para a Produção Mais Limpa" que entre outros aspectos alcançou a aprovação da Resolução nº 5 que veio oficializar a realização do evento todos os anos. Para este ano, além das ações no campo industrial, a 2ª Conferência Municipal para a Produção Mais Limpa, em São Paulo, ampliará a sua abrangência apresentando "casos de sucesso" nos serviços públicos (transportes, por exemplo), saúde pública e comércio que incorporam os princípios da Produção Mais Limpa, quais sejam, economia e uso racional da água, minimização na geração de resíduos sólidos, uso racional e economia de energia com a incorporação de matriz alternativa de energia, inclusive, entre outros.

Entre os resultados esperados para este ano está a constituição de um grupo de trabalho visando a criação de um Instituto para a Produção Mais Limpa no âmbito do Município de São Paulo, organização que deverá ter o papel fomentador para a Produção Mais Limpa na Indústria, Comercio e Serviços.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

MÉDICO CARDIOLOGISTA LANÇA LIVRO "MULHERES E SEUS HORMÔNIOS"

O médico cardiologista Sérgio Vaisman é o autor do livro "Mulheres e seus Hormônios", composto por 187 páginas, divididas em 12 capítulos e com o prefácio de Graça Marques (Presidenta do Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer - NAPACAN). O livro foi elaborado pela Editora Mandacaru.

Apesar de não ser ginecologista o Dr. Vaisman é um pesquisador sobre a influência dos hormônios no equilíbrio da saúde da Mulher , inclusive ele considera que a reposição hormonal inadequada poderá desencadear sérios problemas de saúde. E as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade nos países ocidentais, e além disso, as Mulheres em fase pós-menopáusica são vítimas fatais se não forem tratadas corretamente na prevenção destas doenças. O livro é escrito em linguagem para pessoas leigas à medicina.

(Fonte: ABMS News)

MÉDICO PEDIATRA LUTA PELA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

O médico pediatra Lauro Monteiro Filho luta pela proteção dos diretos das crianças e dos adolescentes desde a década de 60. Ele já foi vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro, presidente da Fundação para Infância e Adolescência (FIA) e Diretor dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ).

A vivência como Chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, fez com que o médico conhecesse de perto vários casos de violência doméstica e passasse a combater este problema. Lauro Monteiro Filho, que é membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, foi o idealizador e fundador, em 1988, da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (ABRAPIA). Hoje a organização não-governamental é tida como referência na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, sobretudo na linha da violência intrafamiliar e exploração sexual. É sobre o trabalho da ABRAPIA e da importância da manutenção do disque-denúncia de combate à exploração sexual infanto-juvenil, operada pela ONG, da qual o pediatra falou em entrevista exclusiva ao site Cidadania-e (www.cidadania-e.com.br).

O telefone da ABRAPIA era o 0800-990500, que além de receber denúncias, também tirava muitas dúvidas sobre exploração sexual. Por falta de recursos a ABRAPIA passou a fazer atendimento durante o horário comercial e com recursos de pequenos colaboradores. As denúncias continuam sendo encaminhadas para as autoridades responsáveis em todo o Brasil, porém agora somente por e-mail. Investimos muito para que este telefone fosse conhecido pela sociedade brasileira e para que as pessoas passassem a denunciar. Este projeto tem que continuar. Estamos procurando apoio para voltar a operar 24 horas por dia, sete dias por semana.

(Fonte: Tatiana Wittmann - Cidadania-e em 02/05/2003 - na Academia Social)

ANIVERSÁRIO DA REVISTA EDUCAÇÃO E EVENTO PARA AUTORES

Em comemoração aos seis anos da revista Educação, a Editora Segmento promoveu um evento em 8 de maio no Café Aprendiz e Praça Aprendiz das Letras às 19h30, tendo como parceiros- LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual

- Editora Papirus - Experimentar - Cidade Escola Aprendiz - Jornalismo vivo - Revista. Na ocasião ocorreu o Coquetel de lançamento da edição de aniversário da Revista EDUCAÇÃO. Na programação houve noite de autógrafos do livro Fomos Maus Alunos (Editora Papirus), com palestra dos autores Gilberto Dimenstein e Rubem Alves. E Exposição fotográfica Com os Olhos da Alma, da LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual.

