FPLCEM


Edição nº 83 - de 15 de Abril de 2009 a 14 de Maio de 2009

Olá Leitores!

Talento, dedicação e disciplina destacam as mulheres profissionais liberais

Embora nas profissões liberais ainda ocorram muitas áreas técnicas, atualmente, predominam as de nível universitário. Segundo estudos estatísticos recentes as mulheres ingressam em maior número nas faculdades e também concluem na maioria, predominando na formação de nível superior.

Muitas partem para fazer concursos públicos e estagiam junto a alguns grandes grupos empresariais, na busca de garantias salariais e até mesmo pensando em mais estabilidade e carreira.

Todavia, a disciplina de trabalho, a boa administração de seu próprio tempo, somados a dedicação a clientela, e a busca constante de aprimorar o seu talento profissional fazem com que as mulheres sejam muito bem sucedidas atuando em seus próprios gabinetes ou escritórios como profissionais liberais, inclusive porque facilita mais a organização de horários com a divisão e compromissos assumidos coma a família e o lar.

Mesmo que não ocorram muitas benesses de financiamentos de equipamentos, e outros conhecimentos que requeiram muita técnica operacional, é muito comum verificarmos como as mulheres quotizam melhor os rateios das despesas de instalação física e de componentes (máquinas, instrumentos, etc.) que sejam necessários para executar a tarefa profissional para a qual se qualificaram.

Ou seja, as profissionais liberais ainda acrescentam algo mais no exercício de seu trabalho, além de todas as outras mulheres, pois elas precisam também administrar o próprio negócio, pois se tornam as únicas responsáveis pelo êxito da própria carreira e, da sua manutenção na concorrência de mercado.

Consideramos este diferencial das mulheres profissionais liberais uma posição estratégica na sociedade laboral de nosso país, e, que além de atender com dedicação a sua clientela, elas podem também informar bons costumes e formar muitas opiniões.

Nossos parabéns e a valorização da equipe ESPAÇO MULHER.

Fraternal abraço de Elisabeth Mariano

Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.

Softwares combatem o plágio em trabalhos escolares

"Preocupadas em combater o plágio em trabalhos acadêmicos, instituições de ensino superior têm adotado programas de computador que ajudam o professor a identificar os casos suspeitos.

Recentemente, a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, a FAAP e o Senac-SP aderiram à ideia. A Universidade Anhembi Morumbi e a Universidade Cruzeiro do Sul utilizam esse tipo de ferramenta desde o início de 2008.

Alguns desses softwares estão disponíveis gratuitamente na Internet. Os mais elaborados, em geral pagos, analisam cada parágrafo do documento enviado pelo aluno, comparando com o conteúdo de bilhões de saites da internet e de algumas bibliotecas eletrônicas, elaborando um relatório com o índice de coincidências encontradas.

Esse é o caso do Safe Assign, um dos mais usados no País. O programa também compara o trabalho com todos os outros já submetidos à sua base de dados. "Isso permite ao professor descobrir, por exemplo, se o aluno está reaproveitando uma pesquisa já apresentada em anos anteriores", explica Emerson Fabiani, coordenador da Escola de Direito da FGV."

Ele esclarece que "o software não apenas identifica o trecho copiado como aponta o endereço eletrônico do conteúdo original". (Com informações da Folha de Londrina).

(Fonte: http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=14403 de 03.04.09)

População brasileira não têm acesso adequado a escovas de dente

"Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde indicou que em 2008, cerca de 58% da população brasileira não tinha acesso adequado a escovas de dente. O número inclui pessoas que consumiram o produto de forma esporádica ou inadequada (quando o uso da mesma escova é feito por um período muito prolongado) e também brasileiros sem acesso algum.

De acordo com o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca Jr, "a não-utilização de escovas de dente no País é mais comum do que se imagina". Ele alertou que praticamente todas as capitais brasileiras apresentam índices de acesso zero ao produto.

Em 2003, o índice de acesso zero chegava a quase 65%, mas o crescente número de pessoas que passaram a integrar o mercado de trabalho, segundo Pucca, levou à queda dos números."

