FIPLC EM-EH


Edição nº 200 - de 15 de Janeiro de 2019 a 14 de Fevereiro de 2019

Olá Leitoras! Olá Leitores!

Como se tornar eficiente em meio a tantas mudanças rápidas?

A concorrência está mais acirrada para contratar quem esteja mais atualizado e, a avaliação prioriza é saber se com aqueles conhecimentos adquiridos, está diante do que a empresa mais precisa para engendrar novos planos, e que de acordo com as leis e normas, possa se destacar diante da concorrência etc.

Atualmente, está cada vez mais difícil “ saber fazer” a seleção de uma candidatura (homem, mulher, LGBT, com deficiência etc.), cuja terá que estar apropriada desde a “filosofia do marketing e suas áreas circunscritas” até a “filosofia da empresa com os seus expoentes máximos da presidência, conselho e diretorias”, e, obviamente, se em cada filial haverá que estar de acordo com os regimes de governos e leis de cada país, além das obrigatórias normas internacionais...

Então, será que vale apenas instruir-se na parte técnica, nos lançamentos, nas inovações aplicadas etc. se não houver o mínimo conhecimento de como funciona uma empresa, ou ao menos um departamento de forma prática, e, que una o que se sabe com o que se precisa naquele momento naquele cargo.

Eis um alerta, não apenas saber e aprender a tecnologia, mas onde ele se aplica, quais departamentos de uma micro a uma transnacional, tal conhecimento será útil e causará a rentabilidade precisa para que a empresa esteja de forma competitiva no mercado.

Há que se considerar também, que lamentavelmente, haverá sempre aquelas pessoas e grupos, cujos tendem aos atos maléficos da humanidade, e agirão de forma a perturbar o resultado de quem se propõem a fazer algo com a seriedade, princípios e em respeito às leis...

Lembrar-se sempre que a indigna concorrência desleal, quer seja nas atitudes diárias com um/a colega ou departamento, é tão ilegal e perniciosa, quanto com outro grupo empresarial no mercado.

E, recordar-se que a mesma tecnologia que se usa para “!surrupiar ou atormentar terceiros!” será a mesma que de outra forma de uso, identificará os responsáveis pelo “crime cibernético”... E, quando se está a serviço numa empresa existe a obrigação legal de uso e respeito as normas da empresa e as leis de cada país, assim como o uso dos equipamentos e de Internet etc. somente para os fins profissionais, os desvios e abusos são infrações /crimes. que além de serem punidas, deixarão seus rastos para sempre nas informações em departamento pessoal principalmente... até numa entrevista terá que haver a sinceridade e informar por qual motivo dali “perdeu ou abandonou” o cargo...

Tais cuidados e observações servem também para aquelas pessoas que resolvem se autoempresariar, como autônoma ou microempreendedora, ou até mesmo como um anexo externo de algum grande grupo de empresa, que buscam terceirizar até mesmo como fuga de redução de seus custos e uma forma de burlar as leis a serviço da mão-de-obra trabalhadora.

Cabe obrigatoriamente nos currículos de ensino desde nos cursos livres e até nas escolas oficiais orientar também seus alunos e suas alunas para estes aspectos, assim como nos departamentos de treinamento empresariais (desde aprendizes até aos escalões maiores), vale fazer pensar e repensar a importância de respeito as normas internas da empresa de tal modo quanto as das leis daquela região ou país... ou a demissão e apontamentos negativos.

De algum modo ainda em nosso país, estamos aprendendo a ser mais profissionais e agir de forma legal ao mesmo tempo... até sendo governantes!!!

Receba nossa pesquisa deste mês e nos enviem opiniões e sugestões. Que o ano 2019 seja o ano que você realize seu sonho e vocação profissional. Fraternalmente Elisabeth Mariano e equipe FIPLCEM_EH.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

4 de fevereiro - Dia do Amigo do Facebook

Dia do Amigo do Facebook

O Dia do Amigo do Facebook é comemorado anualmente em 4 de fevereiro

O objetivo desta data é homenagear todos os “amigos virtuais” que se conectam através da rede social mais popular do mundo: o Facebook.

A criação do Dia do Amigo do Facebook é uma campanha da empresa para celebrar o seu aniversário de fundação.

