No dia Nacional do Voluntariado temos que referenciar muitas das instituições de voluntariado social existentes há centenas de anos, se fixando em vários países no mundo, e, empregando suas metodologias de praticar o bem as pessoas carentes de cuidados especiais, ou, de bens sociais para uma mínima qualidade de vida humana.
A exemplo disto os clubes de serviços: KIWANIS INTERNATIONAL, ROTARYS CLUBS, LIONS CLUBS, ELOS CLUBS, AMIGOS DA MAÇONARIA, IMPORTANTES INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS CRISTÃS, SOCIAIS ETC.
Assim sendo nossos parabéns a todas as entidades de voluntariado mundiais e brasileiras, que no Brasil, cuidam desde mamães gestantes, seus bebês até a vida adulta, e até muitas vezes, quando portadores de deficiências etc.
Incluem-se aí pessoas adultas/ Homens e Mulheres acidentados, e, até invalidados em áreas de trabalho...
E, também o amparo às pessoas idosas muito carentes – doentes, abandonadas - etc.
Além de proverem muitas famílias abastecendo-as com alimentos, medicações, melhorias nas “casinhas que habitam” e, as instruem sobre documentos para empregos etc. Destaque-se também eventos beneficentes para completar fundos.
Nossos parabéns as pessoas voluntárias, cujas compõem um grupo acima de ¼ da população brasileira (O Brasil conta com 57 milhões de voluntários ativos, segundo Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021).
Note-se que o IBGE menciona que a população do Brasil era de 211.755.692 de pessoas na data de 2022. (26 de abril de 2022). (Fonte: https://pt.wikinews.org/wiki/Popula%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil_passa_de_211_milh%C3%B5es_de_habitantes,_estima_IBGE#:~:text=%C3%9Altimas%20not%C3%ADcias%3A,pa%C3%ADses%20do%20sul%20das%20Am%C3%A9ricas, data de acesso: 24/08/2023)
Esperamos que aprecie as pesquisas que trazemos para você nesta edição.
Receba nosso fraterno abraço e a gratidão da Professora Mestra Elisabeth Mariano(*) e equipe FIPLC-EM-EH
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Domingo, 26 de Setembro de 2021, 11h15 | Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 10h39
26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo, data que relembra, a toda a sociedade, a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. O mês, aliás, é chamado de Setembro Azul: um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.
MAS, POR QUE SETEMBRO?
Setembro é um mês de marcos históricos para a comunidade surda, a começar pelo dia 10, celebrado como o Dia Mundial da Língua de Sinais. A data foi escolhida para relembrar o Congresso de Milão ocorrido entre 06 e 11 de setembro de 1880 - a primeira conferência internacional de educadores de surdos –, em que se proibiu o uso de línguas de sinais no mundo. Parece absurdo?
Exatamente: no evento, especialistas (a maioria deles, ouvintes) definiram que as línguas gestuais seriam um retrocesso aos surdos e que a leitura labial seria a forma de comunicação adequada à comunidade.
O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto segue em atividade e, atualmente, possui cerca de 600 alunos.
Já o Dia Internacional do Surdo ocorre no dia 30 de setembro, bem como o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais.
A comunidade surda do Câmpus de Gurupi está preparando atividades especialmente para a data: saiba mais na matéria.
Assim, ao longo de todo o Setembro Azul, a comunidade surda do Brasil também se reúne em eventos dedicados ao debate de suas pautas, como a educação dos surdos e a criação de escolas bilíngues, em que o ensino de Libras – a Língua Brasileira de Sinais - também seja ofertado.
E por que azul?
O azul simboliza a resistência da comunidade surda e remete à Segunda Guerra Mundial. No período, todas as pessoas com deficiência – entre essas, os surdos - eram identificadas, pelos nazistas, com uma faixa azul no braço. Essas pessoas, então, eram então encaminhadas à execução.
Em 1999, a fita azul passou a ser usada pela comunidade surda como um símbolo de orgulho e de resistência. A ideia surgiu durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, sediado na Austrália, em que se realizou a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), inaugurando a simbologia do movimento.
13/09/2019
Entre números e cálculos matemáticos, surge uma data cheia de significados para este profissional...
Dentro da área de tecnologia, uma das profissões que mais cresce é a de programador.
Afinal, eles são fundamentais para o desenvolvimento das empresas do século XXI, onde vivemos grandes transformações digitais e acompanhar a tecnologia é primordial para empreender com sucesso.
O desenvolvedor é o responsável por organizar códigos e linguagens de programação dentro da tecnologia da informação.
Isto é, uma série de automatizações que chamamos de programas ou sistemas de computador (software), facilitando as operações humanas na atualidade.
Eles são profissionais em constante aprendizado, trazendo atualizações e novas maneiras de melhorar os processos da vida pessoal e profissional.
Por serem tão importantes para a sociedade, os programadores têm um dia especial marcado no calendário.
Conheça a história do Dia do Programador e um pouco mais sobre esta profissão.
Nada é uma coincidência ou subjetividade.
Assim como a ciência da computação, o Dia do Programador tem significado exato e explicamos por quê:
Mas quais são as funções de um programador?
Como já comentamos no início do texto, o programador é um profissional que utiliza uma série de linguagens de programação para criar comandos para programas. Assim, pode desenvolver softwares, aplicativos, sites, banco de dados e muitas outras aplicações relacionadas ao digital.
Dessa forma, toda a área de programação reflete grandes mudanças nas relações de trabalho do setor tecnológico e influencia o perfil deste profissional da indústria 4.0. Conheça um pouco mais sobre o que faz este especialista em high-tech:
O primeiro algoritmo da história
Apesar de ser uma área muito popular, nem sempre foi assim. Inclusive, a programação é muito recente na história de profissões do mundo. Dito isto, é importante ressaltar que antes do primeiro programador, veio o primeiro algoritmo, que foi escrito Ada Lovelace, considerada a mãe da tecnologia.
