Quando o cenário político partidário se acentua recordamo-nos das poucas mulheres candidatas, algumas em atendimento as cotas, outras porque já estão preparadas para a carreira do poder, e verificamos a valorosa atuação de nossas brasileiras, senadoras, deputadas, vereadoras, prefeitas, vice-governadora, trouxemos, nesta edição, uma reportagem sobre a Presidenta do Parlamento Europeu - a advogada e escritora deputada Nicole Fontaine.
Incluímos notícias que destacam a área da comunicação, noticiamos eventos importantes e incluímos uma breve análise de duas obras: Relações Compartilhadas, e, Câncer - Direito e Cidadania. Esperamos que você aprecie esta leitura e contate-nos com a sua opinião.
Abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Nicole Fontaine nasceu em 1942, na Normandia, aos 20 anos, em 1962 ela licenciou-se em direito, obtendo, depois, o diploma do Instituto de Estudos Políticos em Paris, em 1964, seguido do doutoramento de Estado em Direito Público, em 1969. Advogada inscrita, exerce a sua profissão junto da comarca de Hants-de-Seine.
De 1972 a 1984, ela exerceu importantes cargos públicos e teve reeditada quatro vezes a sua tese de doutoramento em direito sobre as relações entre o Estado e o ensino privado sob contrato, tornou-se a referência incontestável na matéria.
Em junho de 1984 foi eleita deputada européia, tendo exercido as principais atividades no âmbito de 3 comissões parlamentares de que é membro: a Comissão de Assuntos Jurídicos e dos Direitos do Cidadão; a Comissão para a Cultura, a Juventude, da Educação e os Meios de Comunicação Social e a Comissão dos Direitos da Mulher. Foi reeleita outras três vezes como deputada européia.
Em 1994 publicou uma obra destinada a proporcionar ao grande público um melhor conhecimento do Parlamento Europeu, intitulada: Les députés européens: Qui sont-ils? Qui font-ils? (Os deputados europeus: Quem são? O que fazem?).
Em agosto de 1997 publicou um guia das ajudas comunitárias intitulado: L'Europe de vos initiatives (A Europa de suas iniciativas), dentre outras importantes obras de sua autoria.
No plano nacional, Nicole Fontaine, é vice-presidenta da UDF e, a este título, membro do Comitê Executivo e da Direção Política da UDF.
Ocupando o 2º lugar na lista liderada por François Bayrov, Nicole Fontaine é reeleita deputada européia, em junho de 1999.
Candidata à Presidência do Parlamento Europeu, foi eleita por maioria dos votos na primeira volta do escrutínio de 20 de julho de 1999.
A Associação Brasileira de Imprensa, fundada em 07 de abril de 1908, elegeu a primeira mulher para presidir o Conselho Administrativo. Trata-se de Ana Arruda Callado, que exercerá o cargo entre 2002 a 2005.
Ana também já havia sido eleita, anteriormente, para a subsecretaria, e foi a primeira mulher a integrar a Diretoria Executiva. E no ano passado (pela ausência do saudoso Chamilete) ela assumiu a Vice-Presidência da ABI, sendo a única mulher, no grupo dos 11 diretores.
No dia 9 de julho, às 10 hs, foi apresentado o site internacional News and Views from the Roots (Notícias e Comentários desde as Bases), aberta pela União Católica Internacional de Imprensa (UCIP), para receber e divulgar notícias de jornalistas cadastrados de 130 países.
O evento aconteceu no SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), em São Paulo.
O presidente do UCIP, professor Ismar de Oliveira Soares, fez a apresentação do site hospedado pelo portal CatolicaNet.
Após 10 anos de luta o Brasil aprova o Conselho de Comunicação Social, junto ao Congresso Nacional, no Senado, de acordo com a Lei 8389, de 30 / 12 / 1991.
Ocorreu com Sucesso a IX Plenária pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, no Rio de Janeiro (14 à 16 / 06 / 2002).
Criado em 1991, como movimento e passando a ser pessoa jurídica constituída em 1996, o Fórum congrega entidades da Sociedade Civil para enfrentar os problemas da área das Comunicações no país.
