A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, e o Instituto Brasileiro de Direito de Família, assim como a Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama trazem em seus debates, informações mais atuais e necessárias para o momento que a sociedade brasileira enfrenta. Assim, são os temas que abordam os psico-fármacos com os seus efeitos, as leis, os tratamentos etc. E, também, os direitos em relação à violência familiar, relações sócio-afetivas, guarda compartilhada de filhos. Enfim, unem-se as áreas do judiciário e da psicanálise, e os aspectos comportamentais passam a ser estudados para a aplicação das leis, respeitando-se os direitos de todas as pessoas em sua peculiaridades humanas.
Tarefa nada fácil, mediante a grande complexidade de situações que desencadeiam problemas oriundos, não só de fatores internos (endócrinos, psicológicos, mentais etc.), mas, também pelos agentes externos (traumas por violência, modismos, incentivo e facilidades para que ocorram os desvios de conduta etc.).
Uma ótima celebração unirem-se os conhecimentos do judiciário com psicanalistas, pois, afinal, não há um ser humano que não dependa da compreensão destes fatores em alguma fase da própria vida, inclusive até isto é ótimo para os/as profissionais, que sabiamente se apóiam e intercambiam conhecimentos.
Receba esta edição de n° 62 e um abraço fraternal da equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
A "Brazil Promotion 2007 receberá mais de 10 mil profissionais de marketing, promoção, comunicação, eventos, trade-marketing, propaganda, entre outros, que vão ao evento em busca de fornecedores para ações promocionais, campanhas e eventos corporativos, enre os dias 7 a 9 de agosto no Transamérica Expo Center em São Paulo".
Como "forma de garantir sustentabilidade, 15 organizações sociais (terceiros etor/beneficentes) participarão do Brazil Promotion e oferecerão produtos originais para empresas utilizarem em suas estratégias de marketing e comunicação. O evento é organizado pela FORMA EDITORA".
A "cidade de São Paulo recebe, pelo terceiro ano consecutivo, agentes de viagens, operadores de turismo, formadores de opinião, autoridades ligadas ao turismo e organizadores de eventos de todo o Brasil e de alguns países da América Latina para o 3º Encontro São Paulo Meu Destino, que acontece no Parque Anhembi, de 10 a 12 de agosto.
O objetivo do encontro, uma iniciativa da SPTuris e do São Paulo Convention & Visitors Bureau, é qualificar profissionais de turismo e mostrar formas criativas de apresentar e vender a megalópole paulista, a fim de aumentar o interesse de potenciais visitantes pela cidade." (...)
O deputado estadual Feliciano Filho protocolou no dia 3 de julho, p.p, o Projeto de Lei número 666/2007 que dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos em todo o Estado de São Paulo.
Segundo "o projeto apresentado pelo parlamentar, o controle de natalidade de cães e gatos no estado de São Paulo se dará apenas pelo método de castração e não da eutanásia como é praticado em muitos municípios de nosso estado. Além disso, a propositura diz que a eutanásia só será permitida em casos irreversíveis de doenças de animais em que está seja uma forma de aliviar um sofrimento que não tem cura, desde que o laudo seja assinado por dois médicos veterinários, sendo um do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses e outro que represente as entidades protetoras de animais do Estado." (...)
(...) "Com base em pesquisas realizadas entre 1981 e 1988 pela Organização Mundial da Saúde, preconizados no informe datado de 1992, sobre a raiva canina e humana nos países em desenvolvimento, é raro ou ineficaz o método de sacrifício no tocante ao vírus rábico e ao controle da população desses animais." (...)
A "Resolução da Comissão Intergestores Tripartite CIT nº 4, de 18 de abril de 2007, pactua os procedimentos a serem adotados para a emissão da Carteira do Idoso (DOU de 26/6/07, MDS, https://www.in.gov.br/imprensa/jsp/jsp/jornaiscompletos/visualizacao/pdf/visualiza_pdf.jsp?data=26/06/2007&jornal=do&segedicao=&secao=1&pagina=37)"
No "Diário Oficial da União, publicado em 20 de junho de 2007, o presidente da República sancionou a Lei Nº 11.489, que institui 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Esta lei reafirma o compromisso do governo brasileiro com a questão da violência contra a mulher e fortalece as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Rede de Homens pela Eqüidade de Gênero (RHEG), na medida em que entende que a violência contra a mulher é um problema de todas as pessoas, sendo necessário também o engajamento dos homens em ações pelo fim da violência contra a mulher.
