Muitas são as datas que nos relembram das atividades cívico sociais e políticas, que ocorrem no país...
Contudo, ainda é muito preocupante o baixo índice escolar, e verificação de aproveitamento do aprendizado.
Saber ler, interpretar e aplica o conhecimento faz parte da educação básica... Cada vez mais o avanço tecnológico exigirá alfabetização e interpretação.
Temos aqui o nosso reconhecimento e abraço carinhoso a todas professora se a todos os professores, eu desde o ensino básico atendem a população brasileira até as fases finais de mestrado e doutorado... Tudo o que aprendemos e somos na sociedade devemos anos mesmos e a quem nos ensinou.
Nosso fraternal abraço a todas as pessoas que podem e sabem ensinar “as pessoas que ainda falta-lhes uma chance para aprender, de alguém que sabe ensinar.”
Professora Mestra Elisabeth Mariano (detentora das marcas e direitos autorais de ESPAÇO MULHER e ESPAÇO HOMEM, EMBELEZAR, JORNAL DA MULHER BRASILEIRA, e ELISABETH MARIANO).
Para informações, críticas, sugestões, envio de notícias, para anunciar, contate-nos.
Pesquisa realizada pelo Ipec com pessoas de 11 a 19 anos que estudam em escolas públicas, ou que não estão na escola e não completaram a educação básica aponta trabalho infantil e dificuldades de aprendizagem como os principais motivos da evasão escolar (15 setembro 2022)
Projeto de extensão do ITR/UFRRJ que ensina a constituição federal a estudantes de escolas da rede municipal de ensino completou 1 ano em 2019
Postado em 23 de outubro de 2019
Na última sexta-feira, 18 de outubro, o Projeto de Extensão “O Despertar da Cidadania”, conduzido por alunas e alunos do curso de direito, orientados pelo professor Raphael Vasconcelos, completou um ano.
O projeto tem por objetivo ensinar a Constituição de maneia simples e lúdica aos estudantes do 5º ano da rede pública municipal de Três Rios.
Atualmente, a iniciativa atende a Escola Municipal Prof Hermelindo Alves Rosmaninho e busca promover a formação cidadã de jovens estudantes tratando semanalmente de diversos assuntos relacionados aos direitos fundamentais.
Mensagem do chefe da ONU pela erradicação da pobreza:
Veja a mensagem do chefe da ONU, António Guterrez, que pede mais união para se promover o fim da pobreza e um mundo de justiça, dignidade e oportunidades.
Neste Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, as Nações Unidas indicam que, somente em 2020, houve cerca de 120 milhões de pessoas empurradas para a pobreza como da pandemia em economias e sociedades.
O secretário-geral António Guterres adverte que “uma recuperação desequilibrada aprofunda ainda mais as desigualdades” entre os Hemisférios Norte e Sul.
A mensagem para marcar o 17 de outubro destaca a falta de solidariedade em ação.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA A MENSAGEM DO EXMO DO ANO 2021
https://news.un.org/pt/story/2021/10/1766852
Abril 13, 2022
Em março desse ano, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas deveria equivaler a R$ 6.394,76, ou 5,28 vezes o atual de R$ 1.212,00.
Em fevereiro, o valor necessário era de R$ 6.012, ou 4,96 vezes o piso mínimo. Isso porque o valor do conjunto dos alimentos básicos aumentou em todas as capitais.
As altas mais expressivas ocorreram no Rio de Janeiro (7,65%), em Curitiba (7,46%), São Paulo (6,36%) e Campo Grande (5,51%) e a menor variação foi registrada em Salvador (1,46%). Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A estimativa é feita com base na cesta básica mais cara, que, em março, foi a de São Paulo (R$ 761,19). A determinação constitucional estabelece que salário mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e da família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.
Em fevereiro, o valor necessário era de R$ 6.012, ou 4,96 vezes o piso mínimo. Isso porque o valor do conjunto dos alimentos básicos aumentou em todas as capitais.
As altas mais expressivas ocorreram no Rio de Janeiro (7,65%), em Curitiba (7,46%), São Paulo (6,36%) e Campo Grande (5,51%) e a menor variação foi registrada em Salvador (1,46%). Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A estimativa é feita com base na cesta básica mais cara, que, em março, foi a de São Paulo (R$ 761,19). A determinação constitucional estabelece que salário mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e da família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.
...
Em março de 2022, o tempo médio necessário para adquirir os produtos da cesta básica foi de 119 horas e 11 minutos, maior do que o registrado em fevereiro, de 114 horas e 11 minutos. Para se ter uma ideia, em março do ano passado, a jornada necessária foi calculada em 109 horas e 18 minutos. Ou seja, atualmente um trabalhador precisa trabalhar 10 horas a mais para comprar uma mesma cesta de alimentos em relação há um ano atrás.
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.
A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país.
Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia.
História do Dia dos Professores
A data escolhida para comemorar o dia do professor faz referência ao dia 15 de outubro de 1827 quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela do Ensino Elementar no Brasil, chamada de “Escola de Primeiras Letras”, e através desta norma todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.
A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto define a razão do feriado:
"Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro desde 1994, quando a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Em 14 de novembro, celebra-se o Dia Nacional da Alfabetização, data que lembra a importância da leitura e escrita para a nossa sociedade.
O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado no Brasil em 14 de novembro, e a escolha da data se deu em homenagem à fundação do Ministério da Educação, em 1930.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 11 milhões de analfabetos, havendo, portanto, um longo caminho a se percorrer para que o analfabetismo seja erradicado de nossa sociedade.
Estabeleceu-se em 1966, e a data foi escolhida em homenagem à fundação do Ministério da Educação, em 1930.
A alfabetização é extremamente importante para o desenvolvimento da sociedade e o combate à desigualdade social.