(Fonte: Agência Brasil in CROn-line 157)

40 milhões de kits de saúde bucal para a população em 2009

"Após a divulgação de que 58% dos brasileiros não teriam acesso adequado a escovas de dente, a Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde anunciou que vai incorporar ao Programa Brasil Sorridente, até o final de 2009, 40 milhões de kits com escova e pasta de dente, destinados ao público infantil e adulto.

Estes kits estarão à disposição de todas as dezoito mil equipes de saúde bucal em exercício atualmente no País. Cerca de 8,5 milhões serão entregues aos alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas localizadas em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), abrangendo 1 mil 158 municípios brasileiros."

(Fonte: Agência Brasil in CROn-line 157)

Vacina contra o câncer

"Já existe uma vacina brasileira contra alguns tipos de câncer. Foi desenvolvida por cientistas brasileiros, mostrando-se eficaz em 80% dos casos, tanto no estágio inicial como em fase mais avançada da doença.

A vacina é fabricada utilizando-se uma pequena parte do tecido doente. Em 30 dias está pronta e é remetida para o médico oncologista do paciente.

Os cientistas desenvolveram a vacina no Hospital Sírio Libanês - Grupo Genoa."

Informações pelo tel 0800-7737327 ou no site http://www.vacinacontraocancer.com.br."

(Fonte: http://www.cro-rj.org.br/boletim/)

Comunicado: Sociedade Brasileira de Cardiologia

"A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apoia incondicionalmente a lei aprovada dia 7, na Assembleia Legislativa de São Paulo, que proíbe o fumo em locais fechados.

O tabaco é o principal fator de risco evitável para as doenças cardiovasculares. O fumo aumenta em até 300% o risco de um ataque cardíaco, além de provocar inúmeras outras doenças. No Brasil, 200 mil pessoas morrem todos os anos por causa do cigarro e, segundo estudos internacionais, o tabaco mata um em cada dois usuários. Somente a proibição total e abrangente, como a lei aprovada, pode reduzir o consumo de tabaco e evitar os efeitos do fumo passivo.

O fumante passivo, ou seja, aquele que não fuma, mas está próximo de um fumante, tem contato direto com 30 substâncias cancerígenas, presentes na fumaça do cigarro. O fumo passivo é responsável por 40% dos infartos, matando 6 pessoas por dia, no Brasil, causa ainda 30% de cânceres de pulmão, entre outras doenças.

A lei aprovada ontem na Assembleia paulista, depois de sancionada pelo Governador do Estado, deve reduzir drasticamente esses números, contribuir para uma maior conscientização da população sobre os males do tabaco e incentivar outras casas legislativas a adotar o mesmo rigor em outros estados."

(Fonte: Comitê Anti-Tabaco - Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, http://www.amb.org.br/teste/index.php?acao=mostra_noticia&id=4417)

Câmara de Vereadores vai apreciar revogação da Lei da Mordaça na cidade de São Paulo

"Apesar da inconstitucionalidade, o inciso I do artigo 179 do Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de São Paulo (lei 8989/79) impede o professorado e demais servidores(as) de darem entrevistas. O texto proíbe funcionários(as) de referirem-se “depreciativamente em informação, parecer ou despacho, ou pela imprensa, ou por qualquer meio de divulgação, às autoridades constituídas e aos atos da Administração”. Esse dispositivo, conhecido como Lei da Mordaça, é um dos motivos da ausência de voz dos profissionais da educação da cobertura da mídia sobre o tema.

Por se tratar de um resquício autoritário da ditadura militar, o vereador Antônio Donato (PT) apresentou projeto de revogação do texto. “É preciso que o servidor público seja encarado como cidadão e possa opinar sobre o destino da administração pública e não ser criminalizado por isso”, justifica.

O projeto de lei nº 124/2009 já está em tramitação na Câmara dos Vereadores e pode demorar ainda um ano para ser aprovado. “Espero poder agilizar, mas isso depende de acordo com as bancadas”, afirma Donato.

Durante a campanha eleitoral na cidade de São Paulo, a candidatura do atual prefeito Gilberto Kassab se posicionou contrária à lei da mordaça. Em debate promovido pelo Movimento Nossa São Paulo, o secretário municipal da Educação Alexandre Schneider pediu a revogação. “Sou contrário à lei. Ela é ruim tanto para o professor quanto para a cidade, na medida em que as pessoas têm que ter o direito de falar. Eu nunca lancei mão dessa lei. Enquanto estiver na secretaria não vou usá-la”, disse. “Está na hora de retirar. Essa é uma lei retrógrada e acho que não faz nenhum sentido. As pessoas têm o direito de falar com responsabilidade”, completou na ocasião.

