Pincipalmente, só a gente sendo bem abraçado por que alguém que nos estima muito bem para suportar todas as violações em nossos direitos consumeristas diariamente... e, principalmente, por que as leis de proteção, nem sequer são respeitadas, e se precisa ter muito dinheiro para recorrer, até mesmo porque quase que todos os meses somos afrontados pelos mesmo problemas continuados desavergonhadamente...
Vamos fazer punição decente, eficaz parta impedir a continuidade, se uma punição justa, e notória... ou seja, se atingiu uma marca de abusar e ferir direitos digamos de ‘mil consumidores”, está na hora de fazer multas pesadíssimas, com percentual indenizatório para as vítimas... Se persiste na violação, passe por uma suspensão de atividades, etc. continua sem respeitar as penalidades e continua sendo violador? Impede de vender tal produto ou serviço... se mexer no bolso dos violadores contumazes que se gabam que ninguém faz nada contra eles etc.
OU seja, continuaremos brasileiros sendo lesados diariamente e sequer temos defesa de nossos direitos, embora as leis e as “possibilidades de recorrer em juizados que sempre tem um modo de quanto vão diminuir a nossa indenização tabelada, num acordo a que sempre quem ganha é o violador e não a vítima.
Os contratos continuam leoninos, continuam com letras de tamanho ínfimo, que nem se consegue ler, só com lupa... se faz uma amontado de “supostas clausulas, expõe riscos que só quem usa tem (culpa presumida), não pode ser nunca o fabricante o culpado, já informa que é mau uso, até sem usar...
E o que se diz dos tipos bulas de remédios, que explica, mas não justifica nada etc. a pessoa lê não se convence que ficará curada, ou terá várias sequelas.
E, se letra é tão minúscula que não dá para enxergar, e se isto na lei não pode, mas como continua tudo isto?
Continuam dando golpe continuado,... o pobre cidadão e cidadã paga impostos, juros e multas excessivas nos crediários (que certos juros para financiar, dá para comprar cinco vezes a mesma mercadoria... E perde tempo na vida e a vida no tempo desperdiçado para resolver algo, e ainda fica numa roda vida de abusos e discursos que só para quem tiver muita paciência vai aguentar...
Vamos repensar o que pode ser feito e refeito para se respeitar o direito de consumidoras e de consumidores no Brasil?
Fraternal abraço, Elisabeth Mariano e equipe.
27/04/2011 Atualizado em 25/07/2011
Cláusulas abusivas são aquelas que colocam o consumidor em desvantagem nos contratos de consumo. O consumidor que se deparar com uma cláusula abusiva poderá recorrer à Justiça para pleitear sua nulidade, e, consequentemente, livrar-se da obrigação nela prevista. São abusivas não só as cláusulas contratuais a que se refere o Código do Consumidor, como também aquelas previstas nas Portarias do Ministério da Justiça.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é abusiva a cláusula que:
LEIA TAMBEM:
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Por Victor Leitão postado em setembro 12, 2017
Ler sobre experiências de outras pessoas pode facilitar (e muito) o seu caminho para a riqueza.
Quer ficar rico? Acredito que todo leitor irá responder “Sim” a esta pergunta. A grande maioria das pessoas quer enriquecer, mas para conseguir tal feito alguns hábitos são fundamentais, e um deles é a leitura.
Através das experiências e dos ensinamentos de outras pessoas, podemos obter conhecimentos e ideias suficientes para mudar o rumo de nossas vidas.
Obviamente que não é uma tarefa fácil, exige alguns sacrifícios, bastante dedicação, trabalho e até uma pitada de sorte, por assim dizer, para que no momento em que a oportunidade chegar você possa estar atento para reconhecê-la e preparado para aproveitá-la.
Portanto, para auxiliar você a atingir este objetivo, preparamos uma lista com ótimos livros que irão te ajudar a se tornar e permanecer rico (a).
1 – Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)
O autor canadense conta, na obra, como conseguiu superar dificuldades pessoais e se tornar milionário em dois anos e meio. O método de Eker envolve 17 princípios básicos que devem nortear uma pessoa voltada à acumulação de riqueza.
