Na árdua tarefa de continuar produzido em um país que enfrentou desvios de atenção pela publicidade voltada para a Copa do Mundo de Futebol, invasão e atuação de criminosos em nível nacional, e eleições presidenciais em dois turnos, em que a grande mídia apenas se voltou mais para estes fatos, estamos quase findando o ano de 2006. Um dos grandes questionamentos em tudo isto tem na sua base a liderança. E, para dirigir e administrar uma ONG, uma instituição governamental, um grupo privado, uma entidade sindical, federativa ou confederativa, em qualquer área de negócio ou profissão, iremos nos deparar com os resultados positivos, ou não, centrados na análise do desempenho das lideranças, em primeiro lugar. Por este motivo, parabenizamos os líderes das classes dos profissionais liberais, agradecemos, sensibilizadas, mais uma vez, o apoio institucional do CRASP - Conselho Regional de Administração de São Paulo durante a realização do II Seminário de Estudos ESPAÇO MULHER / 2006.
E, para contribuir com informações valiosas, para que se analisem e se decidam sobre o papel dos líderes nas instituições, trazemos, a seguir, uma transcrição parcial da entrevista feita com a Dra. Teresinha Covas Lisboa, especialista em Liderança, que esperamos seja útil para debates nas entidades.
Um abraço da equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Recentemente, em entrevista(1) da Profª. Dra. Teresinha Covas Lisboa(2), sob o título "Na busca de líderes" na "Revista Notícias Hospitalares" deparei-me com a seguinte pergunta e resposta:
Notícias Hospitalares: "E como reconhecer um verdadeiro líder?"
Teresinha Covas Lisboa: "Podemos relacionar cinco atitudes básicas. Primeiro ouvir. Ouvir sem julgar, procurando discutir com a equipe as preocupações e dúvidas existentes. Segundo, ser autêntico, admitindo seus erros e acertos, abertamente. Em terceiro, constituir um clima saudável entre os liderados, valorizando todas as ações da equipe. Em quarto lugar, partilhar o poder, delegando funções. E, em quinto, desenvolver as pessoas, criando um ambiente de expansão. Aquele que conseguir reunir todas essas atitudes tem condições de liderar com comprometimento e com a certeza de criar os seus sucessores. Considero essas atitudes como uma lição de sabedoria"
E, destaco, ainda, nesta entrevista, a pergunta e resposta final, ao que a transcrição, também, permitirá avaliar como ser um verdadeiro líder dentro de corporações ou instituições, independente da situação econômica, mas centrado nos valores de uma liderança saudável.
NH: "Há um grande líder na área da saúde do Brasil hoje?"
TCL: "Encontramos vários líderes. Nas grandes cidades, nos pequenos hospitais localizados no sertão do Nordeste, nas Santas Casas de cada Estado. O grande líder na área de saúde no Brasil, hoje, não é aquele que administra com folga de caixa. É aquele que, usando de sua criatividade, consegue administrar seu hospital ou serviço, oferecendo bons serviços, corpo profissional preparado e eficiente atendimento à população. Temos um exemplo muito importante, que são os projetos do Prêmio Johnson & Johnson. Ali encontramos participantes que vivem no anonimato, mas que são verdadeiros líderes. Administram sem recursos, têm a confiabilidade da população e alcançam resultados em suas propostas de trabalho".O "Brasil ocupa uma posição de liderança na América Latina no desenvolvimento de softwares que permitem o amplo acesso de pessoas com deficiência à Internet. O Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem importante papel nesse processo, iniciado em 1993 com a criação do DOSvox, programa para microcomputadores da linha PC voltado para deficientes visuais.
Recentemente, o NCE desenvolveu o MOTRIX, software que permite às pessoas com deficiência motora grave, como tetraplegia e distrofia muscular, acesso amplo à escrita, leitura e comunicação pela Internet".
A Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesús (FDDJ) "promoverá o seminário "Direito Penal Internacional", entre os dias 21 e 23 de Novembro de 2006, no Hotel Intercontinental, em São Paulo. O evento contará com 3 palestrantes, membros da ONU. São eles: Dimitri Vlassis (Chefe da Seção de Convenções sobre o Crime do Escritório da ONU contra Drogas e Crime (UNODC)); Eduardo Vetere (Ex-Chefe da Divisão de Tratados Internacionais do Escritório da ONU contra Drogas e Crime (UNODC)) e Gino Polimeni (Juiz e Ex-Diretor do Instituto Inter-Regional de Criminologia da ONU (UNICR)), dentre outros expressivos conferencistas brasileiros, e o Prof. Damásio de Jesús será o mediador dos debates e o responsável pelo fechamento dos temas. Ele é o presidente do Complexo Jurídico Damásio de Jesús e convidado expert da ONU."
Em Criciúma / SC, ocorrerá o 2º Seminário Sul-Brasileiro de Comunicação Empresarial, em 18 de Novembro, "sob organização do Fórum de Debates em Jornalismo e Associação Catarinense de Imprensa, com o objetivo de oferecer alternativas de qualificação aos profissionais da área e contato com as novidades do segmento".
A realização do "12º Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde (dentro de uns oito meses) reuniu-se, recentemente, a Comissão Científica, que já definiu o tema central: "Estratégias e Táticas para a Gestão e Financiamento dos Serviços de Saúde". O Congresso é promovido pela FENAEES, SINDHOSP, CNS e é o evento oficial da Feira Hospitalar."
Dezesseis "empresas brasileiras do setor odontológico fecharam negócios na EXPODENTAL, um dos mais importantes eventos mundiais do setor, em Milão / Itália. A EXPODENTAL deverá gerar negócis em torno de US$ 1,74 milhões no próximo ano" para as empresas brasileiras.
O seminário "ONG's e Empresas: contradições e convergências nos processos de desenvolvimento e na promoção dos direitos humanos", foi realizado pela ABONG, entre 7 e 8 de Novembro, em São Paulo.
Um dos objetivos foi o "debate sobre a responsabilidade das empresas em relação aos rumos da globalização, desde a negação dos direitos humanos, passando pelas ações que comprometem a sustentabilidade socioambiental, até os processos de concentração de renda e de dominação da economia pela acumulação financeira, dentre outros questionaram as grandes corporações multinacionais e instituições internacionais".
Título: "Nação Comerciante - Poder e Prosperidade no Século XXI".
Autor: Marcos Troyjo - diplomata, economista político, sociólogo e conselheiro do CIEE/SP.
Editora: Editora Aduaneiras e Lex Editora.
Data de Lançamento: 29 de Novembro no Espaço Sócio Cultural - Teatro CIEE.
A administradora pública e economista Ana Carla Fonseca Reis, que é, também, Vice-Presidenta Executiva do Instituto Pensarte, lançou, recentemente, o livro: "Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - O Caleidoscópio da Cultura", pela Editora Manole. Trata-se de um "livro único no gênero que, certamente, irá transpor barreiras artificiais entre setores, mostrando o potencial da cultura como mola propulsora do desenvolvimento socioeconomico para gestores públicos, empresários, executivos, jornalistas, produtores culturais e organizações do terceiro setor".