POSSE DO PADRE ROQUE SCHNEIDER NA ACADEMIA CRISTÃ DE LETRAS

A Academia Cristã de Letras no dia 13 de maio, na sede da FECOMÉRCIO/SP, promoveu a cerimônia de posse do novo acadêmico Padre Roque Schneider, o qual ocupará doravante a Cadeira número 15, cuja antecessora foi Loren H. Maldonado, e tem como patrona Santa Teresa D' Ávila. A saudação foi realizada pelo Acadêmico Ives Gandra Martins.

Nossos parabéns ao Presidente da Academia Cristã de Letras, e Perito Contábil Acadêmico Adolfo Lemes Gilioli e ao Acadêmico Padre Roque Schneider.

(Acadêmica Elisabeth Mariano).

CURSO DE FRANQUIA SOCIAL COM MARCELO CHERTO

O IRES - Instituto ADVB de Responsabilidade Social - realizou, no dia 29 de abril, na sede da entidade, o curso "Franquia Social - A Expansão do Terceiro Setor".

O objetivo deste curso é o de apresentar os principais conceitos e informações para o entendimento do que é uma Franquia Social e como estruturá-la, bem como apresentar uma experiência bem sucedida. O conteúdo inclui conceitos, oportunidades, desafios, panorama geral do mercado, peculiaridades da franquia social, cuidados específicos na estruturação de uma franquia deste tipo, com exemplos de casos de sucesso como o do Comitê para a Democratização da Informática, do projeto Formare, da Fundação Iochpe e também da Comunidade Inamar.

O curso foi ministrado por Marcelo Cherto, Presidente do Grupo Cherto e do Instituto Franchising, advogado e professor de Franchising do MBA-Varejo da FEA-USP, da Franchising University e autor de diversas publicações sobre o assunto.

ADVOCACIA SOCIAL

"Há quase 20 anos, a advogada Ana Celina Bentes Hamoy trabalha na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Atualmente, em suas viagens pelo Pará, ela descobre, denuncia e acompanha casos polêmicos, que envolvem crimes como trabalho escravo, abuso sexual, tortura, assassinato de crianças e castração de meninos.

Muitas vezes, os acusados destes crimes são policiais e pessoas poderosas da região, o que faz com que Celina - como é chamada - seja constantemente ameaçada de morte. Mas a paixão pela advocacia social faz com que continue a lutar. Atualmente, Ana Celina Hamoy é advogada do Departamento Jurídico do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Emaús (CEDECA), coordenadora do Programa de Enfrentamento da Exploração de Meninas no Trabalho Doméstico do CEDECA e integra o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Pará e o Conselho Estadual de Segurança Pública do Pará."

(Fonte: Trecho da entrevista realizada por Tatiana Wittmann - no Cidadania - e, de 29/04/2003 - Brasília (http://www.cidadania-e.com.br)

CIENTISTA POLÍTICO BRASILEIRO PREPARA ESTUDO GLOBAL SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS, ENCOMENDADO PELO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, KOFI ANNAN

"O cientista político Paulo Sérgio Pinheiro iniciará oficialmente um estudo de proporções globais e tema delicado: a violência contra crianças cometida em todas as partes do mundo. O trabalho - que deverá ocupar os próximos dois anos do coordenador licenciado do famoso Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo - atende diretamente a um pedido do secretário-geral da ONU, Kofi Annan. A preocupação do secretário-geral não é surpreendente: segundo informações já disponíveis, somente no ano de 2000 cerca de 199 mil crianças ou jovens foram assassinados no planeta".

"O cientista político Paulo Pinheiro vem produzindo continuamente trabalhos e relatórios para a Organização das Nações Unidas nos últimos anos, com ênfase na observação de regiões de conflito armado. Assim, ele chegou à Comissão de Promoção e Proteção de Direitos Humanos da entidade e ao cargo de relator especial do caso Mianmar (ex-Birmânia). A ONU é, portanto, uma velha conhecida para ele. À frente do novo estudo, Pinheiro comandará uma numerosa equipe internacional a partir de Genebra, na Suíça. Farão parte dela especialistas no assunto da própria ONU, além de colaboradores de organizações não-governamentais de todos os continentes, Alto Comissariado de Direitos Humanos, Organização Mundial de Saúde e Unicef - o brasileiro responderá diretamente ao secretário-geral".

