Aqui retornamos acreditando que os anseios da maior parte dos habitantes deste planeta é ver nascer, crescer e se desenvolverem seres humanos que vivam em paz e que sejam produtivos para a sociedade.
Ou seja, ser mulher é fazer parte da maioria dos habitantes da Terra e educar filhos desde o ventre, nos seus primeiros passos e conhecimentos.
Porém, em algum determinado momento esses filhos e filhas assimilam novos costumes da sociedade que os rodeia e se tornam permeáveis ao que é positivo ou negativo formando novos hábitos.
Atualmente, os produtos e serviços voltados para a área da educação são os mais promissores, por tal motivo, anunciados aqui o VI Congresso e Feira da Educação SABER 2002 e o Fórum Mundial da Educação, destacamos os eventos da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo e o Congresso Internacional Amazônia 2002. Parabenizamos o 15º aniversário da UNIPSICO e concursos para as mulheres. E como pesquisa trazemos algumas informações sobre a Fibromialgia. Esperamos que aprecie estas nossas informações e saiba que desejamos muito sucesso par você.
Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
“Educar para viver, viver para educar: As muitas faces do professor.”
Dias 19, 20 e 21 de Setembro de 2002 no Palácio das Convenções Anhembi – São Paulo
A palestra inaugural foi feita pelo educador francês Charles Hadji. E o artista Toquinho apresentou um show com o projeto Guri, e a um vídeo relacionado com o tema do congresso.
Foram 70 expositores e 88 temas apresentados além de inúmeras palestras gratuitas.
“A programação oficial da 2ª edição do Fórum Mundial da Educação (FME) será lançado, oficialmente, em Porto Alegre (RS), no dia 18 de setembro.
O Tema Central do FME – 2003 é Educação e Transformação e será desdobrado em três Conferências, nove Debates Temáticos, Sete Debates Especiais e os Debates de Programação Simultânea.
O FME – 2003 – Porto Alegre / Brasil debaterá temas fundamentais na área de educação e as diversas realidades econômicas, políticas, políticas e sociais, sendo que farão parte mais de cem conferencistas e debatedores convidados, representando 34 países. As trocas de experiências educativas entre os participantes acontecerá nos Relatos e Grupos Temáticos, possibilitando aos autores uma participação direta com os participantes. Os Projetos Educacionais desenvolvidos pelas mais variadas entidades serão mostrados nos debates da Programação Simultânea, promovidos pelas Organizações Não-Governamentais e Governamentais, Universidades, Entidades Sindicais e Movimentos Sociais”.
Em 26 de Agosto até 04 de Setembro ocorreu o evento mais esperado pelos militantes e estudiosos sobre o desenvolvimento sustentável e que popularmente é conhecido como Rio + 10.
No dia 31 de Agosto foi declarado O Dia da Solidariedade e foram organizadas duas marchas saindo de Alexandra (maiores favelas da África do Sul) até ao Centro de Convenções de Sandton (área mais luxuosa da África do Sul), porém embora as marchas tenham saído em horário diferentes não conseguiram aproximarem-se da área das Conferências.
As mulheres tiveram algumas dificuldades na Tenda das Mulheres, em Nasrec, por causa do difícil acesso, e inclusive houve um dia que ocorreu um intenso vento provocando temor quanto a um desabamento. Nasrec é o Centro de Exposições, onde se reuniram o Fórum Global dos Povos, a 25 km de Sandton.
A Drª Alvarina Miranda de Almeida, Magistrada, e Presidenta da Câmara de Mediação e Arbitragem do Amazonas – CAMAM; Conselheira da “Federation International e des Femmes des Carrières Juridiques- FIFCJ”; Presidenta da Federación Internacional de Abogadas” – FIDA, presidindo estas duas entidades sem fins lucrativos, englobando mulheres juristas em mais de cem países, inscritas no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ONU), UNICEF, UNESCO e OIT, realizou com suas associadas o mega Congresso Internacional Amazônia 2002, em Manaus / AM, 5 a 9 de setembro de 2002, reunindo advogadas de mais de 20 países. Os temas apresentados foram assuntos de maior importância, tais como: Direito das Crianças, Prostituição Infantil, Pedofilia, Pornografia via Internet, Turismo Sexual Infantil, Crianças em Conflitos Armados, Direito das Mulheres, Meio Ambiente, Recursos Hídricos Renováveis, Desenvolvimento Sustentável.
A UNIPSICO de São Paulo, Cooperativa de Trabalho em Psicologia está comemorando o 15º aniversário de sua fundação.
Em sede própria, com centenas de cooperados psicólogos, com várias singulares e preparando para breve uma Federação, a UNIPSICO oferece em seus convênios individuais ou empresariais, os serviços de psicologia nas áreas: clínica organizacional, escolar e hospitalar.
Parabéns a UNIPSICO e a sua Presidenta Drª Mercedes Teixeira João.
III Concurso de Empreendimentos Exitosos Liderados por Mulheres, promovido pela REPEM – Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina.
“Prêmio Businesswoman of the year”, promovido pela Câmara Britânica / São Paulo.
“A síndrome de fibromialgia é uma forma freqüente de dores musculares e cansaço que afeta aproximadamente 3,7 milhões de americanos (1988). No Brasil, ainda não existe levantamento oficial, mas estima-se que mais de 5% da população possa desenvolver esta síndrome. O nome fibromialgia significa dores nos músculos e tecidos conectivos fibrosos (ligamentos e tendões). Esta condição é considerada uma síndrome porque abrange um conjunto de sinais e sintomas que podem ocorrer simultaneamente em diferentes doenças. Os sinais se referem aos achados físicos que o médico encontra quando examina o paciente, enquanto que os sintomas se relacionam às queixas relatadas durante a entrevista. Fibromialgia é frequentemente confundida e pouco entendida, já que seus vários sintomas podem ser encontrados em outras patologias. O termo fibrosite foi usado para descrever esta mesma condição. Itis significa inflamação – um processo que pode desencadear dor, calor, inchaço, vermelhidão, rigidez.
Como os investigadores descobriram que a inflamação não é um fator importante nessa condição, o termo fibromialgia tornou-se mais correto e substitui o velho termo fibrosite.
Fibromialgia afeta principalmente músculos e seus locais de fixação nos ossos. Embora se manifeste como uma doença articular, ela não é inflamatória (artrite) e não causa deformidade nas juntas. Fibromialgia é, ao invés, uma forma de reumatismo de tecidos moles ou musculares.
A palavra reumatismo se refere a dor e rigidez associadas às juntas, músculos e ossos. A Síndrome da Fibromialgia não apresenta alterações laboriatoriais. Por isso, seu diagnóstico depende principalmente das queixas ou sensações que o paciente relata. Algumas pessoas podem olhar estes sintomas como imaginários ou desprezíveis. Durante os últimos 10 anos, entretanto, a fibromialgia, tem sido mais bem definida através de estudos que estabeleceram regras para o seu diagnóstico. Esses estudos demonstram que certos sintomas como dores musculares generalizadas e pontos dolorosos específicos estão presentes em pessoas com fibromialgia e que não são comuns em pessoas sadias e com outros tipos de reumatismo.
Esses aspectos separam a fibromialgia de outras condições que se apresentam como dores ósseas e musculares crônicas.”