No final de 2008, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou texto semelhante ao de Donato, mas o governador José Serra vetou, justificando inconstitucionalidade na tramitação do projeto. Donato acredita que a administração municipal não terá atitude semelhante. “A legislação é ambígua nesse sentido, então depende da vontade política do governante. Se quiser resolver, passa por cima do chamado vício de iniciativa (justificativa de Serra). Mas se não tem vontade política, utiliza esse argumento para fugir do debate do mérito”.

Donato espera que a sensibilização da sociedade crie um clima favorável à aprovação e à sanção pelo poder Executivo. “É um projeto simples, mas bastante simbólico pela ampliação dos direitos da população e por encarar o servidor como cidadão. A legislação existente acaba inibindo a participação cidadã”, conclui."

Fala Educador! Fala Educadora!

O Observatório da Educação da Ação Educativa acompanha o tema desde 2007 e identificou, em 18 estados do País, leis inconstitucionais que impedem funcionários públicos de se comunicarem com a imprensa. Em sete de outubro de 2008, a Ação Educativa, em parceria com a ONG Artigo 19, APEOESP e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), lançou a campanha nacional “Fala Educador! Fala Educadora!”, em favor da liberdade de expressão de trabalhadores(as) em educação. Mais informações podem ser obtidas no blogue da campanha."

(Fonte: http://www.abong.org.br/final/noticia.php?faq=19542 de 07/04/2009)

Projeto pode transformar camelô em microempresário

Do G1

Um projeto, lançado no fim da manhã do dia 7 de abril, "vai transformar os ambulantes em microempreendedores. Os camelôs vão ser cadastrados pra entrar no mercado formal, o que dá direito a aposentadoria e outros benefícios. Os primeiros beneficiados são cerca de 1.500 vendedores que trabalham na Tijuca, na Zona Norte do Rio.

Após um levantamento de todo comércio de rua, os camelôs da região poderão fazer parte do projeto Empresa Bacana. O objetivo é organizar os pequenos negócios dos ambulantes. O projeto da prefeitura conta com o apoio do Sebrae e da Coppe-UFRJ.

O prefeito Eduardo Paes falou sobre esse assunto no lançamento do projeto, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

“O que eu posso dizer para esse comércio ambulante que busca se legalizar e que trabalha dentro da lei é que na verdade ele vai se transformar, com esse ato, em um microempreendedor individual. Ele vai poder recolher seus impostos, simbolicamente, como o ISS e o ICMS. E vai poder contribuir para a previdência, vai poder entrar nas alternativas que os governos oferecem. O Sebrae vai estar à disposição deles, porque eles passam a ser micro e pequenos empresários, microempreendedor individual. Então, é para eles ficarem muito tranquilos”, detalha o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Augusto Lopes, explicou o que será feito, já a partir de quarta-feira (dia 8 de abril).

“Vai ser feito um cadastramento e alguns ambulantes vão se tornar legais e outros não poderão mais exercer suas atividades. O objetivo é que os legalizados se tornem microempreendedores e possam ter os benefícios (previdenciários e da seguridade social) que a partir de primeiro de julho uma lei vai possibilitar”, explicou Lopes.

A prefeitura informou que as regiões de Madureira, no subúrbio, e Campo Grande, na Zona Oeste, serão os próximos a receber o projeto."

(Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios Online in http://www.fenacon.org.br/adm/noticias_online/ver_noticia.php?xid=2121&titulo=)

INTERMODAL reunirá mais de 45 mil profissionais de logística, transporte e comércio internacional - 14 e 16 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo

"A demanda por soluções e novas alternativas reafirma ainda mais a importância do evento como ponto de encontro obrigatório do setor.

Entre os dias 14 e 16 de abril, o Transamérica Expo Center, em São Paulo, será palco da 15ª edição da Intermodal South America 2009, feira que reúne os maiores nomes do setor de logística, comércio exterior e transporte mundial.

