Um mundo de jovens motociclistas e motoqueiros invadem os grandes centros para entregas rápidas e mais econômicas... É, ainda, assim que a maioria consegue pagar seus estudos. Além disso, ajudam os familiares complementando renda etc.
O mais grave em tudo isto, é o que se refere a ter a infelicidade de sofrer um grave acidente e ficar muito ferido, desde de cirurgias, implante de próteses, e até internações longas... pois infelizmente maioria não terá seguro médico e nem seguro para cobrir o que derivar do acidente...
Cabe se verificar uma legislação intermediária que não deixe em abandono tais jovens trabalhadores, e, tão necessários ao desenvolvimento do país...
Aqui trazemos algumas ´pesquisas que podem bem demonstrar o que sucede com esta faixa de jovens, e, o quanto estão vulneráveis...
É importante se ter um “exclusivo observatório de trabalho e empreendimento de jovens” – pois eles são capazes e corajosos – além da necessidade, estão destemidos a enfrentar com coragem um trânsito caótico em parte motivado por meio de “abusadores em carrões”; e, por falta de normas que protejam mais os que trabalham com motos e bicicicletas etc. em muitos países, as preferenciais são deles, e depois os carros, cujos motoristas costumam dar atenção e protegê-los até mesmo!!!
Enfim, vamos compreender e agir de acordo com o “ Dia Mundial das Competências dos Jovens!” A juventude de hoje será parte dos empresários de amanhã...
ENVIAMOS nossos parabéns a juventude, que está agindo de forma a complementar a sua renda, e ajudar sua família e estudos...
Parabéns... avante... o país precisa, e, precisará muito de todas e de todos vocês!
Cordial abraço de Prof.ª Elisabeth Mariano
Mestra em Lideranças, Direitos Humanos e Comunicação Social, e, diretora de FIPLC_EM_EH
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
No dia 6 de agosto de 1920, ao final do 1º Jamboree Mundial, em Olympia, Baden-Powell foi aclamado, por uma manifestação espontânea de milhares de jovens de dezenas de países, como Chefe Escoteiro do Mundo.
Ele aceitou um título que nenhum rei ou governo podia conferir, e de todas as honras que lhe eram destinadas, esta era para ele a mais valiosa. Na ocasião, disse: “Que esta seja a vontade de vocês. Antes de partir estamos dispostos a desenvolver entre nós mesmos e nossos jovens esta amizade, através do espírito mundial da Fraternidade Escoteira, a fim de que possamos ajudar a levar a paz, o bom humor no mundo, e a boa vontade entre os homens”.
Muitos anos depois, na Região Interamericana, em uma reunião de escoteiros-chefes do Cone Sul, por uma proposta do Paraguai, acordou-se promover o dia 6 de agosto como o Dia Interamericano do Escotista, precisamente em comemoração a data em que o fundador Robert Baden-Powell foi proclamado Chefe Escoteiro Mundial.
O dia 6 de agosto é, portanto, um dia de comemoração e reflexão, no qual devemos lembrar que, há mais de noventa anos, em um momento em que o mundo vivia em grande ebulição, uma grande manifestação de vozes jovens, de muitos países, concluiu o primeiro dos Jamborees Mundiais, sobre o qual Baden-Powell refletiu e escreveu: “Não pode haver se encontrado ninguém entre nós, sob aquela grande barraca, que não concordaria que aqui, nestes tempos de ansiedade e dúvida, se lançou um projeto cheio de promessas e de esperanças, onde homens e futuros homens de todas as nações se reunirão como irmãos, em mútua e feliz camaradagem, sob um ideal comum para o bem-estar do mundo”.
Hoje, agradecemos e homenageamos todos os escotistas que doam aos jovens seu tempo, seu carinho, e que se dedicam à construção de um mundo melhor.
SER ESCOTISTA
(Marlene Carvalho)
Ser escotista é ser artista, malabarista, passista,
Equilibrista, pintor, escultor, doutor, é ser professor.