Um desses princípios diz que o hábito de controlar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que cada um tem. A publicação também fala sobre as diferenças na forma de pensar dos ricos em comparação com as pessoas comuns.
2 – Quem pensa enriquece (Napoleon Hill)
O autor passou 20 anos investigando os métodos e as práticas de 500 dos homens mais ricos do mundo nas primeiras décadas do século XX. Dessa pesquisa, o americano Hill extraiu 15 características comuns a todos os que juntaram fortuna.
Lançado pela primeira vez em 1937, o livro já vendeu 20 milhões de cópias no mundo todo e é considerado um clássico absoluto da categoria.
3 – Pai rico, pai pobre (Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter)
Publicado pela primeira vez em 1997 nos Estados Unidos, o livro tornou-se um best seller imediato e hoje desfruta do status de clássico do segmento.
Os autores usam parábolas baseadas na vida de Kiyosaki para indicar formas eficientes para formação de patrimônio. A obra gerou uma série de outros produtos, como publicações e jogos voltados para crianças e adolescentes.
4 – Quanto custa ficar rico – O guia definitivo para a tão sonhada liberdade financeira (Paulo Portinho)
O engenheiro, administrador de empresas e professor Paulo Portinho mostra que é possível atingir a independência financeira em qualquer momento da vida.
O autor utiliza como base um “índice de riqueza” para ajudar o leitor a avaliar o próprio padrão de vida.
5 – 12 meses para enriquecer – O plano da virada (Marcos Silvestre)
O autor criou e mantém o Programa de Reeducação e Orientação Financeira (PROF) e é fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Sobre Dinheiro.
O livro detalha a metodologia PROF, que, segundo Silvestre, é capaz de transformar positivamente a vida financeira das pessoas em um ano.
6 – A receita do bolo (Mauro Calil)
O autor faz uma analogia da construção do patrimônio com a produção de um bolo.
Bastante didático e de linguagem acessível a leigos, a obra mostra que basta manusear os ingredientes certos para se chegar ao primeiro milhão de reais.
7 – O milionáro mora ao lado – Os surpreendentes segredos dos ricaços americanos (Thomas J. Stanley e William D. Danko)
Os autores pesquisaram a fundo os hábitos dos milionários americanos no final dos anos 1990.
A conclusão foi surpreendente: as pessoas que mais juntam dinheiro costumam ter hábitos simples, bem distante do estereótipo de ostentação que habita o imaginário popular.
Lançado originalmente em 1999, foi um grande sucesso à época e permanece atual.
8 – Como chegar ao seu primeiro milhão – A história de sucesso de um casal que já atingiu o seu (Marco Falcone e Regina Tesima)
O casal de engenheiros conta a própria história de acumulação de riqueza.
Ambos de origem humilde, eles comprovam que é possível levar uma vida plena controlando os gastos e pensando no longo prazo.
9 – Os axiomas de Zurique (Max Gunther)
O autor britânico radicado nos Estados Unidos baseou-se nos princípios de negócios estabelecidos pelos banqueiros suíços para criar seu próprio sistema de finanças pessoais.
Os 12 axiomas (ou máximas) listados na obra oferecem um roteiro completo para a transformação da vida financeira. O livrou foi lançado originalmente em 1985 e tornou-se um clássico.
10 – O homem mais rico da Babilônia (George S. Clason)
Essa obra conta com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo.
O homem mais rico da Babilônia tornou-se um clássico na área de finanças por trazer lições sobre como economizar e como investir dinheiro.
A sabedoria transmitida pelo livro é baseada nas práticas de sucesso dos antigos babilônicos, que apesar de serem antigas ainda são bastante úteis nos dias atuais.
Os ensinamentos do livro tem sua raiz na questão geográfica dessa civilização, que possuía os homens mais ricos daquela época, mas que era pobre em recursos naturais, fazendo com que seus habitantes tivessem que desenvolver técnicas para superar esse fator limitante.
Assim, o livro traz conselhos para quem quer aprender a: não desperdiçar recursos durante tempos de opulência; buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro; assegurar uma renda para o futuro; manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.
