Em meio a turbulência dos debates calorosos para alcançar a maioria dos votos e garantir a Prefeitura de cada Município, em nosso Brasil, uma importante “ferramenta da Cidadania” está nas mãos da população para decidir quem fará isto, e assim, representar a coletividade.
Muito se fala em Direitos do Cidadão ou da Cidadã, mas pouco se enfatiza sobre os Deveres da Cidadania.
Além de dever de votar, há outros que embora não multem, ou impeçam a acesso a concursos ou cargos públicos, ou tenha exigência de comprovação, são obrigações de cada pessoa em seu município, tais como:
Os de ordem ética e moral de todas as pessoas cidadãs, por exemplo, o dever de não sujar as ruas, ou de lançar objetos do alto de prédios, ou pixá-los, ou de estragar ônibus, metrôs etc.
“Para controlar os deveres de cidadania há as fiscalizações pelos diversos órgãos públicos, que se encarregam de aplicar as penalidades aos infratores.
Porém, os Direitos de Cidadãs e de Cidadãos, na maioria das vezes são desrespeitados em sua dignidade e ante o descaso e desmando das autoridades em relação à observância desses direitos. Por isso, depende quase que exclusivamente dos cidadãos e das cidadãs a conquista e construção desses direitos de cidadania, para que ela seja modelada e cada vez mais integrada no conjunto dos costumes do poço, ou seja, na cultura do povo.
Em nossa sociedade, tão marcada pela experiência dos privilégios e dos favores concedidos à elites, com a exclusão dos menos afortunados social e economicamente somente o exercício da cidadania será capaz de, gradualmente promover uma mudança nos costumes, valores e mentalidades para atingirmos a sociedade igualitária que todos almejamos.
Em outras palavras: se os cidadãos e as cidadãs deixarem de se conformar com os desrespeitos aos seus direitos e à própria dignidade, por mais insignificante que seja considerado o direito não observado, não haverá espaço para que a minoria que detém o poder econômico ou de mando continue, impunemente, a cometer tais afrontas a esses direitos.”
Nessa edição queremos contribuir com este trecho retirado na integra do livro: Conquistando a Cidadania (. P31 e p.32) de Valéria Souza, Conselho de Cidadania – Região Sudeste / 1994, para reafirmar a toda a população brasileira a importância de cumprir bem com o dever de votar, e com a obrigação garantida de cobrar os seus direitos das autoridades que assim forem eleitas.
Na expectativa de que aprecie esta seleção de noticias que fizemos para você, enviamos um cordial abraço de Elisabeth Mariano e da equipe do Portal ESPAÇO MULHER INFORMA...
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Foi lançada a terceira edição do Concurso de Monografias da Controladoria-Geral da União sobre os temas Prevenção da Corrupção e Combate à Corrupção, com a finalidade de estimular pesquisas voltadas à prevenção e ao combate à corrupção no Brasil, como forma de incentivar a participação do cidadão no controle da Administração Pública. Serão distribuídos prêmios para as monografias selecionadas. As inscrições podem ser feitas até 13 de outubro.”
Regulamento, inscrições e outras informações: http://www.esaf.fazenda.gov.br/.
“O ministro do Turismo, Luiz Barretto falou para empresários estrangeiros em São Paulo e destacou a importância da Lei Geral do Turismo e da realização da Copa de 2014 como fatores para estimular investimentos no país, ele voltou a afirmar no dia 8 de outubro que com a aprovação da Lei Geral do Turismo (LGT) o país oferece segurança jurídica e tributária para investimentos estrangeiros. "O marco regulatório do setor, recentemente sancionado pelo presidente Lula, é a garantia que faltava para o desenvolvimento do setor", disse Barretto aos mais de 200 empresários participantes da XII Conferência Brasileira de Investimentos e Hospitalidade, que ocorreu até o dia 9, em São Paulo (SP).
Barretto destacou também a importância da realização da Copa do Mundo de 2014 no país. "Sabemos que para um evento deste porte é preciso planejamento e investimentos prévios. Estão previstos investimentos em aeroportos, transporte público, hotelaria, saneamento básico, telecomunicações e muito mais". Ele acrescentou que o Ministério do Turismo já tem em mãos um diagnóstico da infra-estrutura e de serviços para o desenvolvimento turístico dos 65 destinos prioritários do país, entre os quais estão as 18 cidades candidatas a sede da Copa.
