A edição n° 13 traz informações que demonstram o quanto os profissionais liberais, homens e mulheres, são atuantes na sociedade brasileira.
São eventos, cursos, lançamentos de livros e cartilhas, e como destaque uma linda poesia, - um enfrentamento à violência na relação amor e ódio, e ao mesmo tempo, valorizando o trabalho realizado pelas Delegacias da Mulher - de autoria do cirurgião dentista, escritor e poeta Hélio José Destro.
Aguardamos notícias, participações, críticas e sugestões.
Um abraço de Elisabeth Mariano.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O psicólogo Floriano Serra ministrou a palestra "Gerenciando Sentimentos e Resultados no Trabalho", no dia 03 de junho, em comemoração ao Dia Internacional do Administrador de Pessoal promovida pelo Grupo de RH do Alto Tietê e do Grupo de Administradores de Pessoal de Mogi, com apoio da CIESP e do SESI. O ingresso foi um quilo de alimento não-perecível.
Em junho, cerca de 2.500 profissionais da área médica, estudiosos em ciência e religião estarão reunidos no IV Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil e II Encontro Nacional de Médicos Espíritas para debater assuntos relacionados com ciência e religião.
Os principais temas para discussão são: os fundamentos da medicina espírita, casos clínicos de evidência de reencarnação, a clonagem humana, a medicina do futuro, a terapia do perdão e o médico diante da morte; entre outros assuntos.
Como os assuntos de saúde são sempre de interesse, pode ser interessante ter a visão de médicos espiritualistas, como uma nova maneira de abordagem e discussão científica. A matéria é polemica, mas a intenção é mostrar quais os fundamentos científicos e a discussão religiosa que envolve os tratamentos de saúde.
O médico e vereador Gilberto Natalini, presidiu, em 28 de maio, a II Conferência Municipal sobre Produção mais Limpa, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
O médico e vereador Carlos Neder promoveu o Seminário "A Saúde Mental no SUS", junto com o Fórum Paulista de Luta Antimanicomial e o LAPSO (Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social da USP), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, em 14 de maio, tendo ocorrido importantes temas e debates proferidos por ilustres especialistas da área e exposição de produtos antimanicomiais.
O Instituto Teotônio Vilela e a Bancada de Vereadores (PSDB) do Município de São Paulo, promovem o Curso Extensivo de Ciência Política, na Câmara Municipal de São Paulo, de maio à dezembro, com 2 aulas, uma vez por mês. Os temas são apresentados por ilustres representantes do cenário político brasileiro e por doutores especialistas em Ciências Políticas da USP - Universidade de São Paulo.
A Ordem dos Advogados do Brasil / São Paulo promoveu a palestra "Linguagem do Corpo - o formato do corpo revela sua personalidade e seu caráter", que foi apresentada pela Escritora e Consultora Corporal Cristina Cairo, no dia 11 de junho, na UNISAL / SP - Centro Universitário Salesiano.
A Escola SENAI Horácio Augusto da Silveira, Barra Funda, São Paulo, abriu inscrições para o curso técnico em Processamento de Alimentos, Análise de Alimentos, Segurança dos Alimentos, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental e de Qualidade, Administração da Produção e Projetos.
Informações: 0800-55-1000.
"A primeira obra de referência para repórteres que atuam na área policial foi lançada na Internet pelo jornalista Marcos Zanfra. Entrando no site: http://www.reporterpolicial.kit.net, os interessados terão acesso aos 76 verbetes do Manual do Repórter de Polícia, que abordam os principais assuntos ligados à área. Dá para saber, por exemplo, alguma coisa sobre armas e munições, quais são as penas para os crimes mais comuns, como funciona um tribunal de júri e quais os procedimentos legais adotados com adolescentes infratores. Com duas semanas no ar, o site já havia ultrapassado a marca das mil visitas. Zanfra, que nasceu em São Paulo, mora hoje em Florianópolis."
"Os bastidores da Internet no Brasil" é o primeiro livro publicado no mercado editorial brasileiro que conta a história da Internet, sob o ponto de vista comercial. Trata-se de um livro de negócios, um registro analítico, detalhado e cronológico da WEB brasileira, que revela os bastidores das empresas, das idéias, das negociações, dos acordos e das pessoas responsáveis pela explosão da rede no país.
O autor é Eduardo Vieira, formado pela ECA / USP, editado pela Manole Editora e foi lançado na Livraria Cultura, em 02 de junho.
Carlos Neder, médico pela USP e mestre em Saúde Pública, pela UNICAMP, é vereador em São Paulo, e lançou, recentemente, a Cartilha "Educar para a Cidadania". Traz também depoimentos de estudiosos e representantes de sindicatos, entidades e da sociedade civil organizada falando da importância dessas iniciativas.
A apresentação é de Mário Sérgio Cortella - professor da PUC-SP e Secretário Municipal da Educação no Governo Luiza Erundina (1989 / 1992). O comentário final, de Maria Victória Benevides socióloga e professora titular da Faculdade de Educação da USP.
