FPLCEM


Edição nº 60 - de 15 de Maio de 2007 a 14 de Junho de 2007

Olá Leitores!

A interatividade das/os profissionais liberais na qualidade do atendimento

Cada vez mais se torna necessária a interatividade com a clientela e, para isto se tornar um marco de qualidade no atendimento, é preciso adquirir novos hábitos e atualizações multidisciplinares.

Um destes enfoques é buscar a "identificação com sua/seu cliente", ou buscar identificar as necessidades dessa pessoa e dar prioridade na busca de solução.

Uma breve análise das expressões verbais e corporais podem facilitar muito esta percepção, além dos cursos de neurolingüística, estudos de análise de linguagem não-verbal, dentre outros, também, são importantes.

Após conquistar a empatia da/o cliente, é necessário garantir a confiança, demonstrar isto, de forma que expresse o prazer de fazer este atendimento, o quanto quer que isto seja produtivo e eficaz para o contentamento desta pessoa consumidora de seus serviços.

Buscar agir de forma personalizada e interativa, como se captasse os anseios do que essa pessoa quer, e traduzí-la em resultados pela técnica de seus conhecimentos profissionais, é a segunda etapa.

Num tempo em que tudo passa a ser supérfluo, descartável, e que não se aprofundam os relacionamentos, interagir com a clientela, caracterizar o atendimento personalizado, dar uma garantia de confiança, é selar a qualidade do atendimento, para ser lembrada/o e recomendada/o sempre como a/o melhor profissional da área.

Marketing de atendimento leva as redes de relacionamento ao êxito da carreira profissional, basta para isto investir no carisma pessoal.

Com esta mensagem parabenizamos a todas/os as/os profissionais liberais que são interativos com sua clientela, dando-lhes uma atenção de primeira linha na qualidade de atendimento.

Grata por tudo, como votos de sucesso, receba esta edição n° 60 e um fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

GTPI da REBRIP comemora emissão de licença compulsória do medicamento Efavirenz

Uma "decisão histórica. Assim foi considerada pelo Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip), em nota pública de 7 de maio, a medida do governo federal de emitir a licença compulsória do medicamento Efavirenz, cuja patente pertence ao laboratório Merck Sharp & Dohme.

Conforme Renata Reis, coordenadora do GTPI da Rebrip e assessora de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), o Efavirenz é um dos medicamentos mais utilizados na terapia anti-retroviral. Atualmente, 38% dos/as pacientes brasileiros/as utilizam esta medicação. Estima-se que, até o final de 2007, 75 mil dos/as 200 mil pacientes em terapia anti-retroviral estarão utilizando o Efavirenz. “Em razão do crescimento do número de pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil, a manutenção dos atuais preços do Efavirenz põe em risco a viabilidade do Programa DST-Aids”, informa. “Com o licenciamento compulsório do Efavirenz, a estimativa de economia até 2012, data em que a patente desse anti-retroviral expirará, é de US$ 236,8 milhões.”

Com isso, Renata salienta que a medida adotada pelo governo brasileiro é histórica e inédita na América Latina, embora já tenha ocorrido em outros países como a Tailândia e Itália, inclusive com um medicamento da própria Merck. “A decisão do governo foi o desfecho de uma longa negociação com o laboratório em questão e foi tomada com responsabilidade, seguindo todos os preceitos das legislações nacionais e internacionais em vigor.”

Além disso, diz a coordenadora do GTPI, a medida vem ao encontro de uma batalha também histórica da sociedade civil brasileira, no sentido de lutar pela garantia ao acesso aos medicamentos, pela sustentabilidade das políticas públicas de saúde –  como o acesso universal aos medicamentos para o tratamento das pessoas que vivem com HIV/Aids – e pelo  fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “Acreditamos que essa decisão foi fruto também deste processo de mobilização social”. Saiba mais: www.rebrip.org.br.

(Fonte: Informes Abong 385 - 10/05/07)

4ªFenalaw 2007: feira para advogados - dias 15 e 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo

"O setor movimenta milhões de reais todos os anos e ajuda a aquecer a economia nacional. Esse mercado está em franca expansão. Só para se ter uma idéia, as 100 maiores bancas de advocacia do Brasil faturam juntas mais de R$ 2,4 bilhões por ano. No Brasil, onde as leis mudam a cada temporada, investidores estrangeiros enfrentam dificuldade para compreender a complexidade da burocracia nacional e as empresas estão cada vez mais preocupadas em agir de forma preventiva a fim de evitar problemas na Justiça. A Fenalaw já é o segundo evento do gênero mais importante em todo o mundo, só perde para o similar norte-americano.

