Enquanto a profissão de jornalista foi desregulamentada e a de geógrafos e engenheiros se encontram também ameaçadas do mesmo, outras categorias profissionais mantém incalculáveis números de propostas na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, para projetos de lei na regulamentação profissional, dentre estes estão profissões com ensino superior, tecnológico, e técnicos, entre outras que usam arte. Assim estão na expectativa os turismólogos, esteticistas, cabeleireiros, fotógrafos, web design (informática), vigilantes (segurança), detetives, peritos, comerciários, biomedicina, físicos, fitoterapeutas, pesquisadores, educadores social, catadores de coco, repentistas, surfistas, DJs (sonoplastas), especializados em educação física, lazer, etc.
É preciso compreender que além de serem reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as categorias também visam garantir direitos e vantagens adicionais. Todavia, para autoridades do MTE, o fato de se criar um sindicato já se garante que haja uma categoria diferenciada, e isto está sagrado na Constituição Brasileira, a qual assegura "a plena liberdade de exercício de atividade laboral ou econômica, independente da normatização pelo poder público." O sindicato também pode garantir os direitos aos trabalhadores (piso salarial negociado em convenção coletiva), independente da regulamentação formal desde que estabeleça a capacitação técnica.
O TEM mantém sua atenção principal quando há interesse público ou de coletivos envolvidos, por exemplo, aquelas "profissões ligadas à área da saúde, educação, segurança, a vida dos cidadãos "(homens ou mulheres). Incluem-se aqui exigências de consumidores em relação às áreas de entretenimento e lazer.
Muitas lideranças classistas mediante as dificuldades e demora e até mesmo a não-regulamentação das profissões (por buscas de anos a fio em projetos de leis frustrados), consideram que o mais importante e é a regulamentação da atividade profissional e não a profissão.
É bom lembrar que obter a formação de ensino superior, (é apenas uma citação curricular) não garante a qualidade de uma pessoa profissional de qualquer categoria, pois qualquer pessoa pode ser bem formada em um curso técnico ou de tecnólogo.
Também se deve considerar que atualmente o Ministério da Educação está atento ao reconhecimento de cursos de ensino superior nas faculdades/nas universidades (fechando alguns por irregularidades, ou negando-os). Obviamente, que um curso não está atrelado ao fato de que a profissão já esteja regulamentada, ou não.
Segundo especialistas técnicos da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (Ctasp), da Câmara dos Deputados para ocorrer a regulamentação de uma profissão na proposta é necessário conter os seguintes itens: " Não conter reserva de mercado para um segmento em detrimentos de outras profissões com formação idêntica ou equivalente. Garantir a fiscalização do exercício profissional. Estabelecer os deveres e as responsabilidades da profissão." (*) in http://br.dir.groups.yahoo.com/group/AGBDF/)"
Partindo destes pressupostos é muito importante que as propostas e lutas para a regulamentação das profissões sejam adequadas e, reestudadas, priorizando formação com qualidade, dos que já estão no mercado de trabalho, que apresentem marcos de atuação, alinhamento com outras áreas multidisciplinares sem invadir atividades laborais de outras categorias.
Deixamos aqui nossa expectativa de que sejam tratadas com respeito humano e valorizadas as pessoas que mais se demonstram qualificadas tecnicamente. Um erro que se comete atualmente é a crença de que só os que possuem (e apenas) muitos títulos e comprovação de cursos, tenham a garantia para serem considerados superiores aos colegas, sem a ética necessária para o bom exercício profissional de todas as categorias classistas.
Receba a edição nº 92, que preparamos para você com muitas notícias e pesquisas e o fraternal abraço da equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
PESQUISA DE SAUDE
“Após a comprovação de que o ômega 3 é capaz de minimizar a morte neuronal em ratos durante crises epiléticas, pesquisadores verificaram outro benefício da ingestão desse tipo de ácido graxo: a formação de novas células no tecido cerebral http://www.planetamedico.com.br/materias/?id=5270 .