O Ministério também vai investir em qualificação para o mundial de futebol. Para isso, já foi acertado uma parceria com a BBC de Londres para o ensino da língua inglesa no Brasil, em um projeto similar ao realizado na China para os Jogos Olímpicos de 2008. Além disso, os jovens bolsistas do programa Bolsa Família começarão a ser capacitados, no próximo ano, para trabalhar no turismo. "Os investimentos realizados para a Copa do Mundo contribuirão para que o turismo se torne um dos maiores setores empregadores e geradores de renda do Brasil", afirmou o ministro.
O ministro do Turismo falou ainda dos investimentos em acessibilidade, sinalização turística, construção de estradas, pontes e centros de convenções, entre outras ações, que o MTur faz desde 2003 em todo o país. Segundo ele, em conseqüência desse esforço feito pelo governo, o setor vem registrando contínuos indicadores de crescimento. "O estrangeiro que vem ao país, hoje fica mais tempo e gasta mais. De 2003 a 2007, a receita cambial acumulou US$ 19 bilhões, e o país recebe hoje mais de cinco milhões de turistas estrangeiros", afirmou.”
De blocos de anotação a scanners portáteis, passando por soluções para mobília de escritórios de advocacia, a quinta edição da Fenalaw tem a diversidade como característica principal. A feira, que iniciou no dia 7de outubro trouxe ao público cursos e palestras, além de exposição de livros, móveis, decoração e produtos de tecnologia e informática.”
“(...) Este ano, a Fenalaw contou com 63 stands de exposição. A feira trouxe uma grande variedade de produtos para advogados e administradores dos escritórios. A maioria dos expositores é de softwares especializados em advocacia. Há programas para facilitar cálculos de custas judiciais e trabalhistas, formatação de documentos padronizados de um escritório (petição inicial e recursos), bibliotecas jurídicas digitais e controle do andamento processual.”
“(...) Um outro serviço diferenciado apresentado entre os stands da Fenalaw 2008 é a possibilidade de se contratar um clipping matinal dos diários oficiais de todos os Estados brasileiros, além da cobertura dos tribunais superiores. A empresa faz a abordagem geral do que é divulgado pelos veículos oficiais e ainda pode pesquisar o andamento das fases processuais de um cliente específico.
Na feira, editoras apresentaram diversas publicações, muitas digitais, entre livros e revistas, além de cursos jurídicos on-line. Há ainda empresas com especialização em medicina forense, aplicação de bolsas de valores e gestão de custos de um escritório.
Um pequeno stand apresentou blocos de anotação que são colados para marcar os códigos de lei e livros consultados por um advogado. Os adesivos são de diversas cores e tamanhos. Um outro espaço apresentou soluções diferentes para a mobília de um escritório.”
Mais informações: http://www.fenalaw.com.br.
“A planta do tabaco, matéria-prima da substância responsável por milhões de casos de câncer, pode oferecer uma vacina para tratar uma das formas dessa doença, segundo estudo da Universidade de Stanford, na Califórnia. Os pesquisadores usaram a planta como "fábrica" - ou incubadora - de um anticorpo químico capaz de combater linfoma folicular de célula-B. A estratégia da vacina criada a partir da folha do tabaco é injetar os anticorpos do câncer no paciente diagnosticado com a doença, estimulando o seu sistema imunológico para reconhecer e destruir as células do linfoma.
Ainda em fase inicial de testes, a vacina foi utilizada em apenas 16 pacientes para testar os efeitos colaterais dos anticorpos produzidos pelas plantas. O resultado da primeira fase foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.”
“A Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário promoverá, de 15 a 17 de outubro de 2008 o XI ENAI - Encontro Nacional dos Advogados do Mercado Imobiliário, no auditório da EMERJ no Rio de Janeiro”.
Informações e inscrições através do e-mail abami@abami.org.br.
Evento: XI ENAI – Encontro Nacional dos Advogados do Mercado Imobiliário
Local: Auditório da EMERJ (Escola de Magistratura do Estado do Rio).