11 – Economia na palma da mão (Carlos Eduardo S. Gonçalves)
Se você não entende bem os conceitos econômicos, esse livro foi escrito para te ajudar, seu subtítulo já diz tudo: “Do economês para o português”.
A obra explica de forma divertida e bem-humorada conceitos primordiais para quem quer começar a investir, mas não entende muito sobre os termos usados no linguajar econômico.
Entre os termos “traduzidos” estão: câmbio fixo, PIB, equilíbrio de mercado, prêmio de risco, fundos de investimento, inflação e bolha financeira.
12 – Escassez (Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir)
Eleito pela revista New Scientist o melhor livro de ciências de 2014 e escrito por dois renomados cientistas norte-americanos (um psicólogo e um economista), essa obra compara diversas situações de escassez, mostrando, por exemplo, que o cérebro reage de forma semelhante à falta de dinheiro, assim como à falta de comida, tornando as pessoas em situações escassas menos concentradas e menos propensas a tomar boas decisões.
Quando a situação de escassez é prolongada, o sistema cognitivo busca alívio imediato ao invés de focar em resolver o problema no longo prazo. O livro traz dicas justamente para quebrar esse efeito contínuo.
13 – Pescando tolos – A economia da manipulação e fraude(George A. Akerlof e Robert J. Shiller)
Escrito pelos premiados e renomados economistas George Akerlof e Robert Shiller, esse livro aborda as armadilhas do mercado financeiro e mostra como elas são usadas para explorar as fraquezas psicológicas e a ignorância dos consumidores.
Entre os temas tratados estão: a forma como o cartão de crédito é utilizado, muitas vezes, sem limites; e as táticas sedutoras das campanhas de publicidade, que nos levam a pagar caro pela aquisição de alguns bens.
O livro também inclui histórias de personagens que souberam lidar com essas manipulações ao buscar mais conhecimento, demonstrando táticas de como fugir dessas armadilhas do consumo.
Essa obra é essencial para o controle dos gastos e das compras, pois, uma vez que você começa a reconhecer as armadilhas passa a cair menos nelas.
14 – Dinheiro os segredos de quem tem (Gustavo Cerbasi)
Nessa obra, o renomado consultor financeiro Gustavo Cerbasi desmistifica a forma como as pessoas enriquecem. Diferente do que muitos pensam, a riqueza vem de hábitos cotidianos e da disciplina, refletidos em trabalho duro, economias e um padrão de vida adequado.
Ao longo do livro, o autor mostra como equilibrar as contas e conquistar a liberdade financeira. Faz isso simplificando temas como aposentadoria, investimentos e empreendedorismo. Desse modo, comprova que com conhecimento e organização, qualquer pessoa pode conquistar um futuro sólido e tranquilo.
Cerbasi traz, ainda, dicas para reduzir despesas e gerenciar os ganhos, além de reforçar a importância de uma postura voltada para a prosperidade.
Ele reforça que a construção de uma vida financeira equilibrada depende muito mais das decisões que as pessoas tomam em seu cotidiano do que dos bens que possam vir a acumular.
15 – Cartas a um jovem investidor (Gustavo Cerbasi)
É um livro autobiográfico de um dos consultores financeiros mais reconhecidos no Brasil, quando o assunto é finanças pessoais.
No decorrer do livro, Cerbasi conta sua trajetória até o sucesso financeiro e oferece dicas às pessoas que desejam trilhar caminhos menos sinuosos para obter um futuro financeiro saudável.
16 – O milionário automático (David Bach)
O livro conta a história de um casal de classe média que consegue comprar duas casas, pagar a universidade para dois filhos e aposentar-se aos 55 anos com uma poupança de mais de 1 milhão de dólares.
O autor esmiúça como essas conquistas foram possíveis de forma automática, ele ensina como fazer um plano de riqueza e automatizá-lo, para que você possa se sustentar no presente e garantir seu futuro.
Tudo que você tem de fazer é seguir o que o autor propõe – o resto é automático!
