FPLCEM


Edição nº 22 - de 15 de Março de 2004 a 14 de Abril de 2004

Olá Leitores!

O  PESO SÓCIO-POLÍTICO DE UMA ENTIDADE CINQÜENTENÁRIA

Em 31 de março, teremos a honra, mais uma vez, em receber presidente da CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberais), em evento organizado em São Paulo, e desfrutaremos de sua palestra em que analisará as participações femininas nas entidades sindicais em vários países do mundo, pelos quais ele tem participado como representante brasileiro nos estudos e decisões voltadas à classe dos profissionais liberais.

Estaremos encerrando as festividades do cinqüentenário da CNPL, voltadas para as questões femininas. Esta oportunidade nos leva a refletir o quanto de histórica importância se reveste a CNPL ao longo destes seus 50 anos, tendo ultrapassado tantas formas de governo, de mudanças econômicas, de influências mundiais, o que sem dúvida, coloca os profissionais liberais numa liderança heróica de forte influência sócio-política e cultural em nosso país e no mundo.

Mais uma vez, parabenizamos a todos os sindicatos e federações associadas que somam nesta importância.

Abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

UNAERP

Universidade de Ribeirão Preto está inscrevendo para curso de Pós- Graduação, Especialização Lato Sensu em Direito Ambiental, Direito Processual, Direito Civil. Objetiva qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Informações: http://www.unaerp.br/.

(Fonte: Divisão de Marketing e Comunicação UNAERP)

ABERTURA DE ESCOLAS MÉDICAS E SEU IMPACTO NA MEDICINA BRASILEIRA.

O médico e vereador Gilberto Natalini - Presidente da Comissão de Saúde, promoção Social e Trabalho coordenará a mesa-redonda "Abertura de escolas médicas e seu impacto na medicina brasileira" no dia 18 de março, na Câmara Municipal de São Paulo. Serão debatedores: Dr. Clóvis Francisco Constantino (presidente do Conselho Regional de Medicina -CRM/SP); Dr. José Luiz Gomes do Amaral (presidente da Associação Paulista de Medicina- APM); Dr. José Erivalder Guimarães de Oliveira (presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo); deputado federal Walter Feldman (presidente da Subcomissão de Desenvolvimento Urbano e do interior); socióloga Silvia de Almeida Prado Sampaio (superintendente técnica da Fundação do desenvolvimento Administrativo - FUNDAP).

Informações: natalini@camara.sp.gov.br.

TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

Segundo a Equipe Bom Dia!, a especialização contábil poderá desaparecer, isto porque o Conselho Federal de Contabilidade planeja deixar de conceder os registros para quem se matricular no curso técnico em 2005, portanto, só serão registrados os que se inscreverem até dezembro de 2004. O objetivo é estimular o ingresso na graduação, pois o Conselho considera que atualmente a complexidade das atividades das empresas requer nível superior. E, assim, dentro de 2 meses poderá estar enviando ao Congresso Nacional, projeto de lei alterando os itens da legislação de 1946, a qual regulamenta as atividades de técnico de contabilidade.

Também conforme a Equipe Bom Dia!, no último exame de setembro de 2003, 60% dos candidatos foram reprovados na prova do CRC, incluindo tanto os de nível técnico como os de nível superior.

A explicação do Conselho Federal de Contabilidade é que há uma queda de qualidade dos cursos e ao mesmo tempo aumentou o nível de exigência no exame para a obtenção do registro obrigatório para o exercício da profissão.

SEMINÁRIO COMUNICAÇÃO E SAÚDE

Por iniciativa do médico e vereador Carlos Neder e com o apoio de diversos órgãos governamentais, mandatos parlamentares e entidades representativas do movimento em defesa da Democratização da Comunicação e das Rádios Comunitárias, foi organizado o Seminário à Serviço da Saúde no Município de São Paulo, em que compareceram representantes do Ministério da Saúde, do Ministério das Comunicações, da Secretaria Municipal da Saúde e da ANATEL/SP.

(Fonte Gabinete Carlos Neder)

MONTORO PROPÕE INDENIZAÇÃO PARA AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Vereador e administrador de empresas Ricardo Montoro propõe indenização para as vítimas das enchentes sendo o responsável pelo projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo com a proposta que prevê o pagamento de indenização para aquelas pessoas que tiveram prejuízos com as enchentes, portanto vítimas das inundações.

Mais informações: http://www.montoro.org.br.

(Fonte:Gabinete Vereador Ricardo Montoro)