O evento contará com 450 expositores, 12% a mais que a edição anterior, sendo que a participação internacional cresceu em 20%. A Intermodal é a feira mais importante do setor, oferecendo soluções em serviços e sistemas de transporte e logística de cargas, serviços para comércio exterior, sistemas de TI e segurança, além de equipamentos e tecnologias para portos e terminais.

Diante do novo cenário mundial, mais e mais empresas vêem o grande leque de oportunidades comerciais que só uma feira de negócios pode oferecer. Além de um ponto de encontro estratégico para a geração de negócios e relacionamento, os profissionais de decisão têm no evento um verdadeiro centro de compras, cheio de ofertas e oportunidades imperdíveis.

Atualmente, a presença em feiras do porte e relevâncias da Intermodal pode-se dizer obrigatória. E não são poucas as razões que sustentam essa afirmação.

Na agenda mundial para o setor de logística, transporte e comércio internacional, são apenas três os grandes eventos: um na Europa, outro na Ásia, e a Intermodal, que às vésperas de sua 15ª edição é consagrada como a maior e mais importante feira nas Américas, reunindo os principais players do setor, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, vendas e networking. "Este ano serão 450 expositores, 12% a mais que a edição anterior, sendo que a participação internacional cresceu em 20%", diz Joris Van Wijk, diretor da UBM Brazil. De acordo com o presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, o setor está em crescimento e a tendência para 2009 é continuar neste ritmo. O processo de globalização tem exigido a reestruturação das empresas, obrigando empresários a procurar a diferenciação de seus produtos. "Para superar este momento, as empresas precisam estar mais competitivas e a Intermodal é, sem dúvida nenhuma, a feira mais importante para o desenvolvimento de oportunidades e alavancagem de negócios para o setor", afirma Benatti."

(Fonte: Tribuna Catarinense - 12/4/2009 -in Guia de Feiras no Brasil)

2ª Conferência Internacional de Tecnologia Social

"Acontece em Brasília entre 15 e 17 de abril a 2ª Conferência Internacional de Tecnologia Social cujo objetivo é estabelecer parâmetros para a viabilização das Tecnologias Sociais, integrando diferentes experiências internacionais e aprofundando a discussão conceitual sobre o tema.

Estarão presentes representantes de instituições associadas à RTS, gestores de instituições públicas e privadas, empresários/as, lideranças comunitárias, empreendedores/as sociais, representantes governamentais e de organizações de pesquisa. Para isso, estão previstas palestras e mesas-redondas, além de painéis onde serão apresentadas experiências nacionais e internacionais no campo das Tecnologias Sociais."

Inscrições e programação, no site: http://conferencia.rts.org.br/.

O convite pode ser acessado em: http://www.abong.org.br/final/download/CONVITEapresentacaoC12.jpg.

(Fonte: Realização e Organização: Abong e RTS)

Associação Paulista de Medicina realiza em todo estado treinamento inédito de Transtorno de Aprendizado

"Em 27 de abril, a Associação Paulista de Medicina (APM) promoverá um treinamento inédito sobre Transtornos de Aprendizado. A partir da capital, especialistas ministrarão uma videoconferência de atualização 100% ao vivo para dezenas de cidades do estado de São Paulo, entre elas Americana, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Botucatu, Campinas, Jaú, Indaiatuba, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

Os municípios escolhidos como pólos têm Regionais APM. A conferência é dirigida a médicos, educadores, psicólogos, psicopedadogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, diretores de escolas e outros profissionais interessados. É gratuito a todos e também pode ser acompanhado pelo público leigo sem ônus.

O objetivo é levar aos profissionais de lugares longínquos as informações mais atuais sobre o tema, criando a possibilidade de aumento no número de diagnósticos e de casos tratados.

Os Transtornos do Aprendizado e os Transtornos Psiconeurofuncionais atingem cerca de 40% da população em idade escolar. Os principais transtornos de aprendizado, segundo a psicopedadoga Ana Silvia Figueiral, que falará sobre estes temas, são a dislexia - dificuldade na área da leitura, escrita e soletração, a discalculia - incapacidade de compreender e manipular números, e a disgrafia - alteração da escrita. São distúrbios que muitas vezes levam a criança a uma punição injusta, desmotivando-a ainda mais.