É com os olhos nos avanços que Pinheiro toma coragem para enfrentar os números sobre a violência que vitima crianças e jovens. E não é tarefa fácil. Com a taxa de 199 mil assassinatos em 2000, o planeta chegou à média de 565 jovens ou crianças assassinadas a cada dia - ou 53 por hora. Daquela cifra total de vítimas fatais, cerca de 57 mil eram crianças. Entre elas, o grupo mais castigado é justamente o mais frágil: o que compreende meninos e meninas entre 0 e 4 anos.

Até que os trabalhos sobre violência contra a criança tenham início, Pinheiro será um "hóspede" do Watson Institute for International Studies, da universidade americana de Brown - próximo à cidade de Boston. Como professor-visitante, ele ocupa ali uma sala da cadeira de Relações Internacionais. No fim deste mês, o escritório ao lado será ocupado por outro professor brasileiro: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que fará a conferência inaugural do instituto."

(Fonte: Jadyr Pavão - Jornal Valor Econômico - 02/05/2003 - Informação da Academia Social)

POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NA SAÚDE

O Médico e Vereador Gilberto Natalini convidou para audiência pública com o Exmo Sr. Dr. Gonzalo Vecina Neto - Secretário Municipal de Saúde, com o objetivo de prestação de contas do orçamento e ações da Secretaria Municipal de Saúde conforme determina a Lei Federal n. 8689/93 (audiência trimestral de Prestação de Contas à Câmara Municipal de São Paulo). A audiência aconteceu no dia 08/05/03, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, tendo sido aberta às entidades e aos munícipes interessados.

POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS PARA NOVOS EMPREGOS

Governo prepara pro grama para reduzir índice de desemprego entre os jovens

"No Brasil, são cerca de 7,5 milhões de jovens entre 16 e 24 anos sem emprego, a maioria na Região Nordeste. A situação de desemprego no mundo é alarmante. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), existem hoje cerca de 176 milhões de jovens desempregados, o equivalente à população brasileira. A OIT revelou também que a taxa média de desemprego entre os jovens em nações industrializadas também é alta, de acordo com dados de 2001: no Canadá, por exemplo, existem cerca de 1,2 milhões de jovens desempregados; e na Alemanha, 3,2 milhões".

"Para tentar reverter o quadro de desemprego no Brasil, o Presidente sr.Luiz Inácio Lula da Silva lançou neste mês, em homenagem ao trabalhador, o Programa Primeiro Emprego da Juventude (PPE), destinado a jovens de 16 a 24 anos.

Segundo o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Remígio Todeschini, o governo ainda está se reunindo com representantes de diversos setores econômicos para estimular as empresas na questão da responsabilidade social, independente da concessão de incentivos fiscais pelo governo para que participem do programa."

"O Programa Primeiro Emprego deve ser lançado por meio de Projeto de Lei. "Se a proposta for enviada por Medida Provisória, nós podemos mandá-lo com urgência constitucional, e a Câmara dos Deputados, que já tem maturidade sobre o tema, pode aprová-la no período de 30 dias", declarou o ministro do Trabalho, Jaques Wagner."

(Fonte: Agência Brasil - Jornal Meio Norte, 02/05/2003 - Academia Social)

EVENTOS NO SINDIFISP/SP

"Renato Albano Presidente do SINDIFISP/SP - Sindicato dos Auditores Fiscais da Previdência Social, convocou para 12 de maio, na Ala Tiradentes da Assembléia Legislativa, reunião conjunta dos três Fóruns Paulistas, ocasião em que foi discutida a constituição de uma Direção Executiva dos 3 Fóruns - CONAP - Comitê Nacional dos Agentes Públicos; Comissão das Entidades Representativas dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo; Fórum Paulista das Entidades em Defesa da Previdência Social - com o objetivo de unificação de todos os servidores públicos nas atividades relacionadas à Proposta de Reforma da Previdência Social".

"No dia 15 de maio, na Av. Paulista, à tarde, ocorre o ato unificado de todos os servidores públicos das três esferas."

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

OIT: 246 MILHÕES SÃO EXPLORADOS

"No mundo, 246 milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalham. O Brasil, apesar de o número ainda ser alto, chama a atenção pela queda no trabalho infantil de 1992 a 2001 (de 19,6% para 12,7%), segundo o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Armand Pereira. Das 17,4 milhões de crianças de 5 a 14 anos que estão ocupadas na América Latina, 12% estão no Brasil. Nessa faixa etária são 2,2 milhões no país."

(Fonte: Cássia Almeida - O Globo - Rio de Janeiro, 17/04/2003 na Academia Social)