Cada vez mais se torna necessária a interatividade com a clientela e, para isto se tornar um marco de qualidade no atendimento, é preciso adquirir novos hábitos e atualizações multidisciplinares.
Um destes enfoques é buscar a "identificação com sua/seu cliente", ou buscar identificar as necessidades dessa pessoa e dar prioridade na busca de solução.
Uma breve análise das expressões verbais e corporais podem facilitar muito esta percepção, além dos cursos de neurolingüística, estudos de análise de linguagem não-verbal, dentre outros, também, são importantes.
Após conquistar a empatia da/o cliente, é necessário garantir a confiança, demonstrar isto, de forma que expresse o prazer de fazer este atendimento, o quanto quer que isto seja produtivo e eficaz para o contentamento desta pessoa consumidora de seus serviços.
Buscar agir de forma personalizada e interativa, como se captasse os anseios do que essa pessoa quer, e traduzí-la em resultados pela técnica de seus conhecimentos profissionais, é a segunda etapa.
Num tempo em que tudo passa a ser supérfluo, descartável, e que não se aprofundam os relacionamentos, interagir com a clientela, caracterizar o atendimento personalizado, dar uma garantia de confiança, é selar a qualidade do atendimento, para ser lembrada/o e recomendada/o sempre como a/o melhor profissional da área.
Marketing de atendimento leva as redes de relacionamento ao êxito da carreira profissional, basta para isto investir no carisma pessoal.
Com esta mensagem parabenizamos a todas/os as/os profissionais liberais que são interativos com sua clientela, dando-lhes uma atenção de primeira linha na qualidade de atendimento.
Grata por tudo, como votos de sucesso, receba esta edição n° 60 e um fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Uma "decisão histórica. Assim foi considerada pelo Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip), em nota pública de 7 de maio, a medida do governo federal de emitir a licença compulsória do medicamento Efavirenz, cuja patente pertence ao laboratório Merck Sharp & Dohme.
Conforme Renata Reis, coordenadora do GTPI da Rebrip e assessora de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), o Efavirenz é um dos medicamentos mais utilizados na terapia anti-retroviral. Atualmente, 38% dos/as pacientes brasileiros/as utilizam esta medicação. Estima-se que, até o final de 2007, 75 mil dos/as 200 mil pacientes em terapia anti-retroviral estarão utilizando o Efavirenz. “Em razão do crescimento do número de pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil, a manutenção dos atuais preços do Efavirenz põe em risco a viabilidade do Programa DST-Aids”, informa. “Com o licenciamento compulsório do Efavirenz, a estimativa de economia até 2012, data em que a patente desse anti-retroviral expirará, é de US$ 236,8 milhões.”
Com isso, Renata salienta que a medida adotada pelo governo brasileiro é histórica e inédita na América Latina, embora já tenha ocorrido em outros países como a Tailândia e Itália, inclusive com um medicamento da própria Merck. “A decisão do governo foi o desfecho de uma longa negociação com o laboratório em questão e foi tomada com responsabilidade, seguindo todos os preceitos das legislações nacionais e internacionais em vigor.”
Além disso, diz a coordenadora do GTPI, a medida vem ao encontro de uma batalha também histórica da sociedade civil brasileira, no sentido de lutar pela garantia ao acesso aos medicamentos, pela sustentabilidade das políticas públicas de saúde – como o acesso universal aos medicamentos para o tratamento das pessoas que vivem com HIV/Aids – e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “Acreditamos que essa decisão foi fruto também deste processo de mobilização social”. Saiba mais: www.rebrip.org.br.
"O setor movimenta milhões de reais todos os anos e ajuda a aquecer a economia nacional. Esse mercado está em franca expansão. Só para se ter uma idéia, as 100 maiores bancas de advocacia do Brasil faturam juntas mais de R$ 2,4 bilhões por ano. No Brasil, onde as leis mudam a cada temporada, investidores estrangeiros enfrentam dificuldade para compreender a complexidade da burocracia nacional e as empresas estão cada vez mais preocupadas em agir de forma preventiva a fim de evitar problemas na Justiça. A Fenalaw já é o segundo evento do gênero mais importante em todo o mundo, só perde para o similar norte-americano.