O Facebook foi oficialmente criado em 4 de fevereiro de 2004, por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin, Andrew McCollum e Chris Hughes.

O Dia do Amigo do Facebook foi promovido pela primeira vez em 2016, para celebrar o 12º aniversário da rede social.

Por norma, nesta data, os usuários do Facebook têm a disposição ferramentas especiais na rede social para compartilhar com as suas conexões e prestar homenagem aos amigos mais próximos.

O Dia do Amigo é celebrado no Brasil oficialmente em 20 de julho, como o Dia do Amigo e Internacional da Amizade.

No entanto, os brasileiros também costumam celebrar o dia 18 de abril como Dia do Amigo, em caráter não-oficial.

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-amigo-do-facebook/, data de acesso: 12/01/2019)

Facebook ajuda micro e pequenas empresas a expandirem seus negócios

Posted by Dig | 10/01/2018

Hoje milhares de empresas utilizam as redes sociais como ferramenta de marketing digital. Entre as principais plataformas que fazem parte dessa estratégia de comunicação, o Facebook foi uma das que apresentou grandes resultados em 2017. A própria empresa revelou em sua página oficial alguns números de como ela foi importante para micro e pequenas organizações expandirem seus negócios no ano passado.

A rede social contratou uma empresa de consultoria, a Morning Consult, para fazer uma pesquisa e mostrar a relevância das funcionalidades da plataforma para os empreendedores. De modo geral, sete a cada dez empresas disseram que hoje são mais consistentes no mercado de atuação graças ao Facebook.

A importância do Facebook para pequenas empresas

A pesquisa revelou que muitas marcas e empresas se consolidaram no mercado devido a atuação no Facebook, e muitas delas (50%) disseram que a construção do negócio foi feita quase toda dentro da plataforma. Das que responderam ao questionário, 75% das companhias disseram que perceberam o aumento no faturamento devido ao trabalho feito no Facebook.

Isso influenciou diretamente no crescimento operacional das organizações, pois devido ao aumento da demanda, 66% das empresas sentiram a necessidade de contratar mais funcionários. As pequenas e microempresas foram tão importantes para o mercado nacional que elas chegaram a contratar 200 mil pessoas a mais que as médias e grandes empresas entre janeiro e setembro de 2017.

Resultados da pesquisa

O levantamento mostrou que 84% das micro e pequenas empresas brasileiras acreditam que o Facebook ajuda não só no crescimento da marca, mas também no desenvolvimento das comunidades locais. Além disso, 81% das organizações de menor porte acreditam que através da rede social é possível atingir um público que outras ferramentas não alcançam.

Outra maneira que o Facebook encontrou em auxiliar no desenvolvimento de outras instituições foi oferecendo programas de capacitação para pequenos empreendedores. Entre eles estão o Impulsione Seu Negócio e o #ElaFazHistória, que juntos a outros projetos contribuíram para a qualificação de aproximadamente 200 mil empreendedores.

E aí, amigo, você acha o Facebook importante no desenvolvimento das micro e pequenas empresas?

(Fonte: https://www.digai.com.br/2018/01/facebook-ajuda-pequena-micro-empresa-expandir-negocios/, data de acesso: 12/01/2019)

Apps movimentam US$ 3 bilhões com publicidade por ano no Brasil

Instalações de aplicativos advindas de anúncios dobraram no Brasil, segundo pesquisa da AppsFlyer

Da Redação

09/08/2018 às 19h1309/08/2018 às 19h13

O mercado de anúncios pagos para atração de usuários movimenta mais de US$ 3 bilhões por ano no Brasil. É o que aponta estudo realizado pela AppsFlyer, plataforma de mensuração de aplicativos.

No mundo, são US$ 142 bilhões circulando na indústria mobile só com campanhas de aquisição e uso de apps. Na América Latina, são US$ 4,8 bilhões gastos com publicidade em aplicativos - o Brasil representa cerca de 70% desse valor.

O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (9/8) durante o evento MAMA – Mobile Attribution & Marketing Analytics, em São Paulo (SP). O levantamento avaliou 5 bilhões de instalações de aplicativos, 400 milhões de abertura de aplicativos e 200 milhões de dólares em receita.

