Numa fase em que desemprego ainda é realidade, pouco dinheiro circulando, temporais intensos com avalanches de enchentes inesperadas, que dificultam tudo... famílias desabrigadas, trânsito caótico!
Uma insegurança financeira e notícias complexas, onde se percebe uma competição de “grupos partidários” que se digladiam no poder, e, fazem uso de mídia popular na Internet, como se não houvesse um cargo a respeitar, um planejamento estratégico para “presidenciar, governar, ministeriar” etc. como se dizia a uns tempos atrás: “falta classe” ou seja respeito a protocolos, cerimoniais, etiqueta social posto que ocupa um cargo a respeitar em sua posição de liderança...
E até representatividade mundial.
Se tem a sensação de que temos “donos e somos apenas parte de um cenários e objetos de decoração: joga-se para um canto ou outro, conforme a vontade do dono”...
Não há um respeito, uma palavra de esperança, um respeito em que se explique o que ocorre, como se pretende deixar ficar, ou mudar, para que, para quem etc.
As pessoas mesmo simples sem muitos estudos, possuem uma intuição bem acentuada, é com ela que sobrevivem nas agruras da vida... e por aí, sabem o que é correto ou não...
E, não sentir esta liderança, desanima também, é como se tudo vai a “deriva!”
Se temos que nos planejar para conquistar uma nova vaga de emprego, para mudar de um bairro ou estado, se vai transferir de escola etc. para administrar nossa casa e família...
Não precisa muito estudo para saber que em tudo se precisa planejar e explicar os objetivo que pretende alcançar, os métodos que usará, as fases e resultados devem ser informados...é no consenso e colaboração de todos que se vence...
Se motiva, se transforma... se lidera... etc. Escuta, analisa, questiona, resolve!
“FICA AÍ A DICA!”
Em qualquer fase de sua vida e condições “PLANEJAR É PRECISO!”
Um fraternal abraço de Elisabeth Mariano e equipe Jornal ESPAÇO MULHER
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA HOSPITALAR (NEPPHO) oferece o curso neuropsicologia da emoção, para profissionais da área de saúde e educação, com a finalidade de trazer conhecimentos atuais sobre o funcionamento cerebral, funções mentais e a compreensão de como a emoção se inter-relaciona em todos os aspectos da cognição.
O curso acontece em todo primeiro sábado do mês, durante o ano de 2020.
INSCRIÇÕES: Telefone (011) 2959.4461 e celular (011) 97152.1408
Coordenação: Francisco Toro e Sandra Schewinsky
Dicas de Etiqueta
Regras de etiqueta, boas maneiras e desenvolvimento pessoal
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
12 de novembro de 2014
Todos nós queremos alcançar o sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional. Algumas pessoas simplesmente contam com a sorte, outras planejam cada passo e seguem um ritmo de conquistas que as levam exatamente aonde desejam chegar. Planejar é preciso. Ter em mente o que quer e como enfrentar cada desafio que surgir no caminho é a maneira mais eficaz de alcançar aquilo que significa sucesso para você.
Traçar um planejamento pode parecer trabalhoso, pode significar enxergar além e contar com resultados a médio e longo prazo. Mas, sem planejamento, contando apenas com a sorte ou o destino, este mesmo tempo irá passar e não há garantia alguma de que seus planos se concretizarão.
Planejar o caminho para o sucesso exige autoconhecimento e disciplina, mas a gratificação que se obtém a cada nova conquista não tem preço. Este sentimento de ter conseguido algo que se almeja muito, cria uma atmosfera de otimismo e confiança, com a sensação de que se é capaz de realizar qualquer sonho. A partir do planejamento para o sucesso pessoal e profissional, você deixa de contar com a sorte ou o destino e traça seu próprio caminho, focado na conquista dos seus ideais.
