FPLCEM


Edição nº 67 - de 15 de Dezembro de 2007 a 14 de Janeiro de 2008

Olá Leitores!

Incluir a linguagem não-sexista na cultura do idioma nacional

Muitas vezes observo como é difícil para eu expressar-me com correção na forma escrita ou falada, e analiso-me, busco corrigir, aprender, tento aprimorar-me, enfim, parece que além do modismo, que nos contamina de tanto ouvir os outros falarem, há também a emoção de dado momento que altera e influencia o resultado.

Daí, vem aquela pergunta: “por que falei isto errado nesta hora?”

Deste modo, passei a observar que o conteúdo do que está sendo expresso pode motivar muito, embora não tenha a respectiva e devida correção vernacular.

Atenta para verificar como se expressam os principais oradores, políticos, líderes, empresários, acadêmicos (maioria homens), observei que há alguns que são exemplares na formatação escrita, que é lida publicamente. Mas, quando ocorre o improviso, então as gafes gramaticais também ocorrem.

Neste ano de 2007 procurei pesquisar nos discursos se havia a inclusão da linguagem não-sexista, e percebi que alguns já se referem na saudação discursiva: “Senhores e Senhoras”.

Recomendar a leitura de livros tais como o do autor Arnaldo Niskier (Na Ponta da Língua), que corrige a expressão idiomática por meio de “histórias bem-humoradas”, assim como, as dezenas de obras de outras autorias, é algo que ajuda muito na correção.

No entanto, vale destacar que se observa, que ainda há uma “desatualização em relação a linguagem-não sexista” e adaptação “às normas e resoluções da ONU, a qual solicita que os governos passem a  adotar este formato nos manuais de estilo e de redação, para implantar as regras de feminização de nomes de profissão, dentre outras providências”, tais como em saudações discursivas, endereçamento de correspondências, evitando-se a descriminação pela linguagem escrita ou falada.

É difícil, sem dúvida, pois ainda a prática não está bem difundida.

Para quem está na busca de fazer auto-correção, é um exercício intelectual continuado, pois além de corrigir-se gramaticalmente precisa incluir o gênero feminino que esteja presente em um público (auditório, ouvintes, telespectadores, leitores, internautas etc.)

Creio que os/as profissionais liberais, diante da proximidade com a sua clientela possam pioneiramente procurar difundir este novo uso lingüístico na fala social, nos discursos em suas entidades, assim como nos meios educativos, pois grande parte também milita nos meios acadêmicos.

Pra concluir este ano 2007 queremos parabenizar a todas as pessoas, nas diversas profissões liberais do país, que abrigaram em seus quadros associativos pessoas imbuídas de princípios humanitários, que se engajaram de forma prática em algumas ações sociais.

Nosso agradecimento pelo apoio da CNPL em 2007, e a oportunidade que tivemos para divulgar as atividades de profissionais liberais frente a área política, eventos etc.

Nossos votos que em 2008 os nossos talentos sejam potencializados, atraindo muito sucesso “às pessoas de boa-vontade”.

Abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

CERIMÔNIA PREMIA OS CINCO NOTÁVEIS DA ODONTOLOGIA NO RIO DE JANEIRO

No “dia 11 de dezembro ocorreu a primeira solenidade de premiação dos Notáveis da Odontologia Fluminense, em cerimônia realizada no Plenário da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro - Palácio Tiradentes. Após análise das indicações encaminhadas por 32 entidades de classe da odontologia civil e militar, com o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, foram escolhidas as seguintes personalidades: Dr. Ítalo Honorato Gandelmann (Contribuição Científica); Vereador Dr. Carlos Eduardo (Contribuição Política); DACON / ABO-RJ (Contribuição Social); DENTSPLY (Contribuição Empresarial) e a jornalista Luciana Calaza, de O Globo (Contribuição Jornalística).”

(Fonte: CROn-line 126)

PRÊMIO ABRAMGE DE MEDICINA 2007

É da Unicamp o ganhador do Prêmio Abramge de Medicina deste ano.

O “prêmio Abramge de Medicina deste ano, que teve por tema: “Parto É Normal”, foi conferido ao Doutor José Hugo Sabatino, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pelo seu trabalho intitulado: “Análise crítica dos benefícios do parto normal em distintas posições”.

A Comissão Julgadora do concurso foi presidida pelo prof. Dr. Joamel Bruno de Mello (Conselheiro do Universo da Qualidade e Professor da Faculdade de Medicina da USP e da Faculdade de Medicina de Santo Amaro) e foi composta pelos médicos Vicente Bagnolli (Professor Associado e Livre Docente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Wilson Maça Yuri Arie (Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da USP e Chefe de Plantão da Casa Maternal Leonor Mendes de Barros). E, Ângela Maggio da Fonseca (Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP, Professora associada do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP) após a análise dos trabalhos inscritos decidiu, por unanimidade, pelo seu trabalho.

O prêmio de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) brutos a que fez jus foi entregue no decorrer do jantar de encerramento das atividades de 2007 do sistema Abramge/Sinamge/Conamge/Sinog, no dia 05 de dezembro, em São Paulo.

(Fonte: http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=24748#, in http://www.amigasdoparto.org.br/2007/index - Por ONG Amigas do Parto, 02 de Dezembro de 2007)

SEMINÁRIO ESPECIAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO

Sob o tema: “Receita e faturamento na jurisprudência atual do Supremo Tribunal Federal” e palestra de Edmar Oliveira Andrade Filho (Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP e membro emérito da APET) sendo coordenador Marcelo Magalhães Peixoto, a APET / Associação de Profissionais de Estudos Tributários promoveu o Seminário Especial de Direito Tributário, em 12 de dezembro.

(Fonte: convite da APET)

NOTICIAS SOBRE O MÉDICO E VEREADOR CARLOS NEDER

1 - O “Conselho Regional de Fonoaudiologia homenageou o Vereador Carlos Neder, durante sessão solene em comemoração ao "Dia do Fonoaudiólogo", organizada por aquela autarquia em 11 de dezembro. Neder é o autor da lei municipal que institui o Programa Municipal de Saúde Auditiva, da Lei de Atenção aos Surdoscegos e de projetos de lei dirigidos à redução dos ruídos no ambiente escolar e ao atendimento a portadores de fissura lábiopalatina”.

2 - A “Câmara Municipal derrubou o veto ao PL 403/2001 e assim determina que haja flexibilização de horário de trabalho para que servidores responsáveis legais por pessoas portadoras de deficiência possam acompanhá-las nos tratamentos e cuidados que necessitam.”

3 - O “Governo Federal lançou o programa "Mais Saúde - Direito de Todos". Trata-se do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) específico para a área de saúde, que prevê investimentos de R$ 89,1 bilhões nos próximos quatro anos. O ministro da Saúde estima que o PAC vá gerar 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos”. Para ler o PAC-Saúde, acesse http://bvsms.saude.gov.br/bvs/pacsaude.

4 - Foi “sancionada pelo Prefeito a Lei nº 14.622/07, de 11 de dezembro, que institui a Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina.”

(Fonte: Boletim Informativo de Carlos Neder)

SUGESTÃO de LIVROS sobre “Políticas Públicas” e sobre “Ações Coletivas”

POLÍTICAS PÚBLICAS

Reflexões sobre o conceito jurídico
Coord. Maria Paula Dallari Bucci
Editora Saraiva, 1ª edição/2006, 328 p.

AÇÕES COLETIVAS

(O problema da Legitimidade para agir)
Autor: Luciano Velasque Rocha
Editora Forense- 1ª edição/2007, 226 p.