Um estudo realizado em ratos no laboratório da Disciplina de Neurologia Experimental da UNIFESP - e que integra uma das linhas de pesquisa do Instituto Nacional de Neurociência Translacional - verificou que o ômega 3 é capaz de regenerar neurônios. A pesquisa aponta para a possibilidade de, no futuro, se criar drogas que possibilitem a regeneração cerebral de pessoas com epilepsia e alguns tipos de demências.
Para a realização da pesquisa, 20 ratos adultos foram separados em quatro grupos distintos, com livre acesso a água e comida. Ao primeiro grupo, chamado de controle sadio, foi administrado placebo. Ao segundo, que também era composto por animais sadios, foi incluído em sua dieta ômega 3. Nos grupos 3 e 4, formados por ratos com crises de epilepsia, foi administrado placebo a um e, ao outro, o ômega 3. A quantidade do ácido graxo administrado aos ratos foi compatível com a quantidade de ingestão de peixes recomendada a seres humanos, que é de três vezes por semana.
Após 60 dias ininterruptos de tratamento, a análise do tecido cerebral dos ratos mostrou que o ômega 3 foi capaz não apenas de minimizar a morte de células cerebrais dos animais com epilepsia, como também capaz de regenerá-lo, com a formação de novos neurônios. "Com a descoberta, é possível dizer que o cérebro é capaz de se regenerar, o que é extremamente importante, já que crises prolongadas de epilepsia podem lesionar os neurônios", explica o neurocientista Fúlvio Alexandre Scorza, chefe da disciplina e coordenador da pesquisa.
De acordo com ele, apesar de ter sido estatisticamente não-significante, o mesmo foi verificado nos animais sadios que ingeriram o ácido graxo.
Em 2008, Scorza e sua equipe de pesquisadores já haviam verificado que esse ácido graxo - encontrado em maiores concentrações no salmão, no atum e na sardinha - ajudava a prevenir a morte neuronal em ratos com crises de epilepsia. Isso, graças ao seu potencial de aumentar a produção de proteínas que capturam a entrada do cálcio no neurônio e, conseqüentemente, diminui a morte dessas células. "Observamos, também, que o ômega 3 agiu como antiinflamatório no tecido cerebral dos animais com processo inflamatório crônico por conta das crises epiléticas", explica.
Após os resultados encontrados, estudos sobre o efeito da adição do ômega 3 na dieta de crianças com epilepsia refratária - de difícil controle - estão sendo conduzidos por médicos da UNIFESP e da USP de Ribeirão Preto. Entretanto, segundo o pesquisador, o principal tratamento da doença ainda é medicamentoso e a adição do ácido graxo na alimentação desses pacientes é apenas coadjuvante para tentar minimizar as crises.
Caracterizada pela alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, a epilepsia pode ocorrer sem uma causa aparente ou devido a traumas na cabeça ou durante o parto, tumores cerebrais e abuso de álcool e drogas. Sua incidência varia entre 1% e 2%, sendo mais freqüente nos países em desenvolvimento, onde ainda são comuns casos de desnutrição, doenças infecciosas, principalmente por falta de saneamento básico adequado, e assistência médica deficiente.
No Brasil, a principal causa da epilepsia ainda é a neurocisticercose, doença causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium - popularmente conhecida como solitária - presentes em verduras mal lavadas, água contaminada ou carne de porco crua ou mal cozida."
"Recente reportagem veiculada no New York Times, "quase a metade todas as mulheres que usam um popular contraceptivo injetado (mais conhecido como DMPA ou Depo-Provera) perde uma quantidade significativa de densidade óssea no período de dois anos, e pesquisadores agora dizem que o maior risco está entre as fumantes, as mulheres que não consomem cálcio suficiente e aquelas que nunca estiveram grávidas.”
(...) O estudo aparece na edição de janeiro do jornal Obstetrics & Gynecology.
Mais de dois milhões de mulheres americanas usam o DMPA, incluindo cerca de 400 mil adolescentes. Os pesquisadores disseram que a perda nos ossos era de "significativa importância", pois a recuperação de densidade óssea pode levar muito tempo - e os quadris são a região mais comum para fraturas em mulheres mais velhas.
