Muitos e importantes acontecimentos ocorreram ao longo destes 30 dias que estivemos preparando esta nova edição e torna-se necessário dizer quão tem sido árdua nossa tarefa de escolher sobre o quê iremos publicar. Analisarmos sob o ponto de vista de maior e menor número de representatividade feminina em eventos, como conferencistas ou expositoras. Dentro destes critérios a área da Educação com o Fórum Mundial de Educação, a Feira do Saber 2002 têm as mulheres em destaque, embora na área de marketing, propaganda, jornalismo e tecnologia os painéis mostravam menos mulheres e os noticiamos com o objetivo de atraí-las para os próximos eventos, quer sejam como autônomas, pequenas/micro-empresas, executivas preparando suas palestras e ousando participar trazendo suas idéias e ideais junto aos grandes grupos de mídia, propaganda, veículos de lideranças e associativas da área.
Aqui ressaltamos a importância do evento do VI CELACOM e II MÍDIA EM DEBATE, que priorizaram temas acadêmicos e científicos sobre as questões de gênero feminino. E, também, destacamos o evento Fórum de AWID (em Jalisco - México) e o Fórum Social Mundial 2003, em Porto Alegre / RS, que evocam, de modo prático, as questões da igualdade de gênero, concedendo oportunidade para as mulheres se integrarem a esta nova fase mundial. E, para nós brasileiras, do ponto de vista legal é a regulamentação do Protocolo Facultativo da CEDAW, em 28/09/02, além dos itens requeridos pela Marcha Mundial das Mulheres, que em 17 de outubro, fazem suas reinvidicações, no Dia Internacional do Combate à Pobreza.
Para nós do Projeto ESPAÇO MULHER, que iniciamos nossa missão em 13 de março de 1987, por meio de informativo impresso, contar hoje, com o PORTAL ESPAÇO MULHER INFORMA..., na Internet, é ter há quase um ano descoberto nossa cidadania e participação mundial, junto a um processo que estuda, valoriza e divulga o que as mulheres arregimentadas fazem em benefício da sociedade. Contar com a sua leitura e avaliação é uma honra para nós.
Votos de sucesso e abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO MULHER.
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O Fórum 2002 de AWID é considerado o maior evento sobre estudos da igualdade de gênero, sem a participação da ONU. Este é o nono fórum, tendo-se iniciado em 1982.
O Fórum AWID - 2002 proporcionará uma plataforma com enfoque orientado para encontrar soluções mediante as grandes transformações mundiais e seus efeitos na vida das Mulheres, em todo o planeta. São centenas de líderes, acadêmicas e militantes que estarão estudando as implicações econômicas, políticas, sociais, ecológicas e culturais da globalização.Ocorreram mais de 100 oficinas, plenárias e debates entre homens e mulheres visando construir as ações concretas.
No Brasil, desde o dia 28 de setembro de 2002, está em vigor, o Protocolo Facultativo CEDAW, e que foi adotado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1999. O Protocolo Facultativo é um instrumento jurídico que garante às Mulheres o acesso à justiça internacional quando o sistema nacional se mostrar falho ou omisso na proteção dos Direitos Humanos, consagrado na Convenção. O Protocolo Facultativo já foi assinado por 75 países.
No dia 17 de outubro, considerado o Dia Internacional do Combate à Pobreza, ocorrerão vários eventos das Marchas das Mulheres em vários países.
No Brasil os temas da Marcha das Mulheres são: aumento do salário mínimo (maioria das brasileiras recebem 2 salários mínimos), combate à violência sexista e os cuidados com a saúde da mulher.
No ano 2003 ocorrerá o IV Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.
Entre 23 e 28 de janeiro, ocorrerá em Porto Alegre, a terceira edição do Fórum Social Mundial, e a comissão organizadora espera que serão mais de 100 mil pessoas participantes.
O Fórum Social Mundial foi criado com o objetivo de questionar as decisões do Fórum Econômico Mundial, que reúne os expoentes do mundo econômico e político, que se reúnem anualmente em Davos / Suíça. Este ano excepcionalmente, foi em Nova Iorque.
O Fórum Social Mundial 2003, objetivará a internacionalização do Fórum Social Mundial, dentre outros objetivos de políticas internacionais e os efeitos da globalização.
Este ano o Fórum Social Mundial promoverá mesas de diálogo entre partidos políticos, governantes e organismos ligados à ONU.
Os Colóquios Internacionais de Estudos sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação são iniciativas da Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, sob a orientação do seu titular, o Prof. Dr. José Marques de Mello, com o apoio da UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). Esses eventos, que se realizam anualmente, permitem ao púbico formado por pesquisadores, professores e estudantes interagir diretamente com os autores estudados, inclusive esclarecendo dúvidas.
A II Mídia em Debate, jornadas comunicacionais UNESCO / UMESP / FAI também, ocorreu em conjunto com o VI CELACOM, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Auditório Miguel Reale, na FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), em Adamantina - São Paulo.
O maior congresso e a maior feira de Educação do país, teve 22 mil inscrições, 9.600 educadores, 30 mil visitantes na feira e 117 palestrantes, sendo 7 internacionais, e 94 atividades. Estes dados realçam a importância do SABER PARA A EDUCAÇÃO, evento realizado entre 19 e 21 de setembro, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, no ano de 2003 este evento será realizado entre 11 e 13 de setembro.
No Transamérica EXPO, em São Paulo, aconteceu o MAXIMÍDIA 2002, promovido pelo Grupo MM Online e o Grupo M&M, ocasião em que se reuniram os expoentes da área publicitária, para encontrarem soluções para o novo momento da mídia no Brasil, analisando-se a crise, a entrada de capital estrangeiro, além de lançamentos de novas seções jornalísticas, além dos debates que trouxeram profissionais e altos executivos de agências de propagandas, de departamentos de marketing, promoções e propaganda, das maiores empresas multinacionais e nacionais, diretorias de veículos televisivos e de importantes órgãos associativos profissionais e sindicais do setor. O evento reuniu em torno de 2.723 pessoas por dia, e a expectativa que ultrapassaram 20 mil.
O COMTEC - ANJ (Associação Nacional dos Jornais), em conjunto com a reunião da ATDL (Asociación Técnica de Diários de la Latino-América) foi realizado no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, entre 25 e 28 de agosto, e reuniu 342 pessoas, representantes de 10 jornais do exterior e 41 jornais brasileiros, e contou com 19 expositores, com o melhor que há em tecnologia no mundo: impressoras, softwares de diversas funções, equipamentos para manejo de tinta, filmes etc.