O congresso vai reunir especialistas em Marketing, Planejamento, Administração e Gerenciamento Financeiro, Planos de Carreira e Sucessão para advogados, Organização de Departamentos Jurídicos. O objetivo é discutir as tendências do mercado e apresentar os produtos e serviços voltados para um dos setores que mais cresce no País."
Como "promover a saúde em sala de aula ou no ambiente de trabalho mediante a educação?"
Uma Conferência internacional com o tema "Por uma Saúde Mundial Sustentável" está ocorrendo em Bonn, Alemanha, de 09 a 11 de maio de 2007 que tratará deste e de outros temas ligados à Saúde.
O ensino e a formação de técnicos e profissionais no ambiente de trabalho como via de entrada na educação encontram-se na ordem do dia da Conferência, junto com a educação e prevenção de HIV e da AIDS, a higiene no local de trabalho e saúde e segurança no trabalho.
A saúde mundial sustentável é parte integrante dos Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento da ONU (OMD); desempenhando um papel chave na estabilidade, na vida econômica e política de todos os países. A UNESCO e UNEVOC e suas organizações associadas pretendem fazer desta conferência uma plataforma de intercâmbios de conhecimentos e boas práticas para os políticos, instituições e para o setor privado.
Contato: a.hollander@unevoc.unesco.org.
Manuales sobre la educación para la salud:
http://portal.unesco.org/education/es/ev.php-URL_ID=53198&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html.*(tradução livre - Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade - Brasil)
O "Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC/SP) promoveu o 3° Encontro dos estudantes de Ciências Contábeis do Grande ABCD, em 10 de maio, voltado para estudantes de Contabilidade que desejam valorizar seu conhecimento e obter uma educação sólida e de qualidade. A profa. Elizabeth Castro M. de Oliveira, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Metodista de São Paulo, integrou a comissão organizadora. Foram proferidas palestras como “O papel social da profissão contábil”, ministrada por Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Conselho Federal de Contabilidade e “Consultoria e Informação Contábil”, com o prof. Antonio Lopes de Sá, presidente da Associação Internacional de Contabilidade e Economia.
O evento obteve o apoio de várias Instituições de Ensino, dentre elas, Universidade Metodista de São Paulo, UNIABC, Anchieta, entre outras. O encontro teve como público-alvo alunos de Ciências Contábeis e profissionais já formados na área. Mais informações no site http://www.crcsp.org.br.
A "HOSPITALAR 2007 – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Clínicas e Consultórios acontecerá entre os dias 12 e 15 de junho, nos pavilhões Expo Center Norte, e deve receber 70 mil visitas de profissionais de diversas partes do Brasil e mais de 50 países. A feira, voltada para os setores de saúde, medicina e odontologia, reúne mais de 1.000 expositores, 30% deles estrangeiros.
Além de apresentar o que há de mais novo em todo o mundo, nas áreas de produtos, equipamentos e serviços para atendimento de saúde, a Hospitalar também congrega mais de 50 eventos conjuntos, incluindo congressos, seminários e reuniões setoriais. Juntos, feira e congressos atraem para São Paulo, nesta data, os dirigentes dos maiores hospitais e clínicas do país, empresários, pesquisadores e formuladores de políticas de saúde no Brasil e exterior."
Mais informações: www.hospitalar.com.br.
Dia 22 de maio, na FNAC Paulista será lançado o livro: Comentários da Lei do Super-Simples (LC 123-2006) pelo coordenador Halley Henares Neto e a Editora Quartier Latin do Brasil, com vários autores, dentre os quais o advogado Felipe Lago (do Departamento Societário Internacional - Henares Advogados Associados); haverá um coquetel durante o lançamento.