"Agora, podemos dizer a nossas pacientes que não fumem e que tomem sua dose de cálcio todos os dias - esses são fatores de risco modificáveis", disse a principal autora, a médica Abbey B. Berenson, diretora do Centro de Pesquisa Interdisciplinar de Saúde Feminina na Universidade do Texas, em Galveston. "O outro lado é que, se eu tiver uma paciente que fuma, ficarei mais preocupada em prescrever o Depo-Provera a ela".
de 16 a 20 de janeiro de 2010 em Foz do Iguaçu/PR
* IV Seminário de Legislação Desportiva
* Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica
* II Meeting Internacional de Futebol
* IX Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul
Informações e inscrições: atendimento@congressofiep.com
30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2010
Centro de convenções do anhembi - são paulo/sp
Saiba mais e inscreva-se em http://www.ciosp.com.br
de 8 ao 12 fevereiro do 2010 em Havana, Cuba
Promovido pelo Ministério de Educação Superior e as universidades da República de Cuba destinado à comunidade de professores, pesquisadores, estudantes universitários e secundários, como também a diretiva das instituições de educação superior e funcionários de instituições, organizações e empresas relacionada com educação superior. da educação superior para todos, com qualidade e relevância ao longo da vida.
Presidente:
Ing. Miguel Díaz-Canel Bermúdez
Ministro de Educación Superior de Cuba
Informações e inscrições: univ2010@reduniv.edu.cu
Nos dias 10 e 11de abril de 2010 – São Paulo
Organização: Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Presidente: Roberto Raduan (São Paulo)
Coordenador-executivo: Abrão José Cury Jr (São Paulo)
Coordenadora científica: Carla Rosana Guilherme Silva (Campinas)
Público alvo: médicos clínicos gerais
Haverá palestras, simpósios e mesas-redondas sobre pesquisas, avanços, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças rotineiras tratadas em consultório. Informações pelo site da Sociedade Brasileira de Clínica Médica http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=CongressosEventos&esp=15
25 a 28 de abril de 2010 - Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
A Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, quatro dias discutirá temas multidisciplinares de relevante importância para o público alvo, formado por médicos, nas mais variadas especialidades, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos, biomédicos, nutricionistas, psicólogos, estudantes em formação, enfim, todas as categorias da saúde.
Dr. José Luiz A. de Carvalho
Presidente da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará
Informações e inscrições: http://www.congressomedicoamazonico.com.br/mensagem.php
25 a 27 de março de 2010 - Rio de Janeiro
VII Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME
IX Simpósio Internacional de Medicina Antienvelhecimento
VIII Congresso Brasileiro de Medicina Antienvelhecimento
V Congresso Ibero-Americano de Medicina Antienvelhecimento
VIII Convenção Brasileira de Medicina Estética
VII Congresso Pan-Americano de Cirurgia Estética
VI Encontro Internacional de Obesidade e Celulite
IX Fórum de Envelhecimento Cutâneo
XI Jornada Brasileira de Dermatologia Estética
I Encontro Nacional de Ginecologia e Obstetrícia Estética
Local/Place:
Hotel Intercontinental
Av. Aquarela do Brasil, 75 - São Conrado
Rio de Janeiro - RJ
Mais informações
Secretaria: Regency Congressos & Eventos medicinaestetica@regencyeventos.com.br e em http://www.regencyeventos.com.br
De 29 de maio a 03 de junho de 2010 em Gramado
A Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho promove o Congresso da ANAMT 2010 e o 1º Congresso Ítalo-Brasileiro de Medicina do Trabalho.
Informações e inscrições; http://www.anamt.org.br, http://www.sogamt.org.br e http://www.anamt.org.br
De 18 a 20 de março, em LISBOA
A “União dos Advogados de Lingua Portuguesa (UALP) irá realizar no período de 18 a 20 de março do próximo ano, em Lisboa, o I Congresso dos Advogados de Lingua Portuguesa.
O tema central em discussão será "Os desafios da advocacia de língua portuguesa no mundo sem fronteiras". O Brasil será representado no Congresso pelo ex-presidente nacional da OAB e atualmente presidente da Comissão de Relações Exteriores da entidade, Roberto Busato. Fazem parte da UALP os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.”