 Um dos maiores contratempos, no entanto, é o déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, que atinge cerca de 6% das crianças em idade escolar trazendo situações dramáticas para o portador e pessoas mais próximas quando não diagnosticado e tratado.

Suas principais características são a fácil distração e a impulsividade, acrescidas ou não da hiperatividade. As crianças portadoras do TDAH podem mostrar-se tranqüilas ou inquietas, mas invariavelmente sofrem com a dificuldade de concentração, que atrapalha a aprendizagem e é visível nas notas finais.

“Um transtorno de aprendizado não tratado é um dos principais motivos para a defasagem escolar. A partir desse ponto, o jovem fica inclinado a seguir o caminho do abandono, o que leva muito ao uso de drogas, à violência e à marginalidade”, alerta dr. Wimer Bottura Jr, presidente do Departamento de Adolescência da APM e coordenador do evento. “A atuação integrada entre educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos é fundamental na abordagem adequada. Precisamos chegar às crianças antes que os transtornos do aprendizado se transformem em problemas maiores”.

Programa - serão abordados a epidemiologia e o impacto dos transtornos do aprendizado na vida pessoal, familiar, social e profissional do portador, além informações sobre transtornos específicos, tais como dislexia, discalculia, disgrafia, disortografia e o Transtorno do Aprendizado Não Verbal.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Bipolar do Humor, Depressão na Infância e Adolescência, Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, Ansiedade de Separação e Transtorno do Apego Reativo são também temas que serão explanados pelo próprio dr. Wimer. Ele também orientará pais e professores sobre como detectar os primeiros sinais dos Transtornos de Aprendizado e como proceder.

Ao término da videoconferência, um espaço será aberto para discussão e dúvidas de todos os participantes de todos e quaisquer pontos de transmissão."

Videoconferência Transtornos de Aprendizado - Data: 27 de abril de 2009 - Horário: 20h30.

(Fonte: Assessoria de Imprensa 09/04/09, http://www.apm.org.br/aberto/noticias_conteudo.aspx?id=7395)

19ª Edição da FITNESS BRASIL INTERNACIONAL apresenta novidades e discute a importância e os métodos do Treinamento Funcional

"Entre os dias 30 de abril e 03 de maio, o Centro de Convenções Mendes, em Santos, litoral paulista, irá sediar a 19ª Fitness Brasil Internacional. O tradicional evento deve receber 80 mil visitantes e 4.500 profissionais e estudantes de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição que buscam reciclagem e atualização para o desenvolvimento da carreira.

Durante os quatro dias, os participantes terão acesso a cursos, treinamentos, workshops, clínicas e palestras em diversas áreas nos 11 módulos divididos em Musculação e Personal Training, Bem-Estar, Treinamento Funcional, Fitness e Ginástica, Acqua Fitness, Esportes, Nutrição, Ciência do Exercício e Fisioterapia. Ao todo, 100 professores trocarão experiências com os participantes de 83 cursos ligados a estas áreas.

Serão apresentadas também discussões sobre a importância do investimento em conhecimentos e experiências ligadas à gestão estratégica, liderança e alternativas mercadológicas, no módulo sobre Carreira. Os processos de aprendizagem motora, a estratégia lúdica em recreação na escola são os temas dos cursos do módulo Escolar e Recreação.

Segundo o diretor pedagógico e de conteúdo da Fitness Brasil, Luis Otávio Moscatello, a principal característica do evento está na segmentação dos assuntos. "O evento proporciona um intercâmbio entre diversos setores e isso é muito importante no mercado Fitness", destaca.

A Convenção é organizada pela Fitness Brasil, em parceira como IHRSA, American Ecology, American College of Sports Medicine, Microsoft, Comitê Olímpico Brasileiro, Conselho Federal de Educação Física, Sesc de Santos, Gatorade Sports Science Institute e Instituto Fitness Brasil.

Ginástica funcional é destaque na programação

Durante a 19ª Fitness Brasil Internacional acontecerá a I Convenção Nacional de Treinamento Funcional. O encontro promete reunir diversos profissionais da área que apresentarão as principais vertentes e métodos desse que é um dos mais recentes segmentos de mercado.