Este tem sido o eixo de ação da Campanha do Laço Branco promovida pela RHEG, cujo objetivo é sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outros movimentos organizados por eqüidade e direitos humanos, por meio de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos." (...)
(...) "Em linhas gerais, consideramos que esta não é a única nem a melhor estratégia para enfrentar/prevenir a violência contra a mulher. Porém, consideramos que o envolvimento dos homens nessas questões é também uma forma de mostrar que, por um lado, os homens não são iguais e muitos são aqueles que questionam a ordem machista de gênero; e, por outro, que a luta feminista é uma luta de todos e todas. Uma sociedade mais democrática com justiça social, onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos é um projeto feminista compartilhado por muitos homens. A transformação simbólica que esta lei inscreve é extremamente profunda e merece atenção especial. (Por Benedito Medrado – Coordenador de Projeto)."
A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou em 28/06 o Projeto de Lei 484/07, de autoria do deputado prof. Carlos Giannazi que autoriza o Executivo a criar a editora pública estadual para publicar e divulgar a obra literária e poética de escritores e poetas que não têm condições financeiras para isso.(...)
"Há grandes talentos produzindo obras maravilhosas, principalmente, nas camadas populares. Porém, por falta de condições econômicas e também, pela omissão do poder público, que não investa nessa área, esses trabalhos não são publicados o divulgados. Por isso, propuz a criação da editora pública sem fins lucrativos, que tenha como principal objetivo estimular a criação literária e poética através de publicação e divulgação", disse o parlamentar.
A “Câmara Técnica de Saúde Mental do CREMESP lançou em 21/06/07, o livro “ÉTICA E PSIQUIATRIA”. Trata-se de uma coletânea de 22 artigos abordando diversos aspectos éticos relacionados com o exercício da especialidade. A publicação é prefaciada pelo dr. José Geraldo Vernet Taborda, coordenador do Depto. de Ética e Psiquiatria Legal da ABP, e um pós-fácio do prof. dr. Franklin Leopoldo e Silva (Facudade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da USP). “Segundo o conselheiro sr. Luiz Carlos Aiex Alves, coordenador da publicação, os assuntos expostos se destacam por sua contemporaneidade, pois estão relacionados com o trabalho de consultoria e assessoria técnica desenvolvido pela Câmara desde dezembro de 2003. “A par de ser uma obra inédita, seus capítulos refletem as principais questões que afligem a prática da psiquiatria na atualidade . Deverá despertar grande interesse entre os médicos”, explicou. O lançamento foi na subsede da Vila Mariana da ABP.
Dentre as atividades comemorativas da Academia Cristã de Letras (da qual Elisabeth Mariano pertence a cadeira nº 35) ocorreu o lançamento da obra: “Academia Cristã de Letras - Tributo aos Quarenta Anos de História”, de autoria do médico e acadêmico dr. Helio Begliomini (ocupante da cadeira nº 10). Editora Expressão e Arte/São Paulo.
Ao tomar posse como Membro Correspondente da Academia Nacional de Medicina, o médico dr. Helio Begliomini lançou a obra “Sonhar é preciso” pela Editora Expressão e Arte /SP/2007.
O acadêmico prof. dr. Ives Gandra da Silva Martins lançou a a obra “Exercício de Cidadania” que reúne sua experiência no campo do direito e do jornalismo, com os seus artigos publicados em vários jornais do país. O prof. dr. Ives é membro acadêmico da ACL, cadeira nº 23 e foi presidente da Academia Paulista de Letras. Obra foi lançada pela LEX Editora (Legal e Regulatória) 2007/São Paulo.