Embora, muitos representantes e lideranças das entidades não-governamentais discordem que seja necessária a reforma estatutária, em atendimento ao novo Código Civil Brasileiro, este fato traz vários benefícios, tais como, atualizar cláusulas obsoletas e inadequadas para a realidade atual, que exija critérios novos para tratar casos que envolvam situações inusitadas entre os/as associados/as, por exemplo:
Também, trata-se de uma excelente oportunidade para favorecer novos valores éticos e morais, e oportunizar premiações para lideranças e profissionais que honrem a classe.
Esperamos que você aprecie esta edição. Abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O médico cardiologista Paulo Frange, que já é autor de dois livros sobre cardiologia, e que tem, no Brasil e no exterior, a autoria e publicação de 14 trabalhos científicos inéditos e 26 como co-autor, lança, atualmente, uma obra de grande valia para o público leigo, o livro: Primeiros Socorros - como lidar com as emergências enquanto você espera o socorro médico. Vereador, por São Paulo, desde 1997, na gestão 2001/2004, preside a Comissão Permanente de Saúde do Município. Paulo Frange é autor do PL 390/01, que institui a Campanha de Prevenção de Acidentes Domésticos, a ser implantada nos órgãos públicos municipais, prioritariamente nas escolas, hospitais, centros de saúde, autarquias e empresas públicas. Paulo Frange é o diretor do grupo ProSaude e é consultor em Saúde e Gestão Hospitalar. Paulo Frange é autor dentre outras leis a que exclui os médicos do rodízio de veículos e a lei sobre o programa de atendimento integral à mulher na Menopausa.
O livro foi lançado pela L.J.M. Gráfica e Editora. Para adquirir um exemplar e obter mais informações acesse: http://www.paulofrange.com.br.
De autoria de István Mészáros, pela Boitempo Editorial.
István fez o lançamento e conferência, no TUCA ARENA (PUC/SP), sob promoção da Boitempo e Núcleo de Estudos e Pesquisa, Trabalho e Profissão - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social / PUC-SP.
A conferência de István Mészáros teve como comentadores: Emir Sader, José Paulo Netto e Ricardo Antunes. A coordenação da mesa foi de Carmelita Yazbek. O evento ocorreu em 4 de agosto.
Autoria de Ricardo Nunes, pela Editora Autores Associados, será lançado em 25 de agosto, conforme convite do SINSESP - Sindicato dos Sociológos do Estado de São Paulo.
De autoria do bacharel em administração de empresas e direito, Wagner Roberto de Oliveira, que também é especialista em Recursos Humanos, e atuou como consultor previdencial e assistencial, além de atuante em federações. O livro foi lançado no Auditório DISAL em 11 de agosto.
A portaria do Ministério da Cultura GM/MinC nº. 219, de 23 de julho de 2004, criou o Grupo de Trabalho de Promoção de Cidadania GLBT, com a finalidade de elaborar um plano para o fomento, incentivo e apoio às produções artísticas e culturais que promovam a cultura e a não-discriminação por orientação sexual (DOU de 29/07/04, MinC). Acesso: http://www.in.gov.br/materias/xml/do/secao1/1081427.xml.
A coordenação do grupo de trabalho será exercida por representante indicado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e o prazo para a conclusão dos trabalhos é até 31/12/2004, prorrogável por igual período.
A Associação Brasileira de Psicodrama / ABPS, realizará o curso de Psicopatologia Psicodramática, em agosto e setembro, no ESPAÇO PSI (um novo espaço da Psicologia).
O Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) "recomenda às/aos suas/seus associadas/os e consumidoras/es em geral que boicotem o serviço de telefonia devido aos reajustes abusivos". O IDEC "propõe o boicote ao uso dos telefones fixos todas às quinta-feiras, entre 12 e 13 horas". Segundo Marilena Lazzarini, coordenadora do IDEC, "o sucesso do movimento fará o consumidor ser tratado com mais respeito". Mais informações: http://www.idec.org.br.
Representando as duas classes profissionais, que empresaria e tem ocupado vários cargos de liderança, nos sindicatos, associações e conselho, o Antônio Carlos Cimino se lança como vereador por São Paulo.
Antônio Carlos Cimino teve sua foto publicada na 1ª capa da Revista Compra & Venda Imóveis (Ano 1, edição nº. 5) com a chamada CIMINO "o corretor é fundamental". E nas páginas 12 e 13, a redação traçou um perfil de Cimino, com entrevista de Isabel Mangini, sob o título: "Professor de técnica de Transações Imobiliárias. Formou a 1ª Turma de Profissionais no CRECI".
Cimino, formado em Administração de Empresas, é diretor da Cimino Imóveis, Moóca Engenharia, e jornalista editor do Jornal da Zona Leste, Jornal Valor da Serra e Jornal Marco Zero, é o presidente do Sindicato das Editoras, Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo, além de ter sido Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa.
Jornalistas e corretores de imóveis que queiram obter o currículo do Cimino devem contatar o telefone: (11) 6605-2211.
A assistente social e deputada estadual Ana Martins, é autora da Lei nº. 11.675, de 13/01/04 (o Dia dos Assistentes Sociais é comemorado em 15 de maio), que institui a Semana da Assistência Social Cidadã no Estado de São Paulo para discutir as problemáticas atuais da profissão e prestigiar as boas iniciativas da classe.
Wilson Wanderlei Vieira, presidente do Sindicato dos Técnicos de São Paulo e da FENTEC - Federação Nacional dos Técnicos está atuante na defesa em relação ao ensino técnico (o qual também passa por reformulação com a revogação do Decreto 2.208). Para Wilson Vieira, sua grande "preocupação é a formação dos profissionais técnicos, formação esta que está necessitando de ajustes, conforme foi apresentado no Manifesto de São Paulo, documento final aprovado no I Fórum Nacional de Ensino Técnico para o desenvolvimento tecnológico do país, uma vez que é ele quem aplica as tecnologias no mercado de trabalho". Outra luta de Vieira é a "aplicação da decisão do Fórum, ou seja, a integração do curso técnico que permitirá ao profissional ministrar aulas, através da realização de cursos de formação de formadores e realizar cursos de especializações reconhecidos pelo MEC, cujas atribuições possam ser aprovadas pelos Conselhos Regionais, assim como cursos de atualização para professores de cursos técnicos".
A Lei 13.541/03, dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que filmam clientes colocarem placas afirmando que as imagens são confidenciais e protegidas por lei. Autoria do vereador Ricardo Montoro, em São Paulo. Mais informações: http://www.montoro.org.br.
A Lei 1314/04, dispõe sobre a implantação de dispositivos que possibilitem a instalação de equipamento de telefonia destinado ao uso por pessoas deficientes auditivas, deficientes de fala e surdas em prédios públicos, escolas, hospitais e shopping centers. Autoria do Vereador Ricardo Montoro, em São Paulo. Mais informações: http://www.montoro.org.br.