Em 2019, a taxa de analfabetismo no Brasil era de 6,6%.
Estima-se que cerca de 38 milhões de brasileiros sejam analfabetos funcionais.
O Dia Nacional da Alfabetização é uma data comemorativa celebrada em 14 de novembro. Essa data ressalta a importância da alfabetização em nossa sociedade.
Sabemos que o direito à instrução — a alfabetização é uma das etapas da instrução de um ser humano — é um dos Direitos Humanos, e, por isso, é dever de nossa sociedade lutar pela ampliação da alfabetização
O Dia Nacional da Alfabetização se estabeleceu em nosso país em 1966, e a data foi escolhida com referência ao Decreto nº 19.402, de 14 de novembro de 1930.
Esse decreto, emitido durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas, determinou a criação do Ministério dos Negócios da Educação e da Saúde Pública.
Atualmente, conhecemos esse órgão como Ministério da Educação (MEC).
Essa data comemorativa, como podemos perceber, tem relevância em nível nacional, pois, em nível internacional, existe o Dia Mundial da Alfabetização.
Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e foi estabelecida em 1966, sendo celebrada no 8 de setembro.
As duas datas comemorativas, seja a nacional, seja a mundial, servem como momento de reflexão, e, no caso nacional, o momento pode ser usado para a elaboração de políticas públicas que pensem no problema do analfabetismo no Brasil e busquem resolvê-lo.
Importância da alfabetização
A alfabetização é uma das primeiras etapas do processo de aprendizagem de uma pessoa. Sabemos que a aprendizagem nunca se encerra em nossas vidas, mas, por meio da alfabetização, esse processo pode ser aprimorado de diversas maneiras. Isso porque ela é importante como etapa para a emancipação da pessoa, garantindo-lhe maior autonomia.
Por meio da alfabetização, uma pessoa pode iniciar o processo de desenvolvimento intelectual, em um sentido acadêmico, além disso ela permite que um indivíduo possa se especializar em uma área do conhecimento ou ofício, encaminhando-o, assim, ao mercado de trabalho.
Outro ponto importante é que a alfabetização permite que o indivíduo possa gozar plenamente de sua cidadania. Sabemos que o envolvimento na política — inclusive pelo voto — é um direito de todos, e, por meio da alfabetização, o cidadão pode ter maior autonomia para lutar pelos direitos que lhe interessam. Desse modo, o fato de uma pessoa ser analfabeta não a exclui do exercício da cidadania, pois a Constituição de 1988 garante esse exercício para todos os brasileiros, incluindo os analfabetos.
A alfabetização também é uma ferramenta importante que auxilia no combate à desigualdade social, exatamente por dar mais autonomia ao indivíduo e permitir que ele possa investir no seu desenvolvimento profissional e pessoal. Além disso, países com maiores níveis de alfabetização de sua sociedade possuem menores níveis de desigualdade social.
Lembrando que, quando falamos de alfabetização, falamos da capacidade de um indivíduo ler textos e também de interpretá-los. Inclusive, um dos grandes problemas atuais de nosso país é exatamente a grande quantidade de pessoas que sabem ler, mas não conseguem entender a mensagem do texto — trata-se do analfabetismo funcional.
O PRESIDENTE DE REPÚBLICA, no uso das atribuições constante do artigo 87, inciso I, da Constituição Federal, e,
CONSIDERANDO a necessidade de um esfôrço nacional concentrado para eliminação do analfabetismo;
CONSIDERANDO que os esforços até agora realizados não têm correspondido à necessidade de alfabetização em massa da população nacional;
CONSIDERANDO que urge conclamar e unir tôdas as classes do povo brasileiro no sentido de levar o alfabeto àquelas camadas mais desfavorecidas que ainda o desconhecem;
CONSIDERANDO que o Ministério da Educação e Cultura vem provando, através da Comissão de Cultura Popular, com vantagem o Sistema Paulo Freire para alfabetização em tempo rápido, DECRETA:
Art. 1º Fica instituído o Programa Nacional de Alfabetização, mediante o uso do Sistema Paulo Freire, através do Ministério da Educação e Cultura.
Art. 2º Para execução do Programa Nacional de Alfabetização, nos têrmos do artigo anterior, o Ministro da Educação e Cultura constituirá uma Comissão Especial e tomará todas as providências necessárias.
Art. 3º O Ministério da Educação e Cultura escolherá duas áreas no Território Nacional para início da operação do Programa de que trata o presente Decreto.
Art. 4º A Comissão do Programa Nacional de Alfabetização convocará e utilizará a cooperação e os serviços de: agremiações estudantis e profissionais, associações esportivas, sociedades de bairro e municipalistas, entidades religiosas, organizações governamentais, civis e militares, associações patronais, emprêsas privadas, órgãos de difusão, o magistério e todos os setores mobilizáveis.
Art. 5º São considerados relevantes os serviços prestados à campanha de alfabetização em massa realizada pelo Programa Nacional de Alfabetização.
Art. 6º A execução e desenvolvimento do Programa Nacional de Alfabetização ficarão a cargo da Comissão Especial de que trata o Artigo 2º.
Parágrafo único. O Ministro da Educação e Cultura expedirá, em tempo oportuno, portarias contendo o regulamento e instruções para funcionamento da Comissão, bem como para desenvolvimento do Programa.
Art. 7º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 21 de janeiro de 1964; 143º da Independência e 76º da República.
JOÃO GOULART
Júlio Furquim Sambaquy
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 22/01/1964
Publicação:
Diário Oficial da União - Seção 1 - 22/1/1964, Página 629 (Publicação Original)
Coleção de Leis do Brasil - 1964, Página 62 Vol. 2 (Publicação Original)