17 – Trabalhe 4 horas por semana (Timothy Ferriss)
A obra é um verdadeiro manual para empreendedores com foco em alta produtividade. Ferris busca deixar clara a relação entre tempo e dinheiro, trazendo reflexões importantes.
A proposta é esquecer o velho conceito de trabalho e não esperar a chegada da aposentadoria para aproveitar a vida. Se o seu sonho é escapar da rotina, experimentar grandes viagens pelo mundo, ter uma renda mensal de cinco dígitos ou apenas viver mais e trabalhar menos, “Trabalhe 4 horas por semana” é o livro de que você precisa.
O livro conta como o autor passou de 40 mil dólares por ano e 80 horas de trabalho por semana para 40 mil dólares por mês e 4 horas por semana, mostrando reflexões e dicas ao longo da história.
Em 2016 foi lançada a segunda edição do livro que conta com mais de 50 dicas práticas e estudos de caso de leitores (inclusive família) que dobraram sua renda, superaram obstáculos em comum e reinventaram a si mesmos usando as dicas do livro original como ponto de partida.
18 – Quero ficar rico (Rafael Seabra)
Essa obra tem uma fundamentação teórica muito sólida, uma vez que o autor conta com mais de 10 anos de estudo sobre o assunto, mais de mil artigos publicados no blog Quero Ficar Rico e uma grande experiência adquirida ao longo de sua vida financeira, além dos relatos de seus alunos e leitores.
O foco principal do livro é ensinar o leitor a trilhar o caminho da liberdade financeira, mostrando os principais problemas financeiros e como resolvê-los, também ensina como mudar hábitos e a mentalidade sobre o dinheiro para obter êxito na jornada financeira.
Rafael, discorre sobre o modelo de organização de suas finanças, mostrando um passo a passo sobre como é seu planejamento financeiro. É uma leitura rápida e leve, com 144 páginas, vale a pena investir seu tempo e mergulhar nesse livro.
19 – Aprenda a investir (Leandro Martins)
“Aprenda a Investir” é um livro que traz uma abordagem diferenciada sobre investimentos.
Para o autor, qualquer um que receba uma remuneração é capaz de investir, e isso não é uma tarefa complicada, mesmo quando se trata da temida aplicação em renda variável.
A obra é fluída e acessível, ensinando premissas de como economizar e onde investir. Os principais temas abordados são: renda fixa, fundos de investimento, aplicação em ações e especulação financeira.
No final, o livro traz um manual de como montar sua carteira de investimentos de acordo com o seu perfil.
Este é um livro para qualquer tipo de público, já que mesmo investidores experientes podem tirar lições valiosas de suas dicas e, por ser bem didático, é facilmente compreendido por iniciantes.
Por Victor Leitão postado em fevereiro 3, 2017
Para que você venha um dia a ser um milionário que começou do zero, você deve preparar o terreno para que sua vida financeira vá bem.
Descubra 12 hábitos dos milionários que, se praticados, irão mudar sua vida
Você já parou para refletir sobre seus hábitos e como você pode melhorar suas atitudes diariamente?!
É essencial entender que nenhuma mudança nos resultados vem sem mudanças nas ações. Pensar diferente seria extremamente errado.
Mudar os hábitos, as ações, o plano pode ser fundamental para alcançar os objetivos desejados.
Dessa maneira, aqui estão 12 hábitos dos milionários que você pode começar a aplicar imediatamente para mudar sua vida e entrar no caminho para alcançar o sucesso.
Continue a leitura e confira quais são logo abaixo.
1 – Leia diariamente
“A leitura engrandece a alma” – Voltaire
Se você deseja ter uma vida melhor tem que começar a tomar decisões mais corretas. Para isso você tem que ter melhores informações.
Sendo assim, leia pelo menos 10 páginas de bons livros diariamente.
Se você ler um livro por semana, terá lido cerca de 50 livros em um ano. Dedicando tempo para ler os livros certos sobre as áreas em que quer melhorar em sua vida, você pode mudar o seu destino.