O treinamento funcional ocupará lugar de destaque no evento, pois este é um nicho que promete ganhar ainda muito espaço entre os profissionais do ramo. "Nós estamos atentos a esse movimento que abrange tanto as atividades individuais, como o personal training e as atividades coletivas", completa Moscatello.

Exposição

A convenção internacional traz também a Expo Fitness Brasil, maior feira de fitness e bem-estar da América Latina. A exposição apresenta os diversos lançamentos e ofertas de produtos e serviços para profissionais da área e demais interessados no estilo de vida saudável.

Cerca de 130 expositores mostram novidades em linhas de calçados esportivos, roupas, softwares de elaboração e acompanhamentos de treinos e administração de academias, spas e fitness centers, material didático, cds e vídeos. Além disso, apresentam equipamentos e acessórios para ginástica, pilates e natação, programas de aulas para academias, livros e publicações, suplementos e produtos de avaliação física.

Durante o evento acontecerá o Brazilian Street Dance Festival, campeonato de hip hop com grupos de todos os estados brasileiros, um dos mais expressivos deste segmento. E também a sexta edição do "Qualifying Bem Vindo a Bordo". Em parceria com a Fitness Brasil, a empresa Costa Cruzeiros selecionará professores para trabalhar durante a temporada 2009/2010 a bordo de um dos navios da companhia."

Mais informações: http://www.fitnessbrasil.com.br.

(Fonte: Portal Segs in Guia de Feiras do Brasil - 12/4/2009)

Mudanças na Declaração de Renda

"O ano de 2009 trouxe mudanças na forma de declarar o imposto de renda. A Receita Federal está enviando ao contribuinte o formulário com os dados já preenchidos, mais o valor do tributo a ser pago ou a restituição a receber, agilizando os cálculos na hora de fazer a declaração. O novo sistema baseia-se no modelo fiscal americano e tornou-se possível porque a Receita dispõe dos dados de todos os contribuintes.

O novo sistema deverá trazer ainda uma redução da malha fina, permitindo a correção de erros e omissões nas informações de rendimentos.

Como facilitador, caberá ao contribuinte confirmar ou contestar os dados recebidos."

(Fonte: Receita Federal. in CROn-line 156)

Travesti terá nome social na escola

"Medida é válida também para transexuais nas redes estadual, particular e algumas municipais.

Pamella Wayolla cursa o ensino médio e diz já ter sido vítima de preconceito.

Travestis e transexuais conquistaram em Goiás o direito de serem chamados pelo nome social em diários de classe e outros documentos escolares. É o que garante resolução aprovada na semana passada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), que deve ser publicada e que já entrou em vigor. A medida vale para as escolas de educação básica das redes estadual e particular de todo o Estado e das municipais, nas localidades onde não existir Conselho Municipal de Educação.

A decisão unânime dos conselheiros do CEE – a segunda do tipo no País, depois do Estado do Pará – atende a pedido de instituições como o Fórum de Transexuais de Goiânia e Associação de Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT)."

Carla Borges; Zuhair Mohamad; Liorcino Mendes Pereira Filho (Léo Mendes) Jornalista Profissional MTB/GO nº 7633.

(Fonte: liorcino@yahoo.com.br (afiliadasabglt@yahoogrupos.com.br e Toni Reis [tonidavid@avalon.sul.com.br])

Calendário Feiras do Brasil 2009: agora com 50% de desconto

"Refletir o mercado de feiras em um país continental como o Brasil não é uma tarefa fácil. E foi este desafio que a equipe Feiras do Brasil decidiu enfrentar. Editado há 4 anos, o Calendário Feiras do Brasil chega à edição 2009 com mais de 650 feiras de negócios de expressão internacional, nacional e regional realizadas em todo o país, o que representa em termos de movimentação mais de 85% do setor de feiras nacional. Trata-se da publicação mais completa sobre o segmento brasileiro de feiras disponível no mercado.

A partir do mês de abril, a equipe Feiras do Brasil oferece 50% de desconto para aquisição de exemplares. O objetivo é auxiliar empresas a obterem bons resultados durante as feiras do segundo semestre de 2009."