Derivado do inglês americano, o termo Coaching, em suma, significa obter preparação, treino e motivação, seguindo processos pré-definidos que tem como objetivo o sucesso pessoal e profissional. A metodologia do coaching revela técnicas desenvolvidas por profissionais gabaritados, cujo foco principal é o planejamento para desenvolver ações que levem à conquista do sucesso. Cada meta pode ser adaptada de acordo com os desejos e necessidades de cada um, considerando o seu nível de satisfação com o estagio atual onde se encontra.
Se você já percebeu a importância do planejamento para a conquista de uma vida plena, mas não sabe por onde começar a traçar seus métodos, conheça um passo a passo simplificado, de acordo com as principais regras do coaching:
Todos nós já ouvimos a frase “quem não sabe o que quer, não chega a lugar algum”. Isto acontece porque sem traçar metas, ficamos entregues ao ‘sabor dos ventos’ e os acontecimentos do dia a dia vão moldando nosso futuro, como se não tivéssemos poder sobre nossa própria vida.Tentar muitas coisas ao mesmo tempo, ou seja, ter vários focos para o sucesso imediato, também costuma diminuir as chances de realização. Para lidar com isso, estipule o seu foco principal e crie um ‘filtro’ para barrar tudo o que não tiver relação com ele.
Antes de começar a planejar o sucesso, analise qual é a sua situação atual e o seu grau de satisfação com a vida pessoal e profissional. Defina claramente onde está, o que faz hoje, e enfim: quem é você neste momento.
Após definir o foco e saber exatamente qual o seu nível de satisfação atual, descreva detalhadamente quais são os resultados que deseja alcançar. Pense em perguntas e respostas objetivas e claras, como por exemplo: O que você quer ser no futuro? O que deseja ter? Onde quer estar? Descreva suas metas, prezando pelos objetivos alcançáveis. Também estipule prazos concretos para atingir suas metas, pois isto faz com que você mantenha o foco e nem pense em desanimar ou deixar seu sucesso pra depois.
Faça uma analise do que você vai ganhar se atingir seus objetivos e o que poderá perder se não conseguir atingi-los. Também é valido considerar o contrário, ou seja, o que ganha se não conseguir e o que perde se conseguir cumprir cada meta. Considere também os prazos e o que já tem programado para acontecer ao mesmo tempo, num futuro próximo, que possa vir a interferir nas metas.
Depois de estipular as metas para o ser sucesso pessoal e profissional, analise o quanto elas tem a ver com o seu propósito de vida. Estude profundamente se aquilo que pretende alcançar é relacionado ao seu jeito de ser, se tem relação com aquilo que considera ser sua missão de vida. Este tipo de analise faz com que planejemos nosso sucesso de forma personalizada, já que cada um tem sua própria história e seus próprios ideais. Isto evita que sigamos um planejamento igual ao de outras pessoas, portanto com mais chances de ser abandonado no caminho, justamente por não nos trazer gratificação pessoal.
Feitas as analises, trace seu caminho, estipulando qual a rota mais curta em primeiro lugar e, assim, defina qual será o seu primeiro passo rumo ao sucesso. Na definição do primeiro passo, planeje exatamente o que vai fazer e como vai fazer para colocar seus objetivos em pratica. Um método bastante eficaz é organizar uma agenda de tarefas, com detalhamento de ações e prazos concretos.
Quando se chega nesta etapa, é comum que alguns abandonem o planejamento, caindo na tentação de retornar para a zona de conforto. Se isto acontecer, realinhe seus pensamentos na direção do quanto é importante para o seu sucesso que você atinja seus objetivos. Se for preciso, analise profundamente quais são seus valores, o que lhe motiva, quais são seus maiores sonhos e o que faria para realiza-los. Coloque seus sonhos no papel, planeje a concretização daquilo que lhe faria feliz se existisse hoje na sua vida.