Leia sobre sua área de atuação, sobre finanças pessoais, negócios, investimentos, administração, contabilidade, marketing, saúde, motivação e tudo mais que for te ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para prosperar, ou apenas que ajudem a pensar de maneira mais clara.
As informações e ideias desses livros, certamente, vão te ajudar a ter mais sucesso.
Quanto mais você se educar, melhor suas decisões serão. Invista o seu dinheiro em você mesmo, na sua educação, em bons livros, no seu crescimento.
2 – Escreva suas metas
“Todo bom desempenho começa com objetivos claros” – Ken Blanchard
As pessoas de sucesso atribuem boa parte do seu êxito ao fato de escreverem quais são as suas metas para o ano.
Metas bem escritas e detalhadas em um plano farão com que você tenha um sentido de direção e pensamento que ajudarão nas ações.
Coloque também uma lista dos recursos necessários e como fará para consegui-los.
Além disso, dê prazos e datas para as metas para que isso te faça se preocupar em atingi-las.
3 – Evite se relacionar com pessoas que te atrasam
Fuja das pessoas que te impedem de evoluir
Muitas pessoas não têm hábitos nem realizam atividades favoráveis ao sucesso.
Utilize o tempo que gastava com essas pessoas para construir relacionamentos com pessoas que têm os mesmos objetivos que você.
Conheça pessoas em seminários da sua área de atuação, nas suas atividades físicas etc.
Use, ainda, esse tempo com aqueles amigos que te incentivam e apoiam o seu sucesso.
4 – Exercite-se regularmente e mantenha-se hidratado
Uma corridinha diária faz bem tanto para seu corpo quanto para seu espírito
Reserve uma parte do seu dia para praticar alguma atividade física ao ar livre.
O corpo é uma máquina feita para ser usada em conjunto com a natureza e ser exercitado para ser fortalecido.
Lembrar sempre de se manter hidratado antes, durante e depois das atividades físicas é essencial, mas não é o suficiente.
Deve-se ingerir pelo menos 2 litros de água por dia para manter o organismo hidratado e circulando nutrientes.
Hidratação constante também estimula o cérebro a pensar mais claramente em soluções para os problemas, além de dar mais criatividade para encontrar novas formas de ganhar dinheiro.
5 – Inicie um plano de investimentos
Não se preocupar em investir é trabalhar contra o seu futuro
Iniciar um plano de investimentos é fundamental para que nesse período de mudança de hábitos você possa estar assegurando sua estabilidade enquanto aprende a lidar com o dinheiro de forma saudável.
Comece a poupar uma parte do seu dinheiro em uma conta de investimento segura que garantirá um ganho fixo de rentabilidade no período de um ano.
É incrível como tudo fica mais fácil quando você está lendo diariamente, tem suas metas bem definidas, está rodeado de quem te ajuda a seguir suas metas e está saudável e bem hidratado.
Poupar se torna mais simples quando não há nenhum fator te influenciando negativamente para gastar todo o dinheiro.
6 – Transforme seu transporte em aprendizado
Pare para pensar: quanto tempo você perde diariamente no trânsito?
Seja no carro ou no transporte coletivo, sempre desperdiçamos cerca de 30 minutos a até 2, 3, 4 horas no trajeto para o trabalho, escola, faculdade.
Tempo esse que pode ser utilizado para o aprendizado.
Isso vai fazer uma grande diferença em um ano, já que podemos perder em média 1 hora por dia.
No prazo de um ano, serão aproximadamente 300 horas desperdiçadas.
Para quem gasta de 3 a 4 horas, isso sobe para aproximadamente 900 a 1200 horas. É muito tempo para você desperdiçar.
Ademais, você pode ficar mais relaxado escutando alguma aula enquanto poderia estar se estressando com o trânsito.
Tudo favorece a prática desse hábito.
Os grandes milionários fazem isso, indicam e repassam para seus filhos. Faça você também!
7 – Não assista TV
Se você gosta bastante de assistir tv, procure programa mais úteis
Eu sei que você pode estar pensando que eu estou louco em te aconselhar a parar de ver televisão. Isso se deve mais ao fato do brasileiro estar acostumado a gastar em média 4 horas por dia com isso.