Evento promovido pela ABENEPI - Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil - Capítulo Paulista - Núcleo Campinas, em 1º de Novembro de 2008 no Anfiteatro – PUCC II / Campinas – SP.
VAGAS LIMITADAS!
Mais informações: abenepicampinas@gmail.com.
Realização: ABENEPI – Núcleo Campinas http://www.abenepi.com.br/agenda/080921-nucleo_campinas.php.
Está confirmada a realização do III Congresso da ABGLT, de 07 a 11 de dezembro de 2008, em Belém do Pará. O prazo para inscrição é até 17 de outubro de 2008.
A ficha de inscrição está disponível no site da ABGLT: http://www.abglt.org.br/port/IIIcongresso.php.
Informações adicionais, pelos e-mails congresso@abglt.org.br e presidencia@abglt.org.br.
Janaína Barbosa de Oliveira Coordenadora Executiva do III Congresso da ABGLT.
Toni Reis - Presidente da ABGLT.
Destinado aos Cirurgiões-Dentistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos e Clínicos em geral, foi ministrante dr. JEFFREY P. OKESON, DMD.
Dr. Okeson é Professor e Diretor do Departamento de Ciências da Saúde Oral e Diretor do Programa de Dor Orofacial Faculdade de Odontologia da Universidade do Kentucky - Lexington, Kentucky – EUA, que estabeleceu em 1977. O Centro representa o esforço multidisciplinar no tratamento dos problemas crônicos da Dor Orofacial. Ele desenvolveu vários programas de treinamento de pós-graduação neste Centro, incluindo o grau de Mestrado de Ciência da Dor Orofacial.
Dr. Okeson tem cerca de 180 publicações na área de Oclusão, Desordens Temporomandibulares e Dor Orofacial, em jornais e revistas nacionais e internacionais. A quinta edição do seu livro: "Tratamento das Desordens Temporomandibulares e Oclusão" foi publicada pela C. V. Mosby Publishers. Este texto é usado na maioria das Faculdades de Odontologia dos Estados Unidos, como também por muitos outros países. Foi traduzido para sete diferentes idiomas estrangeiros. Em complemento a este texto, Dr. Okeson autorizou a sexta edição do "Bell’s Dor Orofacial", que foi publicado pela Quintessence Publishing Company. Este texto é largamente utilizado em programas de Dor Orafacial pelo mundo.”
“A Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais (ABOPE), vai promover o 19º IADH (Internacional Association for Desability and Oral Health) que será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na cidade de Santos/SP. Pela primeira vez em sua história, o evento acontecerá na América Latina e o Brasil foi escolhido como sede. As inscrições para trabalhos e participação no evento já estão abertas.”
Maiores informações no site do evento: http://www.iadh2008santos.com.br.
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o Prêmio ao Sucesso Internacional 2008, da agência de notícias Inter Press Service (IPS), por sua luta em favor do comércio justo e da igualdade econômica para o mundo em desenvolvimento. A decisão de premiar o Presidente Lula foi tomada pela Junta de Diretores da IPS, presidida por Federico Mayor Zaragoza, ex-diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).”
“Iniciativa da Associação Brasileira de Educação, da Associação Brasileira da Imprensa e do jornal Folha Dirigida, elegeu o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) uma das dez Personalidades Educacionais de 2008. A votação foi espontânea e sem pré-indicação de nomes por um colégio eleitoral constituído por 4901 nomes dos mais representativos das comunidades educacional e cultural do Rio de Janeiro.”
A palestra que impulsiona toda sua equipe para as vendas de fim de ano e 2009: COMO VENDER COM O FOCO DO CLIENTE – Um Novo Paradigma para Vender com Sucesso sem Precisar Levar o Cliente na Conversa.
Um evento inédito com Maurício Góis: – o palestrante do conteúdo transformador: mais de 900 mil participantes no Brasil, Portugal, EUA e África.
Para mais informações: e-mail para contato@mauriciogois.com.br dizendo “quero receber mais detalhes sobre a palestra inédita: COMO VENDER MAIS COM O FOCO DO CLIENTE”.
Saiba mais em http://www.mauriciogois.com.br.