Chegando nesta fase do planejamento, relacione quais são seus recursos materiais e pessoais para a realização de suas metas rumo ao sucesso. Sabemos que para atingir cada resultado, são necessárias competências especificas e meios para manter a rota. Defina quais são:
A cada resultado obtido, analise os níveis de conquista, para verificar se estão de acordo com o que desejava quando criou o planejamento. Se os resultados não forem satisfatórios, refaça os planos, pense em como melhora-los, com base na experiência que adquiriu durante o processo.
No começo, pode parecer difícil criar um plano para alcançar o sucesso pessoal a profissional, mas nada substitui a experiência que se adquire e a gratificante sensação de se ter controle sobre a própria vida. Comece a planejar seu futuro de sucesso e inicie, hoje mesmo, uma nova rota de realizações.
Antes e depois de qualquer cirurgia, existem alguns cuidados que são fundamentais, que contribuem para a segurança da cirurgia e o bem estar do paciente. Antes de realizar qualquer cirurgia é indispensável a realização de exames de rotina indicados pelo médico, como eletrocardiograma por exemplo, que avaliam o estado de saúde em geral e contraindicações à anestesia ou ao procedimento cirúrgico.
Nas consultas antes do procedimento, deve informar o médico sobre doenças crônicas como diabetes ou hipertensão e sobre medicamento que use habitualmente, pois podem aumentar o risco de sangramentos durante ou após a cirurgia, por exemplo.
Antes da realização da cirurgia, além das indicações fornecidas pelo médico, é importante respeitar os seguintes cuidados:
Antes de qualquer cirurgia é comum surgirem sintomas de medo, insegurança e ansiedade, que são normais pois qualquer cirurgia tem sempre os seus riscos. Para diminuir o medo e a ansiedade, deve esclarecer todas as dúvidas com o médico e informar-se sobre os potenciais riscos do procedimento.
Após a cirurgia, a recuperação depende o tipo de cirurgia realizada e da resposta do organismo, porém existem alguns cuidados que devem ser respeitados como:
Quando a recuperação é feita em casa, é muito importante saber exatamente como e quando fazer o curativo e como deve ser a alimentação. Além disso, apenas o médico pode indicar quando é possível retornar a atividade física e o trabalho, pois o tempo varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada e resposta do organismo.
No período de recuperação, a alimentação também é especialmente importante, devendo ser evitada a ingestão de doces, refrigerantes, frituras ou embutidos, que dificultam a circulação do sangue e cicatrização da ferida.
MAR.
qui., 12 – sáb., 14 de mar.
Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia - R. Olimpíadas, 205 - Vila Olímpia
São Paulo - SP
qua., 18 – sex., 20 de mar.
São Paulo
São Paulo, SP
qui., 2 – sáb., 4 de abr.
Auditório Moise Safra e Salão Chella - Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627 Bloco A, B, C - Morumbi
São Paulo - SP
ABR.
qui., 2 – sáb., 4 de abr.
Sheraton São Paulo WTC Hotel - Av. das Nações Unidas, 12.559 - Brooklin Novo
São Paulo – SP
qua., 1 – 21:00
Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
São Paulo - SP
qui., 23 – sáb., 25 de abr.
São Paulo
São Paulo, SP
A incontinência urinária é um problema que consiste na perda involuntária de urina.
Existem vários graus de incontinência urinária, das perdas leves quando a pessoa ri à necessidade urgente que a pessoa tem de urinar a ponto de não conseguir esperar até chegar ao banheiro. Nas mulheres, este problema também pode ser juvenil (por exemplo a 30 anos) devido a um parto ou pode acontecer na menopausa, enquanto nos homens uma das causas é a cirurgia na próstata.
Existem vários graus de incontinência urinária, das perdas leves quando a pessoa ri à necessidade urgente que a pessoa tem de urinar a ponto de não conseguir esperar até chegar ao banheiro. Nas mulheres, este problema também pode ser juvenil (por exemplo a 30 anos) devido a um parto ou pode acontecer na menopausa, enquanto nos homens uma das causas é a cirurgia na próstata. Em alguns casos, a incontinência é estabilizada, por exemplo na menopausa, enquanto em outros pode ser uma desordem transitória (após o parto ou após a cirurgia de prostatectomia no homem).