Façamos mais uma conta para o período de 12 meses: 4 horas por dia x 365 = 1460 horas por ano. Agora 1460 horas / 24 horas = 60 dias.
Já percebeu que você pode estar gastando cerca de 60 dias, ou 2 meses, assistindo televisão?
Os milionários não assistem mais do que 1 ou 2 horas por dia e não assistem de maneira alguma reality show. Isso é perda de tempo, é muito mais vantajoso cuidar da própria vida.
Gaste seu tempo trabalhando nos seus projetos, vendo documentários, se educando, lendo livros ou fazendo cursos. Isso é o que vai mudar a sua vida.
8 – Fale em público
Um fator em comum dos milionários é que eles sabem expressar suas ideias.
Para conseguir melhores amizades, apoio, investimentos, financiamento, para atingir suas metas, para repassar seus conhecimentos, todos buscam se aperfeiçoar na comunicação.
Isso mudará a forma como você consegue influenciar as pessoas para confiarem em você e no seu progresso. Você pode se tornar uma pessoa muito mais comunicativa e apreciada.
Comece a praticar apresentações, a vender suas ideias.
Tudo vai mudar quando você puder expressar para o maior número possível de pessoas que você tem um valor único e digno de ser acompanhado.
9 – Não reclame
Reclame menos, agradeça mais!
Dentre tudo que você possa estar fazendo nesse momento sobre sua vida, a coisa menos produtiva é reclamar.
Reclamar que só tem contas, que os ricos são desonestos, que o preço do dólar não está bom…
Esse é o hábito mais fácil de mudar e com o maior impacto na sua vida.
Você para de reclamar e imediatamente começa a pensar em formas de mudar suas ações para resolver seus problemas.
10 – Aprenda uma nova habilidade
Busque desenvolver novas capacidades constantemente
Aprenda a tocar um instrumento, pratique um esporte novo, aprenda a fazer negociações, um novo idioma, a ser mais produtivo…
Os milionários estão sempre aprendendo a melhorar e eles pagam caro por uma nova habilidade que vai trazer-lhes economia de tempo, lazer ou aumento nos lucros.
11 – Abra um negócio
Poucas coisas vão te fazer tão bem e vão mudar tanto quem você é quanto começar um negócio próprio.
Esse negócio pode ser o seu propósito de vida e você não sabia até começar.
Criar um negócio a partir de alguma paixão ou de uma das suas habilidades é uma das coisas mais apaixonantes que você pode fazer.
Começar um negócio não era o interesse de um jovem que fazia computadores por diversão, mas passou a ser após ele tratar isso como negócio.
Hoje, Bill Gates é o homem mais rico do mundo com bilhões de dólares na conta.
Todo aspecto em você vai mudar quando você começar seu negócio.
Enquanto você se dedica a ele, nunca vai perceber que está trabalhando, porque você faria isso até de graça se fosse possível.FOTO
12 – Busque ajudar os outros
“O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é a fonte de todas as virtudes” – Allan Kardec
Na vida em geral e nos negócios, procure sempre ajudar os outros.
Isso vai mudar a sua percepção de como as outras pessoas pensam. Quando você para de se preocupar apenas com você e passa a se importar com as outras pessoas, sua vida muda.
Pense em sempre fazer o bem e encontrar maneiras de gerar riqueza para sua vida não se esquecendo de recompensar o mundo com sua dedicação, doação, caridade, voluntarismo e sempre dando mais do que recebe.
Outro ponto é que em algum momento você transforma o problema das pessoas em um negócio lucrativo.
Você vai aumentar suas chances de criar um negócio de sucesso quando você está ajudando outras pessoas.
Para que você venha um dia a ser um milionário que começou do zero, você deve preparar o terreno para que sua vida financeira vá bem.
Esses 12 hábitos mostram o que você pode fazer para mudar sua vida sem nenhum grande truque que te faça ganhar muito dinheiro de uma hora para outra.
A mudança para os hábitos corretos reflete diretamente no seu grau de sucesso. Quanto mais deles você cultivar, mais propenso ao sucesso você estará.