É ser mãe, pai, irmão, avô, avó…
Só?
É ser palhaço, estilhaço, espantalho, bagaço…
Psicólogo, musicólogo…
É ser ciências, é ser ação…
Para uns é Cristo,
para outros demônio,
para este, malquisto, para aquele, um sonho…
É ser bússula, é ser farol,
é ser luz, é ser sol.
Impele para o bem, impede para o mal.
Incompreendido? E muito.
Defendido? Nunca. Seu filho acertou? Claro, é um gênio!
Seu filho errou? O Chefe não ensinou.
Para ser Escotista?
É vício ou vocação?
É uma coisa e outra.
É ter nas mãos o mundo de amanhà.
É ter nas mãos o mundo, e não ter nada.
Amanhã os meninos saem do grupo ou trocam de Ramo…
E ele, o chefe, de mãos vazias, tendo partido o coração,
olhos voltados para sua estrela-guia, esperando novas vidas.
Para transformá-los em homens, homens que cumprirão com seus deveres, deveres para com Deus, com sua Pátria, seu próximo e consigo mesmo.
De repente surgem, novos olhinhos ávidos de conhecimento…
E ele, o chefe, o líder, vai despejando com ternura, o saber, a orientação, nas cabecinhas novas, que luzirão no firmamento da Pátria.
Fica a saudade… A amizade…
E a satisfação de um pedaço da missão cumprida.
O pagamento real? Só na eternidade!
O Dia Mundial das Competências dos Jovens comemora-se a 15 de julho.
A data foi instituída pela ONU - Organização das Nações Unidas em 2014 e celebrada pela primeira vez em 2015. O objetivo desta data passa por alcançar melhores condições socioeconómicas para os jovens como uma forma de enfrentar os desafios do desemprego e do subemprego.
O destaque da efeméride vai para as habilidades dos jovens e para a importância delas à escala global. Por todo o mundo são realizadas atividades que colocam as competências dos jovens no centro das atenções.
A ONU estima que a população jovem desempregada é de 75 milhões e que os jovens têm 3 vezes mais probabilidades de ficarem desempregados do que os adultos. Um em cada cinco jovens (125 milhões) está a trabalhar, mas a viver em condições de extrema pobreza (com menos de 1 dólar por dia).
O reconhecimento destes problemas e a implementação de diferentes programas pelos Governos e pelas instituições visam assegurar a absorção dos jovens no mercado do trabalho.
A ONU destaca a importância dessa comemoração como forma de mobilizar as pessoas para a valorização das competências dos jovens no progresso das nações, acreditando que somente assim seja possível investir nos jovens e garantir, entre tantos outros aspectos, ensino de qualidade e a redução da pobreza.
11 de Agosto de 2020
O Dia Internacional da Logosofia é comemorado anualmente em 11 de agosto.
A Logosofia é uma ciência criada pelo pensador e educador humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que tem a finalidade de buscar o autoconhecimento do próprio indivíduo, através da revelação de conhecimentos de natureza transcendente.
O termo logosofia se originou a partir de duas palavras gregas: logos, que significa “palavra”, e o termo sophia, que quer dizer “sabedoria”, formando o significado de “a sabedoria da palavra”, conhecida como a “ciência da razão”.
Entre os principais objetivos da logosofia está o constante desenvolvimento do homem, do conhecimento de si mesmo, das leis universais, o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.
Por isso, esta data comemorativa é importante para nos lembrarmos de nos conscientizar sobre o aperfeiçoamento dos atuais modelos de ensino e aprendizagem.
O Dia Internacional da Logosofia é celebrado na data de aniversário de Carlos Pecotche, que nasceu em 11 de agosto de 1901, em Buenos Aires, na Argentina.
Em 1930 foi criada a Fundação Logosófica, na cidade de Córdoba (Argentina). Apenas cinco anos depois, a instituição chegava ao Brasil e hoje conta com escolas e centros de estudo espalhados por todo país.