Observa-se a incontinência urinária por esforço quando a pessoa espirra, tosse, ri ou levanta objetos pesados. Este tipo de problema é ocasional e sobretudo diurno porque é causado por algumas ações do indivíduo.
Ocorre quando o músculo do esfíncter na bexiga:
O músculo do esfíncter é um músculo circular que:
Em caso de necessidade súbita de urinar que ocorre em meio as atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro, a pessoa sofre de incontinência de urgência. O músculo da bexiga (detrusor) contrai-se e sinaliza a necessidade de urinar mesmo se a bexiga não estiver cheia. Esta doença é muito grave porque a bexiga dá à pessoa apenas alguns segundos de aviso antes dela perder o controle.
Pode ser devida a:
É também chamada de bexiga hiperativa.
Quando a bexiga não consegue se esvaziar completamente pode acontecer um gotejamento contínuo de urina. Este tipo de incontinência é comum entre as mulheres que têm uma bexiga danificada ou em homens com hiperplasia prostática.
Entre as causas estão:
Como o próprio nome diz, se uma pessoa tem mais de um tipo de incontinência (como a por esforço e de urgência juntas) diz-se que o indivíduo sofre de incontinência mista.
Uma causa da incontinência mista pode ser:
Este tipo tem mais a ver com a perda das funções corporais e afeta principalmente os idosos (incontinência senil). Por exemplo: Uma pessoa que não está ciente da necessidade de ir ao banheiro.
Embora seja associada principalmente à idade, este tipo de incontinência também pode afetar as pessoas que sofrem de paralisia ou de uma deficiência física que causa dificuldade em ir ao banheiro.
A enurese noturna é uma doença tipicamente infantil. Comumente conhecida como “xixi na cama”, refere-se à micção involuntária durante a noite. Embora seja observada mais frequentemente em crianças, podem existir casos raros em que pode afetar também adultos. Às vezes as crianças de até 12 anos podem sofrer dessa doença que, geralmente, passa sozinha. De 2 a 3% dos adultos sofrem de problemas de enurese noturna.
Neste tipo de incontinência, a bexiga não funciona. Isso ocorre devido a diferentes razões tais como, por exemplo, em caso de:
Como já mencionado, a perda de urina durante a gravidez inicial é muito rara. No entanto, esta fase caracteriza-se por secreções vaginais em aumento. Portanto, é provável que muitas mulheres achem que o corrimento vaginal fino e viscoso seja urina. Este equívoco pode ser muito perigoso porque a perda pode ser o sinal de uma infecção. No entanto, deve ser possível distinguir se a perda é devida a corrimento vaginal ou urina pelo cheiro. Qualquer tipo de infecção bacteriana ou por fungo geralmente emite um mau cheiro. Quando há suspeita de uma infecção, antes de mais nada a mulher deve ser tratada por um médico. Às vezes, a perda pode ser totalmente inofensiva e pode ser a consequência de aumento da atividade hormonal.
Com o avanço da gravidez, o tamanho e o peso do feto aumentam. O útero continua a se expandir para acomodar o crescimento do bebê. Isso exerce forte pressão sobre a bexiga, causando uma perda acidental de urina. Às vezes, a criança pode chutar a bexiga, fazendo pingar um pouco de urina. Estas situações são perfeitamente normais. No entanto, nos últimos estágios da gravidez também existe a possibilidade de perda do líquido amniótico.
A glândula prostática é responsável pela secreção de um líquido ligeiramente alcalino que constitui 25-30% do volume do líquido seminal. O câncer de próstata é um dos tipos mais frequentes de câncer observado nos homens.
Quando esse tumor é identificado, é curado:
Quando a próstata é removida cirurgicamente, podem ocorrer muitos efeitos colaterais. Um deles é a incontinência, visível em quase três homens em dez que tenham se submetido à prostatectomia.