O Clube Soroptimista de São Paulo comemorou o 49º aniversário de existência como prestador de bons serviços à nossa Sociedade.
O evento ocorreu em 08 de julho, com um chá no Terraço Itália, para formalizar, também, a posse da nova diretoria biênio 2002 / 2004.
A cartilha publicada pela Confederação Nacional dos Bancários e do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e a CUT e intitulada Relações Compartilhadas - Um outro mundo é possível, traz importantes informações e, pioneiramente, aborda, em formato de cartilha, as questões que envolvem o homem e a mulher que compartilhando as tarefas domésticas, as responsabilidades e conseqüências da gravidez, a educação e o cuidado infantil de modo prazeroso com justiça, equidade e harmonia promovem a satisfação para todos. Os capítulos intitulados: Tarefas Domésticas; Ninguém Engravida Sozinho; Quando Nasce um Bebê, Nasce um Pai!; Mãe e Pai sem Culpa; Mães e Pais Homossexuais; Direitos do Pai, da Mãe e da Criança; de modo sucinto abordam estas questões familiares tanto do ponto de vista sócio-psicológico, quanto legal, e assim, promove a oportunidade para a mulher ascender na sua carreira profissional contando com o seu parceiro na divisão de tarefas, compartilhando o prazer de maternidade ou paternidade responsável e, sem desgastes emocionais, principalmente, buscando o equilíbrio das crianças.
Destaque para as palavras de Oded Grajev(*) que conceitua ..."Ao defender os direitos dos trabalhadores e os Direitos Humanos em geral, ao denunciar a degradação ambiental e a exploração de crianças no trabalho, ao defender os direitos dos consumidores, condenar a injustiça social e a discriminação de raça, gênero e idade, defender os direitos dos portadores de deficiências (física, mental e sensorial), promover os valores da solidariedade, estabelecer uma legislação de proteção aos direitos trabalhistas, humanos, sociais e ambientais e formar profissionais com valores éticos, estas organizações criam um contexto cada vez mais incentivador à responsabilidade social empresarial".
(*)Oded Grajev é o Diretor Presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Presidente do Conselho de Administração da Fundação ABRINQ pelos Direitos da Criança e do Adolescente e é o idealizador do Fórum Social Mundial.
"Conferência Nacional 2002 - Empresas e Responsabilidade Social, realizada pelo Instituto Ethos, em São Paulo, de 4 a 7 de junho, teve quatro painéis temáticos: Gestão Estratégica da Responsabilidade Social, Diálogo com os Atores Sociais, Impacto da Ação Social das Empresas: aprendendo com as experiências, Temas Emergentes. Estiveram presentes mais de 650 empresários e executivos aprofundando conhecimentos nas ações que promovem melhor qualidade na gestão dos negócios e na sociedade.
O 2º Encontro Estadual das Vereadoras foi uma iniciativa do Conselho Estadual de São Paulo, do Elas por Elas na Política, da Fundação Konrad Ademauer, da Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM e da União das Vereadoras do Estado de São Paulo - UVESP, realizada no dia 11 de junho, no Crowne Plaza Hotel.
A abertura solene foi presidida pela Sra. Maria Lúcia Alckmin - Presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Os temas debatidos foram: A Comunicação Social na Política; Oficina Municipal; Mulheres Vítimas da Violência; A Mulher na Política do Estado de São Paulo e Cidadania para Todos.
Da autora, advogada e ex-portadora da doença, Antonieta Barbosa foi lançado em 05 / 07 / 2002, pela Editora Bagaço, durante o VII Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia, no Centro de Convenções, no Recife.
O Fórum Mundial da Educação será em Porto Alegre / RS, entre os dias 19 a 22 de janeiro de 2003.
O Fórum Social Mundial será em Porto Alegre / RS entre os dias 23 a 28 de janeiro de 2003.
Será em Ribeirão Preto / SP, entre 10 e 12 de julho de 2002, a I Conferência Internacional de Educação, Multiculturalismo, Diferenças e Convivência.