Mais Informações sobre o Calendário 2009: http://www.feirasdobrasil.com.br/impresso.

E-mail: atendimento@feirasdobrasil.com.br.

(Fonte: Redação Feiras do Brasil)

A Saúde e o Sentido para a Vida (Dia Mundial da Saúde e Dia do Jornalista - 7 de abril)

Autor: dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade CREMESP 103282) (*)

"Um sábio escritor/aviador/filósofo, Antoine de Saint-Exupéry,nos deixou como legado, para além do Pequeno Príncipe, um alerta sobre a necessidade de que busquemos um Sentido para a Vida. Ele nos indicou o caminho quando, em seus livros Terra dos Homens e Um Sentido para a Vida, nos disse: "De que estamos nós precisando para nascer para a vida? Precisamos nos dar. Sentimos que o homem não pode comunicar com o homem senão através de uma mesma linguagem... Quando nos encaminharmos na direção boa, aquela que tomamos na origem, ao despertamos do barro, somente então seremos felizes. Só então poderemos viver em paz e morrer em paz, porque o que dá um sentido à vida dá um sentido à morte".

Necessitamos, hoje, no mundo do medo líquido e das vidas desperdiçadas ou da vida nua, urgentemente de uma nova linguagem universal. Necessitamos todos de uma Nova Saúde, a moda de Nietzche e Walt Whitman. Necessitados estamos todos e todas de um sentido para nossas vidas.

Hoje, dia 07 de abril, se comemora o Dia Mundial da Saúde. Amanhã o que comemoraremos? o desaparecimentos das 'novas pestes e epidemias? o fim de nossas 'não-visões brancas'? o surgimento de novos meios biotecnológicos de controle das mortalidades e do sofrimento humano? ou o enriquecimento e dignificação da vida humana com novos princípios éticos e bioéticos?

Digo que sem a última resposta de nada valerá uma resposta às indagações anteriores. Senão, gananciosamente, os proprietários/empresários da Sáúde nos anunciarão/venderão uma falaciosa "descoberta" de um novo modo de Viver e Morrer, inclusive com as frequentes violações de todos os princípios sobre pesquisas em seres humanos. Isso, diante da nossa alienação, se não prestarmos atenção, com urgência, para a produção do que chamo de Vulneração/Expropiação da Vida.

Hoje é dia de exclusão. Sim é dia de exclusão 'saudável' no Big Brother. E se estamos todos aguardando o próximo 'milionário' e seu 'milhão', que dizem ser escolhido por nós, continuamos também assistindo a Terra, a Gaia, tremendo e nos anunciando novas e italianas e universais mortes, bem como novas lágrimas em olhos afegãos e/ou africanos ou nordestinos. A nossa atual sensibilidade para o sentido Universal da Vida tem, na banalização das violências, tornado, a cada dia na Idade Mídia, um modelo de viver. Nos estão afirmando, economicisticamente, que 'vale tudo' para vencer entre os muros, sob as câmeras e teletelas, com uma visão naturalizadora de um panóptico olhar de milhares de nós-espectadores.

Estamos comemorando hoje a saída de nossos 'irmãos' ou 'irmãs' do Big Brother. Estaremos, então, felizes por nos identificarmos projetivamente com o Vencedor(a). Porém, em seguida, quando um pequeno indiano nos ensinar como 'ganhar o primeiro milhão e nos tornarmos todos milionários', ainda assim estaremos cativos de um medo fundamental: "o medo de ser pinçado sozinho da alegre multidão, ou no máximo separadamente, e condenado a sofrer solitariamente enquanto todos os outros proseguem seus folguedos. O medo de uma catástrofe pessoal" (1). Vivenciamos, absortos e absorvidos (mas não absolvidos) diante das nossas TVs um 'show da realidade', ou seja o reality show que está nos, subliminarmente, avisando que seremos 'inevitavelmente' excluídos. Apenas um será o milionário. Confirmar-se e se naturaliza que o hipercapitalismo tem suas razões e suas verdades. Não será e não é preciso que ninguém nos advirta que estamos 'nos assistindo' nos reality shows da vida. Sabemos e naturalizamos que para vencer teremos de lutar para não sermos excluídos. Já nos colocamos como pré-desfiliados. E isso ocorrerá na fila do INSS, na fila do banco, na fila da escola, na fila do espetáculo, nas filas de entrada para a Era do Acesso, onde alguns poucos selecionados podem participar do show e milhares serão seus 'tele-colegas' deste trabalho sob clausura e confinamento.