O urologista pode prescrever exames de diagnóstico para determinar a causa da incontinência e a gravidade, por exemplo:
As opções de tratamento para a incapacidade de controlar a saída de urina após a remoção cirúrgica da próstata são diferentes. A maioria dos médicos prefere começar com técnicas que ajudam a treinar os homens a controlar o fluxo de urina. Existem alguns exercícios (conhecidos como exercícios de Kegel) que ajudam a fortalecer os músculos usados para interromper o fluxo de urina.
Existem muitas outras medidas preventivas que podem ser tomadas, incluindo evitar as substâncias diuréticas como a cafeína, álcool, bebidas etc. Também ajuda evitar beber líquidos antes de ir para a cama.
Se as medidas de suporte não forem suficientes, é possível prescrever medicamentos que atuam:
A cirurgia deve ser escolhida somente se as outras opções de tratamento para a incontinência urinária após cirurgia de próstata falharem. Durante a cirurgia para a incontinência, é possível inserir um esfíncter artificial que é muito eficiente no controle do fluxo de urina. Em alguns casos, é possível usar uma faixa debaixo da uretra (Tela Sling).
Nas mulheres a incontinência por esforço ocorre principalmente devido ao enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, geralmente devido ao parto. Os músculos do assoalho pélvico estão presentes abaixo do reto e da bexiga. Além disso, ocorre mais comumente com o avançar da idade (especialmente após a menopausa) porque os músculos continuam a se se tornar cada vez mais fracos. As mulheres com excesso de peso são muito propensas a sofrer desta doença. Outra causa de incontinência feminina por esforço é a histerectomia.
Antes de tudo é necessário exercitar os músculos certos. O médico pode aconselhar a pessoa a procurar um fisioterapeuta para receber orientação sobre como fazer os exercícios para a incontinência. As dicas a seguir explicam as etapas dos exercícios em detalhes:
Aqui você fortalece os músculos da frente. É necessário fazer esses exercícios todos os dias. Depois de algumas semanas é possível notar que os músculos do assoalho pélvico tornam-se mais fortes. É necessário de 8 a 20 semanas. Aconselha-se continuar fazendo estes exercícios pelo resto da vida.
É também possível usar os cones vaginais para ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Os cones vaginais são pesos leves inseridos na vagina, em forma de cone. A posição da mulher é de pé com as pernas ligeiramente afastadas. A paciente mantém estes pesos em posição usando os músculos do assoalho pélvico. Quando for possível, a mulher usa outro cone vaginal mais pesado.
Entre os medicamentos prescritos para incontinência urinária estão:
Se a incontinência for neurológica (por exemplo em caso de esclerose múltipla), pode ser causada pela hiperatividade do músculo detrusor. Nesses casos, o médico pode recomendar a infiltração intravesical com a toxina botulínica que reduz a contratilidade muscular.
Se um paciente não for capaz de contrair os músculos do assoalho pélvico, pode ser recomendado o uso de um instrumento que mede e estimula os impulsos elétricos nos músculos: o eletroestimulador. Este tratamento é chamado de estimulação elétrica. Em mulheres, uma pequena sonda é inserida na vagina, enquanto nos homens é inserida no ânus. O instrumento emite um pequeno choque elétrico através da sonda que fortalece os músculos do assoalho pélvico. O biofeedback é uma terapia que envolve a medição da contração muscular. É feito com um aparelho que mostra a intensidade do esforço dos músculos acendendo algumas luzes coloridas.
O treinamento da bexiga inclui a aprendizagem de técnicas para aumentar o tempo entre:
O curso geralmente dura pelo menos 6 semanas. Se o paciente tiver problemas de memória (por exemplo demência) pode receber formação específica para evitar perdas de urina. Isso pode envolver a necessidade de uma enfermeira particular que lembre ao paciente de ir ao banheiro em horários fixos.