O vereador Nabil Bonduki é o autor do VAI - Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais. Já ocorreu a aprovação pela Câmara e já foi sancionado pela Prefeita Marta Suplicy, portanto é lei. "Deverá apoiar, financeiramente, com até R$ 15.000,00 (quinze mil reais), atividades artístico-culturais, principalmente, que contribuem para o desenvolvimento cultural local e as desenvolvidas por jovens de regiões sem recursos e equipamentos."
Cartilha com receitas desenvolvidas pela Cozinha Experimental do SOC - CODEAGRO / SP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Governo do Estado de São Paulo.
Equipe técnica:
Recebemos a Coletânea de Poesias "Mãe - Flores a quem se ama" e a poesia "Direitos da Mulher", enviada pelo Cirurgião Dentista e membro do Movimento Poético Nacional, Dr. Hélio José Destro, o que muito nos honra e agradecemos sensibilizadas, em nome da CNPL e da equipe ESPAÇO MULHER.
Hélio José Destro - Cirurgião Dentista
Empresário (comprador publicitário) - Escritor
Hélio José Destro - Cirurgião Dentista, nascido em Cristais Paulista, em 20 de junho de 1935, residindo aí até os 10 anos, mudando-se para Uberaba, onde, com 21 anos, formou-se (1956), vindo a exercer a profissão em São Paulo. No ano de 1983, de repente, começou a escrever poesias e contos com enorme facilidade, pois nunca teve este dom até aquela data.
Livros publicados: Poesias ao Sol (1984), 2 mil exemplares. Cristais Paulista (1984), 3 mil exemplares, 1ª e 2ª edições. Frei Orestes - O Mundo da Criança (1988), 4 mil exemplares, sendo 2 mil doados ao SEA do Frei Orestes para as crianças carentes. Brasilidade (1992), 5 mil exemplares, este livro faz crítica ao governo e deputados da época. Primavera (1993), 5 mil exemplares. Está em várias antologias e livros de concursos, onde recebeu prêmios - Faz Xerox de poesias, distribui ou manda imprimi-las e faz divulgação de seu trabalho.
Pertence à Casa do Poeta Lampião de Gás; Movimento Poético Nacional; Academia de Letras Municipais do Brasil; International Academy of Letters of England; Academia Anapolina de Filosofia; Academia de Letras e Ciência ALECI-SL; Academia Goianense de Letras e outras.
Prêmios: O livro Frei Orestes - O Mundo da Criança recebeu medalha de ouro, em 1992, pela ALECI-SL (biografia). O livro de folclore: Ontem, anteontem e trans'anteontem - Folclore - 1ª menção honrosa pela Academia de Letras Municipais do Brasil, julho de 1985. O 3° lugar menção honrosa de bronze - Jornal Mongeral - com o conto: Dedo Preto de Graxa, Alma Branca. A poesia Doação, 7° lugar - Concurso Nova Era (1993), em Cerquilho (1988) classificada entre as 20 melhores, III FEPOC (1989). No IV Festival de Cerquilho "Chico Mendes" e Plantações de Mártires, classificadas 4° e 8° lugares, !Chico Mendes" recebeu medalha de ouro; 2° lugar na Associação Comercial de Praia Grande. Il Muro della vergogna, 4° Prêmio na Accademmia Internazionale Ibica e Arti Ragusa di Sicília (1990), Nona Edizione Biennale pág. 12.
Tem poesia premiada em Portugal (Quimigal) "Chico Mendes" menção honrosa (1990). O conto "O novo dilúvio" - 1° prêmio "A Cigarra", Mococa. Poesias declamadas na Rádio Bandeirantes, Imprensa, Tupi, em bibliotecas, casas de culturas e reuniões de poetas. Poesias e contos publicados em jornais de grande tiragem, literários, Rotary's.
Em 2 de julho de 1994, a poesia "Doar Sangue" recebeu o 1° lugar no Concurso Rentel de Poesia. Juntamente com a poesia "Doação" a "Doar Órgãos", blocos em xerox foram enviados à deputados e senadores. Ao presidente e governadores um modo das doações serem pelo coração e não por leis, como está no Congresso Nacional em votação.
No livro "Frei Orestes" 12 poesias visuais, onde a mensagem é inserida na imagem formando corpo-alma.
1° lugar (2000) São Vicente, crônica: As belezas das cidades brasileiras. Prêmios em Itapira: Oração aos 15 anos, Os presentes de Natal, O palhaço.
Dez / 1996 - Concurso Mahar de Poesia - 2° lugar com a poesia: "O juramento dos hipócritas", prêmio entregue na Câmara Municipal de São Paulo.
Março / 1997 - Concurso Lília A. Pereira da Silva - em Itapira 1° lugar com a poesia "País parlamento prisões para: pretos, pobres e prostitutas" - Entregue na Câmara Municipal de São Paulo.