E onde entra a Saúde no meio deste cenário? sim, as nossas saúdes (que não serão apenas a ausência das doenças) entram na necessidade do que Viktor E. Frankl (2), a quem dedico algum tempo de minhas leituras atuais, afirmou de forma contundente sobre sua experiência no campo de concentração de Auchwitz: "...que o sentido da vida sempre se modifica, mas jamais deixa de existir..., podemos descobrir esse sentido na vida de três diferentes formas: 1. criando um trabalho ou praticando um ato; 2. experimentando algo (como o amor, a beleza, a verdade) ou encontrando alguém; 3. pela atitude que tomamos em relação ao sofrimento inevitável".

A mim, na minha atual condição de saúde vulnerada, me interessa a autotranscendência necessária para o reconhecimento de minhas fragilidades consideradas humanas, inclusive, com o 'direito humano' de me deixar contaminar pela 'cegueira branca das mídias globais'. É, então, diante de minha vulnerabilidade humana que precisarei estar trabalhando, micropoliticamente, pela busca de novos modos de ser e estar no mundo. Tenho, em homenagem a Orwell, a incansável tarefa de humanizar meus atos médicos, realizando as experimentações e pesquisas, com crítica e ética, de todos os avanços que a Medicina e as Biotecnologias em que estou envolvido/capturado. Devo tentar alcançar a proposta de Frankl, ele também médico e psiquiatra. Ele realizou com persistência e nobreza o ato da sobrevivência em um campo de concentração, reforçando que muitas vezes foi o humor, o amor aos seus semelhantes, o reconhecimento de seus algozes da SS como humanos, a resiliência e permanente busca de uma outra forma de saúde, lhe permitiu sair vivo desta experiencia crucial de vida nua, ou seja: buscar aquilo que alguns filósofos existencialistas ensinam, ou seja, tolerar a FALTA DE SENTIDO DA VIDA. Podemos, portanto, mesmo diante de uma situação inexorável e de nossa finitude, afirmar nossa transitoriedade vital e, com coragem e determinação, afastar o medo líquido e certo da Morte, afirmando que a Vida tem um sentido incondicional. O que nos dá um sentido às nossas vidas também dará um sentido às nossas mortes.

Por isso digo, em especial aos que ainda olham como inválidos os que se tornam pessoas com alguma forma de incapacidade ou deficiência, que a Vida vale a pena (sofrimentos criativos) e as penas (sofrimentos patológicos), quando compartilhamos de uma nova linguagem universal. Mais vale ainda se seu sentido e linguagem é propor um novo paradigma ético-estético e político para o viver (Guattari), onde tentamos ser éticos, para ser potência ativa que surge na imanência das práticas para coordenar a vida e escolher a forma de vivê-la, com profundo respeito à Diferença e os Outros. Mais ainda olhando com um olhar para além do olhar, um novo modo de ver/sentir estético e subversivo, rompendo, como criação e criadores permanentes, a pretensa unidade economicista do mundo capitalístico e globalizado atual; e, finalmente, nos afirmando micropoliticamente com a implicação de escolha de que modos de mundo desejamos VIVER e MORRER COM SUAVE DIGNIDADE.

A TODOS E TODAS MEU DESEJO DE UMA SAÚDE PARA ALÉM DA QUE NOS DIZEM SER NECESSÁRIO E INDICADA PARA BEM-VIVER."

Referências:

(1) Medo Líquido - Zigmunt Bauman - Jorge Zahar Editora - Rio de Janeiro, RJ, 2008.

(2) Em Busca de Sentido - Um Psicólogo no Campo de Concentração - Viktor E. Frankl - Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2008 - 26ª Edição.

(Fonte: InfoAtivo DefNet - nº 4200 - Ano 13 - Março de 2009 - EDIÇÃO EXTRA - http://www.defnet.org.br - Editor Responsável - Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade - copyright 2009-2010 (*) artigo com reprodução autorizada pelo autor em e-mail de 14/4/2009)