A Condessa desenvolveu um código para realizar cálculos, posteriormente, esse código se tornou o que chamamos de primeiro computador do mundo, a máquina de Charles Babbage. Depois, em 1843, surge o primeiro profissional da programação.
Veja como o pioneirismo das mulheres transforma a tecnologia
Esses profissionais se tornaram protagonistas na evolução do universo digital, acompanhando a evolução da tecnologia.
Afinal, foi graças a programação que temos a internet do jeito que conhecemos hoje: e-mail, Google, redes sociais, armazenamento em nuvem etc.
O que as empresas esperam de um desenvolvedor?
Iniciativa, independência e perseverança para aprender e resolver problemas de maneira autodidata. Essas características, além das habilidades técnicas, também são valorizadas pelas corporações na hora de escolher novos colaboradores.
Além disso, os profissionais de tecnologia não precisam ficar restritos à área. É possível aproveitar para explorar outros conhecimentos que possam contribuir com o seu trabalho, como gestão de negócios e design.
Linguagens de programação mais comuns no mercado
Embora exista uma grande variedade de linguagens de programação, certamente algumas poderão ser mais adequadas a atender determinados projetos. Por isso, é muito importante que esse assunto seja amplamente discutido e analisado. Assim saberemos os melhores caminhos para o início do trabalho.
As mais utilizadas são:
1. JavaScript
JavaScript é uma linguagem de programação que foi originalmente implementada e direcionada ao desenvolvimento web, com foco em navegadores. Seu objetivo é fazer com que os scripts sejam executados e interajam com o usuário sem passar pelo servidor.
2. Java
Java foi criada para orientação de objetos, mas hoje é a principal linguagem utilizada no desenvolvimento de aplicativos para tablets e smartphones Android. Também é muito utilizada em ambientes corporativos.
3. Python
Python é uma linguagem de programação livre e de código aberto, considerada de alto nível. É direcionada à objetos e utilizada por grandes sites como o Google, Youtube e Netflix.
4. PHP
O PHP é uma linguagem open source muito utilizada atualmente, pois as páginas da web construídas com PHP contêm HTML em código mesclado que executa as ações. Excelentes exemplos de aplicações open source que utilizam a linguagem de programação PHP, temos os CMS’s WordPress, Joomla, Drupal, entre outros.
5. CSS
CSS, sigla para Cascading Style Sheets, significa Folha de Estilo em Cascatas. Ele é mais utilizado com as linguagens de marcação HTML e XHTML, além de ser um mecanismo para adicionar estilo às páginas da web. Mas, no lugar de formatar dentro do próprio documento, o CSS cria um link que direciona a outro arquivo. Este arquivo contém todos os estilos utilizados.
6. Ruby
Ruby é uma linguagem de programação com gerenciamento de memória automático, que teve origem no Japão, em 1995.
Apesar disso, é importante salientar que não existe a linguagem de programação certa ou a melhor. Existem diferentes linguagens para cada realidade.
Para finalizar, deixamos aqui nossos sinceros parabéns aos Programadores. Vocês fazem a diferença no mundo!
O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608. Pode-se definir como voluntário “aquele que se compromete com um trabalho, ou assume a responsabilidade de uma tarefa, sem ter a obrigação de o fazer.”
O trabalho voluntário surgiu como forma de a sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos.
Percebe-se o importante papel dos voluntários na construção de um mundo melhor, tanto que o Secretário Geral das Nações Unidas declarou que “o voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas, especialmente as que são deixadas mais para trás no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”
No trabalho voluntário, cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe.
As formas de ação voluntária são variadas e podem ser prestadas presencialmente ou à distância: realizando ações individuais; participando de campanhas; juntando-se a grupos comunitários; trabalhando em organizações sociais; participando de projetos públicos; sendo voluntário em escolas, etc.
A eclosão da pandemia do coronavírus em 2020 escancarou as desigualdades sociais, afetando a vida das populações mais vulneráveis. Na tentativa de enfrentar a crise sanitária, experimentamos uma onda de solidariedade responsável pelo contato das pessoas com o voluntariado através de ações que se intensificaram e se voltaram a questões emergenciais, como a mobilização para doação de alimentos e produtos de limpeza.
Nesse contexto, fato é que cada um pode contribuir com seu tempo, seus conhecimentos e sua experiência, e a combinação de todos os esforços pode ser decisiva para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, em especial do ODS 10 - Redução das Desigualdades.
O TRT-15 reconhece a importância do voluntariado para atingir esses objetivos, porque acredita na força transformadora da solidariedade.
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO TRT-15
Unidade Responsável:
Comunicação Social
Sáb, 28/08/2021 - 07:01
Fontes:
A melhor escolha é não fumar! 29/8 – Dia Nacional de Combate ao Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei nº 7488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
Em 2021, a campanha “Comprometa-se a parar de fumar” continua. Ainda enfrentamos a Covid-19 e o tabagismo se mostrou fator de risco para o aumento de contaminação e para o possível agravamento de sintomas da doença em fumantes. Por isso, parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos.
Os materiais desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, destacam a importância de protegermos a saúde de crianças, jovens e adolescentes. Eles são alvo de estratégias de venda para que possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade de seus usuários.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para ajudar você a parar de fumar. Busque uma unidade próxima à sua residência.
Parar de fumar é uma grande decisão, dizer não ao tabaco é a melhor escolha.
Conheça os materiais disponíveis para a campanha: