A parceria entre o “Instituto PAPAI e o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades resultou em ato público (em 10 de agosto, em Recife), para exigir do Poder Público o cumprimento da Lei do Acompanhante (Lei Federal n° 11.108). Esta lei assegura a presença de um (a) acompanhante junto a mulher no pré-natal, parto e pós-parto imediato.
Promulgada em 7 de abril de 2005, a nova lei passou a garantir as gestantes, o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto e pós-parto no Sistema Único de Saúde/SUS, e cabe a ela indicar quem irá acompanhá-la. A maior parte das gestantes desconhece este direito, assim como a maioria das unidades de saúde, no entanto observa-se que há maior resistência da equipe médica se o acompanhante for homem.
A Campanha “Paternidade: desejo, direito e compromisso” organizada pela ONG Instituto PAPAI, que há dez anos realiza ações para promover a participação do homem na vida reprodutiva, tem como slogan: “Pai não é Visita! Pelo direito de ser acompanhante”, objetiva mobilizar as relações de gênero, a partir da inclusão do pai no momento do parto. Permitir a presença de um acompanhante não é um favor, e sim, um direito. Os governos precisam criar as condições para que este direito seja garantido.” (Fonte: rede do Terceiro Setor (BR setor 3))
Este ato público que destaca homens, os quais se interessam em participar de todos os momentos da vida das mulheres e de seus filhos, enfoca uma inovação pela qual muitos/as profissionais liberais terão que ajustar o atendimento no campo da saúde, atualmente.
Tanto no consultório gineco-obstétrico, pediátrico, psicológico, ou fisioterapêutico, e na área de administração hospitalar, equipe de enfermagens e de serviços auxiliares em torno da gestação e parto, incluindo até mesmo a profissão de advocacia, que terá mais uma oportunidade para acionar direitos, todos precisarão se adaptar a nova lei, assim como, obviamente, todas as unidades de saúde privada, não somente as do SUS.
Trazemos nesta edição 63, novidades que esperamos sejam de grande valia para você. Receba um abraço fraternal da equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O GV NET, programa de Educação a Distância da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), está com inscrições abertas para cursos de pós-graduação semi-presenciais voltados para profissionais da área da saúde.
Para mais informações e inscrições acesse o site http://www.fgvsp.br/gvnet.
De 31 de outubro a 03 de novembro de 2007 acontecerá, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o XIV Encontro Nacional da ABRAPSO Diálogos em Psicologia Social: Epistemológicos, Metodológicos, Éticos, Políticos, Estéticos e Políticas Públicas.
Informações: http://www.abrapso.org.br ou contato@abrapso.org.br.
“A Imagem de logo do Congresso apresenta uma mulher grávida e os lenços das Mães da Praça de Maio - onde escrevem os nomes dos filhos e netos desaparecidos durante a ditadura militar argentina - por isso foram chamadas de "las locas de Mayo"..., por não deixarem esta memória da história política argentina desaparecer... Resistir é preciso, escolher mais ainda!”
Las Madres: 30 Años pariendo Vidas Insurgentes
Núcleo Organizador
VI Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos Y Las Madres de Maio.
Asociacion Madres de Plaza de Mayo
Magistrados “que atuam no sistema dos Juizados Especiais gaúchos participaram entre os dias 1º a 3 de agosto, do Curso de técnicas compositivas para conciliadores, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça. O treinamento integra o Movimento pela Conciliação - Conciliar é Legal e, nessa primeira etapa, irá acontecer em Porto Alegre, reunindo também juízes leigos e conciliadores de toda a Região Sul.
Segundo a Juíza-corregedora Vera Lúcia Feijó, foram indicados para participarem do curso Juízes gestores de projetos de conciliação em andamento e juízes leigos e conciliadores, que se dispuseram a atuar como multiplicadores dos conhecimentos a serem adquiridos nos treinamentos como multiplicadores dos conhecimentos a serem adquiridos nos treinamentos.”
O “CRO-RJ, por seu Plenário, vem a público comunicar o seguinte: Em razão das repetidas e injustificadas recusas das operadoras de planos de saúde para requisições de cirurgias buco-maxilo-facial e realização de exames complementares subscritos por cirurgiões-dentistas, o CRO-RJ, além de notificar a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS -, procedeu formal representação perante o Ministério Público Federal, que, por sua vez, instaurou inquérito administrativo para apuração da hipótese.
Com efeito, após ouvir todos os interessados, o Ministério Público Federal, representado pelo douto Procurador da República Fabiano de Moraes, reconheceu que a especialidade cirurgia buco-maxilo-facial pertence à Odontologia e, por conseqüência, os cirurgiões-dentistas são os profissionais habilitados para nela atuarem, como também que é prerrogativa dos cirurgiões-dentistas a requisição de exames complementares na condução de tratamentos odontológicos, especial e notadamente no campo da cirurgia buco-maxilo-facial.
Por conseqüência, o Ministério Público Federal editou a Recomendação PRM/Petrópolis nº 06/2007, cuja íntegra encontra-se publicada no site http://www.cro-rj.org.br.” (continua...)
Na esperança de que finalmente as prerrogativas dos profissionais da Odontologia sejam reconhecidas por todas as operadoras de planos de saúde,
Afonso Fernandes RochaJá ocorreu o lançamento do Manual de Direito das Famílias, em sua 4ª edição atualizada e com comentários sobre a lei Maria da Penha, separação extrajudicial e às reformas no processo de execução. Trata-se de uma obra de autoria da desembargadora Maria Berenice Dias, publicado pela Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 2007 - Telemarketing: 0800-702-2433.
Informações: http://www.mariaberenice.com.br.
O acadêmico Marcos Prado Troyjo tomará posse e ocupará a cadeira n° 18, cujo patrono é Oswaldo Aranha, e seu antecessor foi o acadêmico Walter Rossi. A cerimônia ocorrerá em 20 de agosto, a saudação será proferida pelo presidente do sodalício, acadêmico Paulo Nathanael Pereira de Souza, no Auditório Ernesto Igel/CIEE/SP.
O acadêmico José Luiz Gomes do Amaral tomou posse e ocupa a cadeira n° 37, cujo patrono é São João Bosco, e seu antecessor foi o acadêmico Samoel Atlas. A saudação foi proferida pelo acadêmico Guido Palomba, com cerimônia no auditório da Associação Paulista de Medicina, em 17 de julho.
O acadêmico Luiz Gonzaga Bertelli, presidente da Academia Paulista de História/APH, e que também integrante das Academias Paulista de Educação e da Academia Cristã de Letras, e presidente executivo do CIEE proferiu a palestra: “Os grandes nomes da poesia brasileira”, além de ter oferecido o livro de sua autoria: “Símbolos Nacionais” em evento que ocorreu em 10 de agosto, e foi organizado pela Prefeitura Municipal de Dois Córregos e pelo Instituto Usina de Sonhos pela Cultura da Paz, no Projeto Entre Versos.
A Sociedade Brasileira de Urologia lançou a Campanha Nacional contra o Câncer de Pênis, em que o “ZICO” com sua imagem, dá as dicas nas publicidades impressas, informativos, revistas etc.
Segundo as informações “Não lavar o Pênis diariamente pode causar muitas doenças. A mais importante é o câncer de pênis. É verdade, não lavar o pênis pode causar um tumor maligno muito agressivo. No Brasil, anualmente 1000 (mil) homens perdem seu órgão sexual por causa disso.”
A orientação é: “Lave o Pênis (com água e sabão) todos os dias e use sempre a camisinha”. O Slogan da campanha é: "Prevenir é fácil. Jogue limpo com seu amigo."
Mais informações acesse o site: http://www.sbu.org.br.
O “Manual de Feiras no Brasil é uma publicação direcionada a expositores que se preparam para participar de feiras de negócio nacionais. O conteúdo é um passo a passo para o pré, o durante e o pós-feira. O objetivo é mostrar que a obtenção de bons resultados passa por objetivos claros, planejamento detalhado, engajamento de todos os níveis da empresa, treinamento de equipes, seleção de fornecedores confiáveis e administração eficaz de detalhes. E muito trabalho. Mas vale a pena!”
(Informações: atendimento@feirasdobrasil.com.br).