Buscam-se colaboradores e doadores para os projetos abaixo citados, que poderão ser adotados por empresas pelas áreas e Responsabilidade Social, ou incorporados a algumas outras atividades voluntárias de alguns clubes de serviços ou grupos de amizade fraternal. As sugestões foram retiradas do Banco de Projetos do site da Petrobrás, onde poderão ser encontradas mais sugestões em: http://www2.petrobras.com.br/minisite/desenvolvimento_cidadania/bancodeprojetos.asp
5.4.2 Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Integrando Ações.
Prevenir e remediar os casos de violência sexual com o atendimento psicossocial às crianças e adolescentes e aos autores do abuso e capacitar profissionais capazes de identificar casos de abuso sexual e divulgar o tema. O projeto vai atender 100 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos diretamente e capacitar 240 profissionais que atuem no cotidiano com o público-alvo.
http://www2.petrobras.com.br/minisite/desenvolvimento_cidadania/bancodeprojetos.asp#sul
São participantes do projeto os travestis e transexuais que sobrevivem da prostituição na cidade de Uberlândia/MG, com idade entre 20 e 60 anos ou mais. O objetivo principal é a capacitação para o ingresso no mercado de trabalho e a promoção do auto-sustento para além do espaço da prostituição.
Criar oportunidade de trabalho e geração de renda para 285 pessoas, dos quais 80 são jovens infectados pelo HIV (de 20 a 29 anos), 30 são familiares e 10 amigos dos doentes. Uma outra parcela é de 125 doentes adultos (de 30 a 59 anos) e mais 20 familiares e 10 amigos. O projeto também contempla cinco idosos infectados e mais cinco familiares.
Centro de Convivência, Reabilitação e Profissionalização da Pessoa com Deficiência.
Atender pessoas com deficiência da região do Alto Irani, oeste de Santa Catarina, com ações que promovam a cidadania e a dignidade humana a partir do convívio, da reabilitação e da formação profissional. Participam do projeto cerca de 80 pessoas com vários tipos de deficiência, em sua maioria jovens entre 20 e 29 anos.
Formação de profissionais para a área industrial para adolescentes que já consumiram drogas, com a participação de 145 estudantes na faixa etária entre 13 e 29 anos e 131 profissionais do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Livro: A Arquitetura da Felicidade
Autor: Alain de Botton
Editora: Rocco
"O que é uma construção bela? Por que dizemos que certos prédios são belos - como o palácio do Doge, em Veneza, e a Catedral de Westminster, em Londres - enquanto tachamos outros de inadequados, esquisitos, monótonos ou mesmo feios? Quais são as qualidades que tornam essa ou aquela obra agradável aos nossos olhos?
Embora muitos arquitetos e teóricos hoje em dia se esquivem dessas questões, assumindo de antemão a inutilidade de um debate acreca da beleza arquitetônica, Alain de Botton parte de indagações tão naturais quanto essas para nos levar por um tour pela filosofia, psicologia e história da arquitetura. Sem oferecer respostas prontas, o autor relativiza concepções normalmente aceitas e provoca importantes reflexões sobre aspectos nem sempre óbvios dos ambientes que nos cercam.
Muito mais do que uma discussão frívola e preciosista sobre detalhes irrelevantes das construções, o questionamento da ideia de beleza da arquitetura está intimamente associado à felicidade e ao bem-estar das pessoas. Afinal, prédios belos têm a peculiar capacidade de provocar boas sensações, enquanto lugares desagradáveis podem ser verdadeiros convites à infelicidade. Em 202 imagens, entre fotos e desenhos, A arquitetura da felicidade é um guia indispensável para quem quer desenvolver uma relação mais consciente com a cidade onde vive e entender melhor os sentimentos que ela suscita."
"ALAIN DE BOTTON nasceu na Suíça, em 1969. Sucesso de crítica e vendas, formou-se em Cambridge e mora em Londres. Sua obra já foi traduzida para mais de dezesseis idiomas. Dele a Rocco já publicou Como Proust pode mudar sua vida, Ensaios de amor, O movimento romântico, Nos mínimos detalhes, As consolações da filosofia, A arte de viajar e Desejo de status."