Confira outras conclusões do relatório:

Facebook no topo

O aplicativo Facebook é o primeiro lugar na lista de mídia que mais gera downloads para apps por meio de seus anúncios. Google vem em segundo lugar. Essa dobradinha não mudou desde 2016. O que cresceram foram os investimentos.

Vídeo

Instalações advindas de anúncios em vídeo cresceram 180% de 2016 para 2018.

Mídia paga

Para retenção de usuários, os aplicativos também precisam desembolsar em mídia paga. De 2017 para 2018, houve aumento de 62% em campanhas de retargeting de usuários

Custo por clique

Pagar por cliques está ficando mais caro: de US$ 0,88 por instalação era o preço em 2017, agora está em US$ 0,92 (média), para iOS.

Fraudes

Aumentam os investimentos, aumentam as fraudes. No Brasil, cliques e downloads falsos fazem a indústria perder 82 milhões de dólares apenas de janeiro a maio de 2018, pagos a resultados fraudulentos.

(Fonte: https://computerworld.com.br/2018/08/09/apps-movimentam-us-3-bilhoes-com-publicidade-por-ano-no-brasil/, data de acesso: 12/01/2019)

24 de Janeiro - Dia dos Aposentados

O Dia Nacional dos Aposentados é comemorado anualmente em 24 de janeiro. Esta data é destinada a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social, recebendo do governo uma gratificação por todos os anos de serviços prestados ao país.

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-dos-aposentados/, data de acesso: 12/01/2019)

Dura realidade | 47% dos aposentados que trabalham precisam aumentar a renda, diz pesquisa

Assessoria de Imprensa - RJ - 13 Dezembro 2018

G1- “Segundo levantamento do SPC, 21% dos idosos que já recebem o benefício do INSS continuam no mercado de trabalho

Pelo menos 21% da população idosa que já se aposentou continua ativa no mercado de trabalho, mostrou nesta terça-feira (11) uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Segundo o levantamento, 47% dos aposentados que ainda trabalham estão nesta situação por necessidade financeira – ou seja, o valor do benefício do INSS não é suficiente para pagar as contas. Destes, 45% são das classes A/B e 48% das classes C/D/E.

Outros 48% dos consultados responderam que trabalham porque desejam se sentir produtivos nesta etapa da vida – em especial os que pertencem à faixa de renda maior (classes A/B), que são 58%.

A pesquisa consultou brasileiros acima de 60 anos, em todas as capitais e de todas as classes sociais e nível de escolaridade, entre os dias 7 e 20 de agosto.

Dificuldade em obter um emprego

A pesquisa do SPC também mostrou que 43% dos aposentados tiveram dificuldade em conseguir um emprego: 30% deles acreditam que o motivo é o preconceito pela idade avançada. Contudo, outros 57% dizem não ter tido problemas em conseguir trabalho.

Mais da metade destes trabalhadores (61%) não soube responder até que idade pretendem continuar na ativa. Entre os que têm uma ideia de quando vão parar, a idade média foi de 74 anos.

No estudo, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, observou que esse cenário reflete o aumento da expectativa de vida no Brasil. “Percebe-se, muitas vezes, que os idosos não se prepararam para este momento e os ganhos com a aposentadoria acabam não sendo suficientes para manter o padrão de vida desejado".

Lares sustentados por idosos

Nove em cada dez (91%) idosos acima de 60 anos contribuem financeiramente com o orçamento familiar, mostrou também a pesquisa. Destes, 43% são os principais responsáveis pelo sustento da casa.

Ainda segundo o SPC, 34% dos consultados recebem algum tipo de custeio. Este percentual sobe para 40% entre as mulheres, com a renda, em maior parte, de pensão por falecimento do cônjuge (15%) ou de familiares (15%).

1 em cada 4 idosos na ativa têm carteira assinada

Em outubro, matéria do G1 mostrou que, mesmo o percentual de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho venha crescendo – bateu o recorde de 7,9% no segundo trimestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – apenas 26% têm carteira assinada. A maior parte ainda está na informalidade ou em ocupações por conta própria.

A faixa etária mais excluída do mercado formal é também a que mais sofreu com o fechamento de vagas com carteira assinada, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em agosto, enquanto a faixa etária até 39 anos criou mais de 140 mil vagas, 37 mil postos foram fechados para pessoas acima de 50 anos.

