FPLCEM


Edição nº 50 - de 15 de Julho de 2006 a 14 de Agosto de 2006

Olá Leitores!

A corrupção é a origem de toda a criminalidade?(*)

Durante a Plenária na Conferência Internacional 2006 - Empresas e Responsabilidade, em São Paulo, em 22/06/2006, foi lançada a campanha de divulgação do "Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção", firmado entre o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em parceria, com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade. O Pacto também é uma iniciativa da UniEthos - Formação e Desenvolvimento da Gestão Socialmente Responsável; da Patri Relações Governamentais & Políticas PúblicasPrograma das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODOC)Comitê Brasileiro do Pacto Global.

Faz parte da campanha o slogan: “Ou o Brasil acaba com a corrupção ou ela caba com o Brasil” e a logomarca contempla o título: “Empresa Limpa. Pela Integridade e contra a Corrupção”.

O “Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção” contém um “conjunto de diretrizes e procedimentos que deverão ser adotados pelas empresas e entidades signatárias no relacionamento com os poderes públicos e que serão divulgados amplamente para o mercado utilizar como referência no trato com as empresas.”

Os “princípios do PACTO estão baseados na Carta de Princípios de Responsabilidade Social do Instituto Ethos, na Convenção da ONU contra a Corrupção, no 10º Princípio do Pacto Global da ONU e nas diretrizes para empresas transnacionais da Organização Para Cooperação e o Desenvolvimento Ecumênico (OCDE).

Com o questionamento se “a corrupção é a origem de toda a criminalidade?” e divulgando o “Pacto contra a Corrupção no Brasil” sugerimos uma reflexão de cada área profissional e empresarial para que haja uma análise sobre “os costumes” de cada segmento. E, para quem queira saber mais, ou assumir o “compromisso voluntário” sobre este tema sugerimos que  consulte o Instituto Ethos ou a ABAS.

Entregamos-lhe esta edição nº 50, com abraço da equipe do ESPAÇO MULHER.

(*Fonte: Adital)

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

10 milhões de reais para pesquisas da população negra, masculina e pessoas com deficiência

O "CNPqMinistério da Saúde investirão 10 milhões de reais para pesquisas da população negra, masculina e pessoas com deficiência. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Saúde (MS) lançaram edital para apoiar projetos de pesquisa direcionados ao estudo de determinantes de saúde, saúde da pessoa com deficiência, saúde da população negra e da população masculina" (...)

As inscrições deverão ser feitas até o dia 25/07/2006, em forma de projeto no endereço eletrônico: www.efomento.cnpq.br/efomento/.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq e InfoAtivo DefNet nº 2578, ano 10, Julho de 2006, Edição Extra)

Curso: "Saúde Mental: o cotidiano do cuidado"

"Saúde Mental: o cotidiano do cuidado" discute "criticamente o processo histórico do Movimento de Reforma Psiquiátrica, situando o modo pelo qual o SSCF não só nele se inseriu como protagonizou muitas de suas ações. Serão trabalhados aspectos referentes à organização do trabalho, aos dispositivos e recursos de cuidado, às diversas concepções clínicas que convivem no trabalho em equipe e às políticas de saúde mental".

O curso "transcorre de 7 a 28 de Julho, realização de: Cândido Escola e Associação Cornélia Vieg; coordenação de Marília Marchese Cesarino e de Heloísa Miranda Amaral, com apoio do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (SSCF)".

(Fonte: Assessoria SSCF)

Novos cursos da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários

Os cursos da "APET - Associação Paulista de Estudos Tributários são destinados a pessoas atuantes em escritórios de contabilidade e de advocacia, contadores, técnicos de contabilidade, advogados, gerentes de empresas, fiscais, consultores, controllers, magistrados, e demais interessados".

(Fonte: APET)

V Conferência Anual sobre Gestão da Terceirização - IBC - São Paulo / 2006

Nos dias 22 e 23 de Agosto, promovido pela IBC - International Business Communications, ocorrerá em São Paulo, a V Conferência Anual sobre Gestão da Terceirização. O evento terá apresentações de executivos da "Brasil Telecom, HSBC e InCor, além de debates com especialistas do INSS, Tribunal Regional do Trabalho, e Tribunal Superior do Trabalho. Entre os assuntos que serão discutidos na conferência estão a responsabilidade solidária, os modelos de contratação e a tributação na terceirização".

Informações: www.ibcbrasil.com.br.

(Fonte: Comunique-se, em 12/06/2006)

XX Congresso Brasileiro de Direito Administrativo

Ocorrerá, em "Goiânia / GO, entre os dias 23 e 25 de Agosto a apresentação dos Comunicados Científicos, durante o XX Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que será promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Os trabalhos deverão ser enviados até 31 de Julho (data da postagem) em envelope contendo nome do autor e sua titulação completa, para a Alam. Pres. Taunay, 1360, CEP 80.430 - Curitiba - PR - a/c secretaria do congresso, acompanhado do pagamento de inscrição".

Mais informações: www.bidding.com.br.

(Fonte: Central de Notícias - Priscila Bueno e Guilherme Vieira, in Portal Comunique-se, em 25/05/06)

I Congresso Internacional de Pedagogia: Diversidade e Inclusão Educativa

Ocorrerá em Medellin, Colômbia, promovida pela Fundación Diversidad y Educación o I Congresso Internacional de Pedagogia: Diversidade e Inclusão Educativa.

Informações: diversidadeinclusion@epm.net.co.

(Fonte: InfoAtivo DefNet nº 2576 - Ano 10 - Junho 2006 - Edição Extra)

Empresa Familiar

O "planejamento, a organização, a direção e o controle da empresa familiar envolvem, além dos aspectos conceituais e metodológicos, uma otimizada atuação de seus responsáveis, muitas vezes vestindo a camisa de executivo e de parente, o que pode provocar uma situação problemática. Para proporcionar uma contribuição para esse processo, o autor, com base em experiência profissional como consultor de empresas, apresenta um conjunto de conceitos e metodologias, bem como de precauções que devem ser consideradas nos processos de planejamento, organização, direção e controle das empresas familiares.

Com a leitura deste livro constat-se que a administração da empresa familiar não é nem mais fácil e nem mais difícil do que os outros tipos de empresas. Entretanto, ela apresenta algumas características que podem representar pontos fortes ou pontos fracos da empresa. E uma diferença nesta análise é da abordagem e da capacitação que os proprietários e executivos têm para a administração da empresa familiar. Nesse contexto, o livro proporciona uma série de contribuições - conceitos, metodologias e dicas - que podem consolidar a empresa familiar como um ponto forte para seus executivos e proprietários".

Autor: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira;

Editora: Atlas;

Sinopse: Siciliano.

(Fonte: De León Comunicações, in CNPL)