Recentemente pudemos observar a importância que existe para a carreira de um/a profissional liberal o saber trabalhar aliado aos profissionais da área de comunicação. Basta analisar o sucesso que encontram alguns profissionais da área da medicina, advocacia, odontologia e outras. Estão em constante contato na mídia, tanto a de massa como na alternativa. Sabem falar em público, apresentar visualmente e de modo criativo seus trabalhos em congressos e outros eventos. Conseguem concorrer a cargos políticos dentro de seus sindicatos, federações e outras entidades.
Qual o segredo destes profissionais?
O ato de saber trabalhar aliado às/aos profissionais da área de comunicação, colocando-os em sua assessoria direta. Assim, pois, um/a especialista em relações públicas cuidará da imagem pública, para falar em um canal de TV, rádio etc..., o/a de jornalismo fará pautas, o/a de marketing projetará a sua carreira com planejamento, o/a de publicidade cuidará das mensagens que fazem a veiculação de propaganda etc... Mesmo que um/a profissional liberal não tenha tantos recursos para contratar todas as áreas simultaneamente, estão aí as assessorias de imprensa; ou, então, fazer algumas aulas particulares para conhecer um pouco do que fazer e como lidar nestes momentos públicos.
O importante, independente do brilhantismo e experiência, dos profissionais da área de comunicação e do tamanho da mídia que se aproxima do/a profissional liberal, é que este saiba lidar, tratar, respeitar, valorizar e colocá-lo a seu favor. Obviamente, que há alguns profissionais da área de comunicação que vivem de expedientes excusos para conseguir uma oportunidade para ganhar qualquer dinheiro, e até mesmo nesta busca não têm ética e concorrem criminosamente contra outros/as colegas. Mas, não é tão difícil analisar pelo conjunto de atitudes, comportamento, discurso, pretensões e outros índices avaliativos quem é de boa qualidade, ou não, na área de comunicação. Agindo assim, o/a profissional liberal terá mais liberdade para escolher com quem irá somar esforços para tornar público seus conhecimentos e firmar sua personalidade e conhecimentos na mídia, nas lideranças, junto a outros pesquisadores, fornecedores etc...
Nós, do ESPAÇO MULHER, sempre temos trazido a frente estes temas dentro das entidades em que temos acesso, e junto às/aos profissionais liberais, empresários/as, no mundo acadêmico, nas instituições governamentais, e assim, valorizamos a área de comunicação, não apenas porque dela fazemos parte. Mas, sim, porque para o sucesso de qualquer pessoa ou entidade jurídica no ato de tornar a área de comunicação sua aliada, encontra um dos pontos fortes para somar e alcançar seus objetivos. Deixar de considerar este enfoque, é deixar de lado a visibilidade de seu aprimoramento e conquistas em sua carreira de profissional liberal.
Estamos, portanto, à disposição para palestras e cursos sobre estes e outros temas na área de comunicação, com enfoques, principalmente, para destacar e valorizar a liderança dos/as que
têm bons propósitos sociais e humanitários.
Trazemos notícias que valorizam alguns destes profissionais em suas lutas, e enviamos nosso abraço com votos de muito sucesso.
Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Dra. LUCY DALVA LOPES MAURO é a primeira mulher candidata à eleição na chapa de diretoria da APCD/ ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS CIRURGIÕES DENTISTAS.
Ocorrerá de 2 a 4 de junho, o 10º Fórum Brasil Capital de Risco, que apresentará aos investidores dez empreendimentos emergentes e que atuam nas áreas de tecnologia da informação, indústria eletrônica, agronegócios e equipamentos médicos.
De 16 a 19 de maio, em João Pessoa / PB, com o apoio da CN-DST/AIDS e do Ministério da Saúde, realizar-se-á o I Congresso Brasileiro de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV / AIDS.
O objetivo é o de "promover a troca de experiências entre os profissionais que trabalham na área e valorizar suas pesquisas, além de serem apresentadas as experiências de ONG's que também trabalham na redução dos índices da transmissão vertical do HIV/AIDS".
Ana Maria Cecílio é a primeira mulher a assumir a diretoria, fato inédito na história sindical, do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado e Minas Gerais. No dia 30 de abril ela tomou posse no cargo de vice-presidenta. O presidente é o ex-árbitro Aguinel Farias Mozzer.
Considerando que em uma "empresa de médio e grande porte as viagens corporativas são a segunda maior despesa e, buscando melhorias no processo de gerenciamento de viagens, a T&E Consulting, empresa pioneira e inovadora no ramo de viagens, apresentou sua metodologia exclusiva e patenteada", em evento realizado em parceria com a MICROSIGA, em 4 de maio.
O Prof. Dr. Richard Gurschi(*), juntamente com as maiores autoridades mundiais especialistas em doenças do esôfago e estômago, debaterão as novas técnicas e pesquisas em Madrid, Espanha, entre 27 e 29 de maio.
O gastrocirurgião Prof. Dr. Richard Gurschi falará "sobre as doenças do esôfago, com especial foco no refluxo gástro-esofágico, conhecido mais como sintoma de azia, e sobre a sua relação com o câncer de esôfago. A partir de pesquisa publicada, recentemente, por ele "ficou demonstrado que a correção deste refluxo, por laparoscopia, traz os melhores resultados no tratamento desta doença, que nos últimos anos tem sido a doença mais comum no consultório dos gastroenterologistas".
(*) "Richard Gurschi, professor em Cirurgia da UFRGS, pós-doutor pela Universidade do Sul da Califórnia e diretor do Instituto do Aparelho Digestivo do RS, único médico gaúcho a proferir conferência no IX Congresso Mundial de Doenças do Esôfago".
"Trabalhar sob pressão pode determinar a ocorrência de eventos cardiovasculares no futuro, segundo pesquisa norte-americana apresentada no Congresso Mundial de Hipertensão, em São Paulo" (...)
(...) A pesquisa "conclui que aqueles que estavam em empregos de alto estresse tinham 2,5 vezes mais chances de ocorrência de eventos cardíacos como derrame ou parada cardíaca".
"Elisabeth,
Gostaria de agradecer a matéria dedicada à minha mãe (na 19ª edição). Embora ela ainda esteja presente em nossos corações, que a sentimos como ainda a zelar por seus filhos, aos quais dedicou toda sua vida, não há como negar a falta que sua presença faz. Resguardada, mas ao mesmo tempo divertida a seu modo, e principalmente dona de um coração maior do que sua capacidade efetiva de resolver os problemas do mundo, a Dra Jeni cativou todos que a conheceram melhor. Seja através do agradecimento pelo seu belíssimo trabalho como médica, seja através de suas interessantes e cultas conversas, ou até às diversas piadas que ela mesma inventava.
A dedicação feita à ela apenas demonstra todo o carinho que as pessoas sentem por ela, e na qualidade de filho, só tenho a agradecer a vocês que mantém viva na memória e no coração de todos, sua obra inesquecível.
Agradeço também todo o amor, carinho e afeto que recebi dela nos meus 28 anos.
Grato do fundo do coração."
João Coronel Lustosa