O congresso vai reunir especialistas em Marketing, Planejamento, Administração e Gerenciamento Financeiro, Planos de Carreira e Sucessão para advogados, Organização de Departamentos Jurídicos. O objetivo é discutir as tendências do mercado e apresentar os produtos e serviços voltados para um dos setores que mais cresce no País."

(Fonte: Original 123 Comunicações - in Informativo Feiras do Brasil - 11/05/07)

Educação e Saúde: pontos comuns(*)

¿Cómo promover la salud en el aula o en el lugar de trabajo mediante la educación? Una conferencia internacional titulada "Hacia una salud mundial sostenible".

Como "promover a saúde em sala de aula ou no ambiente de trabalho mediante a educação?"

Uma Conferência internacional com o tema "Por uma Saúde Mundial Sustentável" está ocorrendo em Bonn, Alemanha, de 09 a 11 de maio de 2007 que tratará deste e de outros temas ligados à Saúde.

O ensino e a formação de técnicos e profissionais no ambiente de trabalho como via de entrada na educação encontram-se na ordem do dia da Conferência, junto com a educação e prevenção de HIV e da AIDS, a higiene no local de trabalho e saúde e segurança no trabalho.

A saúde mundial sustentável é parte integrante dos Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento da ONU (OMD); desempenhando um papel chave na estabilidade, na vida econômica e política de todos os países. A UNESCO e UNEVOC e suas organizações associadas pretendem fazer desta conferência uma plataforma de intercâmbios de conhecimentos e boas práticas para os políticos, instituições e para o setor privado.

Contato: a.hollander@unevoc.unesco.org.

Manuales sobre la educación para la salud:

http://portal.unesco.org/education/es/ev.php-URL_ID=53198&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html.

*(tradução livre - Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade - Brasil)

(Fonte: InfoAtivo DefNet  nº 2838 -  ano 11 -  maio de 2007 - edição extra, editor responsável: Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade - www.defnet.org.br)

3º Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis do ABC

O "Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC/SP) promoveu o 3° Encontro dos estudantes de Ciências Contábeis do Grande ABCD, em 10 de maio, voltado para estudantes de Contabilidade que desejam valorizar seu conhecimento e obter uma educação sólida e de qualidade. A profa. Elizabeth Castro M. de Oliveira, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Metodista de São Paulo, integrou a comissão organizadora. Foram proferidas palestras como “O papel social da profissão contábil”, ministrada por Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Conselho Federal de Contabilidade e “Consultoria e Informação Contábil”, com o prof. Antonio Lopes de Sá, presidente da Associação Internacional de Contabilidade e Economia.

O evento obteve o apoio de várias Instituições de Ensino, dentre elas, Universidade Metodista de São Paulo, UNIABC, Anchieta, entre outras. O encontro teve como público-alvo alunos de Ciências Contábeis e profissionais já formados na área. Mais informações no site http://www.crcsp.org.br.

(Fonte: Comunique-se, São Bernardo do Campo, São Paulo - 10/05/07)

14 ª Hospitalar 2007  a maior feira e fórum do setor de saúde da América Latina e segundo evento especializado mais importante do mundo, transformará São Paulo na capital da saúde em junho

A "HOSPITALAR 2007 – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Clínicas e Consultórios acontecerá entre os dias 12 e 15 de junho, nos pavilhões Expo Center Norte, e deve receber 70 mil visitas de profissionais de diversas partes do Brasil e mais de 50 países. A feira, voltada para os setores de saúde, medicina e odontologia, reúne mais de 1.000 expositores, 30% deles estrangeiros.

Além de apresentar o que há de mais novo em todo o mundo, nas áreas de produtos, equipamentos e serviços para atendimento de saúde, a Hospitalar também congrega mais de 50 eventos conjuntos, incluindo congressos, seminários e reuniões setoriais. Juntos, feira e congressos atraem para São Paulo, nesta data, os dirigentes dos maiores hospitais e clínicas do país, empresários, pesquisadores e formuladores de políticas de saúde no Brasil e exterior."

Mais informações: www.hospitalar.com.br.

(Fonte: Hospitalar, in Informativo Feiras do Brasil - 11/05/07)

Lançamento do livro: Comentários da Lei do Super-Simples (LC 123-2006)

Dia 22 de maio, na FNAC Paulista será lançado o livro: Comentários da Lei do Super-Simples (LC 123-2006) pelo coordenador Halley Henares Neto e a Editora Quartier Latin do Brasil, com vários autores, dentre os quais o advogado Felipe Lago (do Departamento Societário Internacional - Henares Advogados Associados); haverá um coquetel durante o lançamento.

(Fonte: assessoria / www.henares.com.br)