(Fonte: http://sindicatodosaposentados.org.br/inicio-rj/7099-dura-realidade-47-dos-aposentados-que-trabalham-precisam-aumentar-a-renda-diz-pesquisa, data de acesso: 12/01/2019)

CNP: aposentados representam 54% da população idosa ocupada

Publicado: 26/10/2017 19:42

Última modificação: 30/10/2017 12:05

Estudo mostra que maioria dos idosos ocupados trabalham na agricultura

Da Redação (Brasília) – Em 2015, o Brasil possuía 7,7 milhões de pessoas idosas – com 60 anos ou mais – que exerciam alguma ocupação. Desse total, 54%, o que representa 4,2 milhões, eram aposentados. Os números fazem parte do estudo “Pessoa Idosa e Previdência Social: demografia, mercado de trabalho e proteção social” elaborado pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Os dados foram apresentados durante reunião do Conselho Nacional de Previdência (CNP) na manhã desta quinta-feira (26), em Brasília.

A maioria dos idosos ocupados trabalham na agricultura. Os homens recebem mais do que as mulheres e, quanto maior a idade, menor o valor dos rendimentos.

O estudo mostra ainda que o Brasil passa por um processo de envelhecimento populacional muito rápido e intenso. Enquanto a Europa demorou 50 anos para passar de um patamar de 11% para 20% da população com 60 anos ou mais, o Brasil está nesse processo e demoraria cerca de 20 anos para atingir o mesmo patamar.

Além da queda da taxa de fecundidade total no Brasil, o aumento da expectativa de vida ao nascer é outro fator que justifica o envelhecimento populacional. Em 1940, a expectativa de vida no Brasil era de 45,5 anos. Esse número pulou para 75,5 anos em 2015.

O coordenador-geral de Estudos Previdenciários da Secretaria de Previdência, Emanuel Dantas, explica que “o bônus demográfico tem seu fim projetado para 2024, ou seja, o número de ativos será menor do que o número de inativos”. Em 2060, uma em cada três pessoas será idosa.

A proteção previdenciária entre as pessoas com 60 anos ou mais é de 81,7%. Esse percentual representa idosos que recebam algum benefício ou que contribuam para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Informações para a Imprensa

(61) 2021-5009 e 2021-5109 - ascom.mps@previdencia.gov.br

(Fonte: http://www.previdencia.gov.br/2017/10/cnp-aposentados-representam-239-da-populacao-idosa-ocupada/, data de acesso: 12/01/2019)

Festa de Gala | Prêmio Brasil Olímpico reconhece destaques do Esporte em 2018

Jornal O Tempo acompanhou de perto a maior cerimônia do esporte olímpico brasileiro, no Rio de Janeiro

(*) Daniel Ottoni | Enviado especial ao Rio de Janeiro

18/12/18 - 07h20

“- Entre tantos atletas que são profissionais de modalidades olímpicas e travam batalhas diárias em uma realidade bem diferente do futebol, principal esporte do país, ser reconhecido com seu nome entre os principais do Prêmio Brasil Olímpico, é um motivo de honra e orgulho.

Nesta terça-feira, a cerimônia de entrega acontece no Rio de Janeiro para premiar os destaques do ano de 2018 dentro do cenário nacional. Na principal honraria, a de melhor atleta do ano, as indicações foram para Ana Marcela, da maratona aquática, Ana Sátila, do caiaque, Marta, do futebol, Gabriel Medina, do surfe, Isaquias Queiroz, também do caiaque e Pedro Barros, do skate.

Ágatha e Duda (vôlei de praia), Arthur Zanetti (ginástica artística), Bruno Fratus (natação), Bruno Rezende (vôlei), Eduarda Amorim (handebol), Érika Miranda (judô), Gabriel Medina (surfe), Henrique Avancini (ciclismo mountain bike), Letícia Bufoni (skate) e Marta (futebol) concorreram ao Troféu Atleta da Torcida, que será decidido em votação popular.”

Trecho reproduzido parcialmente... Leia integralmente acesse pelo link da fonte

* Repórter viajou a convite do Comitê Olímpico Brasileiro

(Fonte: https://www.otempo.com.br/superfc/especializados/prêmio-brasil-olímpico-reconhece-destaques-do-esporte-em-2018-1.2081743, data de acesso: 12/01/2019)